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Sexta-feira, 9/3/2007
Blog
Redação
 
Passos enfileirados

Todo mundo tem certos objetivos na vida. Alguns querem ganhar dinheiro. Outros, ser famosos ou reconhecidos por seu trabalho. Há aqueles que querem morar no estrangeiro, viajar o mundo, ter filhos ou encontrar um grande amor.

O meu objetivo é construir um lugar, um refrigério d'alma, para cuidar das pessoas. Mais ou menos o que tento fazer no espaço virtual, é meu objetivo transformá-lo em espaço físico, num local afastado, para encontros, cuidados e abraços reais. Não há nada, nada que preencha mais a minha alma de alegrias do que cuidar das pessoas e de mim. Escrever histórias foi só uma forma que eu encontrei de cuidar, estando longe, quando eu ainda não podia estar perto. É que meu coração nasceu muito frágil e eu precisei de trinta anos para armá-lo de amor. Não deixarei de escrever, mas escrever é só uma forma de cuidar. Assim como é fazer um carinho, um bolo, costurar uma meia, ouvir um velhinho.

É por isso que eu acordo feliz, todos os dias, para ir ao meu trabalho tão chatinho. Ou visto as mesmas roupas, ou deixo de ver o filme que eu tanto queria ver para investir o dinheiro numa muda de flor. Eu olho essa foto e digo: exatamente assim é o portão da minha casa, sem trinco, sem cadeado, para entrar quem estiver cansado. Amigo, grande amigo, leitores, conhecido, desconhecido, até o ladrão se quiser, roubar um saco de pão, a vitrola velha e se encantar com a paz.

Rita Apoena, no seu blog, que eu acabei de encontrar.

[2 Comentário(s)]

Postado por Julio Daio Borges
9/3/2007 à 00h19

 
Apareça na Berinjela ou...

Neste sábado (10 de março) no Rio, e segunda que vem (12 de março) em São Paulo vai ter mais um lançamento coletivo das editoras 7 Letras e Cosac Naify. E não se pode sequer reclamar que não há poesia, todas as publicações - exceto uma - são de poetas e sobre poesia.

Angélica Freitas com Rilke Shake, Marília Garcia com 20 poemas para seu walkman e Ricardo Domeneck com A cadela sem Logos pela Coleção Ás de Colete, coordenada por Carlito Azevedo.

E ainda, pela 7 Letras, Atos de repetição de Valeska de Aguirre e Poemas do front civil de Ariosto Teixeira.

Além da chegada do número 19 da revista literária Inimigo Rumor e 16 da revista Ficções.

Para ir além
No Rio de Janeiro, dia 10 de março, às 10h, na Livraria Berinjela (Av. Rio Branco, 185, subsolo, loja 10); em São Paulo, dia 12 de março, às 20h, no Bar Balcão (Rua Dr. Melo Alves, 150).

* * *

No dia 14 de março, o Dia da Poesia, às 19h, a Casa das Rosas (Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura) recebe o Varal de poesia, instalação concebida por Sandra Ciccone Ginez. O projeto traz camisetas com poemas dos autores Glauco Mattoso, Ana Rüsche, Cláudio Daniel, Alice Ruiz, Del Candeias, dentre outros.

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Postado por Elisa Andrade Buzzo
9/3/2007 à 00h10

 
Honestidade

O que mais falta no mundo hoje é honestidade. A mentira, a omissão impera em um mundo hipócrita e sem sentimentos.

Honestidade não é crime. Falar a verdade, com todos com um pé atrás, é difícil, mas aos poucos, se tentarmos, a coisa melhorará.

Um pai espera honestidade do filho, e um filho espera o mesmo do pai. Esconder problemas, aflições e defeitos, e pior, omitir de apontá-los, gera este mundo de esconde-esconde que vivemos.

Ou seja, carecemos de opiniões reais. Ninguém tem coragem de dizer o que pensa, sente ou acha para ninguém.

A desculpa é polidez, a educação, o respeito, ou o nome que você quiser dar para justificar seu medo de enfrentar uma situação de frente.

Às vezes a desculpa toma outra forma, seria o que chamamos de jogo de interesse.

Chega disso! Precisamos começar a ser mais leais aos nossos sentimentos e nossas opiniões, e conscientizarmos-nos que, caso criticados, não somos piores ou melhores, simplesmente existem outros pontos de vista.

O que fazer com a critica é outro passo, que deixo para os psicólogos.

