Blog | Digestivo Cultural

busca | avançada
133 mil/dia
2,0 milhão/mês
Mais Recentes
>>> DR-Discutindo a Relação, fica em cartaz até o dia 28 no Teatro Vanucci, na Gávea
>>> Ginga Tropical ganha sede no Rio de Janeiro
>>> Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania abre processo seletivo
>>> Cultura Circular: fundo do British Council investe em festivais sustentáveis e colaboração cultural
>>> Construtores com Coletivo Vertigem
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> O Big Brother e a legião de Trumans
>>> Garganta profunda_Dusty Springfield
>>> Susan Sontag em carne e osso
>>> Todas as artes: Jardel Dias Cavalcanti
>>> Soco no saco
>>> Xingando semáforos inocentes
>>> Os autômatos de Agnaldo Pinho
>>> Esporte de risco
>>> Tito Leite atravessa o deserto com poesia
>>> Sim, Thomas Bernhard
Colunistas
Últimos Posts
>>> Glenn Greenwald sobre a censura no Brasil de hoje
>>> Fernando Schüler sobre o crime de opinião
>>> Folha:'Censura promovida por Moraes tem de acabar'
>>> Pondé sobre o crime de opinião no Brasil de hoje
>>> Uma nova forma de Macarthismo?
>>> Metallica homenageando Elton John
>>> Fernando Schüler sobre a liberdade de expressão
>>> Confissões de uma jovem leitora
>>> Ray Kurzweil sobre a singularidade (2024)
>>> O robô da Figure e da OpenAI
Últimos Posts
>>> Salve Jorge
>>> AUSÊNCIA
>>> Mestres do ar, a esperança nos céus da II Guerra
>>> O Mal necessário
>>> Guerra. Estupidez e desvario.
>>> Calourada
>>> Apagão
>>> Napoleão, de Ridley de Scott: nem todo poder basta
>>> Sem noção
>>> Ícaro e Satã
Blogueiros
Mais Recentes
>>> Ah, essa falsa cultura...
>>> Teoria dos jogos perdidos
>>> United States of Brazil
>>> The Search, John Battelle e a história do Google
>>> Europeus salvaram o cinema em 2006
>>> 10 sugestões de leitura para as férias
>>> Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge
>>> O que mata o prazer de ler?
>>> Um poema de Yu Xuanji
>>> Fotografia
Mais Recentes
>>> Jane, A Raposa E Eu de Isabelle Arsenault pela Wmf Martins Fontes (2016)
>>> Panoramas Ciências - 6º Ano de Leandro Godoy pela Ftd - Didáticos (2019)
>>> Contraseña Libro Del Alumno - Volume 2 de Marilia Vasques Callegari pela Moderna (2015)
>>> Literatura Brasileira - Tempos , Leitores E Leituras de Maria Luíza M. Abaurre pela Moderna (2005)
>>> Box Conecte Matemática - Volume 3 de Gelson Iezzi, Osvaldo Dolce, David Degenszajn, Roberto Perigo, Nilze De Almeida pela Saraiva Didáticos (2018)
>>> A Sutil Arte De Ligar O Foda-se de Mark Manson pela Intrínseca (2024)
>>> Sociologia Em Movimento - Parte I - Volume Único de Moderna pela Moderna (2017)
>>> Gabriel. Esperança Além da Vida de Nilton Cesar Stuqui pela InteLitera (2011)
>>> Box Conecte Biologia 1 - LIVRO DO MESTRE de Saraiva pela Saraiva
>>> Educação fiscal, financeira e empreendedorismo de Munera pela Munera (2021)
>>> Contabilidade Financeira: Uma Introdução Aos Conceitos, Métodos E Usos de Clyde P. Stickney pela Atlas (2001)
>>> Matemática E Realidade - 7º Ano de Gelson Iezzi pela Atual Didático (2018)
>>> Quarto de Despejo - Edição Comemorativa de Carolina Maria de Jesus pela Ática (2020)
>>> Teláris - Língua Portuguesa - 7º Ano de Ana Trinconi Borgatto pela Ática Didáticos (2020)
>>> O Drama da Linguagem - uma Leitura de Clarice Lispector de Benedito Nunes pela Ática (1995)
>>> Le Grand Album De Franklin, Volume 2 de Deux Coqs Dor pela Deux Coqs Dor
>>> O Homem Mais Rico da Babilônia de George S. Clason pela Ediouro (2005)
>>> Voo Cego de Ivan Santanna pela Objetiva (2017)
>>> O Triângulo das Bermudas de Charles Berlitz pela Nova Fronteira (1974)
>>> Os 5 Desafios das Equipes de Patrick Lencioni pela Sextante (2015)
>>> Descubra Seus Pontos Fortes 2.0 de Don Clifton pela Sextante (2019)
>>> Mudança de Rumo de Richard Simonetti pela Ceac (2008)
>>> Dogmática Cristã - Um Manual Sistemático dos Ensinos Bíblicos de John Theodore Mueller pela Concordia (2004)
>>> Mulheres do Brasil - a História Não Contada de Paulo Rezzutti pela Leya (2022)
>>> Taça de Prata de 1970 de Roberto Sander pela Maquinaria (2010)
BLOG

Segunda-feira, 31/10/2005
Blog
Redação
 
The back of my hands

When I look down
and see the back of my hands
lying in my lap
poised over a keyboard
or water-drenched in the sink
I know I am aging
and it frightens me.
I am not ready to age.
I do not want to die
and my hands remind me
of mortality.

