Vanilla Ninja: a hora e a vez do pop estoniano | Debora Batello | Digestivo Cultural

busca | avançada
53307 visitas/dia
2,5 milhões/mês
Mais Recentes
>>> Aluna da Alma vence festival nacional de violoncelistas
>>> Curta gravado na Chapada dos Veadeiros estreia no Teatro A Barca Coração
>>> Evento: escritora Flavia Camargo lança livro 'Enquanto Vocês Crescem' no dia 4 de maio
>>> Helena Black em Meu Avô Samantha leva diversão às Bibliotecas Municipais discutindo etarismo e preco
>>> Cristina Guimarães canta Luiz Melodia em seu primeiro álbum, Presente & Cotidiano
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> Mario Vargas Llosa (1936-2025)
>>> A vida, a morte e a burocracia
>>> O nome da Roza
>>> Dinamite Pura, vinil de Bernardo Pellegrini
>>> Do lumpemproletariado ao jet set almofadinha...
>>> A Espada da Justiça, de Kleiton Ferreira
>>> Left Lovers, de Pedro Castilho: poesia-melancolia
>>> Por que não perguntei antes ao CatPt?
>>> Marcelo Mirisola e o açougue virtual do Tinder
>>> A pulsão Oblómov
Colunistas
Últimos Posts
>>> El País homenageia Vargas Llosa
>>> William Waack sobre Vargas Llosa
>>> O Agent Development Kit (ADK) do Google
>>> 'Não poderia ser mais estúpido' (Galloway, Scott)
>>> Scott Galloway sobre as tarifas (2025)
>>> All-In sobre as tarifas
>>> Paul Krugman on tariffs (2025)
>>> Piano Day (2025)
>>> Martin Escobari no Market Makers (2025)
>>> Val (2021)
Últimos Posts
>>> O Drama
>>> Encontro em Ipanema (e outras histórias)
>>> Jurado número 2, quando a incerteza é a lei
>>> Nosferatu, a sombra que não esconde mais
>>> Teatro: Jacó Timbau no Redemunho da Terra
>>> Teatro: O Pequeno Senhor do Tempo, em Campinas
>>> PoloAC lança campanha da Visibilidade Trans
>>> O Poeta do Cordel: comédia chega a Campinas
>>> Estágios da Solidão estreia em Campinas
>>> Transforme histórias em experiências lucrativas
Blogueiros
Mais Recentes
>>> Meu Marido, de Livia Garcia-Roza
>>> Los Hermanos
>>> Solidariedade na colméia
>>> Entredentes, peça de Gerald Thomas
>>> O ponto final da escrita cursiva
>>> Preconceitos
>>> Millôr Fernandes, o gênio do caos
>>> Superficiais
>>> Superficiais
>>> A moral da dúvida em Paulo Leminski
Mais Recentes
>>> Dorohedoro Vol. 6 de Q Hayashida pela Panini (2022)
>>> Meu Anjo de Fausto Oliveira pela Seame (1996)
>>> Testemunha Do Passado de Francisco Martins pela Panorama (2001)
>>> Escola De Almas de Roberto de Carvalho pela Aliança (2009)
>>> Hitler de Joachim Fest pela Nova Fronteira (1991)
>>> O Livro De Ouro Dos Heróis Da História de Will Durant pela Ediouro (2002)
>>> Comédias de Plauto pela Cultrix (1978)
>>> Um Estudo Crítico Da História 2 volumes de Hélio Jaguaribe pela Paz E Terra (2001)
>>> Esboço de psicanálise de Sigmund Freud pela Imago (2001)
>>> Princípios básicos da música para a juventude 1º volume de Maria Luisa de Mattos Priolli pela Casa Oliveira de músicas (2009)
>>> Dictionnaire Du Xxie Siècle de Jacques Attali pela Fayard (1998)
>>> Napoleão E Josefina de Evangeline Bruce pela Record (1997)
>>> 100 Maiores Lideres Militares Da História de Nigel Cawthorne pela Difel (2010)
>>> Churchill de Paul Johnson pela Nova Fronteira (2010)
>>> Bernoulli Ciências da Natureza e Matemática 2ª série volume 4 de George Campos de Oliveira pela Bernoulli Sistema de Ensino (2024)
>>> Curso de Direito do Trabalho - 14ª ed. de Carlos Henrique Bezerra Leite pela Saraiva (2022)
>>> Bernoulli Ciências da Natureza e Matemática 2ª série volume 3 de George Campos de Oliveira pela Bernoulli Sistema de Ensino (2024)
>>> Nação Dopamina: Por Que O Excesso De Prazer Está Nos Deixando Infelizes E O Que Podemos Fazer Para Mudar de Anna Lembke pela Vestígio (2023)
>>> Deixe-me Apresentar Você! Descubra Sua Verdadeira Identidade de Talitha Pereira pela Vida (2019)
>>> Bernoulli - Língua Inglesa 2ª série volume 1 de Sérgio d'Assumpção pela Bernoulli Sistema de Ensino (2024)
>>> Jacu Rabudo de Hein Leonard pela Todapalavra (2015)
>>> KiT C/5 Livros: As Melhores Receitas De Lanches E Aperitivos + Arroz Massas e Risotos + Carnes + Frango e peixes + Bolos Sobremesas e Doces de Culturama pela Culturama
>>> Tex Edição De Ouro V.90 - Os Irmãos Donegan de G. L. Bonelli; A. Galleppini pela Mythos (2017)
>>> A Origem dos Continentes e Oceanos de Alfred Wegener pela Datum (2021)
>>> História dos Hebreus - obra completa de Flávio Josefo pela Casa Publicadora da Assembléia de Deus (1990)
COLUNAS

