Eleições 2014: intrigas, infâmias, alucinações | Jardel Dias Cavalcanti | Digestivo Cultural

busca | avançada
63201 visitas/dia
2,4 milhões/mês
Mais Recentes
>>> Documentário 'Cracolândia' ganha sessão comentada em São Paulo
>>> BIENAL DO LIXO 2025 CONFIRMADA PARA MAIO, NO PARQUE VILLA LOBOS, EM SÃO PAULO
>>> “Sobre Viagens”: Pesquisadora lança livro sobre narrativas de viagem e seus impactos
>>> Elas Publicam chega a Recife para sua 7ª edição no dia 26 de abril
>>> Colóquio Nacional: Arte Sacra Brasileira – 'Da Colônia ao Império'
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> O nome da Roza
>>> Dinamite Pura, vinil de Bernardo Pellegrini
>>> Do lumpemproletariado ao jet set almofadinha...
>>> A Espada da Justiça, de Kleiton Ferreira
>>> Left Lovers, de Pedro Castilho: poesia-melancolia
>>> Por que não perguntei antes ao CatPt?
>>> Marcelo Mirisola e o açougue virtual do Tinder
>>> A pulsão Oblómov
>>> O Big Brother e a legião de Trumans
>>> Garganta profunda_Dusty Springfield
Colunistas
Últimos Posts
>>> O concerto para dois pianos de Poulenc
>>> Professor HOC sobre o cessar-fogo (2025)
>>> Suicide Blonde (1997)
>>> Love In An Elevator (1997)
>>> Ratamahatta (1996)
>>> Santo Agostinho para o hoje
>>> Uma história da Empiricus (2025)
>>> Professor HOC sobre Trump e Zelensky
>>> All-In com John e Patrick Collison (2025)
>>> Jakurski, Stuhlberger e Xavier (2025)
Últimos Posts
>>> Encontro em Ipanema (e outras histórias)
>>> Jurado número 2, quando a incerteza é a lei
>>> Nosferatu, a sombra que não esconde mais
>>> Teatro: Jacó Timbau no Redemunho da Terra
>>> Teatro: O Pequeno Senhor do Tempo, em Campinas
>>> PoloAC lança campanha da Visibilidade Trans
>>> O Poeta do Cordel: comédia chega a Campinas
>>> Estágios da Solidão estreia em Campinas
>>> Transforme histórias em experiências lucrativas
>>> Editora lança guia para descomplicar vida moderna
Blogueiros
Mais Recentes
>>> Discurso de William Faulkner
>>> Xô, telemarketing e gerundismo
>>> O Big Brother e a legião de Trumans
>>> Uma literatura entre crimes e cães
>>> A Paixão de Cristo e Cidade de Deus
>>> A ousadia de mudar de profissão
>>> Por que as curitibanas não usam saia?
>>> Quando se está triste
>>> O difícil diálogo
>>> Felicidade (extra)conjugal
Mais Recentes
>>> Livro Traída Série House Of Night Livro 2 de P. C. Cast; Kristin Cast pela Novo Século (2009)
>>> Ausência Na Primavera - Coleção L&pm Pocket de Agatha Christie pela L&pm (2011)
>>> Sierra Maestra - da Guerrilha ao Poder - Passagens da Guerra de Che Guevara - Eduardo Galeano Prólogo pela Edições Populares (1982)
>>> Livro Pubis Angelical de Manuel Puig pela Codecri (1981)
>>> Arte E Conhecimento Em Leonardo Da Vinci de Alfredo Bosi pela Edusp
>>> Psicoterapia existencial de Valdemar Augusto Angerami - Camon pela Pioneira Psicologia (1993)
>>> Livro 24 Horas Na Vida De Uma Mulher Coleção L&pm Pocket Plus 589 de Stefan Zweig; Saulo Krieger pela L&pm Pocket (2007)
>>> Atitude Mental Positiva de Napoleon Hill pela Cdg (2014)
>>> The Secrets Of Station X: The Fight To Break The Enigma Cypher (dialogue Espionage Classics) de Michael Smith pela Biteback Publishing (2011)
>>> Bíblia da Mulher de Fé, NVI, Couro Soft, Dourado: com comentários de Sheila Walsh de Thomas Nelson pela Thomas Nelson Brasil (2018)
>>> Livro Relações Literárias E Culturais Entre Rússia E Brasil de Leonid A. Shur pela Perspectiva (1986)
>>> Um Crime Adormecido - O Ultimo Caso de Miss Marple de Agatha Christie pela L&pm Pocket (2011)
>>> Eclipse de Stephenie Meyer pela Intrinseca (2009)
>>> Adolf Hitler Volume 2 - Tradução de Henrique Mesquita de John Coland pela Francisco Alves (1976)
>>> Livro Nem Te Conto, João Coleção L&pm Pocket 934 de Dalton Trevisan pela L&pm Pocket (2011)
>>> Lições Dos Mestres de George Steiner pela Record (2018)
>>> Meditar Transforma. Um Guia Definitivo Para Acalmar A Sua Mente E Equilibrar As Suas Emoções Com 8 Minutos Diários de Amanda Dreher pela Luz Da Serra (2016)
>>> Livro Qual E A Cor De Sua Aura? de Barbara Bowers pela Saraiva (1990)
>>> Livro Fale Tudo Em Inglês! Um Guia Completo de Conversação Para Você se Comunicar no Dia-a-dia, em Viagens, Reuniões de Negócios, Eventos Sociais, Entrevistas e Muitas Outras Situações Inclui Cd Audio de José Roberto A. Igreja pela Disal (2007)
>>> Canteiros De Saturno de Ana Maria Machado pela Nova Fronteira (1998)
>>> Livro Buenos Aires O Guia Da Cidade de Publifolha pela Publifolha (2008)
>>> O Cavalo Amarelo - Edição de Bolso de Agatha Christie pela L&pm (2013)
>>> Planejamento no Brasil de Betty Mindlin Lafer pela Perspectiva (1973)
>>> Livro Elementos de Psicologia de David Kreech, Richard Crutchfield pela Biblioteca Pioneira de Ciência Sociais (1980)
>>> Livro Cosmoterapia de Huberto Rohden pela Alvorada
COLUNAS

