Criatividade é transbordamento | Carla Ceres | Digestivo Cultural

busca | avançada
24815 visitas/dia
1,2 milhão/mês
Mais Recentes
>>> BuZum! encena “Perigo Invisível” em Itaguaí, Mangaratiba, Angra dos Reis e Paraty (RJ)
>>> Festival de Teatro de Curitiba para Joinville
>>> TIETÊ PLAZA INAUGURA A CACAU SHOW SUPER STORE
>>> A importância da água é tema de peças e oficinas infantis gratuitas em Vinhedo (SP)
>>> BuZum! encena “Perigo Invisível” em SP e público aprende a combater vilões com higiene
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> O batom na cueca do Jair
>>> O engenho de Eleazar Carrias: entrevista
>>> As fitas cassete do falecido tio Nelson
>>> Casa de bonecas, de Ibsen
>>> Modernismo e além
>>> Pelé (1940-2022)
>>> Obra traz autores do século XIX como personagens
>>> As turbulentas memórias de Mark Lanegan
>>> Gatos mudos, dorminhocos ou bisbilhoteiros
>>> Guignard, retratos de Elias Layon
Colunistas
Últimos Posts
>>> Barracuda com Nuno Bettencourt e Taylor Hawkins
>>> Uma aula sobre MercadoLivre (2023)
>>> Lula de óculos ou Lula sem óculos?
>>> Uma história do Elo7
>>> Um convite a Xavier Zubiri
>>> Agnaldo Farias sobre Millôr Fernandes
>>> Marcelo Tripoli no TalksbyLeo
>>> Ivan Sant'Anna, o irmão de Sérgio Sant'Anna
>>> A Pathétique de Beethoven por Daniel Barenboim
>>> A história de Roberto Lee e da Avenue
Últimos Posts
>>> Nem o ontem, nem o amanhã, viva o hoje
>>> Igualdade
>>> A baleia, entre o fim e a redenção
>>> Humanidade do campo a cidade
>>> O Semáforo
>>> Esquartejar sem matar
>>> Assim criamos os nossos dois filhos
>>> Compreender para entender
>>> O que há de errado
>>> A moça do cachorro da casa ao lado
Blogueiros
Mais Recentes
>>> Balada
>>> Simone de Beauvoir: da velhice e da morte
>>> O inventário da dor de Lya Luft
>>> Música em 2004
>>> Gatos mudos, dorminhocos ou bisbilhoteiros
>>> Desdizer: a poética de Antonio Carlos Secchin
>>> Índio quer apito
>>> A profecia de Os Demônios
>>> 9º Festival Internacional do Documentário Musical
>>> Viciados em Internet?
Mais Recentes
>>> O avesso do retrato de Angela Dutra de Menezes pela Record (1999)
>>> O português que nos pariu de Angela Dutra de Menezes pela Relume Dumará (2000)
>>> Folhas inúteis de Aldous Huxley pela Globo (1991)
>>> Maya de Jostein Gaarder pela Companhia das Letras (2000)
>>> O Amigo Americano - Nelson Rockefeller E O Brasil de Antonio Pedro Tota pela Companhia das Letras (2014)
>>> Dano moral e sua reparação de Augusto Zenun pela Forense (1998)
>>> Carta ao pai de Franz Kafka pela L&PM (2013)
>>> O Socialismo e o Homem Em Cuba de Ernesto Che Guevara pela Coragem (2021)
>>> 101 Dicas para oradores bem sucedidos de Frank Ullmann pela Ediouro (2023)
>>> A Mil por Hora de Nicolas Freeling pela Francisco Alves (1978)
>>> As Crônicas Marcianas de Ray Bradbury pela Biblioteca Azul (2013)
>>> Box Sherlock Holmes de Arthur Conan Doyle pela Zahar (2005)
>>> 2001 Uma odisseia no espaço de Arthur C. Clarke pela Aleph (2013)
>>> Segredos e virtudes das plantas medicinais de Seleções Reader's Digest pela Seleções Reader's Digest
>>> Como fazer quase tudo de Seleções Reader's Digest pela Seleções Reader's Digest
>>> Dicionário Escolar Latino Português de Ernesto Faria pela Sem (1967)
>>> Box Agatha Christie capa dura de Agatha Christie pela Harper Collins (2020)
>>> Desenhando com o lado direito do cérebro de Betty Edwards pela Ediouro (2005)
>>> Treze Almas de Marcelo Cezar pela Vida & Consciência (2014)
>>> Coleção Segredos do Coração de Coleção Segredos do Coração pela Ciranda Cultural
>>> Holocausto Brasileiro de Daniela Arbex pela Intrínseca (2019)
>>> Uma guerra americana de Omar El Akkad pela Harper Collins (2017)
>>> Como solucionar nossos problemas humanos de Geshe Kelsang Gyatso pela Tharpa Brasil (2016)
>>> A Filosofia na alcova ou escola de libertinagem de Marquês de Sade pela Thesaurus
>>> E não sobrou nenhum de Agatha Christie pela Globo Livros (2014)
COLUNAS

