Contradições da 30ª Mostra | Digestivo Cultural

busca | avançada
64082 visitas/dia
2,5 milhões/mês
Mais Recentes
>>> IA 'revive' Carlos Drummond de Andrade em campanha do Rio Memórias
>>> mulheres.gráfica.política
>>> Eudóxia de Barros
>>> 100 anos de Orlando Silveira
>>> Panorama Do Choro
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> Mario Vargas Llosa (1936-2025)
>>> A vida, a morte e a burocracia
>>> O nome da Roza
>>> Dinamite Pura, vinil de Bernardo Pellegrini
>>> Do lumpemproletariado ao jet set almofadinha...
>>> A Espada da Justiça, de Kleiton Ferreira
>>> Left Lovers, de Pedro Castilho: poesia-melancolia
>>> Por que não perguntei antes ao CatPt?
>>> Marcelo Mirisola e o açougue virtual do Tinder
>>> A pulsão Oblómov
Colunistas
Últimos Posts
>>> Pondé mostra sua biblioteca
>>> Daniel Ades sobre o fim de uma era (2025)
>>> Vargas Llosa mostra sua biblioteca
>>> El País homenageia Vargas Llosa
>>> William Waack sobre Vargas Llosa
>>> O Agent Development Kit (ADK) do Google
>>> 'Não poderia ser mais estúpido' (Galloway, Scott)
>>> Scott Galloway sobre as tarifas (2025)
>>> All-In sobre as tarifas
>>> Paul Krugman on tariffs (2025)
Últimos Posts
>>> O Drama
>>> Encontro em Ipanema (e outras histórias)
>>> Jurado número 2, quando a incerteza é a lei
>>> Nosferatu, a sombra que não esconde mais
>>> Teatro: Jacó Timbau no Redemunho da Terra
>>> Teatro: O Pequeno Senhor do Tempo, em Campinas
>>> PoloAC lança campanha da Visibilidade Trans
>>> O Poeta do Cordel: comédia chega a Campinas
>>> Estágios da Solidão estreia em Campinas
>>> Transforme histórias em experiências lucrativas
Blogueiros
Mais Recentes
>>> Pulga na praça
>>> Arquiteto de massas sonoras
>>> Irmãos Amâncio
>>> Cinema e vídeo em Cuiabá (2)
>>> A morte do disco
>>> Era uma casa nada engraçada
>>> Romário
>>> O mau legado de Paulo Francis
>>> Abraços Partidos, de Pedro Almodóvar
>>> Leituras, leitores e livros – Parte III
Mais Recentes
>>> Português Descomplicado de Carlos Pimentel pela Saraiva (2004)
>>> Escrever Melhor de Dad Squarisi e Arlete Salvador pela Contexto (2014)
>>> Tutela Antecipada com as reformas das leis 10.351/01, 10.358/01 e 10.444/02 de J. E. Carreira Alvim pela Jurua (2003)
>>> Dom Quixote de Miguel De Cervantes Saavedra pela Todolivro (2016)
>>> O Epicurismo de Jean Brun pela 70 (1988)
>>> 72 Horas Com P. C. Farias de Amira B. Lépore pela Mania de Livro (1999)
>>> Júlia Ou A Nova Heloísa : Cartas De Dois Amantes Habitantes De Uma Cidadezinha Ao Pé Dos Alpes de Jean-jacques Rousseau pela Hucitec (1994)
>>> Conceito de Moira na Tragédia Grega de Antonio Freire s. j. pela Livraria Cruz - Braga (1969)
>>> Neoliberalismo, Trabalho E Sindicatos Capa comum de por Ricardo Antunes (Autor) pela Boitempo Editorial (1997)
>>> O Medico E O Monstro Robert Louis Stevenson de Robert Louis Stevenson pela Melhoramentos (2007)
>>> Pedaços Do Cotidiano: Contos Mediúnicos de Zibia Gasparetto pela Espaco Vida E Consciencia (1999)
>>> Nova Reforma Processual de Rodrigues/cheim/jr pela Saraiva (juridicos) - Grupo Saraiva (2003)
>>> O Inspetor Geral de Nicolau Gógol pela Scipione (2007)
>>> I Sold Andy Warhol (too Soon) de Richard Polsky pela Other Press (2009)
>>> Tempos Modernos, Tempos De Sociologia de Helena Bomeny pela Editora Do Brasil (2016)
>>> Snow Flower And The Secret Fan de Lisa See pela Bloomsbury Uk (2011)
>>> Literaturas Brasileira E Portuguesa de Samira Yousseff Campedelli pela Saraiva (2009)
>>> Inferno: The World At War, 1939-1945 de Max Hastings pela Knopf (2011)
>>> História Escola E Democracia 8 de Flávio de Campos pela Moderna (2018)
>>> Filha Das Sombras de por Caio Riter (Autor) pela Edelbra (2012)
>>> Gramática De Hoje - Volume Único de Ernani Nicola pela Scipione (2008)
>>> Tratado De Endoscopia Digestiva Diagnostica- Volume 1 esofago de Paulo Sakai pela ‎ Atheneu (2005)
>>> Saber Fazer Filosofia 1. Da Antiguidade À Idade Média de Tourinho Diógenes pela Ideias & Letras (2010)
>>> Cinquenta Tons De Cinza de E. L. James pela Intrinseca (2012)
>>> Saber Narrativo - Proposta para uma leitura de Italo Calvino de por Maria Elisa Rodrigues Moreira (Autor) pela Tradição (2007)
BLOG >>> Posts

