Digestivo nº 372 | Julio Daio Borges | Digestivo Cultural

busca | avançada
41111 visitas/dia
2,0 milhões/mês
Mais Recentes
>>> Inscrições abertas para o Festival de Cinema de Três Passos
>>> Lenna Bahule e Tiganá Santana fazem shows no Sons do Mundo do Sesc Bom Retiro
>>> CCBB Educativo realiza oficinas que unem arte, tradição e festa popular
>>> Peça Dzi Croquettes Sem Censura estreia em São Paulo nesta quinta (12/6)
>>> Agenda: editora orlando estreia com livro de contos da premiada escritora Myriam Scotti
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> Stalking monetizado
>>> A eutanásia do sentido, a poesia de Ronald Polito
>>> Folia de Reis
>>> Mario Vargas Llosa (1936-2025)
>>> A vida, a morte e a burocracia
>>> O nome da Roza
>>> Dinamite Pura, vinil de Bernardo Pellegrini
>>> Do lumpemproletariado ao jet set almofadinha...
>>> A Espada da Justiça, de Kleiton Ferreira
>>> Left Lovers, de Pedro Castilho: poesia-melancolia
Colunistas
Últimos Posts
>>> Ilya Sutskever na Universidade de Toronto
>>> Vibe Coding, um guia da Y Combinator
>>> Microsoft Build 2025
>>> Claude Code by Boris Cherny
>>> Behind the Tech com Sam Altman (2019)
>>> Sergey Brin, do Google, no All-In
>>> Claude 4 com Mike Krieger, do Instagram
>>> NotebookLM
>>> Jony Ive, designer do iPhone, se junta à OpenAI
>>> Luiz Schwarcz no Roda Viva
Últimos Posts
>>> O Drama
>>> Encontro em Ipanema (e outras histórias)
>>> Jurado número 2, quando a incerteza é a lei
>>> Nosferatu, a sombra que não esconde mais
>>> Teatro: Jacó Timbau no Redemunho da Terra
>>> Teatro: O Pequeno Senhor do Tempo, em Campinas
>>> PoloAC lança campanha da Visibilidade Trans
>>> O Poeta do Cordel: comédia chega a Campinas
>>> Estágios da Solidão estreia em Campinas
>>> Transforme histórias em experiências lucrativas
Blogueiros
Mais Recentes
>>> Quem é (e o que faz) Julio Daio Borges
>>> A importância do nome das coisas
>>> A revista Bizz
>>> Temporada 2008 do Mozarteum Brasileiro
>>> O iPad muda tudo? #tcdisrupt
>>> Vida e morte do Correio da Manhã
>>> E a Holanda eliminou o Brasil
>>> Magia Verde
>>> A loucura por Hilda Hilst
>>> Uma suposta I.C.
Mais Recentes
>>> Fundamentos De Marketing - Serie Gestão Empresarial de Basta / Marchesini pela Fgv (2006)
>>> Livro Psicoterapia de Emergência e Psicoterapia Breve de Leopold Bellak, Leonard Small pela Artes Médicas (1978)
>>> Sociologo E Positivista Vol.11 de Comte pela Escala (2012)
>>> Muitas Vozes de Ferreira Gullar pela José Olympio (1999)
>>> Livro O Mundo Contemporâneo Novalgina 70 Anos de Kopfschmerzen Jeder pela Fisicalbook (1996)
>>> Alma Dos Animais: Estágio Anterior Da Alma Humana? de Paulo Neto pela Geec (2008)
>>> Entrevistas. Processos de Miguel De Almeida pela Sesc (2003)
>>> A Mulher do Mágico de Brian Moore pela Companhia das Letras (2000)
>>> Livro Como Se Realiza A Aprendizagem de Robert M. Gagné pela Livros Técnicos e Científicos S.A (1976)
>>> O principe de Maquiavel pela Martin Claret (1998)
>>> O Cartaginês de Nauaf Hardan pela Edicon
>>> San Francisco Real City de Kristine Carber pela Dorling Kinders (2007)
>>> Soldados de Salamina (2º Ed. - 1º reimpressão) de Javier Cercas pela Biblioteca Azul (2020)
>>> O Ouro Maldito Dos Incas: A Conquista Do Império Inca Contada Por Um Soldado De Pizarro de Lúcio Martins Rodrigues pela Conteúdo (2011)
>>> Viver com Inspiração de Akiva Tatz pela Maayanot (2000)
>>> Livro El Juez De Paz Y El Jurado En El Brasil Imperial 1808-1871 Control Social Y Estabilidad Política En El Nuevo Estado de Thomas Flory, traduzido por Mariluz Caso pela Fondo De Cultura Económica México (1986)
>>> Colecao Grandes Obras Do Pensamento Universal (maquiavel - Belfagor, OArquidiabo, A madragora de Maquiavel pela Escala Editora - Lafonte (2007)
>>> Soldados de Salamina - 2º Edição (1º reimpressão) de Javier Cercas pela Biblioteca Azul (2020)
>>> Jung e a Interpretação dos Sonhos - Manual de Teoria e Prática de James A. Hall pela Pensamento (1993)
>>> Livro Bilionário Por Acaso A Criação do Facebook Uma História de Sexo, Dinheiro, Genialidade e Traição de Ben Mezrich pela Intrínseca (2010)
>>> Livro As Origens da Cabala de Eliphas Levi pela Pensamento
>>> Jovens Pesquisadores - Diversidade Do Fazer Científico de Tânia Rodrigues Da Cruz pela Ufrgs (2003)
>>> Livro Discricionariedade na Área Fiscalizatória de André Saddy e Outros pela Ceej (2022)
>>> Florestan - A Inteligência Militante de Haroldo Ceravolo Sereza pela Boitempo (2005)
>>> Livro D. João Carioca A Corte Portuguesa Chega Ao Brasil de Lilia Moritz Schwarcz pela Quadrinhos Na Cia (2007)
DIGESTIVOS

