Machado de Assis e a Esperança | Digestivo Cultural

busca | avançada
91881 visitas/dia
1,3 milhão/mês
Mais Recentes
>>> Victor Biglione, Guilherme Dias Gomes e Alfredo Dias Gomes celebram Miles Davis em show inédito
>>> Arnaldo Brandão recebe Rick Ferreira e Beto Saroldi no projeto “Brandão Convida”, no Blue Note Rio
>>> Netos de Mercedes Sosa e João do Vale, Araceli Matus e Gabriel Vale estreiam show no RJ
>>> Aumente o som: Revista 440Hz retorna em novo formato
>>> Músicos de rua ganham palco e cachê, com shows gratuitos para público, dia 5/2, no Bourbon Street
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> O nome da Roza
>>> Dinamite Pura, vinil de Bernardo Pellegrini
>>> Do lumpemproletariado ao jet set almofadinha...
>>> A Espada da Justiça, de Kleiton Ferreira
>>> Left Lovers, de Pedro Castilho: poesia-melancolia
>>> Por que não perguntei antes ao CatPt?
>>> Marcelo Mirisola e o açougue virtual do Tinder
>>> A pulsão Oblómov
>>> O Big Brother e a legião de Trumans
>>> Garganta profunda_Dusty Springfield
Colunistas
Últimos Posts
>>> All-In sobre DeepSeek
>>> L'italiana in Algeri par Georges Prêtre
>>> Le siège de Corinthe par Solti
>>> DeepSeek by Glenn Greenwald
>>> David Sacks no governo Trump
>>> DeepSeek, inteligência que vem da China
>>> OpenAI lança Operator
>>> Um olhar sobre Frantz Fanon
>>> Pedro Doria sobre o 'pobre de direita'
>>> Sobre o episódio do Pix
Últimos Posts
>>> Jurado número 2, quando a incerteza é a lei
>>> Nosferatu, a sombra que não esconde mais
>>> Teatro: Jacó Timbau no Redemunho da Terra
>>> Teatro: O Pequeno Senhor do Tempo, em Campinas
>>> PoloAC lança campanha da Visibilidade Trans
>>> O Poeta do Cordel: comédia chega a Campinas
>>> Estágios da Solidão estreia em Campinas
>>> Transforme histórias em experiências lucrativas
>>> Editora lança guia para descomplicar vida moderna
>>> Guia para escritores nas Redes Socias
Blogueiros
Mais Recentes
>>> Como escrever bem – parte 3
>>> Monteiro Lobato, a eugenia e o preconceito
>>> Brasil, Egito, Eike e Gay
>>> Despedida Jarbas Vasconcelos
>>> Um Furto
>>> Uma vida bem sucedida?
>>> Doida pra escrever
>>> Histórias de gatos
>>> Um certo tom musical
>>> Jornal da Cultura - 18/11/2014
Mais Recentes
>>> Übungsgrammatik Für Die Mittelstufe Aktuell de Axel Hering, Dr. Magdalena Matussek, Dr. Michaela Perlmann-balme pela Hueber Verlag Gmbh & Co. Kg (2019)
>>> Le Dalf C1/c2 100 Réussite - Édition 2017 - Livre Didierfle.app de Lucile Chapiro, Dorothée Dupleix, Nicolas Frappe, Marina Jung, Jérôme Rambert, Marie Salin pela Didier (2025)
>>> Meditacoes Para a Manha e Para a Noite de Louise L Hay pela Sextante (2006)
>>> Livro Nunca É Tarde Para Amar de Eulinir de Fátima Silva Tomaz de Aquino pela Panorama (1999)
>>> Complete Advanced Student's Book de Greg Archer, Guy Brook-hart, Sue Elliot, Simon Haines pela Cambridge English (2023)
>>> Moderno Atlas Geografico de Graça Maria Lemos Ferreira pela Moderna (didaticos) (2016)
>>> As Regras Da Seducão de Madeline Hunter pela Arqueiro (2013)
>>> Como Não Ser um Mala! de Mark Stevens pela Alegro (2006)
>>> Culinaria Basica Ed. 2017 de Vigilante Do Peso pela Fisicalbook (2017)
>>> Livro Vinho & Guerra de Don e Petie Kladstrup pela Zahar (2002)
>>> Eros E Psique apuleio de Ferreira Gullar pela Ftd (2009)
>>> Projeto De Vida E Atitude Empreendedor 7 Ano de Leo Fraiman pela Ftd (2020)
>>> Livro Convergente Uma Escolha Vai Te Definir Volume 3 de Veronica Roth pela Rocco (2014)
>>> Construindo a Psicologia Brasileira - Desafios da Ciência e Prática Psicológica de Org. Oswaldo H Yamamoto, Valdiney Veloso Gouveia pela Casa do Psicologo (2003)
>>> Educacao Financeira Um Guia De Valor de Flávia Aidar pela Moderna Rj
>>> Biologia Para Um Planeta Sustentável - PARTE 3 de Armênio Uzunian pela Harbra
>>> Biologia Para Um Planeta Sustentável - caderno de exercicios de Armênio Uzunian pela Harbra
>>> Livro Gestão da Qualidade Série Gestão Empresarial de Isnard Marshall Junio,r Agliberto Alves Cierco, Alexandre Varanda Rocha, Edmarson Bacelar Mota, Sérgio Leusin pela Fgv (2006)
>>> Fundamentos De Economia de Marco Antonio Sandoval De Vasconcellos pela Saraiva (2008)
>>> Livro Exceção De Pré-Executividade Doutrina Jurisprudência Prática de Rita Dias Nolasco pela Método (2003)
>>> O Mundo Muçulmano de Peter Demant pela Editora Contexto (2008)
>>> Dvd Pinga-Fogo com Chico Xavier: programas 1 e 2 de S/n pela Versátil (2006)
>>> Fazer Dizer, Querer Dizer de Claudine Haroche pela Hucitec (1992)
>>> Livro Não Tenha Medo de Ser Chefe Como Combater a Epidemia de Subgerenciamento e se Tornar o Líder de Que Sua Precisa de Bruce Tulgan pela Sextante (2009)
>>> Hoje tem Poesia de Ronald Claver pela Dimensão (2005)
BLOG >>> Posts

