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BLOG

Sexta-feira, 29/7/2005
Blog
Redação
 
New York On Time

New York comemora os 150 anos da publicação de Leaves of Grass por seu maior poeta, Walt Whitman.

Com apenas dois anos de diferença, saíram, quase incógnitos, os dois livros de poesia mais fecundos deste século e meio: Leaves of Grass e Les Fleurs du Mal (1857).

Baudelaire e Whitman são antípodas - um amava as mulheres, o outro os homens, um era refinado, burguês e melancólico, o outro simples, proletário e cheio de energia - mas têm em comum, além da quase coincidência de data, o fato de terem publicado um único livro de poesia, ao qual foram acrescentando poemas ao longo da vida.

Baudelaire, dois anos mais novo, morreu muito antes e não há registro de que tenha ouvido falar em Whitman, embora ambos compartilhassem a paixão por Edgar Allan Poe.

Whitman, que ainda viveu mais 25 anos, conheceu Baudelaire através de Oscar Wilde e não gostou.

Campeão do verso livre, Whitman disse que os poemas rimados e de métrica rígida do francês eram "doentios", "matemáticos", "uma máquina, uma escravidão". Wilde, esteta e dândi como Baudelaire, não concordou com o velho mestre.

Jorge Pontual, no seu blog (que eu descobri outra semana...).

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Postado por Julio Daio Borges
29/7/2005 às 16h49

 
Co-opting creative revolution

[Digital technology is providing people with the tools to produce and share content like never before, and it is set to throw the relationship between them and institutions into turmoil (...)]

"I am predicting 50 years of chaos," says leading digital thinker Clay Shirky. "Loosely organised groups will be increasingly given leverage."

"Institutions will come under increasing degrees of pressures and the more rigid they are, the more pressures they will come under."

"It is going to be a mass re-adjustment" (...).

Jo Twist, na BBC (porque os tiozinhos da mídia lá fora estão preocupados; aqui, não...).

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Postado por Julio Daio Borges
29/7/2005 às 10h16

 
Gente

Coloque uma idéia qualquer na internet. Vai aparecer alguém achando defeito. Vai aparecer alguém achando genial. Vai aparecer alguém querendo participar. Vai aparecer alguém dizendo que não vai dar certo. A quantidade de pessoas em cada uma dessas categorias não depende da sua idéia mas sim de como você é visto. Tem gente que será contra qualquer coisa que você fizer. Tem gente que apoiará qualquer coisa que você sugerir. Tem gente que apesar de ter gostado da idéia colocará algum senão ao comentar. Tem gente que ao não encontrar um senão para colocar vai preferir ignorar só pra não dar o gostinho de dizer que gostou. Tem gente que vai tentar derrubar a sua idéia porque não quer ver o seu sucesso. E tem gente que vai tentar colaborar porque, felizmente, ainda tem gente bacana por aí.

achcarigudum, porque finalmente alguém - dentro da blogsfera - resolveu fazer crítica de blog...

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Postado por Julio Daio Borges
28/7/2005 às 16h03

 
The Semantic Social Network

Two types of technologies are about to merge. The technologies [that] are content syndication, used by blogging websites around the world, and social networking, employed by sites such as Friendster and Orkut. They will merge to create a new type of internet, a network within a network, and in so doing reshape the internet as we know it.

Stephen Downes, em seu Stephen's Web (porque existe gente viajando muuuito mais do que eu nos conceitos...).

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Postado por Julio Daio Borges
28/7/2005 às 10h06

 
Milton Hatoum na Casa do Saber

Em 2000, eu tive um amigo virtual que nunca cheguei a conhecer pessoalmente. Ele tinha mais de cinqüenta anos, sofria do coração desde criança e faleceu naquele ano. Mas nós nos correspondemos intensamente. Ele veio a cair na minha lista, penso, por causa do Daniel Piza (mais uma vez). Esse meu amigo lia meus textos avidamente e, um dia, virou-se para mim (virtualmente) e proclamou: "Hoje terminei de ler tudo o que você escreveu". Nunca me esqueci. Seu nome era Valdir Sarubbi.

* * *

O Sarubbi tinha um amigo escritor. Escritor de verdade, não escrevinhador de internet como eu. Disse que, certo dia, esse amigo aportara em sua casa e falara que, no Brasil daquela época (não tão distante), faltava "indignação". A palavra era batida e não me impressionou. O Sarubbi falou muito bem desse seu amigo, disse que era um escritor muito promissor. E indicou a ele o meu site. Do mesmo modo que o amigo escritor do Sarubbi não me impressionou com a palavra "indignação", eu não o impressionei com o meu site. Ficamos empatados. Era o Milton Hatoum.