Sexta-feira, 11/7/2008
Digestivo nº 372
Julio Daio Borges
+ de 2100 Acessos




Internet >>> Stackoverflow, by Jeff & Joel
De repente, assim sem avisar, o podcast do Stackoverflow.com entrou nas IT Conversations. Para quem não entendeu ainda, basta dizer que dois programadores de longa data, de produtos Microsoft e seus derivados, decidiram se reunir, semanalmente, para conversar sobre o mundo do software. São eles, Joel Spolsky, sem querer um dos primeiros "blogueiros corporativos", em Nova York, e Jeff Atwood, autor do Coding Horror, em Berkeley, Califórnia. "Stack overflow", uma expressão comum entre programadores, é também o nome do projeto de internet que eles estão desenvolvendo em conjunto. Não sabem direito o que será, se um "perguntas & respostas" sobre programação, se uma comunidade diferenciada para desenvolvedores, se uma Wikipedia especializada em computação... — mas essa é, justamente, a graça da coisa. Eles discutem o futuro do próprio Stackoverflow no podcast semanal — claro, com a participação dos leitores, ou ouvintes, que enviam áudios do mundo todo. Não teria, obviamente, graça se eles fossem apenas dois nerds perdidos na blogosfera, ou dois geeks sem imaginação — mas Jeff e Joel, como são chamados, têm opiniões afiadas sobre o establishment computacional. Corajosamente, criticam até os "top bloggers", como Robert Scoble (pela sua ânsia por popularidade, mais recentemente no Twitter) e Michael Arrington (a ex-unanimidade; classificando o TechCrunch como "VC pornography"). Embora veteranos de guerra (desde o Windows 3.x), e pelo fato do Stackoverflow.com ser um projeto embrionário, criaram uma atmosfera meio idealista, no podcast, e se alimentam naturalmente dela. E, porque o Stackoverflow promete ser seu grande empreendimento na internet, enxergam longe e apontam o dedo para os defeitos dos gigantes, querendo ser, evidentemente, diferentes deles. Talvez o Stackoverflow.com não dê em nada, talvez cresça mas nem tanto — mas o espírito utópico, num início assim, é sempre fascinante. Por isso, vale a pena ouvir Jeff & Joel. [1 Comentário(s)]
>>> Stackoverflow.com
 



