A volta do quadrinho nacional | Gian Danton | Digestivo Cultural

busca | avançada
48532 visitas/dia
1,8 milhão/mês
Mais Recentes
>>> Casa da Boia reúne artistas para discutir técnica de gravura em metal
>>> Jovens de Araraquara terão acesso a curso gratuito de Programação e Coding
>>> Espetáculo Teatral - RETALHOS - Ultima apresentação
>>> Exposição sobre direito das mulheres à cidade ocupa o Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica
>>> A Quatro Vozes canta o Clube da Esquina em Guararema pela Caravana Sotaques do Brasil
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> Olimpíada de Matemática com a Catarina
>>> Mas sem só trapaças: sobre Sequências
>>> Insônia e lantanas na estreia de Rafael Martins
>>> Poesia sem oficina, O Guru, de André Luiz Pinto
>>> Ultratumba
>>> The Player at Paramount Pictures
>>> Do chão não passa
>>> Nasce uma grande pintora: Glória Nogueira
>>> A pintura admirável de Glória Nogueira
>>> Charges e bastidores do Roda Viva
Colunistas
Últimos Posts
>>> Graham Allison no All-In Summit (2023)
>>> Os mestres Alfredão e Sergião (2023)
>>> Como enriquecer, segundo @naval (2019)
>>> Walter Isaacson sobre Elon Musk (2023)
>>> Uma história da Salon, da Slate e da Wired (2014)
>>> Uma história do Stratechery (2022)
>>> Uma história da Nvidia (2023)
>>> Daniel Mazini, country manager da Amazon no Brasil
>>> Paulo Guedes fala pela primeira vez (2023)
>>> Eric Santos sobre Lean Startup (2011)
Últimos Posts
>>> CHUVA
>>> DECISÃO
>>> AMULETO
>>> Oppenheimer: política, dever e culpa
>>> Geraldo Boi
>>> Dê tempo ao tempo
>>> Olá, professor Lúcio Flávio Pinto
>>> Jazz: 10 músicas para começar II
>>> Não esqueci de nada
>>> Júlia
Blogueiros
Mais Recentes
>>> Bienal do Livro em Minas e o acesso à cultura
>>> O chimpanzé, esse nosso irmão
>>> O blogueiro: esse desconhecido
>>> PodSemFio, da Garota Sem Fio
>>> Essa o Homer não vai entender
>>> Capacidade de expressão X capacidade linguística
>>> Aleksander Dugin e a marcha da Tradição
>>> Público, massa e multidão
>>> Thereza Simões
>>> Get your flight... lounge music
Mais Recentes
>>> Livro Filosofia Questioning the Millennium A Rationalists Guide to a Precisely Arbitrary Countdown de Stephen Jay Gould pela Harmony Books (1999)
>>> Técnicas Del Atletismo de Jess P. Mortensen y John M. Cooper pela Hispano Europea
>>> Livro Contos O Que Conta o Conto? de Jette Bonaventure pela Paulus (1992)
>>> Milagres Em Família. As Grandes Coincidências Que Mudaram Nosso Destino de Yitta Halberstam pela Butterfly (2006)
>>> Livro Infanto Juvenis Venha Ver o pôr-do-Sol e Outros Contos de Lygia Fagundes Telles pela Ática
>>> Simples e Saudável 250 Receitas Levinhas e Funcionais de Boa Forma (Sim, Tem Até Chocolate) de Eliane Contreras pela Abril (2016)
>>> Livro Avaliar Respeitar Primeiro, Educar Depois de Jussara Hoffmann pela Mediaçao (2012)
>>> Livro Ciências Exatas Astrofísica para Apressados de Neil Degrasse Tyson pela Planeta (2017)
>>> Publicações Pré-psicanalíticas e Esboços Inéditos (1886-1889) - Vol. 1 de Sigmund Freud pela Imago (1996)
>>> Livro Economia Freedomnomics Por Que o Livre Comércio Funciona e Pode Resgatar a Economia Mundial de John R. Lott Jr. pela Saraiva (2009)
>>> Livro Literatura Estrangeira Dom Quixote Volume 1 Biblioteca Folha Clássicos da literatura universal de Miguel de Carvantes pela Ediouro (1998)
>>> Livro de bolso Mind Map The ultimate thinking tool de Tony Buzan pela Buzan
>>> Livro Literatura Brasileira Secreções, excreções e desatinos de Rubem Fonseca pela Agir (2010)
>>> Desperte e Seja Feliz de Divaldo Franco pela Leal (2013)
>>> A amorosidade do Deus-Abba e Jesus de Nazaré de Leonardo Boff pela Vozes (2023)
>>> Amigos de Verdade Para Crianças de Bradley Trevor Greive pela Sextante Infantil (2008)
>>> Livro de Bolso Sociologia Dez Argumentos para Você Deletar Agora Suas Redes Sociais de Jaron Lanier pela Intrínseca (2018)
>>> Viagem Mística - Como Alcançar a Elevação Espiritual de Sylvia Browne pela Prumo (2009)
>>> Livro de Bolso Literatura Estrangeira A Bela Adormecida e Outras Histórias Volume 1 Pocket 254 de Irmãos Grimm pela L&pm Pocket (2011)
>>> Vestígios Do Gozo de Marcus Do Rio Teixeira pela Ágalma (2014)
>>> Céu Azul de Celia Xavier Camargo pela Boa Nova (1997)
>>> Um Dia "Daqueles" Para Crianças de Bradley Trevor Greive pela Sextante Infantil (2008)
>>> Livro de Bolso Poesia Antologia Poética Vestibular de Vinicius de Moraes pela Companhia de Bolso (2009)
>>> Mitos, Emblemas, Sinais de Carlo Ginzburg pela Compa (1989)
>>> Jogando Xadrez Com os Anjos de Fabiane Ribeiro pela Universo dos Livros (2013)
COLUNAS

Sexta-feira, 23/8/2002
A volta do quadrinho nacional
Gian Danton
+ de 10100 Acessos

Durante muito tempo, os quadrinhos nacionais passaram por uma fase de hibernação. Depois dos períodos áureos da Grafipar, Vechi (início dos anos 80) e Press (meados dos anos 80) e de esporádicos sopros de vida nos anos 90, a HQ nacional pareceu desaparecer. O lançamento da série Escala Graphic Talents mostrou que o problema não era criativo, mas de oportunidade. A coleção tem colocado nas bancas, de quinze em quinze dias, novas revistas de quadrinho nacional com ótima qualidade gráfica e impressão em policromia.

