Cinema em 2000-2009 | Digestivo Cultural

busca | avançada
124 mil/dia
2,0 milhões/mês
Mais Recentes
>>> Bela Vista Cultural | 'Saúde, Alimento & Cultura'
>>> Trio Mocotó
>>> O Circo Fubanguinho - Com Trupe da Lona Preta
>>> Anaí Rosa Quinteto
>>> Chocolatte da Vila Maria
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> O Big Brother e a legião de Trumans
>>> Garganta profunda_Dusty Springfield
>>> Susan Sontag em carne e osso
>>> Todas as artes: Jardel Dias Cavalcanti
>>> Soco no saco
>>> Xingando semáforos inocentes
>>> Os autômatos de Agnaldo Pinho
>>> Esporte de risco
>>> Tito Leite atravessa o deserto com poesia
>>> Sim, Thomas Bernhard
Colunistas
Últimos Posts
>>> The Piper's Call de David Gilmour (2024)
>>> Glenn Greenwald sobre a censura no Brasil de hoje
>>> Fernando Schüler sobre o crime de opinião
>>> Folha:'Censura promovida por Moraes tem de acabar'
>>> Pondé sobre o crime de opinião no Brasil de hoje
>>> Uma nova forma de Macarthismo?
>>> Metallica homenageando Elton John
>>> Fernando Schüler sobre a liberdade de expressão
>>> Confissões de uma jovem leitora
>>> Ray Kurzweil sobre a singularidade (2024)
Últimos Posts
>>> Uma coisa não é a outra
>>> AUSÊNCIA
>>> Mestres do ar, a esperança nos céus da II Guerra
>>> O Mal necessário
>>> Guerra. Estupidez e desvario.
>>> Calourada
>>> Apagão
>>> Napoleão, de Ridley de Scott: nem todo poder basta
>>> Sem noção
>>> Ícaro e Satã
Blogueiros
Mais Recentes
>>> Ele, Cardoso
>>> A morte de Gilberto Dupas
>>> Palavra na Tela – Literatura
>>> Kafka lendo/sobre Goethe
>>> O Presépio e o Artesanato Figureiro de Taubaté
>>> Alice e a História do Cinema
>>> Com-por
>>> Revista Ato
>>> Juntos e Shallow Now
>>> Contos Clássicos de Fantasma
Mais Recentes
>>> Análise Para Administração Financeira de Robert C. Higgins pela Mcgraw Hill (2007)
>>> Reinventar A Escola de Vera Maria Candau pela Vozes (2013)
>>> Meditação Transcendental de Maharishi Mahesh Yogi pela Mythos Books (2019)
>>> Empreenda Sem Fronteiras de Bruno Pinheiro pela Gente (2016)
>>> Gestão De Processos de Heitor Caulliraux, Rafael Paim, Vinícius Cardoso, Rafael Clemente pela Bookman (2009)
>>> O Ponto De Mutação de Fritjof Capra pela Cultrix (2002)
>>> A Maldição de Joel Deláney (capa dura) de Ramona Stewart pela Círculo do Livro (1976)
>>> Os Segredos da Astronomia: O Céu e a Terra de Carla Maria Boschetti pela Ferni
>>> O Jôgo das contas de vidro de Hermann Hesse pela Brasiliense (1973)
>>> O Mistério das Viúvas de Maria Fagyas pela Record (1966)
>>> Drama no Savoy de Nicholas Meyer pela Record
>>> A Republica de Platao pela Martin Claret (2006)
>>> Morri Para Viver. Meu Submundo De Fama, Drogas E Prostituição de Andressa Urach pela Planeta Do Brasil (2015)
>>> Vencendo a Dor da Morte de Célia Diniz pela InterVidas (2016)
>>> Saveur Du Temps (french Edition) de Jean D' Ormesson pela Heloise D Ormesson (2009)
>>> Querido Diario Otario 10: As Piores Coisas Da Vida de Jim Benton pela Fundamento (2010)
>>> The Complete Calvin And Hobbes - 4 Vol. de Bill Watterson pela Andrews McMell (2012)
>>> O Clube do Fogo do Inferno de Peter Straub pela Bertrand Brasil (1997)
>>> Cuide da sua carreira de Pedro Mandelli pela Abril
>>> Querido Diário Otário 2 - Tem Um Fantasma Na Minha Calca de Jim Benton pela Fundamento (2009)
>>> O idiota de Dostoiévski pela Martin Claret (2006)
>>> Psicopedagogia - Uma Prática, Diferentes Estilos de Cristina Dias Alessandrini e Outros pela Casa do Psicologo (1999)
>>> Descolonizar O Imaginario: Debates Sobre Pos-extrativismo E Alternativas Ao Desenvolvimento de Gerhard Dilger; Miriam Lang; Jorge Pereira Filho pela Fundação Rosa Luxemburgo (2016)
>>> Tratado de Predisposição Hereditária ao Câncer de Sabas Carlos Vieira pela Lemar (2023)
>>> Além do Véu da Morte de Helen Greaves pela Pensamento
DIGESTIVOS >>> Notas >>> Cinema