* * *

De lá pra cá, tenho acompanhado o Milton Hatoum à distância. O Daniel Piza, por exemplo, sempre fala dele. E — justiça seja feita — desde a Gazeta (antes de 2000). Uma vez, em um lançamento seu, o Daniel me apontou o Milton Hatoum. "Olha, estão aí o Milton Hatoum, o Marçal Aquino..." E eu o vi mas não me aproximei. Ia dizer o que? Também vi o Marçal Aquino, bem diferente das fotos... mas, igualmente, ia dizer o que? Felizmente logo chegou o Eduardo Carvalho, um dos meus fiéis escudeiros, e passamos quase toda a noite conversando sobre o Ruy Castro (naquele dia eu havia telefonado pra ele).

* * *

Outro ponto de encontro entre eu e o Milton Hatoum é a Flip. Em 2004, soube que ele ministrava as oficinas e tentei ver, mas foi tarde demais. (Tentei, também, encontrar o Augusto Sales, mas essa foi outra história...) Este ano, o Milton Hatoum zanzava por ali, também na condição de marido da Ruth Lana, a organizadora. Eu o via sempre assistindo às palestras (ou às "mesas") atentamente, respeitosamente, como se fizesse anotações... E era parado nas ruas, provavelmente por ex-alunos, ou candidatos a "alunos", e parecia sempre muito cordial com as pessoas.

* * *

Quando soube que o Milton Hatoum daria, na Casa do Saber, um "Seminário Sobre o Romance", eu estava lendo Os Segredos da Ficção, do Raimundo Carrero (da Agir; também por influência da Flip). Pensei que seria instrutivo comparar os dois professores (e os dois métodos). Quase não consegui fazê-lo. O pessoal da Casa sempre me falava que o curso estava lotado, que havia lista de espera... Mas acabou, no fim, dando. E, ontem, lá fui eu para a minha primeira aula. Eu, o Eduardo (claro) e mais um amigo dele — o "Palhinha" — igualmente, como nós, um escrevinhador.

* * *

O Milton Hatoum fala muito bem e, em poucos minutos, conseguiu envolver toda a transbordante sala em sua fala. A primeira metade foi extremamente sóbria e ele ficou discutindo teorias do romance. Teorias no bom sentido. Descobri que foi arquiteto da FAU e, num cacoete, esboçou, no quadro, uma árvore, um arbusto e uma palmeira. Disse que eram, respectivamente, o romance, a novela e o conto. O romance, como uma árvore frondosa, estruturado num eixo e ramificando-se em várias direções; a novela, como um arbusto, baixa em estatura, tensa e escura; o conto, como uma palmeira, magro, despojado, nu.

* * *

O segundo tempo (não tomei vinho, no intervalo, com ele) veio mais solto e o Milton Hatoum, dadas as perguntas, quase que teve de descer das alturas em que se encontrava. A mudança foi de Gustav Flaubert para Arnaldo Jabor (mas apenas por alguns minutos). Uma aluna queria saber o que ele, Hatoum, achava do fato do romance estar perdendo espaço para outros gêneros, como a crônica. Ele não se abalou e reafirmou que, realmente, um cronista sempre vai ser mais lido do que um romancista (não sei se concordo). E, incisivamente, lamentou que o Jabor fosse muito melhor cineasta do que cronista e que ficasse, a seu ver, sempre preso aos moldes dos anos 60. "O Jabor faria melhor se escrevesse um livro de memórias", completou.

* * *

Ainda na categoria "perguntas desconcertantes", surgiu alguém com a seguinte questão: "Você falou em romance, em novela, em conto... E a poesia, onde entra em tudo isso?". A meu ver (e também na opinião do Eduardo e do "Palhinha"), o Milton Hatoum deveria ter respondido assim: "A poesia? Eu é que pergunto!", mas foi cordialíssimo — e, falando de ritmo, tentou encaixar a poesia num curso de prosa. Na saída, lembrei aos meus amigos que, na época em que eu prestava vestibular, muita gente — mas muita gente mesmo — se atrapalhava porque não sabia o que significava ter de "escrever uma redação em prosa". Ficamos bolando, de brincadeira, perguntas que desconcertariam o Milton: "E o Arnaldo Antunes, onde entra em tudo isso?"; "E a buzina do Chacrinha?"; "E as balas Juquinha?".

