Duas cidade: dois amores. | marcus moreira lassa

busca | avançada
39923 visitas/dia
2,0 milhões/mês
Mais Recentes
>>> Inscrições abertas para o Festival de Cinema de Três Passos
>>> Lenna Bahule e Tiganá Santana fazem shows no Sons do Mundo do Sesc Bom Retiro
>>> CCBB Educativo realiza oficinas que unem arte, tradição e festa popular
>>> Peça Dzi Croquettes Sem Censura estreia em São Paulo nesta quinta (12/6)
>>> Agenda: editora orlando estreia com livro de contos da premiada escritora Myriam Scotti
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> Stalking monetizado
>>> A eutanásia do sentido, a poesia de Ronald Polito
>>> Folia de Reis
>>> Mario Vargas Llosa (1936-2025)
>>> A vida, a morte e a burocracia
>>> O nome da Roza
>>> Dinamite Pura, vinil de Bernardo Pellegrini
>>> Do lumpemproletariado ao jet set almofadinha...
>>> A Espada da Justiça, de Kleiton Ferreira
>>> Left Lovers, de Pedro Castilho: poesia-melancolia
Colunistas
Últimos Posts
>>> Ilya Sutskever na Universidade de Toronto
>>> Vibe Coding, um guia da Y Combinator
>>> Microsoft Build 2025
>>> Claude Code by Boris Cherny
>>> Behind the Tech com Sam Altman (2019)
>>> Sergey Brin, do Google, no All-In
>>> Claude 4 com Mike Krieger, do Instagram
>>> NotebookLM
>>> Jony Ive, designer do iPhone, se junta à OpenAI
>>> Luiz Schwarcz no Roda Viva
Últimos Posts
>>> O Drama
>>> Encontro em Ipanema (e outras histórias)
>>> Jurado número 2, quando a incerteza é a lei
>>> Nosferatu, a sombra que não esconde mais
>>> Teatro: Jacó Timbau no Redemunho da Terra
>>> Teatro: O Pequeno Senhor do Tempo, em Campinas
>>> PoloAC lança campanha da Visibilidade Trans
>>> O Poeta do Cordel: comédia chega a Campinas
>>> Estágios da Solidão estreia em Campinas
>>> Transforme histórias em experiências lucrativas
Blogueiros
Mais Recentes
>>> A trilogia Qatsi
>>> A música em pauta no CCBB
>>> Breu e 21, do Grupo Corpo
>>> Your mother should know
>>> Redescobrir as palavras, reinventar a vivência
>>> A mitologia original de Prometheus
>>> Senhor Amadeu
>>> Clóvis de Barros Filho na Escola São Paulo
>>> Dias de Sombra e de Luz
>>> Entrevista com Pedro Doria
Mais Recentes
>>> Pés Como Os Da Corça Nos Lugares Altos de Hannah Hurnard pela Vida Livros (2007)
>>> Reforma do judiciário - primeiros ensaios críticos sobre a ec n. 45/2004 de Luiz rodrigues wambier,octavio campos fischer,teresa arruda alvim wambier,luiz manoel gomes jr.,william santos ferreira pela Revista dos tribunais (2005)
>>> Sala a contemporânea de Mauro saraiva pela Ministério da cultura (2011)
>>> O mundo do violino: um livro ilustrado para conhecer a arte, a história e a técnica do instrumento de Barrie carson turner pela Melhoramentos (1997)
>>> Hepatite zero projeto mundial de erradicação: uma luta para salvar meio bilhão de pessoas de Humberto silva pela Bandeirantes soluções gráficas (2020)
>>> Pesquisa agropecuária brasileira vol. 12 número único de Vários autores pela Embrapa (1977)
>>> Os jogos da antiguidade: grécia e roma de Annalisa lo monaco,eugenio la rocca,federico rausa,stefano tortorella pela Base7 projetos culturais (2016)
>>> Online the fast route to fluency: workbook 2 de Chris mares,steven gershon pela Macmillan heinemann english language teaching (1996)
>>> Online the fast route to fluency: student`s book 2 de Steven gershon,chris mares pela Macmillan heinemann english language teaching (1996)
>>> Tomie ohtake 100-101 de Paulo miyada pela Instituto tomie ohtake (2015)
>>> Rbrs - revista brasileira de risco e seguro/ escola nacional de seguros ( vol. 6, n. 11, abril/ setembro 2010 de Claudio r. contador,antonio carlos teixeira pela Escola nacional de seguros funenseg (2004)
>>> Técnicas de laboratório 3ª edição de Roberto de almeida moura,carlos s. wada,adhemar purchio,therezinha verrastro de almeida pela Atheneu (1997)
>>> Seguridade social comentada: organização, plano de custeio, lei n. 8.212 de 24.7.1991 de Odonel urbano gonçales pela Ltr (1997)
>>> Um brasil para crianças - a sociedade brasileira e os objetivos do milênio para a infância e a adolescência de Vários autores pela Fundação abrinq pelos direitos da criança e do adolescente (2004)
>>> Tecnologia da informação e estratégia empresarial de Jacques marcovitch pela Fea/usp (1996)
>>> O primeiro livro da criança sobre psicoterapia de Marc a. nemiroff,jane annunziata pela Artmed (1995)
>>> Visao para o universo: uma iniciação a astronomia 7ª edição de Romildo póvoa faria pela Ática (1996)
>>> Opart ilusões do olhar de Denise mattar pela Curatorial denise mattar (2015)
>>> O impressionismo e o brasil maio/junho/julho 2017 de Felipe chaimovich pela Mam, ministério da cultura, governo federal (2017)
>>> O Globo da Morte - Divino das Flores de Maria Alice Barroso pela Record (1981)
>>> Powerbase beginner de David evans pela Longman (2002)
>>> São paulo companhia de dança programa 2/2008 las noches, 1923 serenade, 1935 entreato, 2008 de Vários autores pela Assaoc (2008)
>>> Retorno do investimento em capital humano de Jac fitz-enz pela Makron books (2001)
>>> Santo amaro: jubileu de ouro da distrital santo amaro da associação comercial de sao paulo de Vários autores pela Associação comercial de são paulo (1986)
>>> Sociologia: introdução à ciência da sociedade 3ª edição rev. e ampl. de Cristina costa pela Moderna (2005)
COMENTÁRIOS

