PRESS-RELEASES >>> Encaminhar Release/Sugestão
Quarta-feira,
2/7/2025
Releases/Sugestões
Assessorias e Jornalistas
 |
|
Jade Baraldo e Josiel Konrad agitam o Dolores Club, na Lapa (RJ)

Jade Baraldo, voz poderosa e visceral que transita entre o pop experimental e a MPB contemporânea, e Josiel Konrad, cantor e trombonista que carrega a força da Baixada Fluminense em sua arte, chegam ao palco do Dolores Club, na Lapa, no dia 04 de julho, sexta-feira, às 20h, para uma apresentação arrebatadora.
Serviço:
Data e hora: 04 de julho, sexta-feira, às 20h
Endereço: Dolores Club – Rua do Lavradio, nº 10, Lapa, Rio de Janeiro - RJ
Ingressos: de R$ 30 a R$ 60, vendas pelo site https://bileto.sympla.com.br/event/107014/d/321770/s/2192881
Classificação etária: 18 anos
Local com acessibilidade
Assessoria de imprensa: Carlos Pinho
Rede social:
https://www.instagram.com/jadebaraldo/
https://www.instagram.com/josielkonrad/
Saiba Mais
por Carlos Pinho
2/7/2025 às 10h11
|
|
Rio Memórias lança galeria “Rio sobre rochas” em evento gratuito no RJ

Na quarta-feira, 9 de julho, das 12h às 14h, o Rio Memórias faz um evento de lançamento de sua mais nova galeria online: "Rio sobre rochas", no Anfiteatro Junito Brandão, na PUC Rio (Rua Marquês de São Vicente, 225, Gávea). No evento, acontece uma conversa entre o geógrafo Marcelo Motta de Freitas, curador da galeria, e a Secretária de Meio Ambiente Tainá de Paula.
Depois de abordar a história social da cidade, o museu virtual se debruça na geografia carioca, onde o relevo não é apenas cenário — é protagonista da vida que pulsa entre montanhas, vales, praias e baixadas.
Na sequência da conversa, acontece a apresentação do cantor e poeta Maui, cria de Caxias, revelação na mistura de beats e gêneros eletrônicos e a participação da poeta Cau, vulgo 4-Ó numa performance que envolve poesia e música na medida perfeita.
Serviço:
Local: Anfiteatro Junito Brandão, na PUC Rio (Rua Marquês de São Vicente, 225, Gávea)
Não é necessária inscrição prévia.
Entrada gratuita
Saiba Mais
por Carlos Pinho
2/7/2025 às 09h51
|
|
Drama da pandemia em Manaus é tema da peça Desassossego

O espetáculo gratuito Desassossego, do Grupo Jurubebas de Teatro (AM), será apresentado nos dias 11 e 12 de julho no Complexo Cultural Samambaia. A peça retrata o caos da crise de oxigênio em Manaus durante a pandemia de 2021 e propõe uma reflexão sensível sobre luto, dor e memória coletiva, com forte influência estética de Grotowski e Odin Teatret. Com sete prêmios nacionais, a montagem reúne teatro clássico e contemporâneo, abordando também a representatividade indígena. Após as sessões, haverá roda de conversa com o ator indígena Leandro Paz e a historiadora Kokama Maurille Gomes. A circulação é realizada com apoio da Bolsa Funarte de Teatro Myriam Muniz 2023. A programação inclui ainda oficinas gratuitas nos dias 13 e 15, no Espaço Cultural H2O. A circulação integra o projeto Desassossego In Loco, com apoio da Bolsa Funarte Myriam Muniz. Classificação: 14 anos. Mais informações e inscrições: grupojurubebas.com.
Saiba Mais
por Baú Comunicação Integrada
1/7/2025 às 15h42
|
|
14º Rio Festival Internacional de Cine LGBTQIA+

