No InterCon 2009 I | Digestivo Cultural

busca | avançada
53754 visitas/dia
2,0 milhão/mês
Mais Recentes
>>> Água de Vintém no Sesc 24 de Maio
>>> Wanderléa canta choros no Sesc 24 de Maio
>>> Vitor Lopes e convidados no Sesc 24 de Maio
>>> Nilze Carvalho no Sesc 24 de Maio
>>> Choro Interior no Sesc 24 de Maio
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> Garganta profunda_Dusty Springfield
>>> Susan Sontag em carne e osso
>>> Todas as artes: Jardel Dias Cavalcanti
>>> Soco no saco
>>> Xingando semáforos inocentes
>>> Os autômatos de Agnaldo Pinho
>>> Esporte de risco
>>> Tito Leite atravessa o deserto com poesia
>>> Sim, Thomas Bernhard
>>> The Nothingness Club e a mente noir de um poeta
Colunistas
Últimos Posts
>>> Folha:'Censura promovida por Moraes tem de acabar'
>>> Pondé sobre o crime de opinião no Brasil de hoje
>>> Uma nova forma de Macarthismo?
>>> Metallica homenageando Elton John
>>> Fernando Schüler sobre a liberdade de expressão
>>> Confissões de uma jovem leitora
>>> Ray Kurzweil sobre a singularidade (2024)
>>> O robô da Figure e da OpenAI
>>> Felipe Miranda e Luiz Parreiras (2024)
>>> Caminhos para a sabedoria
Últimos Posts
>>> Mestres do ar, a esperança nos céus da II Guerra
>>> O Mal necessário
>>> Guerra. Estupidez e desvario.
>>> Calourada
>>> Apagão
>>> Napoleão, de Ridley de Scott: nem todo poder basta
>>> Sem noção
>>> Ícaro e Satã
>>> Ser ou parecer
>>> O laticínio do demônio
Blogueiros
Mais Recentes
>>> Sobre Jobs e Da Vinci
>>> Bom Bril: de volta na sua TV
>>> O Presépio e o Artesanato Figureiro de Taubaté
>>> De volta às férias I
>>> 21º de Mozart: Pollini e Muti
>>> O blog que ninguém lê…
>>> Ganha-pão
>>> O batom
>>> A máquina de poder que aprisiona o espírito
>>> Magnopyrol
Mais Recentes
>>> A Escolha - A Seleção Vol. 3 de Kiera Cass pela Seguinte (2014)
>>> Coaching de Grupo e Equipe - Meta-Coaching de L. Michael Hall pela Qualitymark (2014)
>>> O profeta (Pocket) de Khalil Gibran pela Lpm Pocket (2005)
>>> Diários Do Vampiro: Reunião Sombria de L .J. Smith pela Galera Record (2010)
>>> Coach de Ouro - Como Alcançar o Sucesso em uma Atividade Atraente e Rentável de Alan Weiss pela Bookman (2012)
>>> Mindfulness Para Crianças de Vitor Friary pela Sinopsys (2018)
>>> O amigo de infância de Maigret (Pocket) de Georges Simenon pela Lpm Pocket (2009)
>>> Tudo E Mais Um Pouco de Bonnie Fuller pela Academia de Inteligência (2007)
>>> Como Salvar Um Vampiro Apaixonado de Beth Fantaskey pela Arqueiro (2013)
>>> Os Segredos Das Mulheres Inteligentes de Julia Sokol; Steven Carter pela Sextante (2010)
>>> Manual do CEO - Um Verdadeiro MBA para o Gestor do Século XXI de Josh Kaufman pela Saraiva (2012)
>>> Os Hungareses de Suzana Montoro pela Rocco (2013)
>>> Coaching Com PNL de Andrea Lages, Joseph Oconnor pela Qualitymark (2004)
>>> A Declaração de Brian Moore pela Companhia Das Letras (1998)
>>> A Declaração de Brian Moore pela Companhia Das Letras (1998)
>>> É Preciso Pouco Para Ser Feliz: Os Doze Passos Para A Felicidade de Giuliano Milan pela Novo Século (2010)
>>> Tuareg (Pocket) de Alberto Vázquez Figueroa pela Lpm Pocket (2002)
>>> Trono Destruído de Victoria Aveyard pela Seguinte (2019)
>>> Livro Literatura Estrangeira se eu Ficar de Gayle Forman pela Novo Conceito (2014)
>>> A Mulher Do Mágico de Brian Moore pela Companhia Das Letras (2000)
>>> Como Se Tornar Um Bom Orador E Se Relacionar Bem Com A Imprensa de Reinaldo Polito pela Saraiva (1997)
>>> No Rastro De Chet Baker de Bill Moody pela Jorge Zahar (2002)
>>> Livro Literatura Estrangeira Um Dia Vinte Anos. Duas Pessoas. de David Nicholls pela Intrínseca (2011)
>>> Mais de 100 Histórias Maravilhosas de Marina Colasanti pela Global (2015)
>>> O Estado Jardim de Rick Moody pela Rocco (2001)
BLOG >>> Posts

