Tempo vida poesia 4/5 | Elisa Andrade Buzzo | Digestivo Cultural

busca | avançada
58851 visitas/dia
2,5 milhões/mês
Mais Recentes
>>> Turnê O Reencontro, da Banda O Teatro Mágico, chega a Ribeirão Preto no dia 24 de maio
>>> “Aventuras no Havaí”: peça inspirada em novo live-action chega ao Atrium Shopping
>>> Maio no MAB Educativo: tecnologia, arte e educação na 23ª Semana Nacional de Museus
>>> Espetáculo Há Vagas Para Moças de Fino Trato promove programa educativo no Teatro Yara Amaral do Ses
>>> Fios que resistem: projeto reconecta a história das bordadeiras no litoral paulista
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> A eutanásia do sentido, a poesia de Ronald Polito
>>> Folia de Reis
>>> Mario Vargas Llosa (1936-2025)
>>> A vida, a morte e a burocracia
>>> O nome da Roza
>>> Dinamite Pura, vinil de Bernardo Pellegrini
>>> Do lumpemproletariado ao jet set almofadinha...
>>> A Espada da Justiça, de Kleiton Ferreira
>>> Left Lovers, de Pedro Castilho: poesia-melancolia
>>> Por que não perguntei antes ao CatPt?
Colunistas
Últimos Posts
>>> Jony Ive, designer do iPhone, se junta à OpenAI
>>> Luiz Schwarcz no Roda Viva
>>> Pedro e Cora sobre inteligência artificial
>>> Drauzio em busca do tempo perdido
>>> David Soria Parra, co-criador do MCP
>>> Pondé mostra sua biblioteca
>>> Daniel Ades sobre o fim de uma era (2025)
>>> Vargas Llosa mostra sua biblioteca
>>> El País homenageia Vargas Llosa
>>> William Waack sobre Vargas Llosa
Últimos Posts
>>> O Drama
>>> Encontro em Ipanema (e outras histórias)
>>> Jurado número 2, quando a incerteza é a lei
>>> Nosferatu, a sombra que não esconde mais
>>> Teatro: Jacó Timbau no Redemunho da Terra
>>> Teatro: O Pequeno Senhor do Tempo, em Campinas
>>> PoloAC lança campanha da Visibilidade Trans
>>> O Poeta do Cordel: comédia chega a Campinas
>>> Estágios da Solidão estreia em Campinas
>>> Transforme histórias em experiências lucrativas
Blogueiros
Mais Recentes
>>> Marcelo Mirisola e o açougue virtual do Tinder
>>> Cego, surdo e engraçado
>>> Sobre o que deve ser feito
>>> Arte eletrônica? Se liga!
>>> Game of Thrones, Brasil e Ativismo Social
>>> Aos nossos olhos (e aos de Ernesto)
>>> Um brilhante guitarrista
>>> Direita, Esquerda ― Volver!
>>> Sartre e a idade da razão
>>> O Fel da Caricatura: André de Pádua
Mais Recentes
>>> O Rio Do Doce e Das Águas Grandes de Elifas Alves pela Lúmen (1998)
>>> Jenny Wren de Dawn L Watkins pela Journeyforth (2005)
>>> História De Shakespeare - Volume 2 de Charles Lamb pela Ática (2003)
>>> Panama Fever: The Epic Story Of The Building Of The Panama Canal de Matthew Parker pela Anchor (2009)
>>> Acupuntura De Terapia Alternativa a Especialidade Médica de Dr. Hong Jin Pai pela Ceimec (2005)
>>> Paradise Lost de John Milton pela Dover (2005)
>>> Sentido Da Vida de Bradley Trevor Greive pela Sextante (2002)
>>> A Obrigação De Divulgação De Planejamentos Tributários Agressivos No Ordenamento Brasileiro de Phelippe Toledo Pires De Oliveira pela Quartier Latin (2018)
>>> A Relíquia de Beatriz Berrini pela Fapesp (2009)
>>> Zombie Attack (dominoes. Quick Starter) de Lesley Thompson pela Oxford (2013)
>>> Ford County: Stories de John Grisham pela Dell (2010)
>>> Hector de Thomas e Friends pela Egmont (2008)
>>> The Landmark Dictionary de Arnon Hollaender pela Richmond (2008)
>>> Técnicas de Equilíbrio Holístico: Florais de Bach, Cromoterapia, Musicoterapia, Astrologia Hindu, Gemoterapia, etc de Marcello Borges pela Roca (1992)
>>> Saskia's Journey de Theresa Breslin pela Corgi (2004)
>>> What We Talk About When We Talk About Love de Raymond Carver pela Vintage Books (2009)
>>> The Promise ( thunder Point Novel ) de Robyn Carr pela Mira (2014)
>>> A Moral Católica de Servais (th.) Pinckaers pela Quadrante (2015)
>>> Memórias Póstumas De Brás Cubas de Machado De Assis pela Ateliê Editorial (2001)
>>> Rete! video Videocorso di italiano per stranieri de Marco Mezzadri; Paolo E. Balboni pela Guerra Edizioni (2006)
>>> Viagens Na Minha Terra de Almeida Garrett pela Ateliê Editorial (2012)
>>> New Quick Crosswords (v. 1) de Daily Mail pela Octopus (2008)
>>> Bento vento Bia Ventania de Dani Fritzen; Nando Santos pela Imaginart (2019)
>>> O Pequeno Príncipe (ed. De Bolso) de Antoine De Saint-exupéry pela L&pm (2015)
>>> Garfield 6 - De Bom Humor de Jim Davis pela L&pm (2009)
COLUNAS

