Um erro emocional, de Cristovão Tezza | Daniel Lopes | Digestivo Cultural

busca | avançada
80371 visitas/dia
2,4 milhões/mês
Mais Recentes
>>> Teatro Portátil chega a São Paulo gratuitamente com o espetáculo “Bichos do Brasil”
>>> Platore - Rede social para atores
>>> João do Rio e Chiquinha Gonzaga brilham no Rio durante a Belle Époque
>>> Espelhos D'Água de Vera Reichert na CAIXA Cultural São Paulo
>>> Audiovisual em alta: inscrições para curso de Roteiro de Curta-metragem do Senac EAD estão abertas
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> O Big Brother e a legião de Trumans
>>> Garganta profunda_Dusty Springfield
>>> Susan Sontag em carne e osso
>>> Todas as artes: Jardel Dias Cavalcanti
>>> Soco no saco
>>> Xingando semáforos inocentes
>>> Os autômatos de Agnaldo Pinho
>>> Esporte de risco
>>> Tito Leite atravessa o deserto com poesia
>>> Sim, Thomas Bernhard
Colunistas
Últimos Posts
>>> The Piper's Call de David Gilmour (2024)
>>> Glenn Greenwald sobre a censura no Brasil de hoje
>>> Fernando Schüler sobre o crime de opinião
>>> Folha:'Censura promovida por Moraes tem de acabar'
>>> Pondé sobre o crime de opinião no Brasil de hoje
>>> Uma nova forma de Macarthismo?
>>> Metallica homenageando Elton John
>>> Fernando Schüler sobre a liberdade de expressão
>>> Confissões de uma jovem leitora
>>> Ray Kurzweil sobre a singularidade (2024)
Últimos Posts
>>> Uma coisa não é a outra
>>> AUSÊNCIA
>>> Mestres do ar, a esperança nos céus da II Guerra
>>> O Mal necessário
>>> Guerra. Estupidez e desvario.
>>> Calourada
>>> Apagão
>>> Napoleão, de Ridley de Scott: nem todo poder basta
>>> Sem noção
>>> Ícaro e Satã
Blogueiros
Mais Recentes
>>> Como resenhar sem ler o livro
>>> 12 de Maio #digestivo10anos
>>> O Twitter e as minhas escolhas
>>> Terça Insana, o segundo DVD
>>> Coisas Frágeis
>>> Poesia, no tapa
>>> O sebo ideal
>>> Nada te turbe, de Susana Pérez-Alonso
>>> Eu + Você = ?
>>> A implicância de Machado com O Primo Basílio
Mais Recentes
>>> Revolução e Cultura de Octavio Ianni pela Civilização Brasileira
>>> Sexo na zona proibida de Dr. Peter Rutter pela Nobel (1991)
>>> Coleção as Aventuras de Tintim - 11 Volumes de Hergé pela Difusão Verbo
>>> Bom Dia, Espírito Santo de Benny Hinn pela Bompastor (2008)
>>> Muito Alem Do Inverno de Isabel Allende pela Bertrand (2017)
>>> Amiga Genial de _Elena Ferrante pela Biblioteca Azul (2015)
>>> Assassinatos na Academia Brasileira de Letras de Jô Soares pela Companhia Das Letras (2005)
>>> As esganadas de Jô Soares pela Companhia das letras (2011)
>>> O primo Basílio de Eça de Queiros pela O Globo (1997)
>>> Bom Dia, Angustia! de Andre Comte Sponville pela Martins (2010)
>>> Fazendo As Malas de Danuza Leao pela Companhia Das Letras (2008)
>>> A Farra Dos Guardanapos - O Ultimo Baile De Era Cabral A Historia Que Nunca Foi Contada de Silvio Barsetti pela Máquina De Livros (2018)
>>> Sua vida á prova de estresse de Elisabeth Wilson pela Globo (2007)
>>> A Aguia E A Galinha de Leonardo Boff pela Vozes (1997)
>>> Os Icríveis seres fantásticos de Samir Meserani pela Ftd (1993)
>>> O Novo Comentário Bíblico Novo Testamento de Eearl D. Radmacher pela Central
>>> O Navio de Ouro de Gary Kinder pela Record (1998)
>>> Minha Luta de Adolf Hitler pela Mestre Jou (1962)
>>> Kit Dan Brown - 6 Volumes de Dan Brown pela Sextante (2004)
>>> Ferro E Fogo de Warren Dean pela Companhia Das Letras (1996)
>>> Fábulas de La Fontaine- vol 1 de Brasil pela Brasil (1986)
>>> Tela Total de Jean Baudrillard pela Sulina (2024)
>>> A Pedra de Luz - 4 Volumes (Coleção Completa) de Christian Jacq pela Bertrand Brasil (2000)
>>> As Belas Histórias da Bíblia Vol I e 2 de Arthur S. Maxwell pela Cpb
>>> Trono De Vidro de Sarah J Mass pela Galera Record (2014)
COLUNAS

Terça-feira, 23/11/2010
Um erro emocional, de Cristovão Tezza
Daniel Lopes
+ de 5400 Acessos

A nova ficção de Cristovão Tezza coloca frente a frente o famoso escritor paulista Paulo Donetti e sua jovem e bela fã curitibana Beatriz. Na noite seguinte à que se conheceram ― em um jantar entre Paulo, um amigo e a companheira deste, exatamente Beatriz ―, Paulo aparece no apartamento da admiradora com um vinho, uma pasta de textos e uma declaração fria: "Cometi um erro emocional".