Terça-feira, 21/10/2014
Eleições 2014: intrigas, infâmias, alucinações
Jardel Dias Cavalcanti
+ de 3900 Acessos

Dilma com certeza vencerá as eleições. Infelizmente o PSDB escolheu um candidato fraco. Não faz mal para os rumos da democracia a renovação dos quadros do poder. No entanto, o que se apresenta como oposição é a velha guarda de uma estrutura de poder que resiste à democratização, à criação de projetos sociais emergenciais.

O debate entre os candidatos nos assusta. Não há projeto coerente e sério sendo discutido, pautado na realidade, para que o eleitor não seja enganado por falsas promessas de um paraíso vindouro inventado em nome da campanha eleitoral deste ou aquele candidato.

Como um ataca de cá, o outro acaba tendo de atacar de lá. O círculo dos ataques começa onde? Não dá para saber. Estamos dentro de um quadro surreal, onde duas bestas feras se atracam sem dó nem piedade num verdadeiro circo de horrores? Deveríamos estas discutindo um projeto de país, com vistas para no mínimo uns 50 anos de futuro, como tem sido o caso dos governos europeus e dos EUA. Dentro de uma crise internacional, os candidatos deveriam estar mostrando ao eleitorado suas propostas para que o Brasil não seja a próxima cabeça a rolar. No entanto, a acusação de um para o outro é a mola mestra do debate, causando nojo em quem tem pretensão de eleger seu candidato favorito.

Da privataria tucana ao mensalão do PSDB e do PT todo mundo sabe que a corrupção corre solta. De um lado e de outro nunca se roubou tanto dinheiro público, nunca se beneficiou tanto os setores privados com o dinheiro que vem do bolso do contribuinte. Não sejamos ingênuos. Entrou na política, nadou-se em dinheiro, roubou-se, manipulou-se, comprou-se consciências.

Um país com gente bem informada sobre o que se anda fazendo com nosso dinheiro já teria cortado a cabeça desses políticos em plena praça pública, para que sirvam de exemplo. Roubou dinheiro do povo, enriqueceu-se de forma ilícita através de traquinagens maquiavélicas usando dinheiro do contribuinte? Degola-se! Não, não teremos, no entanto, nossa Revolução Francesa.

As notícias sobre o mando e desmando com a coisa púbica são aterradoras. E, no entanto, ninguém se move, ninguém se organiza para se contrapor aos abusos. A culpa poderia, dessa forma, ser atribuída ao povo que parece anestesiado diante de tanta falcatrua política? Seria fácil condenar o povo. O que se passa não é para amadores. As circunstâncias em que a produção de informação existe é caso de polícia. Veja-se o caso da revista Veja. Veja-se o caso da Rede Globo, etc, etc. E o caso em que políticos são os donos das rádios, revistas e canais de TV? A mais barata forma de acesso à informação no Brasil é a TV. Nem professores, que deveriam também formar cidadãos críticos, politizados, têm dinheiro para comprar jornais. Estão mais perdidos que cego em tiroteio. Imagina o que uma TV faz na cabeça do cidadão brasileiro, com suas novelas ralas, com seus programas imbecilizadores nos fins de semana, com seus telejornais comprados pelo poder do capital.

Os candidatos nadam como peixes livres num oceano de gente mal formada para as questões da política. Política no sentido grego do termo, de agentes da cidade, responsáveis pelo próprio mundo que criam, pelos ideais democráticos que deveriam sustentar. Se fosse o contrário, os candidatos seriam rejeitados imediatamente por seus programinhas infantis de governo, suas rixas pessoais, sua irresponsabilidade com a coisa pública, seu histórico lamentável.