Segunda-feira, 8/2/2010
Cinema em 2000-2009
Julio Daio Borges
+ de 4600 Acessos




Digestivo nº 453 >>> Ainda que se tenha divulgado que o "cinema de autor" teria morrido, a década de 2000 continuou sendo, felizmente, dos diretores. Foi quando assistimos, por exemplo, à consagração de Pedro Almodóvar, que fechou os 1990 com Tudo sobre Minha Mãe, tendo emplacado nos anos 2000 três obras-primas: Fale com Ela, A Má Educação e Volver. Também os Irmãos Cohen alcançaram o mainstream, abrindo a década com E Aí, Meu Irmão, Cadê Você?, seguido de O homem que não estava lá, Matadores de Velhinha, sua obra-prima Onde os fracos não têm vez e, ainda, Queime depois de ler. Woody Allen oscilou entre a inspiração e o "pastelão"; seus melhores momentos foram: Melinda e Melinda, Match Point (destacando Scarlett Johansson) e Vicky Cristina Barcelona (homenageando Almodóvar, ao "roubar-lhe" Penélope Cruz). Clint Eastwood, mais que ator, foi eminente diretor, em acertos como Cowboys do Espaço, Sobre Meninos e Lobos (consagrando Sean Penn), Menina de Ouro e Gran Torino. Caminhando para o experimentalismo, Gus Van Sant alternou entre o hermetismo de Gerry e Últimos Dias (sobre Kurt Cobain) e a genialidade de Elephant (sobre o massacre na Columbine School) e Milk. David Lynch começou "inteligível" com História Real, ficando no meio do caminho em Mulholland Drive e descambando em Império dos Sonhos. Já Tarantino, que se perdera em Jackie Brown, lançou mais uma obra-prima, em dois volumes, Kill Bill; fechando a década com Bastardos Inglórios. Alejandro González Iñárritu cresceria nos 2000, com Amores Brutos, 21 Gramas e Babel (ainda que tenha se separado de Guillermo Arriaga). No Brasil, Fernando Meirelles atingiria os píncaros da glória com Cidade de Deus, Jardineiro Fiel (já uma produção internacional) e Ensaio Sobre a Cegueira (menos unânime). Walter Salles teve seu grande momento com Diários de Motocicleta; enquanto João Moreira Salles não ficou atrás com Nelson Freire e Santiago. Guel Arraes acertou mais com Auto da Compadecida; e Andrucha Waddington foi bem com Eu Tu Eles e Casa de Areia. Entre os atores, George Clooney esteve no auge com Onze Homens e um Segredo, Boa Noite e Boa Sorte e Conduta de Risco (entre outros). Brad Pitt tomou o lugar que era de Tom Cruise, com Snatch (de Guy Ritchie), O Assassinato de Jesse James pelo Covarde Robert Ford e O Curioso Caso de Benjamin Button (entre muitos outros). Matt Damon foi a grande revelação, com a trilogia Bourne. Ainda, Philip Seymour Hoffman, com Deu a Louca nos Astros (de David Mamet), Quase Famosos e Capote (entre outros). Javier Bardem deixou de ser um "ator espanhol", para conquistar o mundo em Antes do Anoitecer (sobre Reinaldo Arenas), Mar Adentro e, de novo, Onde os fracos não têm vez. Entre os veteranos, brilhou, ainda, Jack Nicholson, com Confissões de Schmidt, Alguém tem que Ceder e Os Infiltrados (uma produção mediana de Scorsese, que patinou, junto com DiCaprio). E teve "desaparecimento precoce", Heath Ledger, que brilhou em O Segredo de Brokeback Mountain, Não estou lá (encarnando Bob Dylan) e, obviamente, Batman: O Cavaleiro das Trevas. No Brasil, Rodrigo Santoro foi longe com Bicho de Sete Cabeças, Abril Despedaçado, Carandiru (embora Babenco tenha estado melhor em O Passado), Che (de Soderbergh — embora seu melhor filme tenha sido Traffic) e, até, Lost. Entre os "latinos", foi uma revelação também Gael García Bernal, que trabalhou com Iñárritu, Salles, Almodóvar, Babenco e Meirelles (na mesma década). Ainda entre os brasileiros, Selton Mello esteve trabalhando bastante com Lavoura Arcaica, Os Maias (como "João da Ega"), O Cheiro do Ralo e Meu nome não é Johnny (entre muitos outros). Outras revelações foram João Miguel em Cidade Baixa (com Alice Braga), Cinema, Aspirinas e Urubus e O Céu de Suely; e Gero Camilo, em Cronicamente Inviável, Madame Satã e Narradores de Javé (entre outros). Quanto às atrizes, cresceu, indiscutivelmente, Cate Blanchett, desde Senhor dos Anéis até Indiana Jones 4, passando por O Aviador. Meryl Streep se consagrou, desde A.I. — Inteligência Artificial (o melhor de Spielberg foi Munique) até O Diabo Veste Prada, passando por Adaptação (com Nicolas Cage), As Horas e Dúvida. Nicole Kidman vinha de seu encontro com Kubrick, "trombou" com Lars von Trier em Dogville e parece que nunca mais se recuperou... Scarlett Johansson foi a "revelação", despontando em Encontros e Desencontros (com Bill Murray, que esteve igualmente ótimo em Flores Partidas) e se consagrando através de Woody Allen. Já Penélope Cruz foi a revelação "latina", indo de Almodóvar a Allen (também). No Brasil, consagrou-se Maria Luisa Mendonça, desde As Três Marias até Os Sete Afluentes do Rio Ota (no teatro), passando por minisséries e telenovelas. Revelou-se, aqui, Leandra Leal, desde Dias de Nietzsche em Turim até Cazuza (como Bebel Gilberto), passando por Zuzu Angel, Nome Próprio (baseado no livro de Clarah Averbuck) e, igualmente, outras produções televisivas. Ainda na década de 2000, o DVD ameaçou morrer (como o CD) e o Blu-ray não decolou. 2010 acena com o "3D"... — como no caso da animação (onde a Pixar reinou), o Oscar ganharia uma nova "categoria"?
>>> Mais Cinema
 