Um dos jornalistas mais famosos do Brasil, Paulo Francis em uma de suas declarações colocou que "Dizem que ofendo as pessoas. É um erro. Trato as pessoas como adultas. Critico-as. É tão incomum isto na nossa imprensa que as pessoas acham que é ofensa. Crítica não é raiva. É crítica. Às vezes é estúpida. O leitor que julgue. Acho que quem ofende os outros e os leitores é o jornalismo em cima do muro, que não quer contestar coisa alguma. Meu tom às vezes é sarcástico. Pode ser desagradável. Mas é, insisto, uma forma de respeito, ou, até, se quiserem, a irritação do amante rejeitado".

Contestar, apontar, problematizar deveria ser tarefa diária do professor, do pai, do chefe, do amigo, e principalmente do jornalista.

Para crescer é necessário compreender (não sei se chegaremos a entender) o mundo em suas várias formas, observar que existe o diferente, e que há não melhor ou pior, mas sim outro ponto de vista.

Bons negociadores, antes de uma grande disputa, reúnem sua equipe e fazem um brainstorm onde a regra é clara: pode se fazer qualquer sugestão para solucionar o problema e, no começo, não vale criticar as sugestões.

À primeira vista o parágrafo acima é contraditório com a linha de raciocínio do texto, mas não é.

Isto porque a primeira parte do exercício mental é justamente contestar a idéia, para, no segundo momento, criticar e escolher qual é a melhor entre as tantas que vieram.

É importante dar voz ao pensamento, mas é ainda mais importante ter senso crítico.

Hoje, observa-se uma mídia sem crítica, sem voz, em cima do muro que, conforme Paulo Francis já ensinou, é um desrespeito com o leitor, ouvinte ou espectador.

Observa-se, também, uma sociedade sem crítica, sem movimento, sem entusiasmo, mas o que precisamos é mudar nas pequenas coisas, nas pequenas atitudes, como, por exemplo, quando alguém lhe perguntar tudo bem, só responda que sim se for verdade.

Acho que deveríamos começar uma campanha de cultuarmos a honestidade. Grande jeito de sermos uma sociedade menos hipócrita. Para dar o exemplo, eu vou começar: "adoro receber críticas".

[9 Comentário(s)]

Postado por Daniel Bushatsky
8/3/2007 às 13h37

 
Conquistando um novo mundo

Há mais ou menos oito anos comecei a descobrir o mundo dos livros. Embora não tenha sido a iniciação perfeita não foi menos importante, porque para mim, hoje, faz uma grande diferença.

Nasci numa família que não dá à cultura o devido valor. Tenho vagas lembranças de livros dentro da casa dos meus pais, com exceção de alguns didáticos. Nossa primeira televisão chegou quando eu tinha mais ou menos treze anos (época que eu estava saindo de casa para trabalhar em Porto Alegre), mas não tínhamos muita liberdade para usá-la, pois, na minha casa, tudo funcionava conforme a liberdade dada pelos meus pais e, confesso, não tínhamos liberdade para nada.

Parei de estudar na 5ª série, para voltar anos mais tarde, o que fez com que o meu contato com os livros fosse mais demorado. Devido ao trabalho e à falta de conhecimento li pouco na adolescência. Lembro-me apenas de um título. Acho que deve ter sido o melhor e por isso ficou gravado na minha memória. O livro é da Coleção Vagalume, Na Rota do Perigo, de Marcos Rey.

Alguns anos mais tarde e várias tentativas desastradas, tomei conhecimento, através de uma amiga, de alguns nomes da nossa literatura e também dos sebos - onde compro a maioria dos meus livros. Lembro-me bem das suas palavras ao me responder, quando eu lhe disse que achava que não gostava de ler: "você apenas não descobriu ainda o seu tipo de leitura". E colocou à minha disposição a sua pequena coleção.

Comecei com Um Lugar ao Sol, de Erico Veríssimo. Era carnaval e eu estava sozinha em casa, devorei o livro de mais de 600 páginas em uma semana e comecei a ler todos os que ela tinha em casa para logo após começar a minha coleção.

Hoje tenho pouco mais de 100 livros - nem todos lidos, porém a maioria. E entre eles, é claro, estão alguns do Erico Veríssimo e também de seu filho, Luis Fernando Veríssimo. Sempre que tenho alguns minutos procuro ler, seja livro, revista ou o que for. Pois, nesta nova fase, preciso ler muito para ter idéias de quê e de como escrever.

Elaine Dellaflora, no Chatotorix, que acaba de começar e já linca pra nós.

