| Mais Recentes >>> Pesquisa Operacional Na Tomada De Decisoes: Modelagem Em Excel de Gerson Lachtermacher pela Ltc (2016) >>> Estatística Aplicada: Economia, Administração E Contabilidade de John E. Freund pela Bookman (2006) >>> 15 Poderes Que Mudam A Sua Vida de Lauro Trevisan pela Da Mente (2015) >>> Microeconomia de Robert S. Pindyck; Daniel Rubinfeld pela Pearson (2013) >>> La Ville Kaléidoscopique: Coordination Spatiale Et Convention Urbaine (french Edition) de Pedro Abramo pela Editions L'harmattan (1998) >>> Ladinos e Crioulos de Edison Carneiro pela Fisicalbook (2022) >>> Sensibilidades E Sociabilidades: Perspectivas De Pesquisa de Maria Madalena Queiroz pela Editora Da Ucg (2008) >>> In The Shadow Of Olympus: The Emergence Of Macedon (princeton Paperbacks) de Eugene N. Borza pela Princeton University Press (1990) >>> Why Not: Como Os Irmãos Joesley E Wesley, Da Jbs, Transformaram Um Açougue Em Goiás Na Maior Empresa De Carnes Do Mundo de Raquel Landim pela Intrínseca (2019) >>> Beijada Por Um Anjo 4 de Elizabeth Chandler pela Editora Novo Conceito (2011) >>> Introdução ao Direito Moderno de Alceu Amoroso Lima pela Loyola (2001) >>> Ao sair do armário , entrei na velhice... de Murilo Peixoto da Mota pela Mobile (2014) >>> Caminho, O: Diário Catequético E Espiritual Do Catequizando - Eucaristia 1 Etapa de Thiago Aparecido Faccini Paro pela Vozes (2014) >>> Sujetos Colectivos, Estado Y Capitalismo En Uruguay Y América Latina: Perspectivas Críticas de Yamandú Acosta, Alejandro Casas, Oscar Mañán, Virginia Rossi pela Trilce (2014) >>> Sangue De Tinta (portuguese) de Cornelia Funke pela Seguinte (2013) >>> Adobe Golive 5 Bible de Deborah Shadovitz pela Wiley (2000) >>> O Humanos Antes Da Humanidade de Robert Foley pela Unesp (2003) >>> A Substituição Do Trabalho Vivo Pelo Trabalho Morto: Um Estudo De Caso: A Substituição Da Trabalho Vivo Pelo Trabalho Morto Nas Organizações, Seria Uma Tendência? de Edison Ferreira, Jean-pierre Marras pela Novas Edições Acadêmicas (2015) >>> Travessias por ;Africa de Maria João Castro pela Across (2020) >>> Children On The Streets Of The Americas: Globalization, Homelessness And Education In The United States, Brazil, And Cuba de R. Mickelson pela Routledge (2000) >>> Introdução a Semântica: brincando Com a Gramática 7ª Edição de Rodolfo Ilari pela Contexo (2007) >>> Global Culture: Media, Arts, Policy, And Globalization de Diana Crane pela Routledge (2002) >>> Politica Cultural No Brasil, 2002-2006: Acompanhamento E Analise de Frederico Barbosa Da Silva pela Ministério Da Cultura (2007) >>> Cyberspace: The Human Dimension de David B. Whittle pela W. H. Freeman (1996) >>> Matematica E Realidade - 9 Ano de Gelson Iezzi E Osvaldo Dolce pela Atual (2021)
|
|
BLOG
>>> Posts
Sexta-feira,
19/12/2014
Dia do Ram
+ de 3800 Acessos
Primeiro, conheci o Haiama. Na faculdade. Não era da turma com quem entrei, mas era da turma *para a qual* entrei, a partir do quarto ano, para fazer a ênfase computação. Em 1996.
