Lauro Machado Coelho | Digestivo Cultural

busca | avançada
47480 visitas/dia
1,8 milhão/mês
Mais Recentes
>>> Otávio Veiga apresenta 'Formas da Consciência' na Galeria ZooFoz
>>> Casa do Papai Noel será inaugurada com festa na Praça Sete, amanhã, terça-feira, dia 10
>>> Filme 'Alice Lembra' leva magia do cinema ao sertão baiano
>>> Livro celebra a vida e a obra de Ariano Suassuna nos 10 anos de sua morte
>>> Livro reúne 40 anos de trajetória da artista Bea Machado
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> Do lumpemproletariado ao jet set almofadinha...
>>> A Espada da Justiça, de Kleiton Ferreira
>>> Left Lovers, de Pedro Castilho: poesia-melancolia
>>> Por que não perguntei antes ao CatPt?
>>> Marcelo Mirisola e o açougue virtual do Tinder
>>> A pulsão Oblómov
>>> O Big Brother e a legião de Trumans
>>> Garganta profunda_Dusty Springfield
>>> Susan Sontag em carne e osso
>>> Todas as artes: Jardel Dias Cavalcanti
Colunistas
Últimos Posts
>>> FSC entrevista EC, de novo, sobre a MOS (2024)
>>> Berthier Ribeiro-Neto, que vendeu para o Google
>>> Rodrigo Barros, da Boali
>>> Rafael Stark, do Stark Bank
>>> Flávia e Pedro Garrafa
>>> Lisboa, Mendes e Pessôa (2024)
>>> Michael Sandel sobre a vitória de Trump (2024)
>>> All-In sobre a vitória de Trump (2024)
>>> Henrique Meirelles conta sua história (2024)
>>> Mustafa Suleyman e Reid Hoffman sobre A.I. (2024)
Últimos Posts
>>> Transforme histórias em experiências lucrativas
>>> Editora lança guia par descomplicar a vida moderna
>>> Guia para escritores nas Redes Socias
>>> Transforme sua vida com práticas de mindfulness
>>> A Cultura de Massa e a Sociedade Contemporânea
>>> Conheça o guia prático da Cultura Erudita
>>> Escritor resgata a história da Cultura Popular
>>> Arte Urbana ganha guia prático na Amazon
>>> E-books para driblar a ansiedade e a solidão
>>> Livro mostra o poder e a beleza do Sagrado
Blogueiros
Mais Recentes
>>> Falta um lugar, onde eu te espere, onde eu te veja chegar
>>> O comerciante abissínio
>>> A nova propaganda anda ruim
>>> Os sons do 22
>>> O ano de ouro de Nélida Piñon
>>> O hiperconto e a literatura digital
>>> Referências
>>> Um inverno sem censura aos fatos
>>> Também somos violentos
>>> Sultão & Bonifácio, parte IV
Mais Recentes
>>> Filosofia Da Educacao de Cipriano Carlos Luckesi pela Cortez (1994)
>>> Os Estranhamentos 46 de Martín Blasco pela Ftd (2021)
>>> Livro Salário, Preço e Lucro de Karl Marx pela Moraes
>>> Amigos Da Onça de Ernani Ssó pela Companhia Das Letrinhas (2017)
>>> Filosofia - Iniciação à Investigação Filosófica - LIVRO DO MESTRE de Jose auri pela Atual
>>> Insight de Daniel C. Luz pela Dvs (2001)
>>> Estado E Burguesia No Brasil: Origens Da Autocracia Burguesa de Antonio Carlos Mazzeo pela Oficina De Livros (1989)
>>> Um Lugar No Mundo. A Argentina E A Busca De Uma Identidade Internacional de José Paradiso pela Civilização Brasileira (2005)
>>> Histórias Da Preta de Heloisa Pires Lima pela Companhia Das Letrinhas (2006)
>>> Performer Nitente treinamento e alegorias para criação de Adriano Cypriano pela Perspectiva (2015)
>>> Psicopedagogia: Contextualização Formação e Atuação Profissional de Beatriz Judith pela Artes Medicas (1991)
>>> Livro O Apelo Da Selva de Jack London pela Circulo Do Livro (1976)
>>> Pesquisa Em Educação. Alternativas Investigativas Com Objetos Complexos de Selma Garrido Pimenta pela Loyola (2006)
>>> Dictionnaire Des Idées Reçues de Gustave Flaubert pela Librio (2008)
>>> Perto de Você 46 de Bella Andre pela Novo Conceito (2014)
>>> Um bonde chamado desejo -a morte do caixeiro-viajante de Tennessee Williams / Arthur Miller pela Abril Cultural (1983)
>>> Cantigas, Adivinhas E Outros Versos Volume 2 de Helo Magri; Ivana Angeli; Karina Rizek; Ana Paula Ferreira; Ana Claudia Rocha pela Melhoramentos (2010)
>>> Orçamento empresarial de Rogerio Mario pela Ufmg (2005)
>>> Livro Viagens De Gulliver Coleção Reencontro de Jonathan Swift pela Scipione (2001)
>>> A Renascença e o Novo Mundo de Giovanni Caselli pela Melhoramentos (1985)
>>> Gramática Latina de Napoleão Mendes de Almeida pela Saraiva (1978)
>>> Livro Uncover Level 2 Student's Book de Ben Goldstein, Ceri Jones pela Cambridge Discovery Education (2015)
>>> Planejamento Orçamentario de Clóvis Luís Padoveze pela Thomson Learning (2005)
>>> A Terceira Guerra Mundial Agosto 1985 de General Sir John Hackett pela Melhoramentos (1979)
>>> Um Lugar no Mundo: a Argentina e a busca de identidade internacional de José Paradiso pela Civilização Brasileira (2005)
BLOG >>> Posts