Quinta-feira, 30/6/2011
Criatividade é transbordamento
Carla Ceres
+ de 3500 Acessos
+ 1 Comentário(s)

Já ouvi e li muita gente culpando a internet pelo surgimento de uma horda iletrada com aspirações literárias. Quanta injustiça! A internet apenas deu maior visibilidade ao fenômeno. Há décadas, escritores se cansam de batalhar pelo reconhecimento das editoras e decidem tirar dinheiro dos próprios bolsos para financiar seus livros. Alguns, excepcionalmente bons e/ou sortudos, fazem relativo sucesso e conseguem chamar a atenção de grandes editoras. A maioria dos escritores independentes, no entanto, fica feliz por autografar para os amigos.

Com o surgimento dos blogs, ótimos escritores se destacaram, mas também ficou mais barato brincar de escritor. Os blogs formam uma espécie de rede de elogios mútuos que mantém qualquer ego satisfeito. Não importa seu mérito, elogie e será elogiado.

Diante dessa situação, posso concluir que o despreparo vencerá ou pensar que a internet serve, também, como laboratório para quem quer aprimorar-se. Como acredito na segunda opção, resolvi fazer minha parte para ajudar. Vou responder à pergunta mais absurda e abrangente que muitos "escritores" me fazem: "Como faço para ter ideia de uma história para escrever?"

A resposta curta, que qualquer professor daria a fim de se livrar da pergunta, é "Leia!"

Nossas escolas, especializadas em diplomar analfabetos funcionais, até conseguem formar alguns leitores, mas leitores da mesmice. Os próprios professores raramente leem e, quando o fazem, optam pela autoajuda. Resultado? "Escritores" sem bagagem literária, que se inspiram em telenovelas, filmes, seriados e quadrinhos. Sem familiaridade com a palavra escrita, acreditam que a literatura deve se restringir a uma história surpreendente, cheia de cenas de ação. Não lhes passaria pela cabeça que a história tem menos importância do que a maneira de contá-la.

Jamais acreditariam, também, que os conflitos geradores de histórias são bem poucos, uns vinte. O resto são variações. Filmes de ação, por exemplo, raramente passam de uma corrida de obstáculos para obter ou realizar algo. Nos filmes românticos, a corrida de obstáculos tem como objetivo a conquista amorosa. As telenovelas repetem à exaustão temas como triângulo amoroso, identidade falsa ou trocada, a conquista do poder, a investigação do crime ou mistério, a busca da justiça, a descoberta da própria identidade, traição, rivalidade entre irmãos.

Os espectadores que reclamam de falta de criatividade acreditam que o problema esteja na história. Engano. Desde a pior telenovela até Roque Santeiro, uma das obras-primas do gênero, os temas são os mesmos. Acontece que a história é somente um dos componentes da obra. O trabalho do autor lembra o dos malabaristas, que determinam o movimento aéreo de muitas bolinhas ao mesmo tempo. O autor lida com vários elementos: história, sequência narrativa, cruzamentos de tramas, apresentação e desenvolvimento de personagens, linguagem... Precisa manipular todos os fatores em sincronia, para criar um espetáculo. Depender apenas da história é querer dar um show manipulando uma bolinha só.

