Por uma arquitetura melhor | Eduardo Carvalho | Digestivo Cultural

busca | avançada
81352 visitas/dia
2,1 milhões/mês
Mais Recentes
>>> Aclamado por público e crítica, espetáculo 'Solo da Cana' volta ao Rio de Janeiro
>>> Grupo Nós do Morro promove Mostra de Leitura Dramatizada com entrada gratuita
>>> Em feat com Jane Duboc, Helder Viana lança o single “Buganvília”
>>> Grandes Estreias no Teatro Santander e 033 Rooftop
>>> MAB celebra o Mês do Patrimônio com programação especial e acessível para todas as idades
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> Two roads diverged in a yellow wood
>>> A dobra do sentido, a poesia de Montserrat Rodés
>>> Literatura e caricatura promovendo encontros
>>> Stalking monetizado
>>> A eutanásia do sentido, a poesia de Ronald Polito
>>> Folia de Reis
>>> Mario Vargas Llosa (1936-2025)
>>> A vida, a morte e a burocracia
>>> O nome da Roza
>>> Dinamite Pura, vinil de Bernardo Pellegrini
Colunistas
Últimos Posts
>>> Waack: Moraes abandona prudência
>>> Jakurski e Stuhlberger na XP (2025)
>>> As Sete Vidas de Ozzy Osbourne
>>> 100 anos de Flannery O'Connor
>>> O coach de Sam Altman, da OpenAI
>>> Andrej Karpathy na AI Startup School (2025)
>>> Uma história da OpenAI (2025)
>>> Sallouti e a história do BTG (2025)
>>> Ilya Sutskever na Universidade de Toronto
>>> Vibe Coding, um guia da Y Combinator
Últimos Posts
>>> Política, soft power e jazz
>>> O Drama
>>> Encontro em Ipanema (e outras histórias)
>>> Jurado número 2, quando a incerteza é a lei
>>> Nosferatu, a sombra que não esconde mais
>>> Teatro: Jacó Timbau no Redemunho da Terra
>>> Teatro: O Pequeno Senhor do Tempo, em Campinas
>>> PoloAC lança campanha da Visibilidade Trans
>>> O Poeta do Cordel: comédia chega a Campinas
>>> Estágios da Solidão estreia em Campinas
Blogueiros
Mais Recentes
>>> Microsoft Build 2025
>>> David Vélez, do Nubank (2024)
>>> A Man Who Keeps Nintendo Cool
>>> A graça da coisa
>>> O que é ser jornalista?
>>> O nome da Roza
>>> Escrever não é trabalho, é ofício
>>> A proposta libertária
>>> A Borboleta sem Asas
>>> Literatura excitante, pelo sexo e pela prosa
Mais Recentes
>>> O arca[ismo como projeto de João Fragoso/ Manolo Florentino pela Diadorim (1993)
>>> Licoes De Vida: Nietzsche (edição de bolso) de John Armstrong pela Jorge Zahar (2015)
>>> Licoes De Vida: Freud (edição de bolso) de Brett Kahr pela Zahar (2015)
>>> O Anticristo (edição de bolso - texto integral - 1º edição) de Friedrich Nietzsche pela L&PM Pocket (2024)
>>> Além Do Bem E Do Mal (edição de bolso - texto integral - 1º edição) de Friedrich Nietzsche pela L&PM Pocket (2024)
>>> Estrelas tortas (2º edição - 26º impressão) de Walcyr Carrasco pela Moderna (2010)
>>> Nunca Houve Um Castelo (1º edição) de Martha Batalha pela Companhia Das Letras (2018)
>>> Ciencia Do Ser E Arte De Viver: Meditacao Transcendental (3º edição) de Maharishi Mahesh Yogi pela Gryphus (2017)
>>> Origens Intelectuais Da Revolução Inglesa de Christopher Hill pela Wmf Martins Fontes (1992)
>>> 95% Futebol: Você Quer Jogar Aonde? de Eduardo Araújo, Rafael Alvarenga pela Do autor (2021)
>>> A Coragem De Ser Imperfeito (1º edição) de Brené Brown pela Sextante (2016)
>>> 101 Canções Que Tocaram O Brasil de Nelson Motta pela Sextante (2016)
>>> A Coragem De Ser Voce Mesmo de Brene Brown pela Bestseller (2021)
>>> Limites Da Voz Montaigne, Schlegel de Luiz Costa Lima pela Rocco (1993)
>>> A mulher desiludida de Simone de Beauvoir pela Folha de São Paulo
>>> Vida E Obra De Terencio Horto de Andre Dahmer pela Quadrinhos Na Cia (2014)
>>> Falso Amanhecer: Os Equívocos Do Capitalismo Global de John Gray pela Record (1999)
>>> Vagamundo de Eduardo Galeano pela Lpm (1999)
>>> Yoga Inspirando paz expirando amor de Carlos Henrique Viard Junior pela Arthe comunicação (2015)
>>> Mascara da maldade - BTK de Dennis Lynn Rader pela Darkside
>>> Os Pequenos Jangadeiros - Coleção Vaga-lume de Aristides Fraga Lima pela Ática (1999)
>>> Desonra (4º edição - 10º reimpressão) de J. M. Coetzee pela Companhia Das Letras (2020)
>>> Pelos Olhos De Maisie de Henry James pela Penguin-companhia (2010)
>>> Sobre A Leitura de Proust pela Pontes (1991)
>>> Xogum tomo 1 (capa dura) de James Clavell pela Circulo do Livro
COLUNAS