Segunda-feira, 9/11/2009
No InterCon 2009 I
+ de 5300 Acessos
+ 2 Comentário(s)

Conheço o iMasters há algum tempo. É da idade do Digestivo? É mais velho que o Digestivo? Não sei dizer. Mas fiquei contente de receber o convite para assistir ao InterCon 2009. Cheguei no horário, "sem ter feito a lição de casa", como brincou o René de Paula Jr. (que encontrei logo na entrada). A piada interna queria dizer que estávamos descobrindo "na hora" o que ia, realmente, acontecer. O Ambiente Tecnologia me pareceu muito específico, com ferramentas que eu talvez nunca vá usar, logo, não assisti a nenhuma palestra dessa área. O Ambiente Criação e Inovação me chamou a atenção, mas só na parte da tarde, portanto, passei a manhã no Ambiente Business, que era, efetivamente, o que me interessava.

* * *

Logo na abertura, o Gil Giardelli, curador, me provocou aquela sensação: "Conheço ele de algum lugar..." Claro! Era um dos participantes do NewsCamp do ano passado: "Meu primeiro Camp". (Lembram?) Tudo bem que ele estava mais tímido, em abril de 2008, e que agora estava mais "produzido", comandando o show ― mas era o mesmo cara. No meio da plateia do Teatro do Renaissance, me bateu igualmente aquela sensação de "veterano" (olhando os "calouros"): fora o Gil, que estava no palco, eu não conhecia nenhuma outra pessoa. Se mal conheço os principais blogueiros, como vou conhecer os principais "tuiteiros"? (Nem sempre são os mesmos nomes...) Para completar ― com a febre dos smartphones ―, o grosso da audiência estava literalmente com a cara no celular: tuitando, "feicibucando", checando e-mails ― não podiam perder nada: no palco do Renaissance e no palco da internet.

* * *


Gil Giardelli em foto de barbutti

Da apresentação meio corrida do Gil, pesquei a palavra "inventivos", associada ao Pedro Markun, também a palavra "genialidade", associada ao Manoel Lemos, e uma frase que me pareceu boa, mas não sei se é dele (Gil): "Não use velhos mapas para descobrir novas terras". (Alguma referência ao mainstream media?) Achei engraçado porque o Pedro era um sujeito que participou do primeiro Palavra na Tela, e que ficou berrando, lá do fundo (da plateia), suas intervenções. Pensei na época: "Quem é esse cara? Por que se intromete com tanta veemência?" E o Manoel Lemos era o sujeito que fez uma bela careta quando falei, no evento da revista Bites (em junho do ano passado), que o Buscapé usava tabelas diferentes de remuneração (para diferentes sites). Ou seja: conheço eles, sei do que são feitos, conheço o Gil também, portanto confesso que achei os "adjetivos" (acima) um pouco exagerados... (C'mon, não fomos nós que inventamos o Twitter, nem o Blogger, nem a Wikipedia...)

* * *


Sérgio Amadeu em foto de Vagnão

A primeira palestra foi do Sérgio Amadeu, da Cásper Líbero, que eu poderia ter encontrado quando estive lá, neste ano, mas infelizmente não encontrei. Seu tema, no InterCon, era "Além das Redes de Comunicação" (um título não muito promissor). Começou falando de Linux, Apache, "top-down versus bottom-up", Benkler... até aí, nenhuma grande novidade. Foi melhorando quando retomou o significado do verbo to hack: cortar madeira com precisão. Para disparar que "os hackers estão no cerne da construção da internet". Foi acelerando o ritmo, e quando eu pensava que ia me perder no raciocínio dele, o pessoal mostrava que estava acompanhando de perto. Evocou o Grateful Dead, a oposição entre "ter propriedade(s)" e "ter relacionamento(s)" ("algo que é muito bonito, mas, na prática, o Google não concorda 100%...", anotei). Depois observou que software é muito mais difícil de manter do que de fazer (lembrei das mudanças no Digestivo, que estou implementando há meses...). Para encerrar com uma boa conclusão (a meu ver): "O que vale na rede é a cultura da liberade: para fazer algo, eu não tenho de pedir autorização".