Terça-feira, 7/1/2003
Comentários
Leitores

Duas cidade: dois amores.
É extremamente revelador as duas postagens anteriores sobre o mesmo tema: Gui nos fala em "enjoy the party!!!" num mix de alienação-autohipnótica com embriaguês ideológica; Eduardo nos fala em realidade, sofrimento e esperança(a espera na confiança). Como pode a mesma coisa provocar "reações" tão diversas? A única resposta para tal dilema será uma e somente uma: um deles perdeu (ou seria, abdicou?) (d)aquele liame que nos une de forma indissociável(?) ä realidade, trocou a realidade pelo sonho utópico (do grego "lugar nenhum"); o outro sente, pensa e age como um indivíduo concreto, real e não como como uma "idéia". "Quando os homens estão dormindo, cada qual está no seu mundo. Quando estão acordados, todos estão no mesmo mundo". Fugir para o sonho é a meneira mais fácil de se furtar ao dever que nos é imposto pela realidade: o da responsabilidade de ser nós mesmos, a responsabilidade autoral de arcar com o peso da existência individual, renunciar a ilusão de uma vida vazia e falsa, calcada na tranquilidade e segurança do sonho grupal ou no solipsismo do seu mundinho hermético, cercado da vacuidade, do mundo das brumas dos sonhos alheios. " — Você acredita em Deus? — Respondo como Henry Miller: o problema não é se eu acredito em Deus, mas se Deus acredita em mim. A realidade de Deus é para mim uma evidência invencível, na medida em que Deus se identifica com a infinitude metafísica que é o fundamento de toda realidade possível. As pessoas hoje em dia têm alguma dificuldade de compreender isso porque se deixaram enganar por falsas lógicas (como a de Georg Cantor, por exemplo) e acabaram por perder todo sentido da infinitude metafísica. A resposta de Miller significa que nossa vida é uma história escrita tanto por Deus quanto por nós mesmos, e que no enredo você corre o risco de escolher o papel de farsante, de mentiroso, de vigarista. É importante ter idéias verdadeiras, mas isso não é tudo. É preciso também viver no verdadeiro, isto é, não fingir que você sabe o que não sabe, nem que não sabe aquilo que sabe perfeitamente bem. Se você não é fiel a essas duas exigências, sua vida é uma mentira e o conteúdo pretensamente verdadeiro de seus pensamentos não é senão uma parte da farsa total - aquela parcela de verdade de que a mentira precisa para se tornar mais verossímil. Aí Deus não pode acreditar em você, porque, no fundo, você não existe." Olavo de Carvalho. Um abraço fraterno; MARCUS PIMENTA