Quinta-feira, 23/9/2010
Tempo vida poesia 4/5
Elisa Andrade Buzzo
+ de 8300 Acessos
+ 1 Comentário(s)


foto: Alberto Krone-Martins

"Por su súbita emergencia y su vigor creador, Teotihuacán parece concebida en el deslumbramiento de esta revelación exaltante y, como en un vasto poema, cada uno de los elementos que la componen forma rigurosamente parte de un todo altamente inspirado" (Laurette Séjourné)

"Aún vivo con sus ojos cerrados y calientes,
tal vez sin que él lo note, el corazón le arrancan." (Carla Faesler)

A Calçada dos Mortos nos recebe como quem abraça antigos visitantes há muito esquecidos. Sua geometria astronômica e gris acalenta um passado de vigor e cor. Todos os apetrechos que a modernidade nos impõe tombam nesta caminhada, agora seremos apenas humanos. Sorvo a secura de seu ar. A vegetação que vemos nesta que era a rua principal de Teotihuacán, a Cidade dos Deuses, é rala, de um verde desbotado. Entrecortam a calmaria gritos dos vendedores de quinquilharias, murmúrios dos turistas. O guia Tona, de apresentação e inglês impecáveis, mostra-nos algo antes de nos deixar sozinhos desbravando o sítio arqueológico. O único som que vem do passado, com os lamúrios dos sacrificados para que o sol renascesse sempre, é o surpreendente silvo de pássaro que ecoa ao se bater palmas posicionado o corpo em determinado ponto da calçada.

Das escadarias que dão acesso ao topo da Pirâmide do Sol e a da Lua não vemos sangue escorrendo, como retratou Diego Rivera, nem as cores fortes que cintilavam na base enquanto os sacerdotes calcavam seus pés numa ziguezagueante subida. A maior cidade da América pré-colombiana é ruínas. Certificadas pela Unesco como Patrimônio da Humanidade, mas ruínas, pedras que escapulam dos degraus ― migalhas de construções, como a de Malinalco, templo dos bravos guerreiros águia, que vieram do vento ou das montanhas e que recolho com as mãos para uma lembrança ―, enquanto os arqueólogos tentam a todo custo reconstruí-las e preservá-las, pedaço a pedaço.

Nestas duas semanas imersa pela e para a Poesia, me pergunto diante dessa convivência com dezenas de pessoas que, em seus países de origem, escrevem e estão nessa roda ― mesmo que seja para virar copos, distribuir livros entre si, escrever, enfim, na calma ou no ―, a poesia é monumento sólido? Ela traz uma mensagem, latente e fervente, como os antigos moradores de Teotihuacán? Como faz a poesia para levar seu canto vibrátil de geração a gerações, se não é apenas onda mecânica que se alastra? Diz a tradição mexica que uma nova pirâmide deveria ser construída sobre a outra a cada ciclo de 50 anos, para mostrar que aumentava o poderio do grupo. No Templo Maior, resquício asteca no Zócalo, podemos ver hoje e até andar por entre estas diversas fases que apareceram sob as escavações realizadas na década de 1970. Há fases da pirâmide que nem mesmo algumas gerações antiquíssimas viram e que nós temos o privilégio de ver, ressaltam. Pois se nós, poetas do hoje, participamos dessa camada aparente de pedra que se sobrepuja às anteriores, delas fazemos nossa base, nos imbuímos de sua estrutura e a modificamos ― somos, então, essa tradição que se faz e refaz, servil, arrogante, livre, rimada, modesta ou mordaz.