* * *


Marcelo Coutinho em foto de Genésio

Depois da utopia, veio o outro lado do Muro de Berlim. Marcelo Coutinho, ex-executivo e atual consultor do Ibope, com "Sociedade Digital". Eu não sabia naquela altura, mas todo mundo meio que recontaria, ao longo do dia, a história da internet. A do Coutinho foi a mais bem estruturada. Ele desenterrou, por exemplo, a declaração de Bill Gates, sobre os investimentos de James Clark na Netscape (em meados da década de 90): "São uma bobagem, porque nenhuma empresa sobrevive dando coisas de graça. E ninguém vai usar essa tal de internet, que é um negócio para acadêmicos..." (Vai ver que, neste momento, alguém na Microsoft teve a feliz ideia de aposentar Bill Gates.) Coutinho sacou, também, uma boa expressão da cartola: socialcast, para se opor ao velho broadcast (da velha mídia). Revelou, ainda, que a principal preocupação de grandes executivos de comunicação, hoje, é a "perda do poder para o usuário" (leia-se: user-generated content). Questionou a fatia ínfima da internet no bolo publicitário brasileiro, de aproximadamente 4%, apesar de o Brasil ser uma das maiores audiências mundiais da Grande Rede. E opôs a sociedade industrial (controlada, hierarquizada, burocrática... alguém conhece?) à sociedade do conhecimento (a da internet). Mostrou, ainda, que o "mundo do bazar" (da 25 de Março?) não é, necessariamente, um caos. (The Cathedral and the Bazaar seria, igualmente, uma das referências mais citadas no Renaissance.)

* * *

Se a manhã começou mais "sonhadora", com o Amadeu, e foi pousando na realidade, com o Coutinho, a palestra do Carlos Nepomuceno, por sua vez, caiu como uma bomba sobre as pretensões dos irternautas brasileiros de "mudar o mundo". Ele abriu endossando o Coutinho: com 7 bilhões de pessoas no planeta, seria impossível manter o mesmo ambiente "comunicacional" (anterior à sociedade do conhecimento). Ou seja: hierarquia, controle, burocracia não funcionavam mais com bilhões de pessoas, que explodiriam ― como numa panela de pressão comunicacional ― quando surgisse a internet... Mas Nepomuceno tirou sarro do Twitter, dizendo que quem, efetivamente, inventou o microblog foi Jesus, com seus 12 seguidores, depois outros seguidores desses 12, e assim por diante... (A plateia caiu na gargalhada.) Apontou, sabiamente, que a nossa sociedade, hoje, se divide entre "tecno-otimistas" e "tecnofóbicos". E foi filosófico ao citar um francês desses aí: "Quanto mais conectados estamos, menos nos comunicamos". E para cunhar uma máxima própria: "Não tem como entender a internet sem uma visão histórica". Anotei outras boas: "Nossa sociedade foi toda ela estruturada no orkut de papel"; "Agora, só vale a turma que eu tenho no meu bolso? (No meu celular)?". Resumindo: para Carlos Nepomuceno ― como para tantos outros ―, a natureza humana não muda (apesar de toda a tecnologia).

* * *


Suzana Apelbaum em foto da Fenêtre

Depois da saída de Amadeu, Coutinho e Nepomuceno, o nível, durante a manhã, não se manteria mais o mesmo. Suzana Apelbaum (a "palestrante a confirmar") entrou pilhadíssima, falando sobre "mundo trans" e evocando termos interessantes, mas que não devem ser de sua autoria, como "mr. nobody" e "über repercussão". Também outras sacadas (que talvez sejam suas, mas nada de mais): "Cliente não passa briefing, cliente desabafa". (Enfim, eu não tenho muita paciência para publicitários falando sobre internet.) Mesmo o Michel Lent, que em geral é bastante inspirado, repetiu alguns clichês como: "poucos veículos para muita gente", "múltiplas plataformas e múltiplos formatos". E trocou a oposição "muita informação versus pouca atenção" pela oposição "muito conteúdo versus pouco tempo". Melhorou quando falou de idle time (o tempo ocioso que os nossos celulares, atualmente, preenchem), resumindo tudo com: "O valor, hoje, está em oferecer algo que justifique um pedaço de tempo do consumidor/cliente". A Márcia Matos, embora do Sebrae, provocou sono e evasão da sala, com seus slides do começo do século. E o Hernani Dimantas já foi mais inovador ― até me xingou um dia no Marketing Hacker (!) ―, mas acabou se tornando ".gov", e me pareceu meio acomodado (sem a mesma esperança de antes)... Perdi o Gil (na verdade, nem sei se ele falou o que estava programado) e perdi o Cazé (porque já o havia visto, sobre o Gengibre, na Campus Party...).