[Sobre "Todas as paixões desperdiçadas"]

por marcus moreira lassa
7/1/2003 às
15h03 200.255.122.8
(+) marcus moreira lassa no Digestivo...
 
Parabéns!
Rodrigo: parabéns! Já no primeiro parágrafo fostes muuuito feliz. No todo, podemos resumir assim: os clássicos para aterrorizar os jovens vestibulandos e a não utilização de autores contemporâneos (brasileiros) para emburrecê-los: não leiam, porque ler pode levar ao raciocínio...

[Sobre "Por que ler Os Sertões hoje?"]

por Romilda Raeder
7/1/2003 às
09h47 143.108.13.82
(+) Romilda Raeder no Digestivo...
 
Também é preciso marketing
O jornalismo internético afirmar-se-á pela competência de seus atores em desenvolver conteúdo de qualidade para um público claramente identificado e educado para o uso deste novo meio. Quanto a questão de qualidade do produto, o Julio disse tudo: é preciso resistir à tentação do trabalho superficial, apressado, fácil. No que se refere à audiência da internet, lembro a necessidade de se investir em pesquisa para conhecê-lo melhor e em táticas promocionais coerentes com o seu comportamento.

[Sobre "Digestivo nº 114"]

por Héber Sales
5/1/2003 às
13h16 200.128.62.8
(+) Héber Sales no Digestivo...
 
Tarefa para iniciados
Julio, acompanhar a trilogia é tarefa para iniciados: quem não leu fica meio perdido ao assistir os filmes. Constatei isso conversando com vários amigos nesta condição. Quanto aos leitores, é frustrante ver essas películas: tudo soa muito superficial, sem o significado universal, de valor moral, sentido na leitura da obra de Tolkien. Uma sugestão para quem se interessa pela estória: leiam o livro (completo!) e esqueçam a última seqüência cinematográfica - ou a vejam apenas por curiosidade, como faço.

[Sobre "Digestivo nº 115"]

por Héber Sales
5/1/2003 às
13h05 200.128.62.8
(+) Héber Sales no Digestivo...
 
Muito obrigado
Eduardo, Muito obrigado. Eu, como Ibrahim sou um havanero. Eu, como Ibrahim, passei por Brasil e conheci pela primeira vez a liberdade. Eu, como Ibrahim, demorei para entender que simples operarios fizessem churrascos aos domingos; embora eu, a diferenca de Ibrahim, fui para o Brasil sabendo que nao voltaria a Cuba. E passei cinco, as vezes muito duros, mas sempre belos anos no Brasil ate que vim para os Estados Unidos o ano pasado. Checo varios sites brasileiros todo santo dia e sigo a situacao no Brasil. Ja, ja, ja sei de Palocci, e do compromisso com a responsabilidade fiscal e com a democracia, etc, etc, etc. Mas o meu instinto me diz que tem alguma coisa muito errada nessa tremenda euforia, nessas expectativas todas. Lula (nem mesmo Deus se virasse presidente) nao vai poder fazer o que prometeu, e pode se virar para a demagogia e o populismo mais aberto. E logo essas amizades, ne? Chavez y Fidel. Nao sei. Tambem muita coisa pode dar certo e o Brasil terminar de convertir-se num pais estavel. Mas acho que agora e vital que as pessoas alertem e que falem tambem dos riscos. Ah, Eduardo. Sua descripcao da Havana e muito leal a verdade. Muito obrigado. Eduardo

[Sobre "Todas as paixões desperdiçadas"]

por Eduardo
2/1/2003 às
17h25 199.242.231.156
(+) Eduardo no Digestivo...
 