14º Rio Festival Internacional de Cine LGBTQIA+
Instituto Cervantes, em Botafogo, tem programação diversificada, incluindo o ciclo de cinema “Mostra Fire!!” e uma masterclass com o diretor argentino Marco Berger
Em seu 14º ano no Rio de Janeiro, O Festival Internacional de Cinema RioLGBTQIA+ 2025 promove a visibilidade e a celebração da diversidade LGBTQIA+ através do cinema. O evento contará com uma programação diversificada, incluindo estreia de filmes em longa, média e curta metragens de ficção, documentário, experimental e animação em sessões temáticas, painéis e debates com especialistas, encontros com equipe dos filmes, oficinas de cinema e palestras sobre teoria queer e história LGBTQIA+. Além disso, eventos culturais paralelos, como performances, enriquecerão a experiência. O festival busca ampliar a representação, fomentar a inclusão e estimular o debate sobre questões LGBTQIA+ na sociedade. A realização do festival está programada para ocorrer de 3 a 9 de julho de 2025 e
Saiba Mais
por BriefCom/Bia Sampaio
1/7/2025 às 11h44
|
|
Lenna Baheule ministra atividades gratuitas no Sesc Bom Retiro
A cantora e multiartista moçambicana, Lenna Bahule, participa de duas atividades gratuitas no Sesc Bom Retiro, com acesso livre. A artista está na programação do Sons do Mundo, promovido pela unidade.
Na quinta-feira (26), Lenna fez bate papo com o público, das 19h às 20h30, no Teatro, sobre “A Influência da Música Africana e da Música Latino-Americana no Mundo”, com mediação de Magda Pucci.
Na sexta (27), ela ministra a oficina “Memórias daqui, cantares e outros sons”, das 18h30 às 19h45, uma vivência musical com performance interativa, para que os participantes possam viajar pelos sons, ritmos e cantorias do cancioneiro popular africano e de Moçambique. A oficina é baseada no disco homônimo que Lenna lançou pensando especialmente nas crianças. Um convite também aos pequenos e a toda família.
Data: 27 de junho (sexta)
Local: Sesc Bom Retiro - Praça de Convivência
Horário: 18h30 às 19h45
Duração: 75 minutos
Ingressos: gratuito, acesso livre
Perfil: para crianças e toda a
Saiba Mais
por N. Silva
27/6/2025 às 11h49
|
|
“Carvão”, novo espetáculo da Cia. Sansacroma, estreia no Sesc Consolação
A Cia. Sansacroma, uma das companhias de dança contemporânea preta mais importantes de São Paulo, estreia o espetáculo “Carvão” entre os dias 10 e 13 de julho, quinta a sábado, às 20h, e domingo, às 18h, no Sesc Consolação, no Teatro Anchieta. O grupo apresenta uma coreografia-manifesto que investiga as narrativas do amor negro como ato político, filosófico e ancestral, atravessado por violências históricas e persistentes.
Inspirado nos pensamentos da autora bell hooks, o espetáculo entende o amor não como romantização, mas sim, como uma prática de liberdade. Amar, para corpos negros, é um gesto radical de resistência à desumanização e uma recusa ativa às lógicas coloniais que tentam romper e apagar os laços afetivos e comunitários.
Saiba Mais
por Marrese Assessoria
27/6/2025 às 06h50
|
|
“Itália Brutalista: a arte do concreto”
“Itália Brutalista: a arte do concreto”
Fotografias dos italianos Roberto Conte e Stefano Perego serão apresentadas no
Polo Cultural ItaliaNoRio, em exposição inédita no Brasil
Reconhecidos mundialmente por registrar a arquitetura italiana, os fotógrafos Roberto Conte e Stefano Perego percorreram, por mais de cinco anos, toda a península de seu país de origem, cobrindo cerca de 20.000 quilômetros para documentar a grande variedade de edifícios brutalistas de diferentes tipos. Concluídas principalmente entre os anos 60 e 80 e caracterizadas pelo uso de concreto armado aparente, bem como por elementos estruturais claros e bem definidos, as construções delineiam uma estética essencial e única. Parte significativa destes registros poderá ser conhecida em “Itália Brutalista: a arte do concreto”, exposição aberta ao público no Polo Cultural ItaliaNoRio, no Centro, a partir do dia 4 de julho.
Saiba Mais
por BriefCom/Bia Sampaio
25/6/2025 às 17h31
|
|
“Diversos Cervantes 2025”

