Manual para revisores novatos | Ana Elisa Ribeiro | Digestivo Cultural

busca | avançada
59122 visitas/dia
1,8 milhão/mês
Mais Recentes
>>> 14ª Visões Urbanas tem Urbaninhas com quatro espetáculos para crianças
>>> Visões Urbanas permanece online em sua 14ª edição
>>> Ensaios Perversos traz papo cabeça com drag, performances e festa pra dançar
>>> Chega a São Paulo projeto cultural que vai levar teatro a crianças de seis estados
>>> Clube do Disco - Os Saltimbancos
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> Eleições na quinta série
>>> Mãos de veludo: Toda terça, de Carola Saavedra
>>> A ostra, o Algarve e o vento
>>> O abalo sísmico de Luiz Vilela
>>> A poesia com outras palavras, Ana Martins Marques
>>> Lourival, Dorival, assim como você e eu
>>> O idiota do rebanho, romance de José Carlos Reis
>>> LSD 3 - uma entrevista com Bento Araujo
>>> Errando por Nomadland
>>> É um brinquedo inofensivo...
Colunistas
Últimos Posts
>>> Michael Dell on Play Nice But Win
>>> A história de José Galló
>>> Discoteca Básica por Ricardo Alexandre
>>> Marc Andreessen em 1995
>>> Cris Correa, empreendedores e empreendedorismo
>>> Uma história do Mosaic
>>> Uma história da Chilli Beans
>>> Depeche Mode no Kazagastão
>>> Uma história da Sambatech
>>> Uma história da Petz
Últimos Posts
>>> Mundo Brasil
>>> Anônimos
>>> Eu tu eles
>>> Brasileira muda paisagens de Veneza com exposição
>>> Os inocentes do crepúsculo
>>> Inação
>>> Fuga em concerto
>>> Unindo retalhos
>>> Gente sem direção
>>> Além do ontem
Blogueiros
Mais Recentes
>>> O Kindle, da Amazon
>>> God save the newspapers!
>>> O Prêmio Nobel para Mario Vargas Llosa
>>> Monteiro Lobato, a eugenia e o preconceito
>>> Ser intelectual dói
>>> A invenção da imprensa
>>> Deitado eternamente em divã esplêndido – Parte 3
>>> Coetzee, um escritor inventivo
>>> O vampiro de almas
>>> 7º Cordas na Mantiqueira, em São Francisco Xavier
Mais Recentes
>>> O Livro Perigoso para Garotos de Conn Iggulden e Hal Igguden pela Record (2007)
>>> Morro dos Ventos Uivantes de Emily Brontë pela Principis (2020)
>>> História Universal Em 9 Volumes de H. G. Wells pela Companhia Ed Nacional (1968)
>>> Primeiros Socorros de Dráuzio Varella pela Claro Enigma (2011)
>>> 10% Mais Feliz de Dan Harris pela Sextante (2015)
>>> Comédias Brasileiras de Verão de Luis Fernando Veríssimo pela Objetiva (2009)
>>> Redação Descomplicada de Carlos Pimentel pela Saraiva (2008)
>>> Cavalo de Tróia 1 - Jerusalém de J. J. Benitez pela Planeta (2008)
>>> História Moderna e Contemporânea de Leonel Itaussu A. Mello - Luis Cesar A. Costa pela Scipione (2001)
>>> The Strange Case of Dr Jekyll and Mr Hyde and Other Tales of Terror de Robert Louis Stevenson pela Penguin Books (2003)
>>> Geografia Geral e do Brasil - Espaço Geográfico e Globalização de Eustáquio de Sene - João Carlos Moreira pela Scipione (2001)
>>> RT Mini Códigos Comercial Tributário Nacional Constituição Federal de Vera Helena de Mello Roque Antonio Carrazza pela Revista Dos Tribunais (2002)
>>> Como dizer tudo em francês em viagens de Ron Martinez e Angela F. Perricone Pastura pela Elsevier (2011)
>>> Araca - Arquiduquesa do Encantado de Herminio Bello de Carvalho pela Folha Seca (2014)
>>> Nunca Deixe de Tentar de Michael Jordan pela Sextante (2009)
>>> O mercado de trabalho feminino na região metropolitana de são paulo de Fundação seade pela Fundação seade (2001)
>>> Como dizer tudo em inglês em viagens de Ron Martinez pela Elsevier (2006)
>>> Dicionário de Idéias Semelhantes - 4 Volumes de Everton Florenzano pela Tecnoprint (1961)
>>> 1822 de Laurentino Gomes pela Nova Fronteira (2010)
>>> Jornalista pra Quê? os Profissionais Diante da ética de Chico nelson, nilton santos e outros pela Sjpmrj (1989)
>>> Preparatório para Residência Médica SUS/SP de Juliano Silveira de Araújo pela Sanar (2017)
>>> RT Mini Códigos Coletânea de Legislação Administrativa Constituição Federal de Odete Medauar pela Revista Dos Tribunais (2005)
>>> Belezas imaginárias: antropologia do corpo e do parentesco de Pierre-Joseph Laurent pela Ideias & Letras (2013)
>>> Como escolher a sua Residência Médica de Caio Nunes e Marco Antônio Santana pela Sanar (2014)
>>> Legend de David Gemmell pela Orbit Books (2012)
COLUNAS

