| Mais Recentes >>> Metafisica E Finitude de Gerd A. Bornheim pela Perspectiva (2001) >>> Aura-Soma: Terapia De Cor E Luz de Galladriel Flammini, Robert Hasinger pela Madras (2002) >>> Livro O Inocente de John Grisham pela Rocco (2007) >>> Livro Liderança e a Nova Ciência Descobrindo Ordem Num Mundo Caótico de Margaret J. Wheatley, traduzido por Adail Ubirajara Sobral pela Cultrix (2006) >>> Turma da Mônica Jovem Número 14 O Dono do Mundo Parte Final de Mauricio de Souza pela Panini (2009) >>> Livro Ricky Ricota E Seu Super-Robô Contra Os Macacos Mecânicos De Marte Volume 4 de Dav Pilkey Desenhos de Matin Ontiveros pela Cosac & Naify (2006) >>> Ciência E Existência de Álvaro Vieira Pinto pela Paz E Terra (1969) >>> Livro HQ A Saga do Superman Volume 10 de John Byrne, Jerry Ordway, traduzido por Rodrigo Barros pela Panini Comics (2022) >>> Culturas & Evangelização: leitura a partir do contexto amazônico de Possidônio da Mata; Tea Frigerio; Josimar Azevedo pela Santuário (1999) >>> Livro Tecendo Diálogos, Construindo Pontes A Educação Como Artífice De Paz de Vania Carvalho de Araújo, Jacques Marcovitch e Outros pela Cidade Nova (2001) >>> Trilogia Da Fundação de Isaac Asimov pela Aleph (2019) >>> Livro Lean In For Graduates With New Chapters By Experts, Including Find Your First Job, Negotiate Your Salary, And Own Who You Are de Sheryl Sandberg pela Knoff (2013) >>> Livro O Mundo do Senhor dos Anéis Vida e Obra de J. R. R. Tolkien de Ives Gandra Martins Filho pela Madras (2002) >>> Matemática - Primeiro ano colegial de Ary Quintella pela Companhia editora nacional (1968) >>> Só Pode Ser Brincadeira, Sr. Feynman! de Richard P. Feynman pela Intrínseca (2019) >>> Mecânica Quântica de Antônio Fernando Ribeiro De Toledo Piza pela Edusp (2003) >>> Saga Os Ravenels - Sete Livros (COLEÇÃO COMPLETA) de Lisa Kleypas pela Arqueiro (2018) >>> Educando Para A Argumentação. Contribuições Do Ensino Da Logica de Patrícia Del Nero Velasco pela Autêntica Editora (2010) >>> O Ciclista da Madrugada e Outras Crônicas de Arnaldo Bloch pela Record (2009) >>> Livro O Ensaio de Eleanor Catton pela Record (2012) >>> O Capital: Extratos Por Paul Lafargue de Karl Marx pela Conrad (2004) >>> Designer Não é Personal Trainer e Outros Escritos de Adélia Borges pela Rosari (2002) >>> Livro Viagem Ao Fim Do Mundo Coleção Salve-se Quem Puder de Lesley Sims pela Scipione (2007) >>> Livro HQ Mulher Maravilha e Mais: Núbia Se Une à Liga da Justiça! Volume 17 de Becky Cloonan, Michael W. Conrad, Aneke, Amalcay Nahuelpan, Magdalene Visaggio, Joëlle Jones, traduzido por Mario Luiz C. Barroso pela Panini Comics (2023) >>> Livro A Dádiva do Tempo Envelhecer Com Dignidade de Joan Chittister pela Paulinas (2013)
|
|
BLOG
>>> Posts
Sexta-feira,
10/10/2014
Quando não existe diálogo...
+ de 2600 Acessos
...não existe democracia plena
"Lógos" quer dizer "discurso", em grego.
Platão acreditava que cada coisa tinha o seu próprio "discurso", o seu "lógos". Esse "discurso", sobre uma determinada coisa, permitia que ela fosse conhecida, estudada, compreendida.
Assim, "biologia" é o "discurso" sobre a vida ("bio" é latim). E a "lógica" é o estudo sobre o próprio discurso, sobre como o discurso funciona.
É o começo da filosofia. E do conhecimento humano.
Platão acreditava, também, no diálogo. O discurso que se construía "a dois", digamos assim.
Tese, antítese e síntese. Um processo que depois se convencionou chamar de "dialética".
A maioria dos famosos Diálogos de Platão funciona desse jeito. Com Sócrates, o mestre de Platão, dialogando com um ou mais personagens. Ou até discursando praticamente sozinho.
Utilizando essa "ferramenta", Platão escreveu divinamente sobre o amor, a alma, a beleza, a justiça, a virtude, entre tantos outros temas, que destrinchou como ninguém, deslumbrando a humanidade através dos séculos.
Platão acreditava no diálogo, portanto. E acreditava que o diálogo fosse uma ferramenta na construção do conhecimento.
Todo esse preâmbulo para aterrissar nas eleições brasileiras...
Existe um lado que apresenta fatos, oferece dados e coloca argumentos. Mas existe outro lado que atropela os fatos, distorce os dados e despreza os argumentos (até porque não tem).
Se queremos avançar, como sociedade, devemos ficar do lado de quem se predispõe ao debate, com um mínimo de honestidade intelectual, ou de quem deseja impor sua propaganda, reconhecidamente falsa, na tentativa de manipular a audiência?
Como partido, o PT vem insistindo num "modus operandi" que o tem isolado, como nunca, nesta eleição. Dos partidos que não passaram para o segundo turno, nesta eleição presidencial: ou dão seu apoio ao PSDB, ou tentam se manter "neutros". Ninguém quer apoiar o PT declaradamente.
Na própria "base aliada" do governo, não há mais consenso. Vemos governadores eleitos, que historicamente apoiariam o PT, se bandeando para o lado do candidato do PSDB. Enquanto figuras históricas, da esquerda brasileira, declaram também seu apoio ao presidenciável do PSDB. E até - quem diria - ex-membros do PT. E até - heresia suprema - ex-colaboradores de Lula no governo...
Num contexto de estagflação (inflação sem crescimento) e novos escândalos de corrupção irrompendo diariamente, o partido do governo vai se isolando do mundo exterior, numa tentativa canhestra de negar a realidade - mesmo sabendo que, com o tempo, a verdade sempre vence...
O que resta para a militância, nesse contexto? Obedecer, cegamente. Trabalhar, incessantemente. Suspender a razão, numa corrida inútil *contra* o tempo...
Com o mundo acabando para o PT, e a militância em desespero, não há espaço para o diálogo. Com esse pessoal, não dá mais para debater.
O PT e sua militância desaprenderam a viver numa democracia plena. Se é que, um dia, souberam. Pode ser que tenham fingido a maior parte do tempo...
Postado por Julio Daio Borges
Em
10/10/2014 às 19h44
Quem leu este, também leu esse(s):
01.
Santo Agostinho para o hoje de Celso A. Uequed Pitol
02.
Marcelo Adnet no Roda Viva de Julio Daio Borges
03.
Você já foi cancelado? de Julio Daio Borges
04.
Jorge Caldeira no Supertônica de Julio Daio Borges
05.
Mauro Henrique de Julio Daio Borges
* esta seção é livre, não refletindo
necessariamente a opinião do site
|
|
|
|