My hands remind me.
I can avoid mirrors,
hide from my face
but my hands are a daily address.
Maybe I could start a new fad -
gloves for older women
who wish to deny their history
or run from their wisdom.

Hold up your hands
if you are willing to share
your grace or your pain.
If I spot you in the
glove department at Eaton's
I'll know you are as vulnerable
as I am.
Some days we'll all wear gloves
to protest,
other days we'll all go bare-handed
to show our courage.

Mary Woodbury, no Suplemento Literário de Minas Gerais, hoje o melhor junto com o Rascunho.

[Comente este Post]

Postado por Julio Daio Borges
31/10/2005 às 16h43

 
A crise da velha imprensa

"(...) desta vez, a grande imprensa tem muito a que explicar (...)"

Pedro Doria - hoje - no podcast da No Minímo (ei, Grande Imprensa, não sou eu que estou falando, tá?).

[Comente este Post]

Postado por Julio Daio Borges
29/10/2005 às 18h07

 
Sobre a nova seção

A persistência não é um dos traços mais marcantes da minha personalidade, curiosamente é aquele que me move. Traça uma linha narrativa onde a acção se estabelece como uma narração. A história deste comentário tem a história de todo e qualquer comentário, segue sobre o que me move... Se o que escrevo é escrito... posso escrever... e embrulhar os pés nas meias! Gosto de quem promove a discussão... a meias... Amei... este cuidado com os comentários dos leitores.

Francisco Coimbra, por e-mail.

[Comente este Post]

Postado por Julio Daio Borges
28/10/2005 às 10h32

 
Lembranças do Brasil

GavezDois, de Edgard Costa (porque podcast também é sambão...).

[Comente este Post]

Postado por Julio Daio Borges
27/10/2005 às 09h41

 
Sobre como ferrar a África

O jardineiro fiel e O senhor das armas são dois filmes em cartaz atualmente. Os dois se passam, em parte, na África. Apesar da diferença de tom - o primeiro é dramático, o segundo é sarcástico - ambos são filmes-denúncia sobre o mesmo assunto: a exploração da África por potências mundiais.

Em O senhor das armas, Nicolas Cage representa um americano, traficante que comercializa de pistolas a tanques, responsável pelo abastecimento de ditaduras no continente e, consequentemente, pelos genocídios praticados naquela região.

O jardineiro fiel conta a história de um adido da embaixada britânica no Quênia, cuja esposa foi assassinada por investigar e denunciar experimentos ilegais e cruéis de laboratórios farmacêuticos no país.

Difícil acreditar em coincidências na indústria cultural. O que será então? Interessante é a fala de um dos personagens de O jardineiro fiel, que acaba citando os dois filmes: "os laboratórios farmacêuticos e os traficantes de armas são as formas que o ocidente encontrou para ferrar a África".

[1 Comentário(s)]

Postado por Adriana Baggio
26/10/2005 às 10h27

 
Treehouse

Sometimes your voice is the only thing that can break a stereotype. I know it sounds crazy, but to me it has always been true. I have had so many labels put on me before anyone ever got a chance to know me that I had to make sure to speak up louder than anyone else just to break down certain barriers.

When I started Whitespace, I made sure not to post a picture of myself for a long time because I am not an old, white male. I didn't want to influence the way people saw me without reading what I had to say. I started off as a relative unknown and in the large scale of things I am still an unknown, however blogs gave me a chance to establish myself on a global scale and they give everybody that option.

In no other time in history has this occurred so it really is something special. What I like about the voices we pick for the Network is that when you read them you get a sense of the passion behind the voices. You know what is being said is really what that person feels. They can't hide behind a brand or a company because they are the brand. We are just trying to help these unique voices reach a broader audience by giving them more opportunities to do so.

Paul Scrivens, CEO do tão falado 9rules, em entrevista à nova revista Treehouse (em PDF).

[Comente este Post]

Postado por Julio Daio Borges
26/10/2005 às 08h21

 
Dicas da Semana

O Digestivo Cultural é um site para quem gosta de estar por dentro das novidades no universo da música, literatura, cinema, teatro, gastronomia, televisão, e gosta ainda mais de ler textos bem escritos e de ótimo conteúdo. O Digestivo Cultural é atualizado diariamente, por nomes já conhecidos da web e mídia brasileira e também por novos talentos, com matérias, colunas, artigos e ensaios sobre o melhor da cultura nacional e mundial. Vale a pena conferir.

Deu no Pernambuco.com.

[Comente este Post]

Postado por Julio Daio Borges
25/10/2005 às 17h51

 
Vejam só que festa de arromba

...n'outro dia (19) eu fui parar!