O Haiama era um carioca com disciplina oriental - estudioso, mas dado a sarcasmos. Lembro de a gente estudando para uma prova de microeletrônica e o Borelli soltando: "O Haiama vem com essas 'perguntas esféricas', não tem nem como pegar..."
Em 1999, quando publiquei um texto no Observatório da Imprensa, pretensamente intitulado "Teia de Alcance Mundial", recebi um e-mail de um tal Rafael Lima. Era bem escrito e extrapolava meus raciocínios sobre a WWW. Viramos correspondentes virtuais.
Em 2001, quando tive a ideia de convidar os primeiros colunistas para o Digestivo, pensei no Lima. Ele aceitou e fez história com o site.
Em 2003, não sei se por iniciativa do Lima, me apareceu um tal de Luis Eduardo Matta. Era escritor. Tinha um site próprio. E me pediu para divulgar.
Eu sugeri: "Por que você não escreve um texto sobre o seu trabalho?". Ele topou. E lançou toda uma polêmica sobre a LPB, a literatura popular brasileira. O LEM é um dos escritores mais obstinados que eu conheço.
Finalmente, o Ram Rajagopal veio através do LEM. Havia estudado com todos eles, no Rio. Era também engenheiro, havia trabalhado em banco de investimento, mas tinha preferido sair do Brasil, e se fixar na Califórnia. Para o Digestivo, escreveu uma "história dos blogs", em 2005.
Conheci o Ram pessoalmente em 2006, quando ele veio para um lançamento do LEM, um evento da editora Planeta que o Digestivo encampou, na Cultura do Villa-Lobos. Descobri que o Ram era engraçado. Nada a ver com as polêmicas intermináveis por e-mail, onde ele se revela um debatedor infatigável - vencendo qualquer interlocutor. (Eu não me atrevo a discutir com o Ram.)
Lembrei de tudo isso, e mais um pouco, ontem, enquanto assistia a uma palestra do professor Ram, cujo mote era: "Como a tecnologia pode nos ajudar a viver numa cidade melhor?". Uma iniciativa do movimento Onda Azul, do Eduardo Andrade de Carvalho, que é um dos meus melhores amigos e que dispensa apresentação.
O Edu fundou o Onda Azul junto com o Humberto Laudares e o Eduardo Wolf. Querem ajudar na revitalização do PSDB, organizando uma filiação em massa. Aproveitando, claro, o bom momento da oposição desde as últimas eleições - e o presente interesse dos jovens pela política.
O Ram foi brilhante contando como uma equipe liderada por ele organiza, por exemplo, as vagas de estacionamento na universidade de Stanford hoje. Ou então detalhando um projeto, dele com um dos dez primeiros empregados do Google, que adapta as ideias de aplicativos para táxis e caronas ao universo dos ônibus (imagine um ônibus que não parasse só nos "pontos de ônibus" e que pudesse desviar um pouco sua rota, atendendo a mais pessoas?).
Que orgulho de ser amigo do Ram e de toda essa turma. É de gente assim que o Brasil precisa. Aliás, o Brasil já tem essas pessoas - elas nasceram aqui -, só tem de permitir que, com seu conhecimento e sua capacidade técnica, possam implementar as políticas de que o País tanto precisa. Que o Onda Azul chacoalhe o PSDB, e o governo. E que o Ram faça parte disso.
P.S. - Antes de começar sua palestra, o Ram me disse que tem gostado dos meus textos mais "pessoais". Então, em homenagem à nossa convivência virtual, à nossa amizade e às suas realizações, estou retribuindo. Que o Brasil volte a merecer gente como você, Ram. (Se puder disponibilizar sua palestra no SlideShare, agradecemos todos.)
Postado por Julio Daio Borges
Em
19/12/2014 às 12h56
Quem leu este, também leu esse(s):
01.
Vampiros à moda antiga de Yuri Vieira
* esta seção é livre, não refletindo
necessariamente a opinião do site
|
|
|
|