Digestivo nº 381 | Julio Daio Borges | Digestivo Cultural

busca | avançada
37550 visitas/dia
2,0 milhões/mês
Mais Recentes
>>> Lenna Bahule e Tiganá Santana fazem shows no Sons do Mundo do Sesc Bom Retiro
>>> CCBB Educativo realiza oficinas que unem arte, tradição e festa popular
>>> Peça Dzi Croquettes Sem Censura estreia em São Paulo nesta quinta (12/6)
>>> Agenda: editora orlando estreia com livro de contos da premiada escritora Myriam Scotti
>>> Feira do Livro: Karina Galindo lança obra focada na temática do autoconhecimento
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> Stalking monetizado
>>> A eutanásia do sentido, a poesia de Ronald Polito
>>> Folia de Reis
>>> Mario Vargas Llosa (1936-2025)
>>> A vida, a morte e a burocracia
>>> O nome da Roza
>>> Dinamite Pura, vinil de Bernardo Pellegrini
>>> Do lumpemproletariado ao jet set almofadinha...
>>> A Espada da Justiça, de Kleiton Ferreira
>>> Left Lovers, de Pedro Castilho: poesia-melancolia
Colunistas
Últimos Posts
>>> Ilya Sutskever na Universidade de Toronto
>>> Vibe Coding, um guia da Y Combinator
>>> Microsoft Build 2025
>>> Claude Code by Boris Cherny
>>> Behind the Tech com Sam Altman (2019)
>>> Sergey Brin, do Google, no All-In
>>> Claude 4 com Mike Krieger, do Instagram
>>> NotebookLM
>>> Jony Ive, designer do iPhone, se junta à OpenAI
>>> Luiz Schwarcz no Roda Viva
Últimos Posts
>>> O Drama
>>> Encontro em Ipanema (e outras histórias)
>>> Jurado número 2, quando a incerteza é a lei
>>> Nosferatu, a sombra que não esconde mais
>>> Teatro: Jacó Timbau no Redemunho da Terra
>>> Teatro: O Pequeno Senhor do Tempo, em Campinas
>>> PoloAC lança campanha da Visibilidade Trans
>>> O Poeta do Cordel: comédia chega a Campinas
>>> Estágios da Solidão estreia em Campinas
>>> Transforme histórias em experiências lucrativas
Blogueiros
Mais Recentes
>>> E a Holanda eliminou o Brasil
>>> Magia Verde
>>> A loucura por Hilda Hilst
>>> Uma suposta I.C.
>>> Homenagem a Yumi Faraci
>>> O blog de Pedro Almodóvar
>>> A biblioteca de C. G. Jung
>>> O Jovem Bruxo
>>> Fondo de Cultura Económica: 70 anos de uma missão
>>> Minha biblioteca de sobrevivência
Mais Recentes
>>> A Formação Das Almas: O Imaginário Da República No Brasil de José Murilo de Carvalho pela Companhia das Letras (1990)
>>> O Céu Está Caindo - Sidney Sheldon de Sidney Sheldon pela Record (2000)
>>> O Mistério Do Trem Azul - Agatha Christie de Agatha Christie pela L&pm (2009)
>>> Seja Feliz Meu Filho Como As Expectativas dos Pais Podem Favorecer Ou Prejudicar o Crescimento do Adolescente de Içami Tiba pela Gente (1996)
>>> Parábola Do Bambú - Hernani Dias Lopes de Hernani Dias Lopes pela United Press (2019)
>>> A Confraria - John Grisham de John Grisham pela Rocco (2000)
>>> A Marca Do Zorro - Johnston Mcculley de Johnston Mcculley pela Panda Books (2000)
>>> O Juri - John Grisham de John Grisham pela Rocco (1998)
>>> O Rei Das Fraudes - John Grisham de John Grisham pela Rocco (2003)
>>> Social Struggles And The City: The Case Of Sao Paulo de Lucio Kovarick (edit.) pela Monthly Review Press (1994)
>>> A Linhagem Do Santo Graal - Laurence Gardner de Laurence Gardner pela Madras (2004)
>>> O Recurso - John Grisham de John Grisham pela Rocco (2008)
>>> Chakras Mandalas De Vitalidade E Poder - Shalila Sharamon de Shalila Sharamon e Bodo J. Baginski pela Pensamento (1997)
>>> Ofensas Pessoais - Scott Turow de Scott Turow pela Record (2000)
>>> Sequências Brasileiras: Ensaios de Roberto Schwarz pela Companhia Das Letras (2025)
>>> A Arte Da Aromaterapia - Robert Tisserand 13ª Ed. de Robert Tisserand pela Roca (1993)
>>> O Testamento - John Grisham de John Grisham pela Rocco (1999)
>>> Duma Key - Stephen King de Stephen King pela Suma De Letras (2009)
>>> Massagem Para Alívio Da Dor - Peijian Shen de Peijian Shen pela Manole (1999)
>>> A Vida Íntima Das Palavras - Deonísio Da Silva de Deonísio Da Silva pela Arx (2002)
>>> A Gloria E Seu Cortejo De Horrores de Fernanda Torres pela Companhia Das Letras (2017)
>>> Atualidade Do Pensamento Espirita de Divaldo Pereira Franco pela Leal (2002)
>>> Cash: A Autobiografia De Johnny Cash de Angélica Freitas; Patrick Carr; Johnny Cash pela Leya (2013)
>>> Revista National Geographic Brasil Janeiro 2011 de Revista pela National Geographic
>>> Revista National Geographic Brasil Novembro 2011 de Revista pela National Geographic
DIGESTIVOS