Sexta-feira, 21/6/2019
Manual para revisores novatos
Ana Elisa Ribeiro

+ de 5100 Acessos

Tripulação, check de portas. Um voo de Belo Horizonte até Salvador dura cerca de uma hora e meia. Foi o tempo que eu levei para ler o Manual de sobrevivência do revisor iniciante, de autoria da revisora Carolina Machado, conhecida no campo pelo blog Revisão para quê? O volume vermelho-sangue de 120 páginas foi lindamente publicado pela Moinhos, editora sediada na capital das Minas Gerais e de espírito combativo. Uma bela sacada alçar os textos do blog ao livro bem editado.

O Manual está sabiamente dividido em seções breves e subtituladas. É fácil encontrar o socorro nele. São mais ou menos dez “capítulos” subdivididos em muitas seções temáticas, como “Campos de atuação”, dentro da qual encontramos “Revisão de textos publicitários”, Revisão de textos acadêmicos”, “Revisão editorial”, etc. Há ainda prefácio, notas, referências e outros paratextos, todos bem úteis também.

Como era de se esperar (era?), Carolina Machado tem um texto simples, ágil, fácil. Isso é, para mim, um elogio enorme. Ela consegue a sutileza de mostrar e ensinar sem tom arrogante ou prescritivista demais, além de ter boas sacadas ao passear nos limites entre a academia e o mercado.

Minha expectativa ao tomar o livro nas mãos foi, primeiro, a mais comum: deve ser um manual de português, algo parecido com uma gramática mastigadinha ou um dicionário para preguiçosos. Não, não era. O Manual é mesmo um manual de sobrevivência para quem começa na profissão de revisor, sem saber como iniciar as atividades, como fazer sua propaganda, como revisar pela primeira vez, que tipo de formação pode ser desejável, aspectos de networking, marketing pessoal, tipos de demanda possíveis, toques de ética profissional, “causos” de revisora mais experimentada e dicas de bibliografia útil.

Pensando retrospectivamente, de tempos em tempos sai um manual, mas geralmente eles são de outro tipo. O livro que conheço que pode se assemelhar a este de Carolina Machado é sobre design ou para designers: O valor do design, assinado por Márcia Camargos e Vladimir Sacchetta, subtitulado “Guia ADG Brasil de prática profissional do designer gráfico”, publicado pela Associação de Designers Gráficos do Brasil e pela editora do Senac SP, já para lá da quinta edição. É um respeitável manual de como ser profissional do design por aqui e bem mais robusto que o Manual de sobrevivência do revisor iniciante.

Já sobre revisão, vários livros circulam em português, e são alguns exemplos: O Manual de estilo gráfico, de Álvaro Antunes, publicado nos anos 1970 pela portuguesa CETOP, mas que andou por terras tupiniquins até há pouco; O livro: manual de preparação e revisão, de Ildete Pinto, publicado pela editora Ática na década de 1990; da mesma década, Preparação e revisão de originais, de Henry Saatkamp, pela Age, de Porto Alegre, e o Manual de redação e revisão, de João Bosco Medeiros, pela Atlas; o Manual do revisor, de Luiz Roberto Malta, nos anos 2000, pela WVC; e uma infinidade de livros de dicas de língua portuguesa ou de bem escrever, como é o caso de Para escrever bem, de Maria Elena e Maria Otília Bocchini, pela Manole em 2006, adotado até mesmo pela editora Abril em seus famosos treinamentos, ou obras de caráter mais científico, tais como o excelente Como facilitar a leitura, de Lúcia Fulgêncio e Yara Liberato, pela editora Contexto, nos anos 2000.