Música >>> Zeca Pagodinho ― Samba, Alegria e Amigos
Zeca Pagodinho, que era quase uma unanimidade no início dos anos 2000, andou meio queimado como pivô da briga entre marcas de cerveja e tentou refazer sua imagem do Acústico MTV em diante. Agora, recebe uma homenagem da revista Seleções, que lança a coletânea, em quatro CDs, Zeca Pagodinho — Samba, Alegria e Amigos. Coletâneas são, em geral, oportunistas, parciais, caça-níqueis em desacordo com os próprios artistas, mas, neste caso, Pagodinho foi abençoado. Provavelmente nada falta e pouca coisa sobra. No primeiro CD, Deixa a vida me levar, o de hits, estão: "Vai vadiar", a faixa título, "Faixa amarela", "Maneco Telecoteco", entre outras. Do segundo, Amigos de verdade, uma espécie de duets (à imagem de Sinatra, quem diria), constam: "Bagaço da laranja", com Jovelina Pérola Negra, "Judia de mim", com Sandra de Sá, e "Com que roupa", com Caetano Veloso (que, claro, discursa). Descobri que te amo demais!, o terceiro, abre com "Iaiá", segue com "Vê se me erra", "Samba pras moças" e outras pérolas. Você sabe o que é caviar?, o derradeiro e mais diluído, engata com "Jura" e outros louvores mais heterodoxos a espécimes como "a sogra". Zeca Pagodinho não é nenhum crooner, mas teve mérito como intérprete, na seleção de repertório, e conseqüentemente de compositores, a ponto de manter viva a chama do samba. Se, depois, se embriagou com a fama, confundindo os rótulos das garrafas que tomava, deixou o legado dessa coletânea, que pode ser apreciado até por seus detratores. O samba teve filósofos como Noel Rosa, prodígios como o jovem Chico Buarque de Hollanda e poetas existencialistas como Vinícius de Moraes. Pagodinho, talvez não tão brilhante, soube conduzir esse estandarte, popularizando televisivamente a tradição, mas mantendo-a ainda interessante, perene, e brejeira. Uma mensagem que a coletânea da Seleções soube habilmente captar. [Comente esta Nota]
>>> Zeca Pagodinho ― Samba, Alegria e Amigos
 



Além do Mais >>> 3ª Seleção do Programa de Democratização Cultural
Mantendo uma tradição do Grupo Votorantim que remonta a 1918 (desde a sua fundação investindo no desenvolvimento social e cultural do País), o Programa de Democratização Cultural do Instituto chega à sua 3ª seleção pública de projetos (cujas inscrições já estão abertas). Com foco na população jovem, dos 15 aos 29 anos, o Programa, seguindo a Política de Investimento Social do Grupo, historicamente estrutura suas iniciativas nas áreas de educação, trabalho, cultura e esporte. A Votorantim, sabiamente, crê na importância da arte na formação humana e apóia, através do Programa, grupos, produtores e instituições, em todo o Brasil, com aquele "algo a mais": conteúdos atrativos e qualificados. Nesta terceira edição, serão 4 milhões de reais destinados a projetos obrigatoriamente registrados no Programa Nacional de Apoio à Cultura ou aprovados nas Leis Rouanet e do Audiovisual, com um limite de até R$ 600 mil por projeto, e cujas fases de realização ocorram entre janeiro e dezembro de 2009. "Planejamento, metodologias claras e uma estratégia fundamentada" são, igualmente, requisitos básicos na seleção, de acordo com o site do Programa de Democratização Cultural. Para que se tenha uma idéia, figuram, como "histórico", a ação educativa da 27ª Bienal de São Paulo, o Projeto Ensino em Cena, facilitador do acesso à chamada sétima arte, e o Dança em Trânsito, promovendo espetáculos em locais públicos como quadras e praças — entre muitos outros beneficiados. Já da seção "em andamento", constam os concertos em escolas da Orquestra de Câmara do Estado de Mato Grosso, a exposição multimídia Encontro Marcado com Fernando Sabino e a Cia. TeatroDança de Ivaldo Bertazzo — entre tantos outros. Como forma de estímulo, nesta 3ª seleção está disponível, ainda, um Manual de Apoio à Elaboração de Projetos de Democratização Cultural, incluindo versão em formato PDF e em vídeo. [Comente esta Nota]
>>> Programa de Democratização Cultural da Votorantim
 

 
Julio Daio Borges
Editor
* esta seção é livre, não refletindo necessariamente a opinião do site

Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




O Problema é Seu a Solução é Nossa
Emanoel Lourenço
Literare Books
(2016)



Um Leão Chamado Christian
Anthony Bourke &john Rendall
Nova Fronteira
(2009)



Você Não Está Sozinho
Max Lucado
Thomas Nelson
(2010)



Livro Infanto Juvenis Em Cima Daquela Serra
Eucaneã Ferraz; Iara Kono
Companhia Das Letrinhas
(2013)



De Repente, o Desejo
Susan Fox
Unica
(2013)



A Casa das Belas Adormecidas
Yasunari Kawabata
Estação Liberdade
(2022)



Livro Não Fale De Boca Cheia E Outras Dicas De Etiqueta Para Crianças
Suzana Doblinski e Albertina Costa Ruiz
Mundo Cristão
(2001)



Palácio Itamaraty: Brasilia - Rio de Janeiro
Vário Autores
Banco Safra
(1993)



Livro Beber Jogar F
Andrew Gottlieb
Planeta
(2009)



Starters
Lissa Price
Editora Novo Conceito
(2020)





busca | avançada
41111 visitas/dia
2,0 milhões/mês