Quinta-feira, 2/11/2006
Contradições da 30ª Mostra
+ de 11300 Acessos
+ 1 Comentário(s)

A Mostra Internacional de Cinema em São Paulo é um dos grandes eventos do setor no Brasil, pois permite ao público entrar em contato com uma pluralidade de cinematografias produzidas em todo o mundo. Desde a estréia, em 1977, o evento expande suas atividades a cada ano, promovendo não só a exibição de filmes, mas também debates, lançamentos de livros, e proporcionando o encontro e a troca de experiências entre profissionais, pesquisadores e o público presente.

Pela qualidade dos filmes exibidos, a Mostra tornou-se uma boa pauta para a imprensa que cobre cultura e entretenimento, além de sagrada para os veículos de crítica cinematográfica. No entanto, o bom relacionamento entre a organização da Mostra e imprensa especializada em cinema foi abalado nesta 30ª edição do evento. Esse fato repercutiu por meio da Carta aberta à organização da Mostra de Cinema de São Paulo, redigida e assinada pelos profissionais dos sites Cinética e Cinequanon. De acordo com a carta, em sua seleção de veículos credenciados para cobrir o evento deste ano, a Mostra de São Paulo concedeu apenas uma credencial para toda a redação do Cinequanon, ignorou a Revista Cinética e reduziu pela metade a cota de credenciais do site Contracampo. Segundo os colaboradores da Cinética e do Cinequanon, a organização da Mostra excluiu os veículos de crítica independente e de internet, privilegiando a mídia impressa e não avaliando a qualidade do conteúdo crítico produzido a partir da programação da Mostra.

A carta contou com aprovação de leitores, jornalistas, cineastas e organizações do setor como a Associação Brasileira de Documentaristas e Curtametragistas - seção Rio de Janeiro (ABD&C/RJ), o Congresso Brasileiro de Cinema (representante de 54 entidades do setor), Nelson Pereira dos Santos, Maurice Capovilla, Philippe Barcinski, entre outros, que se reportaram à organização da Mostra contra essa atitude. Em resposta a essas manifestações, a organização da Mostra publicou um comunicado à imprensa alegando que a falta de credenciais para determinados veículos ocorreu devido ao recorde de solicitações recebidas em 2006. No caso, foram 611 solicitações, sendo que a organização dispunha de 150 credenciais, as quais permitem assistir a todos os filmes programados no evento.