* * *

O curso promete. Milton Hatoum passou sugestões de leitura inspiradoras. Dois contos de Machado de Assis; um híbrido (entre o conto e a crônica) de Euclides da Cunha; O Coração das Trevas de Joseph Conrad; e ainda, para completar, Palmeiras Selvagens de William Faulkner. Eu perguntei a ele, durante a aula, fugindo um pouco do assunto (ma non troppo), porque ele — Milton Hatoum — não praticava mais o gênero crônica. Disse que pratica, agora, mensalmente, na revista Entrelivros (aliás, eu observei, quando do lançamento do primeiro número, que ele era uma das melhores coisas da revista). Disse que admirava o Verissimo por tirar, todos os dias, um assunto para escrever "do limbo"... mas não o senti muito inclinado a ser cronista de jornal. Eu, o Eduardo e o "Palhinha" concluímos que a literatura (o fazer literário) talvez viva melhor sem o jornalismo (sem a prática do jornalismo). De qualquer modo, é uma pena que os jornais estejam perdendo um cronista desse nível. "Um cronista promissor", como diria o meu amigo Valdir Sarubbi.

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Postado por Julio Daio Borges
28/7/2005 às 09h20

 
Nothing beats ballet

Ballet is about limbs and bones and muscle, about flesh and skin. It is visceral. Ballet is about what it means to be human while the blood pumps through our veins; about the things that are too strange, dense and delicate to be strangulated by human speech or song.

Charlotte Higgins, explicando porque ela prefere balé, e não ópera nem teatro, no Guardian.

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Postado por Julio Daio Borges
27/7/2005 às 08h44

 
Turning up the volume

I once met Ted Turner in what was then his own CNN newsroom in Atlanta, and heard him say that 24-hour news would usher in an era of good feelings. "It's the way the world talks to itself," he opined. Seeing picks scraping at the Berlin Wall, or the fur on Guards' busbies at Princess Di's funeral, I've wondered about this. Are we really hooked together by the calendar of television news, or do we share little other than the capacity to be momentarily distracted by the same things? What of the notion that TV news renders the world as fetish, dwelling ceaselessly on the images of collapsing towers or a blown- up bus, but leaving out things that matter? I asked myself these questions flicking from channel to channel, watching the dead pope's red slippers in a hotel room in Beijing.

Turner is less optimistic now than in his glory days. "They [CNN] go for the 'perv of the week'," he explained when quizzed by Variety magazine about the 25th anniversary of his offspring, now in the hands of megacorp Time Warner. The limitations of continuous coverage are easy to discern. In between rare peaks of drama come vast deserts of boredom. Blandness is a result of "palm tree journalism" - reporters never straying from their satellite link, gesturing towards rooftop air-conditioning plants. Because of the hurry to get stories on air, they are unscripted, Gilligan-style, taken in a rush. Willy-nilly, reporters have become extensions of the material that they purport to cover, surrendering any vestige of authorship. It may be giddyingly exciting to be seen in the Aleutians, or in Lesotho; but one must remember, too, how small audiences are. Sadly, Gore Vidal's remark that one can never have too much sex or appear too frequently on TV no longer holds true.

Nick Fraser, sobre o fracasso do jornalismo 24 horas na TV, no FT.

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Postado por Julio Daio Borges
27/7/2005 às 08h37

 
É batata!

Quer saber o que é um podcast na prática? Então clique aqui e ouça (via Inagaki...).

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Postado por Julio Daio Borges
26/7/2005 às 13h47

 
O País da Fila

Vocês já repararam como o pessoal gosta duma fila neste país? Basta aglomerar um pouco de gente que já se forma uma filinha...

Aqui se faz fila para tudo. Chega até a ser engraçado. Já conheci muitos estrangeiros que se disseram impressionados com a "organização" do nosso povo. Sim, a cultura da fila indica respeito pelo próximo e um senso curioso de organização, mas permite também algumas outras considerações.

Eu interpreto a mania por fila mais como um reflexo da história do país e da identidade do nosso povo do que como sintoma de civilidade. O brasileiro é otimista. A realidade o contesta. A fila representa a possibilidade de algo melhor. O sujeito vê uma fila e logo imagina uma oportunidade. Faz-se fila para vaga de emprego, para entrar em bar, para almoçar, para pagar conta, para tirar documento, para ganhar brinde, para votar, para parar o carro, para entrar no ônibus, no banco, na loja, no café, no chuveiro da praia, para jogar na loteria, enfim, para sonhar. O brasileiro entra na fila sem saber do que se trata porque o incerto, por poucos segundos que seja, faz com que se esqueça de seu presente.

A fila fornece uma imagem interessante: representa ao mesmo tempo o sonho e a espera por um futuro melhor e um passado de sofrimento, de cabeça baixa, de "sim, senhor".

E tem mais: toda fila tem alguém querendo furá-la, algum esperto tentando levar alguma vantagem sobre os outros "babacas". Isso lembra alguma coisa?

Do Gui, cujo Pitacos linca pra nós.

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Postado por Julio Daio Borges
26/7/2005 às 12h29

 
Don't Click It

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Postado por Julio Daio Borges
25/7/2005 às 16h43

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