Podemos não saber muito bem tudo o que há por detrás dessa vontade, essa herança que nos sobrevoa, mas ela está lá a ser reconhecida. Logo ali, na Casa de la Primera Imprenta de América, de 1536, os primórdios de nossas relações tipográficas. E a poesia está aí, nos lados, no topo da pirâmide, nas entranhas, pois ela é a própria vida em estado pulsante, repaginando-se, resignando-se. Linguagem-monumento a ser reconstruída e sedimentada, destruída, revelada, apurada. Eu subo devagar os degraus da Pirâmide do Sol, os degraus são largos, o joelho resiste ao impacto e imagino os moradores de sua época de esplendor subindo correndo, o coração, sem medo? A constituição física baixa e troncuda, a vida breve. E dali, o firmamento é outra vez acre e pedregoso, e ousa ser o ontem em pleno dia resplandecente, e eu teimo em ser o agora, de papo para o ar. Eu subo devagar os degraus da Pirâmide da Lua, este joelho dobrado rendendo honrarias ao infinito.

Nota do Editor
Leia também "Tempo vida poesia 1/5", "Tempo vida poesia 2/5 e "Tempo vida poesia 3/5".


Elisa Andrade Buzzo
São Paulo, 23/9/2010

Mais Elisa Andrade Buzzo
Mais Acessadas de Elisa Andrade Buzzo em 2010
01. Tempo vida poesia 4/5 - 23/9/2010
02. Tempo vida poesia 2/5 - 19/8/2010
03. A arqueologia secreta das coisas - 4/2/2010
04. Tempo vida poesia 1/5 - 5/8/2010
05. Sobre jabutis, o amor, a entrega - 2/12/2010


* esta seção é livre, não refletindo necessariamente a opinião do site

ENVIAR POR E-MAIL
E-mail:
Observações:
COMENTÁRIO(S) DOS LEITORES
28/9/2010
20h15min
De passo em passo caminhamos, de degraus em degraus subimos, até chegar no e contemplar os caminhos por onde construimos a poesia caminhando.
[Leia outros Comentários de Manoel Messias Perei]
COMENTE ESTE TEXTO
Nome:
E-mail:
Blog/Twitter:
* o Digestivo Cultural se reserva o direito de ignorar Comentários que se utilizem de linguagem chula, difamatória ou ilegal;

** mensagens com tamanho superior a 1000 toques, sem identificação ou postadas por e-mails inválidos serão igualmente descartadas;

*** tampouco serão admitidos os 10 tipos de Comentador de Forum.




Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




HQ/Gibi Mandrake, O Mágico - Volume 16
Desconhecido
Saber
(1972)



O Bandido Que Todos Procuramos
Ie Thi Diem Thuy
Rocco
(2003)



A senha
Irving Wallace
Nova Fronteira
(1972)



Ano 47 Nº 1 Annales Économies Societés Civilisations
Charles Morazé Direção Foto Original
Armand Colin
(1992)



Revista Internacional de Espiritismo - 2001/2002
Cairbar Schutel (fundador)
O Clarim



Guardiões da Galáxia - Volumes 1 ao 11
Vários autores
Panini Comics
(2017)



Teoria Geral do Processo
Marcus Orione Gonçalves Correia
Saraiva
(2010)



A Presença de Duns Escoto no Pensamento de Edith Stein
Francesco Alfieri
Perspectiva
(2016)



Bebidas Alcoólicas - Coleção Drauzio Varella
Drauzio Varella - Carlos Jardim
Gold
(2009)



Pressworking
Y. Shuhhov - S. Elenyev
Mir
(1969)





busca | avançada
58851 visitas/dia
2,5 milhões/mês