Terça-feira, 10/6/2008
Machado de Assis e a Esperança
+ de 4400 Acessos
+ 1 Comentário(s)

Era um dia bonito em Santos. Acordei cedo e comecei a pesquisar sobre o Sr. Joaquim Maria Machado de Assis, mais conhecido por Machado de Assis. Precisava pensar em algo para escrever para este Especial, que pudesse transmitir uma mensagem sem ser hipócrita comigo e enganador de leitores (em particular, os "apressados" que iriam pesquisar sobre o maior escritor brasileiro na Internet e se deparariam com o meu texto, citando-o em uma alguma ocasião, causando quem sabe alguma infeliz conseqüência).

Já adianto e explico: não sou especialista nos romances realistas machadianos. Admiro sua linguagem, aprecio sua ironia, mas não posso ir além.

Porém, nobre leitor (bem Machado, não?) você me dá licença para falar sobre uma coisa bonita?

Estava eu sentado na mesa da copa, debruçado sobre livros de literatura e, nos intervalos, lendo os contos de Machado, quando minha sogra me contou, com um ar de orgulho e nostalgia, a força de vontade que seu pai teve para sair de Portugal, emigrar para o Brasil e proporcionar uma vida confortável em Santos para sua família. Narrou-me que seu pai acordava às três horas da manhã e só fazia a primeira refeição ao meio-dia — durante esse tempo trabalhava duro em uma terra desconhecida. Veio por meio de uma carta de chamada enviada pelo seu irmão. Sua filha (minha sogra) nasceu no velho continente, e seu pai só foi conhecê-la quando ela tinha mais de 2 anos, mas, no final, tudo valeu a pena: teve uma família feliz e a certeza de que venceu.