Terça-feira, 25/1/2005
Vanilla Ninja: a hora e a vez do pop estoniano
Debora Batello
+ de 11200 Acessos

Qual de vocês, leitores, já sintonizou entre as ondas do rádio algum hit vindo diretamente da Estônia? Se torceu o nariz porque se lembrou do Ultima Thoule, saudoso grupo de rock'n'roll muito criativo - mas pouco acessível por ter as letras de música no idioma russo e estoniano - você está por fora. Agora é a hora de conhecer um dos maiores fenômenos vindo do pequeno país da Europa báltica. Estamos falando da girl band Vanilla Ninja.

Fundado em 2002, o grupo nasceu da idéia de formar uma banda de garotas, mas com um conceito um pouco diferente das já conhecidas no mercado, como as Spice Girls. A idéia era que as moças seguissem a nova onda, meio bad boy do mercado, encabeçado pela Avril Lavigne, mas sem perder a doçura feminina. Foram escaladas quatro garotas, entre elas, uma estrela da música pop da Estônia, Maarja Kivi. Completam o grupo, Lenna Kuurmaa, Katrin Siska e Piret Järvis, que já ganhou a vida sendo apresentadora de um programa de televisão em sua terra. O primeiro hit veio com a música "Club Kung Fu", do álbum de estréia, que fez um pequeno sucesso na Estônia e em algumas paradas européias. A propósito, as letras são em inglês.

Como o início não teve o resultado esperado, as quatro garotas foram adotadas por outra gravadora e outro produtor. Foi em 2004 que as meninas começaram a trilhar o caminho certo, ou melhor, o caminho da fama. Ao lado do produtor David Brandes, elas lançaram o disco Traces Of Sadness, que chegou ao Brasil em dezembro do ano passado, através da Hellion Records.

Traces of Sadness segue uma linha bastante pop, com grande tendência para o house e todos aqueles gêneros tocados em danceterias no início da década de 90. Mas nem só de pop music esse disco é feito. Um dos pontos diferenciais é a maquiagem rock'n'roll - explicando: ouvindo o disco você é capaz de identificar influências de grupos de hard rock, seja em um solo melódico ou na força dos acordes de guitarra, mas nada que vá espantar os fãs de easy-listening. Além disso, a inserção do rock "poseur" cria o meio-termo que separa as garotas Ninja de outros artistas do segmento, como Britney Spears.

A faixa que abre o disco é a explosiva "Tough Enough", e é também a primeira música a estourar nas rádios européias, atingindo a 13ª colocação em paradas de alguns países. Sintetizadores, teclados e batidas eletrônicas mostram o perfil bem pop. O refrão forte vem para grudar no ouvido. Um autêntico hit que tem tudo para estourar nas rádios daqui. Quando você menos esperar, vai ouvir a caminho do trabalho os versos "So keep on kickin'/ The bomb is tickin'/ Don't stop - don't be a runaway/ Go for the fire/ Baby you are tough enough". Sim! São as belas moças daquele país cravado entre a Letônia e a Rússia que invadiram as nossas estações.

