| Mais Recentes >>> O Batedor de Carteiras - Lacrado - Coleção Folha Cine Europeu de Coleção Folha pela Folha de São Paulo (2011) >>> Os Incompreendidos - Lacrado - Coleção Folha Cine Europeu de François Truffaut pela Folha de São Paulo (2011) >>> Compre Cadeira Igrejas para Hoje Focadas Em Jesus de Sidney Costa pela Alphaconteúdos (2015) >>> Projeção do Corpo Astral de Sylvan J. Muldoon, Hereward Carrington pela Pensamento (1995) >>> Tarô - Espelho da Vida Novas Técnicas de Disposição das Cartas de Mario Montano pela Pensamento (1995) >>> A Mente Na Psicologia Budista de Herbert V. Guenther / Leslie S. Kawamura tradução pela Cultrix (1990) >>> Magos - os Mundos Mágicos da Fantasia de Isaac Asimov (org.) pela Melhoramentos (1990) >>> Lonely Planet Usa (travel Guide) de Lonely Planet, Regis St Louis, Amy C Balfour, Sara Benson, Michael Grosberg, Adam Karlin, Mariella Krause, Adam Skolnick, Ryan Ver Berkmoes, Karla Zimmerman pela Lonely Planet (2014) >>> Americanah de Ngozi Adichie Chima pela Fourth Estate London (2013) >>> Sophie Calle (photofile) de Clement Cheroux pela Thames & Hudson (2017) >>> Uma Tragédia Americana de Theodore Dreiser pela Nova Cultural (1988) >>> Maze Runner: Correr Ou Morrer (portuguese Brazilian Edition) de James Dashner pela Vergara & Riba (2010) >>> Caixa box A revolta de atlas com 3 livros - edição de luxo de Ayn Rand pela Arqueiro (2021) >>> The End Of Certainty: Time, Chaos, and the New Laws of Nature de Ilya Prigogine pela Free Press (1997) >>> Caixa box J. D. Salinger com 4 livros e 4 marcadores de paginas de J. D. Salinger pela Todavia (2021) >>> Química Orgânica - prefácio de A J Andrade de Gouveia de Robert T Morrison; Robert N Boyd pela Cardoso (1967) >>> O Tarô Uma História Crítica dos Primórdios Medievais à Experência Quântica de Cynthia Giles pela Pioneira (2025) >>> Kit Imparavel com 4 livros de Gabriel Granjeiro pela Edição do autor >>> Êxito Nas Relações Humanas de Germano De Novais pela La salle (1987) >>> As Obras Completas De Carl Barks Vol 24 - o melhor da Disney de Carl Barks pela Abril (2006) >>> Aquarela brasileira - letras de 300 musicas populares brasileiras e internacionais de Beth Cançado pela Serasa (2004) >>> Halo: Broken Circle de John Shirley pela Fabrica 231 (2015) >>> As Aventuras de Oli & Kora 2 - Branqueamento dos Corais de Claudia Dicarmo pela Da Autora (2023) >>> Teoria Z de William Ouchi pela Fundo Educativo Brasileiro (1982) >>> Genio da Desgraça(na Hora Centenaria de Camilo) de Joaquim Leitão pela Ottosgráfica Lda, Lisboa (1925)
|
|
BLOG
>>> Posts
Quarta-feira,
11/5/2005
Casa da Ignorança
+ de 1700 Acessos

Desde que soube da criação e dos bons frutos da Casa do Saber, centro de estudos chiques de São Paulo, já devidamente alcunhado de Daslusp, meu amigo Pereira, tosco no último, cotovelos gastos nos balcões de botequim, inimigo declarado do neo-iluminismo, danou-se, avalovarou-se, oxe. Quer porque quer abrir a sua Casa da Ignorança. Está na praça a colher subscrições de apoio ao seu projeto. Entornou a aguardente do destemor e da coragem, e agora não há mais como removê-lo de tal engenho e arte. É líquido e certo como tudo aquilo que ingere.
"Mais encanadores e menos Sartres", brada o entrevado, retomando uma antiga peleja desta Pátria de extremos,sempre entre o 8 ou 80. "Chega de Beauvoirs de butique", provoca, bandeira das ignorâncias desfraldada. "Abaixo as peruas nietszcheanas, que gastam seus aforismos até com as oiças de vendedoras de shoppings", abestalha-se, combatendo o que julga ser o seu bom combate. E mesmo que os amigos todos, esclarecidos, tentem ignorá-lo, ele segue, avante, montado no burro do desconhecimento, às quedas, embriaguês de teimosia e de cachaça, triste figura, lá vai o nosso bom e risível cavaleiro.
"Fora os mauricinhos kantianos", prega ainda o destemido Quixote de boteco, cujos moinhos são os ventiladores de teto. De todos os cursos da Casa do Saber, sempre na mira da sua espada chauvinista, um, em especial, o chamou para a briga: "Drama Grego - Formas Trágicas de Eliminar uma Mulher". "Pera lá, comequié?", soluçou, na sua crítica da pinga mineira de alambique pura. "Isso mesmo que ouviste!", aquiesceu a moderninha civilizada, discípula do professor daquele curso, sr. Antonio Medina Rodrigues. "Ele analisa a maneira como os gregos encaravam a mulher e o feminino na antiguidade e como esses modelos trágicos deixaram marcas recorrentes na subjetividade do ocidente", completou, lendo o catálogo do combatido estabelecimento. O cavaleiro da Casa da Ignorança perdeu de vez a paciência e, do alto do lombo do mal-entendido, esporou: "Comigo não tem essa viadagem de subjetividade recorrente, uma mulher é uma mulher é uma mulher, e nela não se bate nem com uma flor!"
Xico Sá, em o carapuceiro (que assina a mais anárquica página da Bravo!, a última - aliás, acho que foi uma indicação de alguém de lá...).
Postado por Julio Daio Borges
Em
11/5/2005 às 09h22
* esta seção é livre, não refletindo
necessariamente a opinião do site
|
|
|
|