A supervalorização da história acontece porque o leitor/espectador não analisa o produto cultural que consome. Ele atribui à história o efeito causado pelo todo. Isso facilita o trabalho da indústria de entretenimento, que "cria" de acordo com moldes e modas. O produto, que se diz novo, permanece igual. Isso é reconfortante. Ninguém se desaponta com a qualidade de algo conhecido.

Mas, quando um leitor/espectador da mesmice resolve ser escritor, percebe que não consegue imaginar histórias. Recorre a professores, que lhe recomendam leitura. A pergunta seguinte é "Ler o quê?" A resposta nociva é "Leia o que você preferir, o que mais gostar". Errado. Ler só o que se prefere garante a formação de leitores satisfeitos, que podem ficar marcando passo pelo resto da vida, num mesmo gênero literário. O escritor é um superleitor. Lê obras de diferentes gêneros, lê muito e lê criticamente.

Quem ainda quer saber o que ler para ativar o gerador de histórias em sua mente precisa entender que criatividade é transbordamento. Alimente seu cérebro com muitas histórias contadas de maneiras diferentes. Tente perceber o que histórias diferentes têm em comum. Tente prever os desfechos e imaginar desfechos alternativos. Uma bela hora, suas próprias combinações de conflitos e soluções começarão a emergir.

Que tal começar as leituras pelas mitologias e contos populares de alguns povos? As mitologias grega, nórdica, afro-brasileira e judaico-cristã são básicas. As mil e uma noites também vem a calhar. É isso... para começar.

Nota do Editor
Carla Ceres mantém o blog Algo além dos Livros. http://carlaceres.blogspot.com/


Carla Ceres
Piracicaba, 30/6/2011

Quem leu este, também leu esse(s):
01. Elvis, o genial filme de Baz Luhrmann de Jardel Dias Cavalcanti
02. Mamãe falhei de Luís Fernando Amâncio
03. Eddie Van Halen (1955-2020) de Julio Daio Borges
04. Carta aberta a quem leu Uma Carta Aberta ao Brasil de Adriane Pasa
05. Redescobrir as palavras, reinventar a vivência de Duanne Ribeiro


Mais Carla Ceres
Mais Acessadas de Carla Ceres em 2011
01. Nerdcast e seu toque de Midas - 22/12/2011
02. Ilustres convidados - 19/5/2011
03. Frankenstein e o passado monstruoso - 13/1/2011
04. Lendas e conspirações do 11 de setembro - 24/11/2011
05. Música e humor - 2/6/2011


* esta seção é livre, não refletindo necessariamente a opinião do site

ENVIAR POR E-MAIL
E-mail:
Observações:
COMENTÁRIO(S) DOS LEITORES
29/7/2011
16h44min
Como sempre, ótimo texto, inspirador e motivador. Eu acreditava que meus hábitos de leitura eram diversificados, mas agora vejo que tenho que diversificar ainda mais!
[Leia outros Comentários de Vitor Luiz Rubio]
COMENTE ESTE TEXTO
Nome:
E-mail:
Blog/Twitter:
* o Digestivo Cultural se reserva o direito de ignorar Comentários que se utilizem de linguagem chula, difamatória ou ilegal;

** mensagens com tamanho superior a 1000 toques, sem identificação ou postadas por e-mails inválidos serão igualmente descartadas;

*** tampouco serão admitidos os 10 tipos de Comentador de Forum.




Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




O Mal Nao Vem de Fora
Lourdes Carolina Gagete
Panorama
(2004)



Ofício Criador
Luiz Cláudio Ribeiro
Appris
(2020)



Viagens de Gulliver
Jonathan Swift
Ediouro
(1998)



Minidicionário Escolar da Língua Portuguesa
Alfredo Scottini
TodoLivro
(1998)



Dicionário de Verbos Conjugados
João Antunes Lopes
Lello e Irmão
(1987)



Livro - Jack Welch o Executivo do Século
Robert Slater
Negócio
(2001)



Brasil - Anos 50
Maria Fernanda Antunes
Atica
(1998)



Conecte Biologia 1 Box
Sonia Lopes e Sergio Rosso
Saraiva
(2011)



Garota Exemplar
Gillian Flynn
Intrínseca
(2014)



Livro - Elizabeth the Great
Elizabeth Jenkins
Coward McCann, NY,
(1959)





busca | avançada
24815 visitas/dia
1,2 milhão/mês