[1 Comentário(s)]

Postado por Julio Daio Borges
8/3/2007 à 00h11

 
Proxxima: primeiro dia (cont.)

Depois do almoço, quase que pontualmente, foi a vez do Painel Nacional com o tema: "Resultado e eficiência na mídia digital", contando com os seguintes participantes Maria Lúcia Antonio, representante da Fiat; Celso Byron, da Gradiente; e Luca Cavalcante, do Bradesco. A mediação foi de Caio Túlio Costa, do iG. Pode parecer trocadilho ou piada, mas o que todos eles têm em comum? O fato de pertencerem às empresas que, digamos, "fomentam" o evento.

Com isso, o inevitável aconteceu: sempre que era possível, os palestrantes transformavam seus cases em propaganda descarada das marcas que representavam. E tome números, bastante questionáveis, que comprovavam o sucesso de tais e tais estratégias e medidas. E foi por muito pouco que o debate não se transformou em um discussão burocrática sem qualquer conexão com os temas propostos inicialmente. Isso só não sucedeu em virtude das excelentes intervenções de Caio Tulio Costa, que soube conduzir as participações, além de ler e comentar as intervenções da platéia. Às 15h30, quando o tempo se esgotou, nem parecia que já estávamos ali há pouco mais de uma hora.

Nesse sentido, cabe destacar algumas passagens do debate, como as considerações de Luca Cavalcanti, sempre bem informado, ao dizer que as mídias digitais não anulam o papel já consolidado da televisão. Já Celso Byron ressaltou a existência de uma relação bem articulada entre as ações da mídia online com a mídia offline. Maria Lúcia Antonio, por sua vez, parecia concordar e ter colocado em prática todas as ferramentas lembradas na discussão. Mas foi estranho observar que, ao longo de sua participação, não havia muita convicção no que se refere ao conhecimento da causa. Talvez seja o afã de tornar toda e qualquer ação, sem qualquer planejamento prévio, em prática nas mais diversas empresas, muitas das quais sequer contam com uma estrutura para tanto. Dessa forma, tais eventos são elementares, uma vez que assinalam a importância da renovação, aquela que é essencial, como asseverou o editor da Wired.

Hoje, dia 7, as palestras seguem. Destaque para a do Painel das 11h, que contará com a participação de Flávio Pestana, da Gazeta Mercantil, e André Mantovani, da MTV. A moderação será de Suzana Appelbaum da Agência África.

Leia mais sobre o evento aqui e aqui.

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Postado por Fabio Silvestre Cardoso
7/3/2007 à 01h29

 
Proxxima: primeiro dia

No primeiro dia (6/3) do Seminário Proxxima, evento dedicado à comunicação digital, foi possível notar uma sutil contradição: enquanto os palestrantes, dentro do evento, animavam os presentes com as últimas novidades acerca da abrangência da internet, do lado de fora - mais precisamente no credenciamento - as pessoas se desesperavam com as enormes filas que se formavam na recepção do suntuoso WTC da Av. Nações Unidas. É curioso observar que, para aqueles impacientes participantes, esperar não deve ser alguma coisa comum, principalmente se, de fato, eles fazem uso das palavras de ordem do primeiro e mais celebrado conferencista do dia, o editor da badalada revista norte-americana Wired, Drew Schutte, que afirmou: "innovate or die" [na minha arriscada tradução: "inove ou morra/desapareça"]. De qualquer forma, muitos não devem ter assistido essa palestra completa, uma vez que as filas estavam extensas até às 11h, e a apresentação dele não esperou a todos.

Escrevi "assisti" não foi à toa. Muitos esperavam encontrar com o homem em carne-e-osso, talvez para apertar a mão de uma figura que tem idéias interessantes ou, quem sabe, por puro exercício de bajulação e subserviência. Para o bem e para o mal, isso não foi possível. Drew estava lá graças a uma vídeo-conferência. E, até o fim do dia, o mestre de cerimônias, reiterava: a palestra estaria disponível em vídeo no site do evento (até a edição final do presente artigo, não vi nada por lá).

Mas o primeiro dia não foi somente de Schutte. Ok, ok, deve ter sido a principal atração, mas não foi a única atração. Creia o leitor que outras discussões foram ali estabelecidas, sempre com foco na influência das novas mídias junto aos leitores/consumidores/usuários. Assim, logo após o coffee-break (sempre concorrido, diga-se), os presentes puderam ver (de corpo presente, desta vez) a apresentação de T.S. Kelly, o diretor de pesquisa da Media Contacts Global, com o tema: "O consumidor virou mídia - como dominar essa nova ferramenta". Aqui, Kelly abordou de maneira bastante coerente com o target de seus produtos, ou objetos de pesquisa.