[Comente este Post]

Postado por Julio Daio Borges
24/10/2005 às 10h15

 
Osesp, 22.10

No último sábado, a Osesp repetiu o concerto que havia feito em homenagem a Vladimir Herzog na quinta-feira, dia 20. Em relação ao programa, o nome que aparecia em destaque era o do flautista húngaro András Adorjan, com participação na peça de Felix Mendelssohn. Como os leitores vão notar, esta obra "competiu", no melhor sentido do termo, com a Sinfonia nº4 em dó menor, Op.43, de Dmitri Shostakovich. Em outras palavras, é correto dizer que as duas obras dividiram as atenções do público que, mais uma vez, lotava a Sala São Paulo, com direito à presença de animadas turistas alemãs que estavam ao lado deste repórter. Com todas essas atrações, o concerto começou com a Abertura Heróica, de Andrzej Panufik. E a reação não poderia ter sido menos plural.

Isso porque o ataque inicial desta peça de conturbados seis minutos causou "choque" na platéia. Tal reação era esperada, se se observar que a Abertura, conforme consta no programa do espetáculo, tinha como objetivo de compor uma homenagem patriótica, mas que se tornou uma espécie de protesto em virtude das circunstâncias políticas. O que importa, no entanto, é de que forma isso se materializa: tom marcial, devidamente demarcado pela percussão, chegando, inclusive, a aludir uma espécie de parada militar. De outra parte, o naipe de cordas consegue, a um só tempo, agir e reagir, como se desse a real forma do sentimento, severo, imaginado pelo compositor. A platéia, por sua vez, não deixou de aplaudir, da mesma maneira como ressaltou um certo incômodo em relação ao que ouviu - certamente, uma peça que não está entre as mais tocadas quando se pensa em música de concerto.

Para a Transcrição para Flauta do Concerto para Violino, de Mendelssohn, houve mudanças estruturais. O forro móvel da Sala São Paulo entrou em ação e adequou-se para o solo do flautista András Adorjan. Nesta peça, ao contrário de uma ebulição inicial, ocorreu, sim, uma condução harmoniosa, sempre pontuada pela participação do solista. Com virtuosismo e sem afetação gestual, Adorjan substituiu a força pela leveza, graças a um toque suave, porém bem definido. Cabe destacar o momento em que a orquestra fez pausa e o flautista solou soberano - até as tosses pararam!

Caso terminasse aqui, teríamos, já, um ótimo concerto. Faltava, no entanto, a segunda parte. Então, depois do intervalo, os espectadores foram tomados de assalto pela veemência da obra de Dmitri Shostakovich. De fato, contrastando com a peça executada antes do intervalo, aqui a Osesp se fez notar tanto pela formação - voltaram boa parte dos instrumentos, com direito a duas harpas e a percussão - como pela sonoridade que passava por todos os naipes, das cordas aos metais. Nesse sentido, era a orquestra o principal elemento. Curiosamente, o público ficou impressionado, para o bem e para o mal. Com o andar dos movimentos, alguns deixaram a Sala, talvez incomodados pelo que ouviram. Esta presença sonora é, sem dúvida, acentuada pela duração da pela - pouco mais de uma hora - com movimentos circulares que remontam, sempre, a temas-chave. No final, a platéia que aguardou até a última nota (que, singular, se fazia notar graças ao silêncio do conjunto) aplaudiu calorosamente a orquestra, como que fazendo as vezes daqueles que já tinham ido embora.

[Comente este Post]

Postado por Fabio Silvestre Cardoso
24/10/2005 às 10h10

 
The Search

The Search: how Google and its rivals rewrote the rules of business and transformed our culture, de John Battelle (porque o meu chegou ontem...).

[Comente este Post]

Postado por Julio Daio Borges
24/10/2005 às 09h42

Mais Posts >>>

Julio Daio Borges
Editor

Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




Café da Manhã dos Campeões
Kurt Vonnegut
Intrínseca
(2019)



Livro Didáticos A Nova Guerra do Vietnã o Desafio de um País para Superar a Pobreza
Jaime Spitzcovsky
Ática
(1995)



Livro Comportamento Confissões de um Torcedor Quatro Copas e uma Paixão
Nelson Motta
Objetiva
(1998)



Pesquisa Visual - Introdução às Metodologias de Pesquisa em Design Gráfico
Ian Noble, Russell Bestley
Bookman
(2007)



Comunicação Global - a Mágica da Influência
Dr. Lair Ribeiro
Objetiva
(1993)



A senhora das velas
Walcyr Carrasco
Arx
(2007)



Crimes Imperceptiveis
Guillermo Martínez
Planeta do Brasil
(2004)



A Economia da Cadeia Produtiva do Livro
Fabio Sá Earp / George Kornis
Bndes
(2005)



Crianças Seguras
Harris Clemes; Reynold Bean
Gente
(1995)



Aventura Da Imagem
Lia Zatz; Diana Zatz Mussi
Moderna
(2013)





busca | avançada
133 mil/dia
2,0 milhão/mês