Festival Chaves no Centro Cultural Vergueiro | Tatiana Cavalcanti | Digestivo Cultural

busca | avançada
107 mil/dia
2,4 milhões/mês
Mais Recentes
>>> “Sempre mais que um” tem apresentações no Teatro Alfredo Mesquita
>>> Projeto Memória leva legado de Lélia Gonzalez a 7 capitais
>>> '1798 - Revolta dos Búzios' chega ao cinemas
>>> IV Cinefestival International de Ecoperformance divulga sua programação
>>> O Shopping Praça da Moça debuta com show exclusivo da Família Lima
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> O Big Brother e a legião de Trumans
>>> Garganta profunda_Dusty Springfield
>>> Susan Sontag em carne e osso
>>> Todas as artes: Jardel Dias Cavalcanti
>>> Soco no saco
>>> Xingando semáforos inocentes
>>> Os autômatos de Agnaldo Pinho
>>> Esporte de risco
>>> Tito Leite atravessa o deserto com poesia
>>> Sim, Thomas Bernhard
Colunistas
Últimos Posts
>>> Comfortably Numb por Jéssica di Falchi
>>> Scott Galloway e as Previsões para 2024
>>> O novo GPT-4o
>>> Scott Galloway sobre o futuro dos jovens (2024)
>>> Fernando Ulrich e O Economista Sincero (2024)
>>> The Piper's Call de David Gilmour (2024)
>>> Glenn Greenwald sobre a censura no Brasil de hoje
>>> Fernando Schüler sobre o crime de opinião
>>> Folha:'Censura promovida por Moraes tem de acabar'
>>> Pondé sobre o crime de opinião no Brasil de hoje
Últimos Posts
>>> A insanidade tem regras
>>> Uma coisa não é a outra
>>> AUSÊNCIA
>>> Mestres do ar, a esperança nos céus da II Guerra
>>> O Mal necessário
>>> Guerra. Estupidez e desvario.
>>> Calourada
>>> Apagão
>>> Napoleão, de Ridley de Scott: nem todo poder basta
>>> Sem noção
Blogueiros
Mais Recentes
>>> A Poética do Extravio, Júlio Castañon Guimarães
>>> Armazém de secos e molhados
>>> Uma nova aurora para os filmes
>>> Jornal da Cultura - 17/11/2014
>>> Páginas e mais páginas da vida
>>> No final do telejornal tinha um poeta...
>>> No final do telejornal tinha um poeta...
>>> Máfia do Dendê
>>> CaKo Machini
>>> Alberto Dines sobre a Copa
Mais Recentes
>>> Drawing On The Right Side Of The Brain de Betty Edwards pela Souvenir Press (2024)
>>> Noção de gerenciamento de Portos de Guilherme Accioly Fragelli pela Clube Naval (2000)
>>> Subterra de Baldomero Lillo, Luisa Rivera, José Miguel Vara pela Liberalia (2010)
>>> A Canoa de Papel - tratado de Antropologia Teatral de Eugenio Barba pela Hucitec (1994)
>>> Poesia Indianista: Obra Indianista Completa : Poesía E Dicionário Da Língua Tupi de Antônio Gonçalves , 1823-1864 Dias pela Martins Fontes (2000)
>>> Era Uma Vez Tiradentes - coleção viramundo de Julieta de Godoy Ladeira pela Moderna (1992)
>>> Noite Na Taverna / Macario - Portugues Brasil de Alvares De Azevedo pela Martin Claret (2011)
>>> Livro Introdução A Economia: Princípios e Ferramentas de Arthur O'sullivan, Steven M. Sheffrin, Marislei Nishijima pela Pearson (2004)
>>> Iracema de José De Alencar pela Melhoramentos (2012)
>>> UNO Educação, Ensino Médio - Gramática Nº 9, 10, 11 e 12 de Vários Colaboradores pela Bercrom (2023)
>>> A Escrava Isaura de Bernardo Guimarães pela Sol90 (2004)
>>> Livro Textos, Compreensão, Interpretação e Produção 21 de Antonio Simplicio Rosa Faria e Produção pela Livro Técnico (1986)
>>> Os Lusíadas - Coleção L de Luiz Vaz de Camões pela L PM Pocket (2015)
>>> Livro Números Irracionais e Transcendentes de Djairo Guedes de Figueiredo pela Sbm (2002)
>>> UNO Educação, Ensino Médio - Literatura Nº 16, 17, 18, 19, 20, 21, 22 e 24 de Vários Colaboradores pela Bercrom (2023)
>>> Livro Do Novo Mundo Ao Universo Heliocêntrico de Luiz Carlos Soares pela Hucitec (1999)
>>> Revolução E Democracia. 1964-... - Volume 3 Das esquerdas no Brasil de Jorge Ferreira e Daniel Aarão Reis pela Civilização Brasileira (2007)
>>> Fazer Pesquisa na Abordagem Histórico Cultural Metodologias Em Construção de Maria Teresa de Assunção Freitas; Bruna Sola Ramos pela Ufjf (2010)
>>> Raul Prebisch - 1901-1986: A construção da américa latina e do terceiro mundo de Edgar J. Dosman pela Contraponto (2011)
>>> Liderando Com Metas Flexíveis de Niels Pflaeging pela Bookman - Grupo A (2009)
>>> Vocabulário Da Psicanálise de Jean-bertrand Pontalis; Laplanche pela Martins Fontes (2001)
>>> Saude E Servico Social de Maria Ines Souza Bravo; Outros autores pela Cortez Edi (2006)
>>> Serviço Social E Saúde: Formação E Trabalho Profissional de Ana Elizabete Mota pela Cortez Edi (2009)
>>> O Mito Da Assistência Social: Ensaios Sobre Estado, Política de Ana Elizabete Mota pela Cortez (2008)
>>> Frankie - Um Homem Desiludido. Um Gato Procurando Um Lar. Uma História Comovente Sobre Uma Amizade E de Maxim Leo; Jochem Gutsch pela Faro Editorial (2024)
COLUNAS