O editor da Cinética, Eduardo Valente, rebate esse comunicado ressaltando que o ponto em discussão não é a quantidade de credenciais a serem distribuídas, mas os critérios utilizados para a seleção da imprensa credenciada. Para os profissionais da Cinética e do Cinequanon, o principal motivo de indignação é a suposta falta de reconhecimento dos organizadores da Mostra pelo trabalho de crítica cinematográfica independente e reflexiva realizado por ambos.

Segundo a assessoria de imprensa da Mostra, desde sua criação ela é um evento promovido para privilegiar o público. Caso seja esse mesmo o seu intento, os organizadores da mesma precisam repensar suas prioridades, pois a falta de valorização da crítica cinematográfica prejudica não só o publico - carente de textos de boa qualidade, com informações relevantes -, mas também os profissionais do cinema, os quais merecem uma imprensa que compreenda e dialogue sobre seu trabalho e não apenas reproduza frases feitas e o senso comum. Se a Mostra Internacional de Cinema prima pela diversidade de cinematografias, é no mínimo contraditório favorecer veículos de comunicação viciados em um discurso homogeneizado e na reprodução de releases, em detrimento de profissionais que dedicam seu tempo, trabalho e amor a estudar e refletir sobre a arte cinematográfica.


Postado por Fernanda da Silva
Em 2/11/2006 à 00h10

Quem leu este, também leu esse(s):
01. Paulo Guedes fala pela primeira vez (2023) de Julio Daio Borges
02. Da beleza e consolação de Yuri Vieira
03. A morte e a morte dos jornais de Julio Daio Borges
04. 6º Atentado poético em BH de Pilar Fazito


Mais Fernanda da Silva no Blog
* esta seção é livre, não refletindo necessariamente a opinião do site

ENVIAR POR E-MAIL
E-mail:
Observações:
COMENTÁRIO(S) DOS LEITORES
3/11/2006
16h13min
Lembro-me que isso não é a primeira vez que acontece, mas não exatamente em qual evento. Mas veículos independentes, principalmente relacionados à Internet, recebem tratamento diferenciado quando comparados com a mídia impressa. Além da falta de críticas reflexivas, a atitude dos organizadores também mostra contradição no seu desejo de fazer um evento voltado para o público. Atualmente, não há veículo de comunicação mais abrangente e que alcance mais pessoas do que a Internet, com seus sites e blogs. Apoiar esses meios independentes é abrir ainda mais a possibilidade de o público entrar em contato com os filmes da Mostra e sua riqueza cultural. Muito bom o alerta, Fernanda.
[Leia outros Comentários de Bia Cardoso]
COMENTE ESTE TEXTO
Nome:
E-mail:
Blog/Twitter:
* o Digestivo Cultural se reserva o direito de ignorar Comentários que se utilizem de linguagem chula, difamatória ou ilegal;

** mensagens com tamanho superior a 1000 toques, sem identificação ou postadas por e-mails inválidos serão igualmente descartadas;

*** tampouco serão admitidos os 10 tipos de Comentador de Forum.

Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




Architectural Drawing: a Visual Compendium of Types and Methods
Rendow Yee
Wiley
(2007)



No Ar Rarefeito
Jon Krakauer
Companhia das Letras
(1997)



8 Segredos poderosos para o anti aging
Paul Ling Tai
Multimídia
(2010)



A Formação do 3º Mundo
Dowbor Ladislau
Brasiliense



Manual para o Exame Psicológico da Criança
René Zazzo
Mestre Jou
(1981)



A Poesia Interminável
João da Cruz e Souza
Globus
(2011)



Livro O Morto Ao Telefone
John Le Carre
Klick
(1998)



Eu sou amado
Jacques Poujol
Vida
(2007)



Livro As Aventuras de Sherlock Holmes Estrela de Prata Volume 3
Conan Doyle
Círculo do Livro



As Receitas Preferidas de Ana Maria Braga
Ana Maria Braga
Best Seller
(1997)





busca | avançada
64082 visitas/dia
2,5 milhões/mês