* * *

Dessa manhã, concluí que já fui tão sonhador quanto o Amadeu, e que, portanto, não o condeno. Apenas acho que estamos construindo empresas agora sobre a plataforma do Google, assim como construimos antes sobre a plataforma da Microsoft. Ou seja: são grandes empresas, que querem dominar o mundo ― então qual é, no fim das contas, a grande novidade e a grande "revolução"? Dependemos ainda delas, ou não? Concordei mais com o Coutinho, porque ― pelo que entendi da mensagem dele ― alguém tem de fazer a "ponte" entre a internet e o mundo off-line. No Brasil, esse foi o fator de sucesso de empresas como Buscapé, que cadastrava pequenos comerciantes, MercadoLivre, que cadastrou pequenos vendedores (e compradores), e, mais recentemente, a Estante Virtual, que conecta livreiros e leitores (e que começou com velhos sebos cheios de mofo). O Nepomuceno funcionou como um balde de água fria sobre a Web brasileira, mas não concordo 100% com ele. A internet não muda o mundo tanto quanto o Amadeu gostaria, mas, ainda assim, muda o mundo, se juntarmos o pragmatismo do Coutinho (otimista na ação) com ceticismo do Nepomuceno (pessimista na avaliação).

Nota do Autor
(Continua aqui...)


Postado por Julio Daio Borges
Em 9/11/2009 às 19h16

Mais Julio Daio Borges no Blog
* esta seção é livre, não refletindo necessariamente a opinião do site

ENVIAR POR E-MAIL
E-mail:
Observações:
COMENTÁRIO(S) DOS LEITORES
14/11/2009
09h58min
Julio, ótima cobertura! Vou voltar sempre! Mas não deixei de ser um sonhador! Lógico que podemos mudar o mundo! Abs.
[Leia outros Comentários de Gil Giardelli]
18/11/2009
11h05min
Gostei do post, principalmente das considerações finais, quando se refere aos fatores de modificação da sociedade através da internet... Talvez, nos próximos dez anos, a internet mude uma parcela mais abandonada da sociedade: é nisto que prefiro crer. (Não sei se pra melhor ou pra pior...)
[Leia outros Comentários de N]
COMENTE ESTE TEXTO
Nome:
E-mail:
Blog/Twitter:
* o Digestivo Cultural se reserva o direito de ignorar Comentários que se utilizem de linguagem chula, difamatória ou ilegal;

** mensagens com tamanho superior a 1000 toques, sem identificação ou postadas por e-mails inválidos serão igualmente descartadas;

*** tampouco serão admitidos os 10 tipos de Comentador de Forum.

Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




Chá de ópio
Bianca Tam
Record
(1985)



Curiosidades Históricas
Rogério Sidaoui
Ibrasa
(2004)



O Livro dos Espíritos
Allan Kardec (1804-1869)
IDE - Instituto de Difusão Espírita
(1996)



As Aventuras de Tom Sawyer
Mark Twain
L&pm Pocket
(2002)



Em busca das sociedades secretas
Clayton Matthews
Três
(1970)



Resumo de Direito Comercial
Maximilianus C A Fuhrer
Malheiros
(1990)



Atlas de Cirurgia Vaginal Anatomia e Tecnica Cirurgica - Vol 1
Reiffenstuhl / Platzer
Manole
(1978)



Da alquimia à química
Ana M. Alfonso Goldfarto
Sem
(1987)



Marca
Robério Santos
Bella
(2020)



Economia Brasileira Contemporânea ( 7. Ed.)
Amaury Patrick Gremaud e Outros
Atlas
(2009)





busca | avançada
53754 visitas/dia
2,0 milhão/mês