Continue
Alexandre, Te "fala" um cubano-brasileiro que mora agora na Florida. Eu tambem estou com um pouco de medo, apesar de Palocci e tudo o mais. E tambem fiquei horrorizado com a historia de Regina Duarte. Com toda a historia, alias, porque nao foi so Lula quem triturou a Regina. Outro detalhinho. Eu achei estupido e irrespetuoso de parte de Bush subrepresentar desse jeito a delegacao americana a posse do Lula. Mas achei pior o Lula receber logo a Chavez e Fidel. Mas companhias... E o que e pior, poderia ser um sinal de uma perigosa inversao de prioridades na politica exterior do Brasil. Alguem precisa explicar ao pessoal do PT que o dinheiro esta no Norte e que ai tera o Brasil que vender seus produtos se quer alimentar a todos seus filhos. Uma dose de escepticismo e sempre boa. Que ninguem se cale. Que ninguem se cale. Que ninguem se cale. Obrigado Alexandre. Boa sorte, Lula. Boa sorte Brasil. Abracos a todos, Eduardo

[Sobre "Noblesse Oblige"]

por Eduardo
2/1/2003 às
14h32 199.242.231.156
(+) Eduardo no Digestivo...
 
Feliz Ano Novo!!!
Caro Eduardo, entendo a sua preocupaçao com o futuro do nosso pais, mas e preciso compreender que a realidade historica atual e totalmente diversa dos tempos da revoluçao cubana. Nao seja tao burgues! Enjoy the party!!!

[Sobre "Todas as paixões desperdiçadas"]

por Gui
30/12/2002 às
11h38 200.168.19.166
(+) Gui no Digestivo...
 
JORNALISTA
VOCE VAI BEM. MAS LEIA MUITO E DE TUDO.

[Sobre "Francis Ford Coppola"]

por NAHUM SIROTSKY
27/12/2002 às
18h46 62.219.120.116
(+) NAHUM SIROTSKY no Digestivo...
 
The wonder years
Melhor seriado da história, dá de 10 a 0 em FRIENDS! Até hoje me emociono com alguns episódios que tenho aqui gravados.. uma pena que a tv aberta ñ se conscientiza que colocar anos incriveis num horario adequado daria uma boa audiencia e todos sairiam ganhando.. e pior q eu ñ tenho multishow

[Sobre "Anos Incríveis"]

por Herbert
27/12/2002 às
17h16 200.148.3.71
(+) Herbert no Digestivo...
 
fantastico!!!
Artigo fantastico!!! São textos assim que fazem da leitura um grande prazer.

[Sobre "Novas leis de Murphy"]

por Karla Martins
27/12/2002 às
14h12 200.148.43.7
(+) Karla Martins no Digestivo...
 
Julio Daio Borges
Editor
mais comentários

Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




Marx Brothers
Paul Duncan
Taschen
(2007)



Problems and Solutions in Biological Sequence Analysis
Mark Borodovsky e Svetlana Ekisheva
Cambridge University Press
(2006)



Jograis e Representações Evangelicas Vol. 3
José Viana dos Santos
Cpad
(2003)



A Mentira da Racionalidade
Tim Ash
Gente
(2022)



Saudades do século 20
Ruy Castro
Companhia das letras
(1994)



Livro Exceção De Pré-Executividade Doutrina Jurisprudência Prática
Rita Dias Nolasco
Método
(2003)



HQ/Gibi Flash Gordon - Volume 14
Dan Barry
Paladino
(1974)



Crônicas para Ler na Escola
Zuenir Ventura
Objetiva
(2015)



A Revista da Nova era Saint Germain Ano 3 Nº 8
Ponte para Liberdade
Ponte para a Liberdade
(2003)



Investment Management
Frank J. Fabozzi
Prentice Hall
(1994)
+ frete grátis





busca | avançada
39923 visitas/dia
2,0 milhões/mês