Paulo, que estava em Curitiba apenas de passagem, resolve se estender mais um pouco na cidade; está apaixonado por Beatriz, quer que ela lhe ajude na revisão de seu novo livro e quer antes de tudo o mais abrir e tomar com ela o vinho que trouxe. Se sua estadia na capital paranaense vai mesmo durar, se vai ser bem-sucedida, se o trabalho de revisão vai funcionar, não sabemos, nunca saberemos. Mas sabemos que o vinho foi tomado até o final. E só uma garrafa não bastou. Durante a noite (o romance decorre em uma única noite), outro será aberto, vindo da despensa de Beatriz.

Você pensa, "OK, lá vamos nós acompanhar conversas tenras e conversas (e oxalá atos) sacanas entre esses dois". Mas não. Eles pouco se falam (e ainda menos se tocam). Testam um ao outro, tocam-se as mãos muito rara, leve e ligeiramente, e têm imensa dificuldade em ir além disso. Ambos são pessoas extremamente inseguras e ansiosas. Aqui está a estranha beleza dessa ficção: os personagens rememoram consigo mesmos seus passados, anseiam em compartilhar as lembranças um com o outro, mas na hora de se abrir... quase nada sai. O encontro não acabará com eles sabendo muito mais da vida um do outro, mas nós leitores, sim, saberemos de muita coisa, e é inevitável parar a leitura de vez em quando para tentar decidir se aquele relacionamento teria mesmo alguma chance de durar mais que uma noite, ou uma semana.

Paulo e Beatriz já experimentaram o divórcio. Paulo é um autor reconhecido, mas de vida pessoal medíocre, e guarda no histórico uma miserável inveja do amigo a quem ajudou a lançar o primeiro livro e que depois tomou luz própria; no início da adolescência, chegou a fugir de casa, mas acabou "recuperado" pelo pai, personagem que, na memória do filho, tem ares de onipotência. Beatriz perdeu o pai, a mãe e o irmão em um acidente de automóvel, enquanto empreendiam uma viagem da qual ela foi forçada a não participar devido à prova de uma matéria do curso de Letras, ministrada por uma professora amarga e carrasca; graças a essa figura deplorável, Beatriz sobreviveu. A perda da família não é o único trauma do passado de Beatriz. No de Paulo, também há um punhado, se bem que menos dramáticos. O incômodo desses ocorridos se amplifica durante a leitura, exatamente pela ânsia e ausência de comunicação entre os personagens. É de longe o livro mais sufocante de Cristovão Tezza, escritor de resto afeito a histórias desencadeadas por entradas de supetão ― em Trapo, o professor aposentado que recebe à noite, em casa, a incumbência da mãe de um jovem suicida de investigar os escritos do filho; em O fantasma da infância, o fracassado ex-amigo que irrompe na casa do bem-sucedido burocrata, ameaçando revelar para sua família os podres de seu passado comum.

Em Um erro emocional (Record, 2010, 192 págs.), risos, suspiros e olhares que se desligam das ações do outro são os indícios de que, se palavras não estão saindo, é certo que elas correm de um lado para o outro das cabeças, evocando imagens e traçando planos. A maior parte das poucas frases ditas são banais, tolas, erráticas, constrangedoras até. Mesmo os pensamentos são por vezes cortados, atropelados por outros mais prementes. Momentos-chave do passado e momentos estáticos do presente revezam-se na narrativa. O ponto de vista salta o tempo todo de um personagem para outro.

Sabem Esperando Godot? Pois é. No texto de Tezza é como se Paulo estivesse esperando Beatriz, e vice-versa, e como se nenhum jamais viesse a aparecer. Pensamos, "Que comportamento esdrúxulo, o desses dois!". Mas talvez não. É como se primeiro eventos fundamentais do passado precisassem ser recordados, elaborados e remoídos em solidão antes que as vidas presentes pudessem ser retomadas e talvez entrelaçadas naquela noite, naquele apartamento. Ora, será que não é isso o que todos nós fazemos quando imaginamos estar prestes a se engajar com alguém especial em uma relação com chances de durar por muito tempo? Apenas nunca sentimos a pressão de ter que passar por todo o processo em uma noite só, e ainda por cima na presença desse alguém. Então, apesar de tudo, pode ser que Beatriz e Paulo estejam menos perdidos do que imaginam.

Nota do Editor
Texto gentilmente cedido pelo autor. Originalmente publicado no blog coletivo Amálgama.

Para ir além






Daniel Lopes
Teresina, 23/11/2010

Mais Daniel Lopes
Mais Acessadas de Daniel Lopes
01. Quem é Daniel Lopes - 28/2/1984
02. Não gostar de Machado - 3/6/2008
03. O romance espinhoso de Marco Lacerda - 11/7/2007
04. Chris Hedges não acredita nos ateus - 1/7/2008
05. Neruda, oportunista fantasiado de santo - 18/3/2008


* esta seção é livre, não refletindo necessariamente a opinião do site



Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




Livro de Bolso Culinária Mais Receitas do Anonymus Gourmet
José Antonio Pinheiro Machado
L&pm Pocket
(2006)



Madame Bovary
Gustave Flaubert
Penguin
(2011)



Arsène Lupin Confissões
Maurice Leblanc
Pé da Letra
(2021)



Ministério Público Estadual Promotor de Justiça
Leonardo de Medeiros Garcia
Juspodivm
(2014)



A de Anaconda
Salvat
Salvat
(2010)



A Arte Da Guerra Para Mulheres
Chin-Ning Chu
Fundamento Educacional
(2004)



30 Dias para arrasar nas mídias sociais
Gail Z. Martin
Best Business
(2012)



A Batalha Da Torre - Authentic Games
Marco Túlio
Astral Cultural
(2017)



História e Imagem
Org. Francisco Carlos Teixeira da Silva
Ufrj
(1998)



Egito - Grandes Civilizações do Passado
Alberto Siliotti
Folio
(2006)





busca | avançada
80371 visitas/dia
2,4 milhões/mês