No sábado, dia 28 de junho, o Instituto Cervantes do Rio de Janeiro abrigará a terceira edição do” Diversos Cervantes”, em comemoração ao Dia do Orgulho LGBTQIAPN+. Durante todo o evento, haverá uma feira de produtos, serviços e gastronomia argentina e peruana, além da presença de uma empresa especializada em turismo LGBTQIAPN+, que oferecerá informações e pacotes voltados para esse público. A programação, que começa às 10 horas da manhã, está repleta de atividades culturais, acadêmicas e artísticas.
O evento abre com uma roda de poesias na Biblioteca Nélida Piñon, que também organiza uma mostra bibliográfica com obras de sua Coleção LGBTQIAPN+. Em seguida, uma série de palestras acontece ao longo do dia, abordando diferentes aspectos do universo LGBTQIAPN+.
Serviço
Local: Instituto Cervantes do Rio de Janeiro
Endereço: Rua Visconde de Ouro Preto, 62 – Botafogo – RJ
Informações à imprensa: BriefCom Assessoria de Comunicação/Bia Sampaio: (21) 98181-8351/biasampaio@briefcom.com.br/@
Saiba Mais
por BriefCom/Bia Sampaio
25/6/2025 às 09h48
|
|
Francisco Morato ganha livro inédito com contos inspirados na cidade

Francisco Morato ganha, neste mês, uma homenagem literária à altura de suas histórias. No dia 19 de julho, será lançado o livro Contos Moratenses, uma antologia inédita com cinco contos inspirados na cidade e escritos por autores da região: Cleuza Lucas, J. R. Martins, Marçal Machado, Stefane Magalhães e Yasmin Malaquias. Realizada pela Pome Editorial, com apoio da Romã Atômica, a obra reúne textos selecionados a partir de um chamamento público que propôs um desafio: pensar a cidade a partir do afeto, da memória e da vida cotidiana. A publicação, que foi contemplada pela chamada pública para fomento à execução de ações culturais, marca o primeiro livro da Pome Editorial.
Saiba Mais
por Romã Atômica
24/6/2025 às 15h32
|
|
5º CineFestival Internacional de Ecoperformance reflete sobre desafios ecopolíticos pela arte
De 27 a 29 de junho, acontece a edição São Paulo do V CineFestival Internacional de Ecoperformance. O festival itinerante exibe 44 filmes em curta-metragem, de 26 países, com entrada gratuita no Cine Satyros Bijou.
Na interseção entre cinema, artes performativas e ecologia, esta 5ª edição é uma resposta artística aos desafios ecopolíticos atuais. A seleção promove filmes que dialogam com as artes performativas e visuais tradicionais (dança, teatro, canto, música, escultura) e exploram as novas ferramentas digitais.
Além das edições regionais, o festival também realiza exibição online dos filmes, entre 4 e 6 de julho, com acesso livre, pelo canal YouTube do IEFF (International Ecoperformance Film Festival). Mesmo período em que serão anunciados os filmes vencedores deste ano.
Serviço:
V CineFestival Internacional de Ecoperformance - Edição SP
27 a 29 de junho
Horário: 21 às 23h/sexta-feira, 14 às 18h/sábado e domingo.
Cine Satyros Bijou (consolação)
Entrada gratuita
Saiba Mais
por T Araujo
24/6/2025 às 12h54
|
|
DIA M marca os 207 anos de Karl Marx com programação variada no Armazém da Utopia dia 28 de junho E
Evento gratuito no Rio de Janeiro promove um dia inteiro de atividades, como feira do livro, intervenção cênica da Companhia Ensaio Aberto e espaço infantil, além de rodas de conversa para discutir temas contemporâneos e o legado de Karl Marx
Dia 28 de junho, sábado, de 12h às 21h, a Boitempo e Armazém da Utopia promovem, com apoio das fundações Lauro Campos e Marielle Franco e Maurício Grabois, a primeira edição da Festa de aniversário de Karl Marx na capital carioca. O espaço do Armazém da Utopia, no Cais do Porto, vai reunir barracas de livros, intervenções cênicas da Companhia Ensaio Aberto, música, tarde de autógrafos venda de camisetas, e o evento vai contar ainda com o Espaço Camaradinha, com atividades infantis, além de visitas guiadas e um bolo para o aniversariante. A entrada é gratuita.
A programação reúne nomes como Arlene Clemesha, Elias Jabbour, José Paulo Netto e Tal
Saiba Mais
por Armazém Comunicação
23/6/2025 às 16h33
|
|
Projeto “Clássicos em Cena” leva trio Conversa Ribeira em Itapira