O Brasil mudou. Esperava-se mais com as propostas do governo do PT. Uma melhora radical na saúde, na educação, nas condições alimentares e de salário. No entanto, a situação econômica da classe pobre e média está bem mais interessante do que nos governos anteriores, de Sarney a FHC. Setores antes esquecidos da política agora ganham espaço: a questão dos negros no Brasil, a questão homossexual. Dos direitos individuais aos direitos sociais, estamos caminhando sem parar. Lenta caminhada, mas notável durante o governo do PT. Mas, como disse acima, é pouco para quem sonhava uma pequena revolução para este país. Mas no reino da política uma coisa é a fantasia, outra a realidade.

O candidato do PSDB aliou-se a pessoas que não são gratas para a atual luta política por direitos sociais - pastores reacionários e políticos com ficha para lá de suja. Aécio poderia ter se tornado um grande político brasileiro. Transitou nas esferas do poder desde jovem, com seu avô - do centro - Tancredo Neves. Perdeu a chance, não se intelectualizou, não se modernizou, representando o que há de pior na tradicional política de Minas Gerais, não escondendo seu machismo e grosseria no trato humano. No período da Ditadura Militar, não foi oposição ao poder dos generais. Ao contrário, surfou nas suas águas sujas com tranquilidade. Festeiro, dirigiu bêbado, bateu em namorada, construiu aeroporto para sua fazenda, foi caso de polícia a aparição de um helicóptero com 450 quilos de cocaína em sua propriedade. Tudo em sua vida é muito mal esclarecido para o eleitorado. José Serra se daria melhor como oposição à Dilma.

Dilma tem governado o Brasil de forma razoável, construindo uma social-democracia de inclusão. Os projetos do PT, embora lentos diante das demandas sociais mais imediatas como hospitais e escolas de qualidade, tem sido recebidos mundialmente como avanços democráticos para a sociedade brasileira, exemplo de intervenção saudável do Estado nos setores mais críticos da sociedade. Muito há que se colocar em pauta: aborto, salários dignos para médicos e professores da rede pública, taxação das imensas riquezas que poderiam viabilizar projetos sociais para áreas pobres do país.

Se a famosa frase que diz que temos que escolher "dos males o menor" for aplicada à atual circunstância eleitoral, não há dúvida que Dilma representa o menor mal. Retroceder à política dos donos do poder (quem detém o capital), com suas políticas antipopulares, seria retornar, usando uma metáfora, ao tempo da chibata, traduzida aqui em fome, desemprego, negação de direitos trabalhistas, concentração de renda na mão de uma minoria, mistura de valores religiosos com questões de Estado, manutenção do povo na ignorância negando-lhe educação de qualidade e acesso amplo à mesma, ausência de projeto cultural.

Trocar o poder é bom, mas trocá-lo por quem nunca se importou com o poder que emana do povo, seria o abismo.


Jardel Dias Cavalcanti
Londrina, 21/10/2014

Quem leu este, também leu esse(s):
01. Cuba e O Direito de Amar (3) de Marilia Mota Silva
02. Picasso e As Senhoritas de Avignon (Parte II) de Jardel Dias Cavalcanti
03. Auto-análise de Julio Daio Borges
04. Mens sana in corpore sano de Julio Daio Borges
05. Acadêmicos de Curitiba de Rafael Azevedo


Mais Jardel Dias Cavalcanti
Mais Acessadas de Jardel Dias Cavalcanti em 2014
01. O assassinato de Herzog na arte - 30/9/2014
02. Simone de Beauvoir: da velhice e da morte - 29/7/2014
03. As deliciosas mulheres de Gustave Courbet - 3/6/2014
04. A Puta, um romance bom prá cacete - 2/12/2014
05. Wilhelm Reich, éter, deus e o diabo (parte I) - 2/9/2014


* esta seção é livre, não refletindo necessariamente a opinião do site



Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




O que é: cidade, violência urbana e transporte público
Raquel R. Regis de Morais Charles Leslie
Círculo do livro
(1992)



Comunicação Social: a Imprensa: Iniciação ao Jornalismo
Nuno Crato
Presença
(1992)



Crônicas para Jovens
Marcos Rey
Gaudi
(2011)



Evolução das Espécies - O Pensamento Científico, Religioso e Filosófico
Samuel Murgel Branco
Modern
(2004)



Master of the Game
Sidney Sheldon
Warner Books
(1982)



Educação de Alunos com Necessidades Especiais
M. Jesús Presentación Herrero
Edusc
(2000)



A Biodiversidade
Christian Lévêque
Edusc
(1990)



Fast food around the world
Red Ballon
Red Ballon



O Ensino Literário no Rio Grande do Sul ( 1868 - 1960 )
Flávio Loureiro Chaves
Técnicos e Científicos
(1979)



Cozinhando País a País - Grécia
Vários Autores
Folha de São Paulo
(2006)





busca | avançada
63201 visitas/dia
2,4 milhões/mês