Comentários do IP 201.93.70.32 | Digestivo Cultural

busca | avançada
70683 visitas/dia
2,0 milhão/mês
Mais Recentes
>>> Documentário 'O Sal da Lagoa' estreia no Prime Box Brazil
>>> Mundo Suassuna viaja pelo sertão encantado do grande escritor brasileiro
>>> PEGADAS DA GÁVEA VAI MOVIMENTAR O BAIRRO DE 26 A 28 DE ABRIL
>>> Ole! Feira Flamenca completa 15 anos com programação especial em SP
>>> Desenhos de Bruno de Abreu sugerem memórias sem linearidade narrativa
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> O Big Brother e a legião de Trumans
>>> Garganta profunda_Dusty Springfield
>>> Susan Sontag em carne e osso
>>> Todas as artes: Jardel Dias Cavalcanti
>>> Soco no saco
>>> Xingando semáforos inocentes
>>> Os autômatos de Agnaldo Pinho
>>> Esporte de risco
>>> Tito Leite atravessa o deserto com poesia
>>> Sim, Thomas Bernhard
Colunistas
Últimos Posts
>>> Glenn Greenwald sobre a censura no Brasil de hoje
>>> Fernando Schüler sobre o crime de opinião
>>> Folha:'Censura promovida por Moraes tem de acabar'
>>> Pondé sobre o crime de opinião no Brasil de hoje
>>> Uma nova forma de Macarthismo?
>>> Metallica homenageando Elton John
>>> Fernando Schüler sobre a liberdade de expressão
>>> Confissões de uma jovem leitora
>>> Ray Kurzweil sobre a singularidade (2024)
>>> O robô da Figure e da OpenAI
Últimos Posts
>>> Salve Jorge
>>> AUSÊNCIA
>>> Mestres do ar, a esperança nos céus da II Guerra
>>> O Mal necessário
>>> Guerra. Estupidez e desvario.
>>> Calourada
>>> Apagão
>>> Napoleão, de Ridley de Scott: nem todo poder basta
>>> Sem noção
>>> Ícaro e Satã
Blogueiros
Mais Recentes
>>> Sangue, Carne e Fritas
>>> Entrevista com Leandro Carvalho
>>> O conto como labirinto em Milton Hatoum
>>> Somos diferentes. E daí?
>>> Free: o futuro dos preços é ser grátis
>>> Bonecas Russas especial
>>> Os Melhores Trailers do Cinema
>>> Tempo vida poesia 1/5
>>> Fractais Sertanejos
>>> O Conselheiro também come (e bebe)
Mais Recentes
>>> Livro Desafiando a Síndrome de Down de Caio A. Donato pela Edesplan (1998)
>>> Psicologia da adolescencia de Arthur T Jersild pela Nacional (1973)
>>> Testes psicologicos de Anne Anastasi pela Epu (1973)
>>> Dívida externa e desenvolvimento de Forum Nacional pela José Olympio (1990)
>>> Macaiba de Meneval Dantas pela Autor (1986)
>>> Xadrez partidas selecionadas de V V Smyslov pela Ibrasa (1967)
>>> As melhores histórias de Fernando Sabino pela Record (1986)
>>> Anjos Na Escuridao: Contos Da Serie Fallen de Lauren Kate pela Galera Record (2014)
>>> Erros Irreversiveis de Scott Turow pela Record (2003)
>>> Anatomia. Atlas Ilustrado de Girassol pela Girassol (2007)
>>> Guerra No Pantanal de Antônio Silva pela Atual Didático (2010)
>>> Fundamentos de Bioquímica de Donald Voet, Judith G Voet, Charlotte W Pratt pela Artmed (2000)
>>> Tigana a voz da vingança livro dois de Guy Gavriel Kay pela Saida de emergencia (2014)
>>> Os Russos de Aleksandr Póchkin pela Hedra (2015)
>>> Livro Metodologia Do Trabalho Científico de Antônio Joaquim Severino pela Cortêz (1993)
>>> História Do Estupro de Georges Vigarello, Lucy Magalhães pela Jorge Zahar (1998)
>>> Os Forasteiros de Michelle Paver pela Intrínseca (2014)
>>> Ameaça Mortal de James Patterson pela Arqueiro (2012)
>>> A Nuvem de Gudrum Pausewang pela Global (2002)
>>> Livro Atividades Ilustradas em Sinais de Libras - PLT 273 de Elizabeth Crepaldi de Almeida e Patrícia Moreira Duarte pela Revinter (2004)
>>> O Bracelete Misterioso De Arthur Pepper de Patrick pela Fábrica 231 (2017)
>>> Os Assassinos Do Cartao Postal de James Patterson pela Arqueiro (2014)
>>> 1977 - Red Riding de David Peace pela Benvirá (2012)
>>> Conclave de Roberto Pazzi pela Alfaguara (2006)
>>> Onde Nascem Os Ventos de Brian Payton pela Globo (2015)
COMENTÁRIOS >>> Comentadores