Sexta-feira, 12/9/2008
Digestivo nº 381
Julio Daio Borges
+ de 1600 Acessos




Cinema >>> O Sonho de Cassandra, de Woody Allen
A crítica ficou em cima do muro, ao avaliar O Sonho de Cassandra, último lançamento de Woody Allen (agora em DVD). De fato, o filme explora um pouco da estrutura já utilizada em Crimes e Pecados (1989) e em Match Point (2005), mas o desfecho, para os protagonistas, é mais trágico. Ewan McGregor (Guerra nas Estrelas) e Colin Farrell (Alexandre) são dois "perdedores" — como eles mesmos se definem — com dívidas ou sonhos de investimentos além de suas posses, mas com um tio bem-sucedido, Tom Wilkinson, que promete remediá-los socialmente. Em troca, porém, o tio exige, dos sobrinhos, que cometam um crime. Depois de se chocar, e relutar um pouco, aceitam, e terminam por realizar um serviço bem feito (sem deixar pistas). Um deles, contudo, jamais supera a culpa, deixando-se consumir por ela até o desfecho fatal. Admirador confesso de Dostoievski, Woody Allen já havia emulado Crime e Castigo (1866) em Crimes e Pecados; agora, no entanto, preferiu dividir Raskolnikov em dois e, na luta para entregar-se ou não à polícia, condená-lo(s), mais do que à prisão na Sibéria, à pena capital. E, se em Match Point uma história de amor precisa ser ocultada, por ser socialmente inconveniente, em O Sonho de Cassandra o pecado está em negócios ilícitos, um tema menos glamoroso e sem apelo para assalariados em forma de platéia. O longa, apesar da incompreensão da audiência, tem o seu charme, numa Londres igualmente contemporânea; vale pela trilha sonora eficientíssima de Philip Glass e pela reabilitação de McGregor; poderia, ainda, consolidar uma linha de "fitas de máfia", na prolífica carreira de Allen, mais convincente até — nas suas tentativas de ser sério — do que os pastiches de Bergman. Septuagenário, contudo, o realizador não tem mais tempo para descobrir, finalmente, se a tragédia pode ser mais profunda — e mais "obra-de-arte" — que a comédia. O Sonho de Cassandra, portanto, merece ser visto; pois, mais uma vez, esboçou esse enunciado; menos inocentemente que da última vez, em Melinda e Melinda (2004). [Comente esta Nota]
>>> O Sonho de Cassandra
 