Julio Daio Borges
Editor
Quem leu esta, também leu essa(s):
01. This Week in Startups, com Jason Calacanis (Internet)
02. Um golpe na economia da colaboração (Imprensa)
03. Porteñaría (Música)


Mais Notas Recentes
* esta seção é livre, não refletindo necessariamente a opinião do site

Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




LIvro Esoterismo Cristais
Cláudia Boechat e Aparecida Liberato
Caras
(2004)



Galeria Fosca
Érico Veríssimo
Globo
(1996)



Ensaios
Francis Bacon
Edipro
(2015)



Usinage Des Metaux Par La Coupe
A. V. Pankine
Ecole Superieure



Livro Filosofia Como Conversar Com um Fascista Reflexões sobre o cotidiano autoritário brasileiro
Márcia Tiburi
Record
(2015)



Angus O primeiro guerreiro
Orlando Paes Filho
Novas Páginas
(2017)



Atlas do Extraordinário Fenômenos Naturais 2
Marie Irene Bigotte de Carvalho
Del Prado
(1995)



Geoatlas
Maria Elena Simielli
Atica
(2004)



Livro Literatura Brasileira O Cinema de Meus Olhos
Vinicius de Moraes
Companhia das Letras
(1991)



A Gloriosa Família - O Tempo dos Flamengos
Pepetela
Nova Fronteira
(1999)





busca | avançada
124 mil/dia
2,0 milhões/mês