Domingo, 4/2/2018
Lauro Machado Coelho
+ de 3000 Acessos

Conheci o Lauro através do Giron. Que, por sua vez, conheci através do Daniel Piza (sempre ele).

Conheci o Daniel por causa do Paulo Francis, cujo último livro, Waaal, o Daniel organizou.

Onde eu fazia estágio, no final dos anos 90, assinavam a Gazeta Mercantil e eu surrupiava o Caderno Fim de Semana - porque era a parte cultural e ninguém se interessava.

Lendo o Fim de Semana, por causa do Daniel, que editava, comecei a ler o Giron, que fazia as melhores críticas musicais da época - e que fazia algo raro até hoje: reportagem.

Em 2002, o Daniel, já no Estadão, anunciou um curso de crítica musical do Giron, na ECA, e lá fui eu fazer - e conhecer o Giron.

Finalmente, o Giron convidou o Lauro para dar uma aula informal de ópera - e assim tivemos contato.

Eu não sabia nada sobre ópera - como ainda sei pouco -, mas não precisou mais que uma simples aula para eu saber que o Lauro era a pessoa que mais dominava o assunto no Brasil (e, quem sabe, uma das que mais dominava no mundo).

Só que ao contrário do que se poderia imaginar, para um erudito em ópera, o Lauro era simples, acessível e generoso. Fazia piada com o próprio assunto e podia fazer até uma analogia com a novela das oito, se necessário fosse - tudo pelo bem do entendimento e da didática.

Naquela altura, o Lauro já tinha lançado uma meia-dúzia dos seus volumes de História da Ópera (que comporia mais de dez volumes no total). E não era uma História da Ópera no Brasil - que mal daria um volume -, era uma História da Ópera Mundial, com volumes inteiros dedicados a países, e outros a compositores.

Era tanta informação que o editor não tinha como lançar todos os volumes de uma só vez - e o Lauro, enquanto lançava o primeiro, ajudava a editar o segundo, enquanto já escrevia o terceiro... Num ritmo digno de Balzac.

Naquele encontro no curso do Giron, Lauro nos contou que, num fim de semana qualquer, ele despachou toda a família para a praia - e resolveu começar a escrever sobre ópera. Como se fosse algo banal, tipo consertar o telhado ou marcar uma dedetização.