Segunda-feira, 29/11/2010
Por uma arquitetura melhor
Eduardo Carvalho
+ de 6200 Acessos
+ 1 Comentário(s)

A melhor arquitetura contemporânea brasileira está curiosamente longe do mercado imobiliário. Nossos arquitetos mais interessantes projetam casas, museus, espaços públicos. E, enquanto isso, os projetos de edifícios aprovados em São Paulo não correspondem à vocação moderna, cosmopolita, que a cidade assume em outros setores.

Alguns dos nossos restaurantes mais caros, por exemplo, vivem na lista de melhores do mundo; mas grande parte dos nossos apartamentos mais valorizados são inspirados numa distorção do estilo neoclássico, do qual não se respeita nem a regra mais básica ― a de proporcionalidade ― e com figuras romanas moldadas em gesso.

Isso acontece porque, antes do atual boom imobiliário, durante aproximadamente 15 anos o mercado ficou quase parado. As incorporadoras lançavam poucos empreendimentos e, com razão, arriscavam pouco. Quando o mercado retomou o crescimento, na segunda metade dos anos 2000, os produtos foram lançados mais ou menos como estavam. E raramente um empreendimento saiu interessante do ponto de vista arquitetônico ou urbanístico.

O que se vê, em geral, são projetos gigantes que fecham quarteirões e/ou empreendimentos cujos próprios nomes ― na busca desastrada de remeter o cliente a outro país ― só expressam a vergonha de ser o que são.

A justificativa para as decisões menos inteligentes ou elegantes arquitetonicamente é em geral mercadológica. "O cliente quer" etc. Mas é difícil acreditar que esse argumento resista por muito tempo.

As iniciativas imobiliárias que apostaram na educação e no bom gosto do cliente paulistano estão muito bem. Um dos casos é a Axpe, uma imobiliária que só trabalha com imóveis selecionados criteriosamente, que "cultua a estética" e acredita na importância da "vida com arquitetura".

Outros bons exemplos são as incorporadoras Idea!Zarvos, que desenvolve projetos assinados pelos melhores nomes da arquitetura brasileira, como Isay Weinfeld e Andrade Morettin, e a Stan, que em 2002 lançou a série Arte e Arquitetura, com projeto do arquiteto Rocco e intervenções de artistas como os irmãos Campana. Numa escala maior, a Even ― que trabalha com arquitetos como Aflalo & Gasperini e Konigsberger Vannucchi ― desmistifica o preconceito de que só arquitetura pastiche vende.

Esses são casos, é verdade, pontuais ― e não representam exatamente o que o mercado imobiliário está produzindo em maior volume. Mas é verdade também que o sucesso dessas iniciativas ilustra uma tendência: a de que o cliente paulistano está mais preparado para julgar um detalhe de isopor que finge que é mármore e para valorizar a criatividade de um escritório como o Triptyque.

Nesse contexto, aliás, estão surgindo uma série de novos arquitetos brasileiros que estão trabalhando lado a lado com incorporadores ― como o FGMF, eleito em 2009 pela revista Wallpaper como um dos trinta novos escritórios mais bacanas do mundo. E escritórios paulistanos mais tradicionais e muito interessantes, como o UNA, e iniciativas bacanas (como a do gruposp) estão também aparecendo em projetos de incorporação imobiliária.