Quarta-feira, 11/4/2007
Festival Chaves no Centro Cultural Vergueiro
Tatiana Cavalcanti
+ de 6000 Acessos
+ 2 Comentário(s)

O Centro Cultural Vergueiro estará exibindo até o dia 13 de abril (sexta-feira) o festival em homenagem a Roberto Gómez Bolaños, ator mexicano conhecido por seu personagem Chaves, do programa de mesmo nome transmitido pelo SBT há quase três décadas. São episódios na maioria inéditos, ou melhor, desconhecidos do público brasileiro, das séries Chaves, Chapolin Colorado e Chespirito, em versão original com legendas em português. Alguns dos dubladores estarão presentes em dias específicos para palestras.

El Chavo del Ocho e El Chapulim Colorado, nomes originais em espanhol, eram produções que faziam parte de um pacote de novelas e dramalhões que a recém criada emissora de Silvio Santos nos anos 1980, TVS, adquiriu da emissora mexicana Televisa, a maior daquele país. A alta cúpula da nova empresa do futuro Homem do Baú não via com bons olhos aquelas séries, e as engavetou por quatro anos. Entretanto, por uma proteção contratual, a TVS se viu obrigada a exibir o pacote em sua totalidade e, após serem traduzidas e dubladas, as séries criadas por Bolaños foram acomodadas no programa do palhaço Bozo. Foi um sucesso estrondoso e logo Silvio Santos importou novos capítulos.

Uma vez perguntado o por quê do sucesso dos seus personagens no Brasil e em 90 países, Bolaños respondeu: "Não imagino por quê. E isso não é falsa modéstia. Já passou muito tempo, os programas seguem com cenário antigo, e as pessoas de muitos lugares continuam gostando (...) Acho que os programas são bem feitos, pelo menos foram feitos com muito carinho e honestidade". Há uma certa identificação entre os personagens e os espectadores, que reconhecem na série o seu próprio cotidiano. El Chavo del Ocho é um órfão pobre de oito anos de idade, sem nome conhecido e nem identidade, que mora no barril de um cortiço, ou uma vila simples. "Chavo" em espanhol significa "menino", e na verdade a tradução para o português, Chaves, deu identidade ao garoto, o que acabou alterando a característica original do personagem. Esse lado social pode ser visto em todas as séries que Bolaños criou. Alguns dos bordões mais conheci dos do menino Chaves são: "Foi sem querer querendo", "Tá bom, mas não se irrite", "Ninguém tem paciência comigo!" e "Ai que burro, dá zero para ele!".

Outro personagem bastante popular é o anti-herói (ou seria apenas um herói atrapalhado?) Chapolin Colorado, que possui características políticas e sociais que são claras quando "O Vermelhinho" encontra o caricato Tio Sam, que tem o bordão "Time is money". Aqui, Bolaños parece tecer críticas ao vizinho do norte, com o qual o México tem uma relação complicada e conturbada.

Usando uma linguegem cômica, bordões repetitivos e situações circenses, que tem esquetes simples e de fácil assimilação, os personagens criados por Bolaños lembram outros de humoristas de grande popularidade, como O Gordo e o Magro, Cantinfas ou até mesmo o genial Charles Chaplin. Isso é claro num dos episódios de Chapolin Colorado, em que o anti-herói tenta descobrir os integrantes de uma gangue dentro de uma festa à fantasia.