Desnecessário dizer que o escritor continuou trabalhando como jornalista (porque nenhum autor vive de publicar no Brasil) - ou seja: o Lauro continuou frequentando os concertos e escrevendo suas críticas normalmente. Continuou dando seus cursos e, como qualquer mortal, continuou tendo de ganhar a vida.

Transformei o Lauro em assinante do Digestivo, é claro, e ele recebia as minhas “críticas” por e-mail. Digo críticas entre aspas porque as minhas eram brincadeira de criança perto das dele. O Lauro sabia o que estava falando - já eu... estava tentando aprender.

Mas ele tinha uma paciência infinita, gostava de conversar e tinha a bondade de comparar minhas impressões com as dele (como se fossem do mesmo nível): “Você falou tal coisa sobre o ‘Messias’ de Handel. Gozado, eu tive outra impressão”.

Sem pestanejar, eu respondia pra ele: “Lauro, a sua deve ser a correta”.

Isso não impediu, claro, que o Lauro participasse do Digestivo - e me enviasse, no final de 2002, um verdadeiro ensaio sobre o momento da música erudita no Brasil. E eu acho que nunca publicamos uma retrospectiva musical tão bem feita.

Virou uma referência, no Google, e, nos anos subsequentes, os músicos - sempre tão necessitados de crítica; ainda mais no Brasil - pediam que o Lauro escrevesse uma versão atualizada do texto.

No início de 2003, ele me contou, orgulhoso, que fazia aniversário no mesmo dia em que Mozart, 27 de Janeiro. E que estava fazendo 60 anos.

Quando o conheci, já estava em cadeira de rodas, e sua saúde vinha se deteriorando - mas isso não impedia que sua cabeça seguisse funcionando (como se nada fosse) e que sua produtividade se mantivesse a mesma: impressionante.

Entre as coisas de que me arrependo foi de não ter feito o curso de ópera dele. Sempre paciencioso, a última vez em que falamos a respeito, ele me disse assim (como se me convidasse e eu não pudesse perder): “Aproveite que agora eu vou começar o filé mignon... Verdi!”.

Acabei deixando pra lá e não fazendo... Infelizmente.

Me consolo pensando que sempre teremos os volumes sobre ópera que ele escreveu.

Aliás, como uma homenagem ao Lauro, separei meu volume de Ópera Clássica Italiana, de 2003 - e vou finalmente ler ;-)

Para ir além
Compartilhar


Postado por Julio Daio Borges
Em 4/2/2018 às 12h02

Quem leu este, também leu esse(s):
01. Piketty está entre nós de Julio Daio Borges
02. será que vou postar todo dia? de Julio Daio Borges
03. Criação Poética: Edward Hirsch de Marília Almeida
04. Entrevista pra que te quero de Elisa Andrade Buzzo


Mais Julio Daio Borges no Blog
* esta seção é livre, não refletindo necessariamente a opinião do site

Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




Introdução a Sociologia da Educação
Persio Santos de Oliveira
Atica
(1993)



Narrativas Matemáticas 3 Parte 1 Helen e Kitan a Batalha Contra Smog
Vários Autores
Moderna
(2019)



Antonio Dias
Sandro Sproccati
Verlag Beatrix
+ frete grátis



Livro Letramento E Minorias
Ana Claudia Balieiro Lodi e Outros
Mediacão
(2009)



O Vaqueano
Apolinário Porto-alegre
Três
(1973)



O Poder divino da prece esotériva
Maria Estella Bassi
Roca
(1995)



Exercícios de Habilidades Aquáticas
Jayme Werner dos Reis
Sagra Luzzatto
(1997)



Riqueza E Miséria Do Trabalho - Volume II
Ricardo Antunes
Boitempo
(2013)



Alô, Sr. Deus, Aqui é Anna
Fynn
Martins Fontes
(1989)



A Boneca e o Saci (3º Edição)
Lino de Albergaria
Dimensão
(2005)





busca | avançada
47480 visitas/dia
1,8 milhão/mês