A proposta de trazer os melhores nomes da arquitetura para o mercado imobiliário não é nova ― ou não teríamos edifícios residenciais projetados por Rino Levi e Paulo Mendes da Rocha. E nem é exclusivamente brasileira. Na verdade, incorporadores que se destacam principalmente pela qualidade arquitetônica dos seus empreendimentos fazem sucesso em vários países. Nos Estados Unidos, o arquiteto Jonathan Segal tem a sua própria incorporadora na Califórnia e organiza anualmente um seminário em que ensina arquitetos a incorporar.

Na Inglaterra, a urbansplash, fundada em 1993, tem £130 milhões em projetos em andamento ― que faz com "um pouco de imaginação e some top of notch architecture". E, no México, a JSa é consequência da fusão de um escritório de arquitetura com uma construtora que, em sociedade com a Prudential Financial, desenvolve empreendimentos imobiliários ― residenciais, comerciais, hoteleiros etc. ― até na China.

É realmente uma pena que durante muito tempo os nossos melhores arquitetos tenham se dedicado pouco ao mercado imobiliário. Hoje, porém, a arquitetura brasileira e o mercado imobiliário estão os dois em boa fase. Este é o melhor momento para diminuir essa distância ― que por enquanto é curiosamente longa, mas que naturalmente deveria ser curta. Será.

Nota do Editor
Texto gentilmente cedido pelo autor. Originalmente publicado no jornal O Estado de São Paulo. Eduardo Andrade de Carvalho é sócio da Moby Incorporadora e autor do blog ecarvalho.typepad.com.


Eduardo Carvalho
São Paulo, 29/11/2010

Quem leu este, também leu esse(s):
01. Práticas inconfessáveis de jornalismo de Adriana Carvalho


Mais Eduardo Carvalho
Mais Acessadas de Eduardo Carvalho
01. Com a calcinha aparecendo - 6/5/2002
02. Festa na floresta - 9/9/2002
03. Hoje a festa é nossa - 23/9/2002
04. Por que eu moro em São Paulo - 8/7/2005
05. Todas as paixões desperdiçadas - 23/12/2002


* esta seção é livre, não refletindo necessariamente a opinião do site

ENVIAR POR E-MAIL
E-mail:
Observações:
COMENTÁRIO(S) DOS LEITORES
7/12/2010
10h53min
Tudo bem que os prédios são feios. Não vamos ter que aguentar por muito tempo. No primeiro terremoto desabam todos ;-)
[Leia outros Comentários de Felipe Pait]
COMENTE ESTE TEXTO
Nome:
E-mail:
Blog/Twitter:
* o Digestivo Cultural se reserva o direito de ignorar Comentários que se utilizem de linguagem chula, difamatória ou ilegal;

** mensagens com tamanho superior a 1000 toques, sem identificação ou postadas por e-mails inválidos serão igualmente descartadas;

*** tampouco serão admitidos os 10 tipos de Comentador de Forum.




Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




Novas Aventuras no País do Som - Segundo Livro de Piano
Margaret E. Steward
Musicália



Perplejidades de Fin de Siglo
Mario Benedetti
Cal y Canto



Livro Literatura Brasileira Memorias de um Sargento de Milícias Série Bom Livro
Manuel de Antônio de Almeida
Atica
(1988)



Iniciação ao Processo do Trabalho
Amauri Mascaro Nascimento
Saraiva
(2005)



Livro Melhoramentos Minidicionário Da Língua Portuguesa
Vários Autores
Melhoramentos
(1997)



E Eu com isso?
Não Informado
Escala Educacional



Breaking Robert's Rules: The New Way To Run Your Meeting, Build Consensus, And Get Results
Lawrence E. Susskind, Jeffrey L. Cruikshank
Oxford University Press
(2006)



Histórias da Histórias Que Contei
Vinícius Dônola
Intrínseca
(2019)



Cálculo Com Geometria Analítica - Vol 2
Louis Leithold
Harbra Universitários
(1994)



John e George O Cão Que Mudou Minha Vida
John Dolan
Fábrica 231
(2014)





busca | avançada
81352 visitas/dia
2,1 milhões/mês