A edição de junho do projeto “Clássicos em Cena” recebe o trio campineiro Conversa Ribeira, no dia 25 de junho, às 19h, no anfiteatro do Grupo Penha, localizado na Rua Comendador Funabashi Tokuji, 278, Jardim Ivete, com entrada franca.
Em mais de 20 anos de atividade, o Conversa Ribeira é formado por Andrea dos Guimarães (voz), Daniel Muller (piano e acordeon) e João Paulo Amaral (viola caipira e voz). Seu repertório revisita composições tradicionais da música caipira e propõe releituras de obras de artistas da MPB cuja linguagem dialoga com o universo rural.
No concerto, o público poderá apreciar uma seleção de ritmos como toada, cururu, cateretê, moda de viola e guarânia, com interpretações de músicas como Amanheceu (Renato Teixeira), Tristeza do Jeca (Angelino de Oliveira), Um Violeiro Toca (Almir Sater/Renato Teixeira), Triste Berrante (Adauto Santos) e Vide Vida Marvada (Rolando Boldrin).
Com patrocínio do Grupo Penha, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, esta
Saiba Mais
por A2N Comunicação
23/6/2025 às 13h34
|
|
Tá todo mundo rindo? Letramento Anticapacitista

Programação de junho do Sesc Carmo terá bate-papo com o grupo Comédia Sentada
Dia 27/6, sexta. Às 10h e 16h.
GRÁTIS | Inscrições abertas
Tradução simultânea em LIBRAS.
Os integrantes do grupo Comédia Sentada - coletivo de humor formado por comediantes pessoas com deficiência - permearão sobre o conteúdo do livro "Tá Todo Mundo Rindo?" e assuntos relacionados, traçando paralelo da história da arte ao longo dos séculos com a história do protagonismo das pessoas com deficiência.
Visando debate e letramento sobre o capacitismo, os artistas trarão experiências de vida, informações e percepções sobre o tema, passando por pontos como capacitismo estrutural, Lei Brasileira de Inclusão, referências de artistas com deficiência e o papel do aliado para a produção cultural DEF.
Saiba Mais
por Sesc Carmo
23/6/2025 às 12h11
|
|
Sesc 14 Bis apresenta nova montagem da Companhia de Teatro Heliópolis que aborda a vida pós-cárcere

A Companhia de Teatro Heliópolis estreia seu novo espetáculo A Boca que Tudo Come Tem Fome (Do Cárcere às Ruas) no dia 10 de julho, quinta-feira, no Sesc 14 Bis, às 20h. A montagem - que aborda a vida e os obstáculos enfrentados por pessoas egressas do sistema prisional - fica em cartaz de quinta a domingo, até o dia 3 de agosto. Com dramaturgia de Dione Carlos e encenação de Miguel Rocha, A Boca que Tudo Come Tem Fome (Do Cárcere às Ruas) joga luz sobre a questão: o que significa recuperar a liberdade? Em cena, seis pessoas que passaram pelo sistema prisional brasileiro têm suas trajetórias entrelaçadas. Diante das dificuldades de reinserção social e reconstrução da própria vida, cada uma delas, a seu modo, tenta encontrar uma saída. As marcas do período que passaram atrás das grades permanecem na memória, no corpo e nos afetos. Exu, o orixá das encruzilhadas e destrancador dos caminhos, aparece como uma presença provocativa ao despertar naqueles sujeitos a fome por novos começos e
Saiba Mais
por Verbena Comunicação
23/6/2025 às 10h17
|
|
No MASP, encontro gratuito discute a obra de Victor Brecheret, com ênfase na temática indígena
O auditório do Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand - MASP - receberá a professora e historiadora da arte, Maria Izabel Branco Ribeiro em 1º de julho, às 18h, para uma conversa sobre projeto “Brecheret Modernista – A Imagem Indígena como Símbolo de Brasilidade”, de curadoria também da palestrante e que teve itinerância pelas cidades de Belo Horizonte (MG), Belém (PA) e São Luís (MA).
Realizado pelo Instituto Victor Brecheret, o encontro apresentará reflexões sobre a importância do ítalo-brasileiro Victor Brecheret (1894-1955) - um dos mais renomados expoentes do universo da escultura do país - no contexto do modernismo brasileiro, com ênfase na representação indígena como símbolo de brasilidade. Um panorama sobre como os vínculos, interesses e referências na cultura de diferentes grupos originários da floresta refletem na obra do artista.
Gratuita, a atividade tem previsão de uma hora de duração e os interessados devem retirar os ingressos antecipadamente pelo Sympla.
Saiba Mais
por Arte Padilla
23/6/2025 às 09h29
|
|
Julio Daio Borges
Editor
mais pressreleases
|
|