O que é mais interessante neste festival, além dos episódios inéditos das séries, é um longa-metragem gravado pela trupe em 1979. El Chanfle, inédito no Brasil, é a história de um casal, interpretado por Florinda Meza e Roberto Gómez Bolaños (atores que eternizaram Dona Florinda e Chaves), que tenta ter um filho há dez anos. Ele é um homem pobre, desastrado e sonhador, que é apaixonado pelo América, time de futebol popular do México. Sua esposa, uma mulher lindíssima e jovem, o ama com devoção e carinho. O astro do time é Valentino (interpretado por Carlos Villagrán, o Quico), um pilantra convencido que acredita ser um grande galã que pode ter o que quer na hora em que desejar. Outros personagens envolvidos completam o enredo, todos interpretados pelos mesmos atores que compõem o seriado Chaves, como a Chiquinha, Jaiminho O Carteiro, a Bruxa do 71 e Seu Madruga. O filme é simples e de baixo orçamento, porém tem um desenrolar engraçado, exagerado e cativante. Para os fãs de alguma das séries criadas por Bolaños, é garantia de boas risadas e até momentos emocionantes.

O festival está atraindo pessoas de diversas faixas etárias. A sala Lima Barreto, no Centro Cultural Vergueiro, abriga desde crianças, adolescentes, adultos até idosos. Pessoas de outros países também vieram prestigiar o ator e escritor mexicano Roberto Gómez Bolaños, que atualmente está com câncer na garganta. As histórias dos bastidores dessas séries de sucesso são tão intensas que deram origem a um livro, escrito pelo próprio Chaves. Bolaños estudou engenharia, foi casado e teve seis filhos. Carlos Villagrán e Florinda Meza eram namorados durante a maior parte das gravações. No final dos anos 1970, ela se envolveu com Bolaños, o que irritou "Quico" profundamente, tanto que ele abandonou o seriado para sempre. Ramón Valdés, o Seu Madruga, deixou de integrar o elenco em consideração ao amigo (apesar de ter voltado um ano depois sem muito sucesso), foi quando o restaurante da Dona Florinda foi criado. O novo casal, que tinha uma diferença de idade de 19 anos, namorou por 25 anos e finalmente Florinda e Bolaños se casaram em 20 de novembro de 2004, mas nunca tiveram filhos juntos porque ela é estéril. Essas são algumas das histórias por trás do fenômeno mexicano, que não vêm tanto ao caso aqui. O que importa é que as séries escritas e produzidas por Bolaños resistem ao tempo, aos atritos internos e ao preconceito.

Para ir além
Confira aqui a programação dos últimos dias do evento.


Tatiana Cavalcanti
São Paulo, 11/4/2007

Quem leu este, também leu esse(s):
01. Alice in Chains, Rainier Fog (2018) de Luís Fernando Amâncio
02. Livros para um cruzeiro de Eugenia Zerbini
03. Da Renovação Papal de Ricardo de Mattos
04. Guimarães Rosa: um baiano de sangue de Ivan Bilheiro
05. Terminar o ano correndo de Elisa Andrade Buzzo


Mais Tatiana Cavalcanti
* esta seção é livre, não refletindo necessariamente a opinião do site

ENVIAR POR E-MAIL
E-mail:
Observações:
COMENTÁRIO(S) DOS LEITORES
22/4/2007
18h12min
Sempre soube quase tudo sobre Roberto Goméz Bolaños, mas o que mais me impressionou que não sabia que tinha câncer na garganta, muito legal, digo, muito triste.
[Leia outros Comentários de Bruno]
10/4/2008
11h22min
Muuuiiito legal! É bom saber que depois de algumas décadas este maravilhoso escritor e ator foi homengeado. Não era sem tempo! Muito legal saber que, mesmo depois de tantos anos, ele ainda é reconhecido pelo esforço que fez =)
[Leia outros Comentários de ingrid s de souza]
COMENTE ESTE TEXTO
Nome:
E-mail:
Blog/Twitter:
* o Digestivo Cultural se reserva o direito de ignorar Comentários que se utilizem de linguagem chula, difamatória ou ilegal;

** mensagens com tamanho superior a 1000 toques, sem identificação ou postadas por e-mails inválidos serão igualmente descartadas;

*** tampouco serão admitidos os 10 tipos de Comentador de Forum.




Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




Livro Didático Projeto Presente História Ciências Humanas 3
Ricardo Dreguer e Outros
Moderna
(2018)



Melatonina - O poder milagroso da cura
Neil Stevens
Madras
(1998)



Oficina de História - História do Brasil
Flavio de Campos
Moderna
(2000)



Darien - Império De Sal
C. F. Iggulden
Record
(2023)



Princípios de Economia Política 1 e 2
Alfred Marshall
Nova Cultural
(1988)



Kit com livros pocket - 10 Volumes
Agatha Christie
Lpm
(2009)



Livro De Bolso Antropologia Cultura Um Conceito Antropológico
Roque de Barros Laraia
Zahar
(1986)



Insólita Vol.2 – A Máscara de Prata
Julia de Passos Ramalho; Ursula Antunes (org)
Luva
(2021)



Livro Sociologia Cidade Digital - Infoinclusão Social e Tecnologia em Rede
Evandro Prestes Guerreiro
Senac Sp
(2006)



Solidão, Quem é Você?
Simone Martins
Butterfly
(2002)





busca | avançada
107 mil/dia
2,4 milhões/mês