Porém, Traces of Sadness não é daqueles álbuns "de uma faixa só". Músicas como "Stay", "Don't go too fast", "Heartless" são outros trunfos, ótimas para se ouvir, que atingem com facilidade a audiência adoradora de música pop. A vocalista Maarja não possui aquele timbre enjoativo e pouco convincente de boa moça. Ela é uma Ninja e coloca sua voz como uma cantora de rock e country music o faria.

Outras faixas revelam grande afinidade com o hard rock - mesmo que se precise de algum impulso para reconhecer esses vestígios -, como "Traces of Sadness", que além de dar nome ao disco, carrega influências do grupo Europe. "Destroyed by you", uma baladinha estilo anos 80 que lembra a banda Jaded Heart. "Liar", outra faixa single deste trabalho, tem bons versos com ritmo dentro da própria letra, além de um arranjo bastante trabalhado para o lado rock. Vocais com muita raiva gritam "Liar" no refrão da música. Fazê-las dar um ar furioso à música é algo bem diferente. Afinal, elas não são Courtney Love.

"Metal queen" é outra música que fica dentro da faceta hard rock, com uma pegada totalmente rock'n'roll, destoa do resto do disco. E para encerrar, a balada "When the indians cry" e a romântica "Looking for a hero", trazem uma sonoridade parecida com o rock dos anos 80 - para variar - lembrando Bon Jovi e uma infinidade de outras bandas que marcaram essa época.

As faixas "Don't you realize" e "Wherever" mostram que os argumentos para esse disco estavam no fim. Não acrescentam muito ao repertório.

Traces of Sadness é um disco bem-sucedido, recheado de hits em potencial, que deve muito de seus créditos ao produtor David Brandes. Brandes responde pelo nome real de David Brändle e começou sua carreira como músico, lançando discos solos no começo da década de 90. Pouco depois, integrou o grupo pop alemão Xanadu. Em 1994, emplacou seu maior hit com a banda E-rotic, "Max don't have sex with your ex", além de "Fred Come to Bed". Como produtor do grupo, David Brandes, assumia o vocal masculino no estúdio, além de compor as músicas e as letras.

David Brandes aparece em Traces of Sadness como o produtor e o arrajador de todas as faixas. Inclusive o outro nome que figura nos créditos como arranjadora, Jane Tempest, nada mais é que outro pseudônimo de Brändle. Desde a época do Europe, Brändle divide o sucesso com o letrista John O'Flynns, nome artístico de Bernd Meinunger, compositor muito famoso na Alemanha, já representou seu país 11 vezes no Eurovision Song Contest, uma espécie de Grammy da televisão européia, que vem sendo realizado desde 1955. A dupla de produtores-midas também trabalhou com o cantor Chris Norman e a boy band Bad Boys Blue. Juntos eles provam que é preciso mais que quatro rostinhos angelicais para levar uma banda ao topo das paradas.

Para ir além









Debora Batello
São Paulo, 25/1/2005

Quem leu este, também leu esse(s):
01. A suíte melancólica de Joan Brossa de Jardel Dias Cavalcanti
02. O Precioso Livro da Miriam de Marilia Mota Silva
03. As manifestações sobre o transporte público em SP de André Simões
04. No futebol, como na vida de Marcelo Spalding
05. Palácio dos sabores 1/5 de Elisa Andrade Buzzo


Mais Debora Batello
* esta seção é livre, não refletindo necessariamente a opinião do site



Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




Noções Introdutórias de Teoria Geral do Processo
Adriana Weber, Luciano Chedid
Do Advogado
(1999)



In Silico: 3d Animation And Simulation Of Cell Biology With Maya And Mel
Jason Sharpe, Charles John Lumsden, Nicholas Woolridge
Morgan Kaufmann
(2008)



Roda roda
Olivia lima
Sm
(2023)



Psicologia na Sala de Aula - o Professor e o Processo Ensino-aprendiza
Henry Clay Lindgren
Ao Livro Técnico
(1971)



Guia do estudante aumente suas chances de entrar na usp
Abril
Abril



Darkhouse
Santiago Nazarian; Karina Halle
Única
(2014)



Purê de Batatas
Augusto Santana
Pomar de Ideias
(2019)



The Voyage of the Dawn Treader
C. S. Lewis
HarperCollins
(1994)



Who was a Christian in the Holy Land?
A. Mertens
Não Localizado
(1977)



A Prisão da Fé - Cientologia, Celebridades e Hollywood
Lawrence Wright
Cia das Letras
(2013)





busca | avançada
53307 visitas/dia
2,5 milhões/mês