Enquanto ela falava, lembrei da admiração que minha namorada tinha e tem pelo avô. Realmente algo mágico...

Lembrei, também, que eu, igualmente, sinto grande respeito e admiração pelos meus avós (eles ainda serão tema de grandes artigos). Todos fugiram da guerra e fincaram raízes em um país desconhecido, transmitindo seus hábitos e ensinamentos da melhor forma possível: com carinho!

Os imigrantes são parte importante do Brasil e trazem no sangue histórias de otimismo, dedicação e vontade de vencer.

Estes heróis construíram o Brasil e enriqueceram a nossa cultura. Perpetraram, subconscientemente, uma sociedade mais culta e receptiva, para novas idéias e crenças.

Mas o que tem tudo isso a ver com Machado de Assis?

Machado é uma vertente da mesma moeda. Nasceu pobre, fruto de um ex-escravo e uma lavadeira açoriana. Ficou órfão muito cedo e sofria, já na infância, de epilepsia e gaguez.

Ora, tudo isso já é mais do que razão para, pelos deterministas, chegar-se à conclusão que ou viraria "ladrão" ou "office-boy" nos tempos modernos. Talvez, um suicídio. Quem diria que se transformaria em um dos maiores ícones da literatura brasileira?

Ele, como os imigrantes, serve-nos como exemplo, orgulho e modelo a ser seguido. Raça e determinação! Dedicação e oportunismo! São essas as palavras que melhor combinam com o perfil dos verdadeiros heróis brasileiros.

Se tivéssemos uma nova onda de imigrantes e uma nova onda de "Machados", hoje, com certeza, teríamos muito mais esperança!


Postado por Daniel Bushatsky
Em 10/6/2008 às 16h56

Quem leu este, também leu esse(s):
01. Ristridi de Julio Daio Borges
02. Let It Go by Eddie Vedder de Julio Daio Borges
03. Agualusa no MAO (BH) de Ana Elisa Ribeiro
04. 4 de Julho #digestivo10anos de Julio Daio Borges
05. A morte da Gazeta Mercantil de Julio Daio Borges


Mais Daniel Bushatsky no Blog
* esta seção é livre, não refletindo necessariamente a opinião do site

ENVIAR POR E-MAIL
E-mail:
Observações:
COMENTÁRIO(S) DOS LEITORES
18/6/2008
22h55min
Parabéns, Daniel, pela bela e sensível homenagem que fez a todos os imigrantes que, direta ou indiretamente, lutaram pela construção deste país.
[Leia outros Comentários de Benilde Peres]
COMENTE ESTE TEXTO
Nome:
E-mail:
Blog/Twitter:
* o Digestivo Cultural se reserva o direito de ignorar Comentários que se utilizem de linguagem chula, difamatória ou ilegal;

** mensagens com tamanho superior a 1000 toques, sem identificação ou postadas por e-mails inválidos serão igualmente descartadas;

*** tampouco serão admitidos os 10 tipos de Comentador de Forum.

Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




Dialogando e Refletindo - Cidadania - Volume V
Naldemir Maria Mendes
Vozes
(2004)



História da Arte 2 Volumes
Sheldon Cheney
Livraria Martins
(1949)



Livro Capa Dura Getting Beyond Better How Social Entrepreneurship Works
Roger L Martin e Sally Osberg
Não Encontrada
(2023)



Leçons Du Corps
Roger Gentis
Flamarion
(1980)



Diario do Vampiro o Despertar
L. J. Smith
Galera
(2009)



Senhor ensina nos a orar 534
Dario Salas
Sem



O Falecido Mattia Pascal os Imortais da Literatura Universal
Luigi Pirandello
Editôra Abril
(1972)



Literatura e Filme
Fflch / Usp
Fflch / Usp
(1989)



Nos Na Trindade Breve Ensaio Sobre A Trindade
Tomas Spidlik
paulinas
(2004)



Viagem
Graciliano Ramos
Record
(1975)





busca | avançada
91881 visitas/dia
1,3 milhão/mês