Música >>> Orquestra do Estado de Mato Grosso em DVD
Depois de John Neschling (Osesp) e Roberto Minczuk (hoje OSB), o maestro-realizador dos últimos tempos tem sido Leandro Carvalho, que montou, desde meados dos anos 2000, a Orquestra do Estado de Mato Grosso. Em vez de continuar sua bem-sucedida carreira de violonista no roteiro das grandes capitais, no Brasil e no mundo, Leandro preferiu ser "empreendedor desbravador" (nas suas próprias palavras), estruturando uma orquestra num estado que não tinha uma e estabelecendo uma programação de concertos numa região que nunca viu isso, o chamado Brasil Central. Desde então, no dizer de Maurício Pereira (ex-Mulheres Negras), Leandro e a Orquestra do Estado de Mato Grosso vêm, realmente, "fabricando músicos e públicos". Com séries desde os Concertos Oficiais, de repertório universal, até Concertos Didáticos, para a formação de novas platéias nas escolas, a Orquestra vem percorrendo o estado nestes anos com Concertos Populares, levando o público do "mistério" ao "encantamento", passando pela "curiosidade" e pela "fascinação", conforme conta o próprio maestro. Depois de "importar" solistas como David Gardner (da Inglaterra), Leandro conseguiu introduzir até as lendárias violas de cocho e estabelecer um diálogo pra lá de harmonioso entre a tradição da música clássica e o regionalismo popular do Mato Grosso. Como se não bastasse, a Orquestra se alia ao Projeto Ciranda, onde cada músico contratado fornece 300 horas de aulas gratuitas para os principais talentos da população, culminando na Orquestra Jovem, que garantirá, pelas próximas décadas, a continuidade do trabalho. Não é exagero, efetivamente, falar numa "nova realidade" para o Mato Grosso. Esta e outras histórias de visão, talento e consagração podem ser encontradas no DVD que a Orquestra acaba de lançar, via Toca Brasil, do Itaú Cultural. Nele, ainda, está o registro do concerto emocionante que Leandro regeu em São Paulo, no ano passado. [Comente esta Nota]
>>> Orquestra do Estado de Mato Grosso em DVD
 



Além do Mais >>> Pousada Bromélias em Parati
Com dez anos de história — muito antes, portanto, do deslumbramento em torno da Flip —, a Pousada Bromélias é a melhor opção para quem quer passar uma temporada em pleno seio da Mata Atlântica, a 20 minutos do centro histórico de Parati. Ainda que a proposta seja relaxar e "reativar as energias", num ambiente de "paz e tranqüilidade" (como diz o site), a Bromélias é uma das pousadas mais completas da região, ao mesmo tempo em que é totalmente integrada à natureza e proporciona uma experiência bastante exclusiva. Dividida, grosso modo, em três níveis, a Bromélias garante o isolamento necessário dos bangalôs, enquanto oferece um restaurante com piscina e lounge, e, ainda, uma quadra de tênis, com cachoeira, piscinas naturais e "espaço bem-estar", onde acontecem massagens aromaterapêuticas, tratamentos corporais, sessões de sauna e — se esse for o espírito — de fitness. Numa área de 500 mil metros quadrados, entre a Prainha e a Praia de São Gonçalo, são apenas dez bangalôs na Bromélias, mais de 150 espécies de aves, um restaurante artesanal, incluindo opções vegetarianas (fora o revigorante café-da-manhã), e uma variedade de massagens e tratamentos como shiatsu, seitai, terapia das pedras quentes, esfoliação, drenagem linfática e banho de ofurô. Como se não bastasse toda a estrutura e suas possibilidades, brilha, na Bromélias, o elemento humano, graças a ótimos profissionais, a um atendimento especial e à simpatia que vem desde os proprietários, Ari e Célia Dumbrovsky, que, quando estão por perto, podem proporcionar, além de tudo, prazerosas horas de conversa, versando desde a história da pousada até sua mudança para Parati direto da Vila Madalena, em São Paulo. Se a hotelaria no Brasil às vezes parece vulgarizada, e se o frisson da Flip em Parati muitas vezes não combina com o espírito da região, a Pousada Bromélias vem resgatar o charme e o clima perdidos, proporcionando momentos, realmente, inesquecíveis, num cenário, efetivamente, exuberante, sem esquecer nunca do lado humano. [Comente esta Nota]
>>> Pousada Bromélias
 

 
Julio Daio Borges
Editor
* esta seção é livre, não refletindo necessariamente a opinião do site

Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




Trabalho Amor e Persistência Três Alavancas do Sucesso
Cristina Elisa Freire e Ana Paula Tavares Flórido
Do Autor
(1994)



Nova antropologia 7 - antropologia filosofica II
Gadamer Vogler
Edusp
(1977)



Jesus - o Profeta Divino - Vol. I
Paiva Netto
Elevação
(2011)



Nossa História - Chica da Silva
Vários Colaboradores
Biblioteca Nacional
(2003)



II Guerra Mundial - 12 Volumes
Grolier
Grolier
(1966)



Anuk, Bobuk, Tontuk e uma Foca Branca
Emilio Urberuaga
Livros da Matriz
(2013)



A Cidade Desvendada
Paulo Casé
Ediouro
(2000)



A Pedra Da Benção -Romance - Literatura
Barbara Wood
Nova Era
(2006)



Corrosão Em Armaduras para Concreto Armado
Paulo R. L. Helene
Pini
(1986)



Guerra de gueixas
Nagai Kafu
Estação Liberdade
(2016)





busca | avançada
37550 visitas/dia
2,0 milhões/mês