À exceção da última, essas obras, no entanto, têm a característica de se aproximarem, mesmo que minimamente, de conteúdos de gramática normativa ou de ensinarem a revisar, propriamente, prescrevendo ou dando “dicas” de como proceder em caso de dúvida. Em raras situações essas obras abordam questões de profissionalização, de empreendedorismo ou de cobrança pelos serviços prestados, por exemplo, elementos que Carolina Machado traz, sem pudor, em seu Manual. Trata-se, portanto, e assumidamente, de um manual de como ser ou se tornar um revisor profissional, e não de um guia de língua ou de texto, embora estejam presentes aqueles sinais padrão de revisão segundo a ABNT.

O recado de Carolina Machado está bem dado. Provavelmente, seu Manual não causará surpresa em revisores mais experimentados/as, que já tenham passado por todas as agruras dos começos de profissão e por dúvidas que ela já trata de dirimir. Se me lembro bem, a cobrança pelo serviço era uma das mais frequentes dúvidas de quem se insinuava na área. Fiquei me lembrando de mim mesma, antes de decidir pela lauda padrão de 2100 caracteres com espaços e de ter de explicar por que os tais espaços contam. A diversidade de textos para revisar e as diferentes posturas do revisor ou da revisora ao lidar com eles são ponto interessante do Manual de sobrevivência... Em vez de vir com a ladainha do senso comum de que revisores precisam saber gramática e aplicá-la, a autora defende, o tempo todo, a necessidade de o/a revisor/a dançar conforme a música, adotando posturas diferentes conforme o gênero de texto com que trabalha. Depois de uns anos e de algumas quedas, sabemos que revisar uma peça de propaganda de margarina é bem diferente de revisar uma tese de doutorado em Física.

Estas 120 páginas bem editadas pela editora Moinhos podem mesmo socorrer os iniciantes na arte de tratar textos ou até aqueles que perdem a prática por conta de longos intervalos. Parte do que Carolina Machado diz em seu Manual pode precisar de atualização, caso algumas tecnologias mudem, em especial quando menciona aplicativos, programas e plataformas especializadas, mas o/a leitor/a será capaz de se adaptar. O principal, que é como entrar na rede dos profissionais e se aprumar, está lá, valendo para muito tempo.


LeP



Ana Elisa Ribeiro
Belo Horizonte, 21/6/2019


Quem leu este, também leu esse(s):
01. Cinzas e sombras de Vicente Escudero
02. Não existe pote de ouro no arco-íris do escritor de Julio Daio Borges
03. Animismo de Marina Marcondes Machado


Mais Ana Elisa Ribeiro
Mais Acessadas de Ana Elisa Ribeiro em 2019
01. Treliças bem trançadas - 26/7/2019
02. Outros cantos, de Maria Valéria Rezende - 13/9/2019
03. Manual para revisores novatos - 21/6/2019
04. 2 leituras despretensiosas de 2 livros possíveis - 22/3/2019
05. Crônica em sustenido - 5/7/2019


* esta seção é livre, não refletindo necessariamente a opinião do site



Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




O Mundo Que nos Espera 1
Robert A. Heinlein
Livros do Brasil



Jean Claude Bernardet - uma Homenagem
Maria Dora Mourão; Maria do Rosário Caetano
Imesp
(2007)



Nexus & Sexus - Perspectivas Instituintes
Maria Amelia G. Souza Reis, Hilda Alevato
Depetrus
(2012)



Em Cima Daquela Serra
Eucanaã Ferraz / Iara Kono
Companhia das Letrinhas
(2017)



O Vampiro Não esta tão a Fim de Você
Vlad Mezrich
Galera Record
(2010)



The Devil To Pay
Jayne Ann Krentz
Silhouette Books
(1985)



Justiça Divina
Francisco Cândido Xavier
Feb



Poesia Catalã - das Origens à Guerra Civil
Vários Autores - Fabio Aristimunho Vargas Org
Hedra
(2009)



O Mestre dos Mestres Análise da Inteligência de Cristo Vol 1
Augusto Cury
Sextante
(2006)



Brasil Sons e Instrumentos Populares (Música Brasileira)
Alberto Ikeda
Instituto Cultural Itaú
(1997)





busca | avançada
59122 visitas/dia
1,8 milhão/mês