Assim, na introdução, assinalou que a mídia constituída está, sim, cercada. Segundo o pesquisador, dados não só dos Estados Unidos, como da Europa, das Américas e da Ásia mostram que os meios de comunicação têm perdido leitores/telespectadores para a internet, pois, entre outras coisas, o consumidor encontra-se entediado com as opções que lhe são apresentadas. Até aí, o cenário descritivo-analítico correu muito bem.

Ocorre que palestras desse gênero, quando se trata de mostrar os exemplos que "deram certo", tendem a tornar-se um longo e fastidioso workshop sobre casos de sucesso. Infelizmente, foi o que aconteceu. T.S. Kelly mostrou vídeos no YouTube que comprovavam a tese do efeito "cauda longa" - algo que, em breve, será muito repetido e pouco compreendido (de fato); em seguida, exemplos de peças publicitárias elaboradas pelos próprios internautas - sempre repassando nos mesmos casos que todos conheciam; e, por fim, não explicou qual a fórmula essencial a ser escolhida para dominar as ferramentas (talvez deixar de enxergar o usuário como simples "ferramenta"). Uma vantagem nessa palestra foi, inclusive, a possibilidade de interlocução. Algumas perguntas, poucas, é verdade, puderam ser respondidas e o público parece ter saído satisfeito. (Continua no post seguinte.)

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Postado por Fabio Silvestre Cardoso
7/3/2007 à 01h26

 
A Faculdade de Letras



Do Emboscadas, da Ana Rüsche, por e-mail.

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Postado por Julio Daio Borges
7/3/2007 à 00h47

 
Jean Baudrillard

"(...) Já me cobraram um livro sobre o Brasil. Cito-o em minhas Cool Memories (trabalho no quinto volume) e em outros textos, mas a cultura brasileira é muito complexa para meu alcance teórico. Ela não se enquadra muito em minhas preocupações com a contemporaneidade, não tem nada a ver com a americana, com seus dualismos maniqueístas, um país que se construiu a partir das simulações, um deserto da cultura no qual o vazio é tudo. Os Estados Unidos são o grau zero da cultura, possuem uma sociedade regressiva, primitiva e altamente original em sua vacuidade. No Brasil há leis de sensualidade e de alegria de viver, bem mais complicadas de explicar. No Brasil, vigora o charme."

(Jean Baudrillard (1929 - 2007), em entrevista à revista Época, Junho de 2003)

Uma das melhores coisas que já li foi o livro América, a viagem que ele fez aos EUA e que é o retrato de uma nação pelas lentes de um fotógrafo mestre. Ele era fotógrafo, mesmo, inclusive. Sua morte apaga mais um ponto luminoso dos raros que ainda subsistem na escura aldeia global.

[2 Comentário(s)]

Postado por Guga Schultze
6/3/2007 às 22h54

 
Investimento atrás das grades

Gasto anual do "Braziu" com universidades federais: cerca de R$ 3 bi. Gasto com a UFRJ: R$600 milhões. Gasto com escolta de presos, especialmente chefes do tráfico, por exigência da justiça: R$ 1,4 bi. Será que explica alguma coisa?

[3 Comentário(s)]

Postado por Ram Rajagopal
6/3/2007 às 08h13

 
Domus 1928-1999

E aí, macacada? Tudo bem?

Bom, estou de volta... Achei que voltaria no início de janeiro, mas não deu. Tive um compromisso inadiável na capital do mundo, e emendei mais duas semanas.

Bom, entre outras coisas, de lá eu touxe a coleção da Domus feita pela Taschen. É imperdível! (É melhor encomendar pela Amazon do que trazer no lombo, afinal, são quase 7 mil páginas!) Os livros vêm em duas caixas e são muito pesados. O preço é salgado, 600 dólares, mas vale cada centavo.

A edição é feita com o melhor do que foi publicado, inclusive alguns anúncios. Várias capas também foram reproduzidas. Vi tudo em dois dias! Do Brasil? Pouca coisa. O mais notável, para variar, é Niemeyer, que ilustra uma das capas, com um projeto na Itália. E a Taschen parece que gostou do resultado: já estão anunciando que farão o mesmo com outras revistas. Qual é a próxima? Arts & Architecture.

Alencastro, no Blog, que linca pra nós (porque, finalmente, eu encontrei um blog de arquitetura...)

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Postado por Julio Daio Borges
6/3/2007 à 00h12

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