Terça-feira, 28/12/2010
Comentários
201.93.70.32

O grau de compaixão
Não seria justamente este o ponto que nos separa deles? O grau de sentimento de compaixão? Podemos reduzir tudo o que falaram em praticamente isto: a distinção de sentimentos leva à distinção de apreensão ao mesmo fato. Assim, Jesus veio apresentar a Nietzsche o sentido da piedade ou veio ensiná-lo a senti-la? A potencializá-la? Aceitamos que um homem simples não entenda o sentido - o sentido! - de peça literária de Proust ou Marivaux, por não ter maturidade emocional para alcançar as sutilezas sensíveis nos textos, embora o sujeito saiba ler com perfeição. Aceitamos a graduação para baixo de nós. Todavia, não, para cima. Insensatez pura. Não só é provável que existam pessoas em maior desenvolvimento emocional que nós, como é inerente que assim se proceda. Existir o menos, implica em existir o mais.

[Sobre "A Auto-desajuda de Nietzsche"]

por mauro judice
http://www.gizeditorial.com.br/maurojudice
28/12/2010 às
14h32 201.93.70.32
(+) mauro judice no Digestivo...
 
Homens sem sentimentos
Contudo, para falar, mensurar, supor, abranger este sentimento, é preciso senti-lo. E para saber em que amplitude dele mencionaram os homens grandes, é preciso senti-lo grande. Jesus ou Buda não podiam falar de piedade de um modo pequeno. Como também do amor. Nietzsche teria sentido grande qualquer destes sentimentos? A grandeza intelectual do filósofo não o assegura. Pululam pela História inteligências luminosas, miseráveis de sentimentos. Perversas, até. Aqui, clamo a um ponto a mim caro no que tomo por Filosofia. A apreensão intelectual se desenvolve com o refinamento emocional. Ponto que ainda me parece parcamente explorado pelo pensamento humano. Não nos constrange e, mesmo, revoltam as inúmeras descrições gratuitas de homens trucidados na "Ilíada", escrita por Homero? Homero, o maior vate da História? A inteligência pura? Por este prisma, não seria um posicionamento honesto relativizarmos nossas convicções sobre o Cristo ou o Buda, por não sentirmos o que eles sentiram?

[Sobre "A Auto-desajuda de Nietzsche"]

por mauro judice
http://www.gizeditorial.com.br/maurojudice
28/12/2010 às
14h30 201.93.70.32
(+) mauro judice no Digestivo...
 
Nietzsche estava certo
"A piedade é um sentimento apenas para os décadents" (Nietzsche). Em incontáveis demãos de piedade e grandeza, a cristandade pintou sua covardia. Nietzsche estava certo. Mas degradar a piedade em impostura, até que ela se torne mais que um gesto amplo e vazio, já seria ir demasiado longe. A verdade sempre foi reivindicada para justificar toda mentira e nem por isso deixou de existir. A piedade é sentimento característico de indivíduos sensíveis, porque sobretudo enxergam a fraqueza que está atrás de toda a ofensa. Seria possível que Nietzsche não tivesse compreendido isto? Custa crer, pois, se confirmada tal insensibilidade do filósofo, toda a verdade nietzschiana assentar-se-ia numa mentira escandalosa: os homens travestem sua covardia em compaixão (ou humildade), o que reclama a negação deste sentimento, para aquele que deseja mudar, transmutar-se, fortalecer-se, deixando para trás toda a pusilanimidade. O que precisa mudar não é a compaixão, mas a impostura de compaixão.

[Sobre "A Auto-desajuda de Nietzsche"]

por mauro judice
http://www.gizeditorial.com.br/maurojudice
28/12/2010 às
14h26 201.93.70.32
(+) mauro judice no Digestivo...
 
Julio Daio Borges
Editor

Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




Left Drowning
Jessica Park
Skyscape
(2013)



Ignez e Pedro - Capa Comum
Caio Ramacciotti
Geem
(2014)



Administração de Projetos - Como Transformar Idéias em Resultados
Antonio Cesar Amaru Maximiano
Atlas
(2002)



Livro Literatura Brasileira Cérbero, o Navio do Inferno Coleção Jabuti
Luiz Antonio Aguiar
Saraiva
(1998)



O Sermão do Monte 165
Djalma Motta Argollo
Distribuidora
(1993)



Livro Ensino de Idiomas Big English 4 Student's Book
Mario Herrera e Christopher Sol Cruz
Pearson
(2021)



Bernardo De Claraval
Daniel-Rops
Quadrante
(2013)



Batman Fortnite 6 de 6
Dc
Panini Comics
(2021)



As Sete Maravilhas Livro 2 - Perdidos na Babilônia
Peter Lerangis
Verus
(2014)



Em trânsito
Anna Seghers
Paz e Terra
(1987)





busca | avançada
70683 visitas/dia
2,0 milhão/mês