Quem conhece o mercado de quadrinho sabe que a iniciativa da Escala tem por objetivo suprir o vácuo deixado no mercado pelas grandes editoras, em especial a Abril, que cancelou toda a sua linha de gibis. As revistas da DC Comics (Super-homem, Batman) estão sem editora e as revistas da Marvel Comics (Homem-aranha, X-men) passaram a ser publicadas pela Panini, com acabamento de primeira, mas preços proibitivos. A idéia da Escala é conquistar aquele leitor que está se iniciando na arte sequencial e sai da escola querendo comprar algo que seja divertido e barato. Em tempo: todas as revistas da coleção custam apenas R$ 1,50. Certamente os gibis mais baratos das bancas.

A iniciativa também representa um contrato de risco com os artistas. Cada revista tem apenas uma edição. Se vender o suficiente, a história se estende por uma minissérie de três partes. Se continuar vendendo bem, o título pode virar uma revista de linha.

O resultado, claro, é muito irregular. Mas a idéia é essa mesma: produzir em quantidade para fazer, daí, aparecer a qualidade. É o que acontece com todos os quadrinhos do mundo. Na Europa, Japão e EUA são publicados anualmente inúmeros títulos, muitos deles totalmente irrelevantes. Mas, no meio de muitas revistas, surgem verdadeiras pérolas. Até há pouco tempo eram publicados no Brasil três ou quatro títulos nacionais e os leitores queriam cobrar desses uma qualidade equivalente aos melhores trabalhos gringos.

A Escala acerta ao não limitar os títulos a um só gênero, como o de super-heróis. Há revistas de sátiras, de heróis, de suspense, de ficção-científica e até versões tupiniquins de desenhos animados japoneses. O quadrinho americano entrou num beco sem saída justamente por se especializar demais. Nas décadas anteriores os comics americanos apresentavam títulos para os mais variados tipos de leitores, das meninas que adoravam histórias românticas aos fãs de terror. Na década de 90 o mercado americano se especializou em super-heróis e hoje faz apenas histórias de super-heróis para fãs que acompanham todas as revistas de uma editora. O mercado se torna cada vez menor.

A série Escala Graphic Talents revelou pelo menos uma obra-prima. A revista Carcereiros, de Nestablo Ramos Neto e Eduardo Miranda é uma ótima história de suspense no estilo Arquivo X e Millenium. Quem curte esse tipo de trama vai se espantar com a competência com a qual os autores conseguiram criar um clima sombrio para a HQ e, ao mesmo tempo, surpreender o leitor.

Na linha infantil, o que mais chamou minha atenção foi Gamemon. Como o leitor esperto poderá imaginar, trata-se de uma versão dos desenhos japoneses, como Digimon. É uma revista certamente oportunista, mas, nas mãos de Arthur Garcia, a história ganha uma outra dimensão. Arthur Garcia é um veterano dos quadrinhos e foi responsável, na década de 90, por adaptações de vários vídeo-games para os gibis. Ninguém mais abalizado que ele para criar uma versão nacional dos Digimons, portanto. E, muitas vezes, o que surge como cópia, pode tomar tonalidades muito particulares. Muitos dizem, por exemplo, que A Turma da Mônica era um plágio das histórias do Snoopy. De fato, ambas as histórias têm um menino perdedor, uma menina mandona, um menino sujinho, um cachorro... Mas hoje poucos conseguem perceber a semelhança entre as duas séries. Talvez, se sobreviver e conquistar a preferência dos leitores, os Gamemons tomem uma cara tipicamente nacional.

Outro destaque é a Velta, de Emir Ribeiro. Velta existe há quase trinta anos e nesse período vem sendo publicada, initerruptamente em fanzines e publicações alternativas. Emir Ribeiro fez com super-heróis o que Carlos Zéfiro fez com o erotismo: criar um produto tipicamente nacional. De histórias iniciais calcadas no jeito americano de fazer comics, a personagem evoluiu para tramas que discutem, inclusive, problemas sociais de nosso país. Emir Ribeiro é um desenhista reconhecido no mercado norte-americano, tendo trabalhado, ao lado de Mike Deodato Jr., em publicações como Mulher-maravilha, Vingadores e Thor. Isso dá uma aval e tanto para a revista. O único ponto fraco são os roteiros, que não estão à altura da arte.

A coleção traz ainda diversas outras revistas, no mais variados estilos. Desde histórias sobre caipiras no estilo infantil, como A Turma do Barnabé, até a série Mico-legal, que tem como protagonistas animais. Essa última, inclusive, foi a primeira a passar para a segunda fase do projeto, quando a revista ganha mais três edições.

Mas o quadrinho nacional não está representado só pelo Escala Graphic Talents. A revista A Classe Média Agradece, de André Diniz e Marco, mostra uma ótima história policial ambientada no Rio de Janeiro. Os mais antenados vão se lembrar do seqüestro de um ônibus no Rio de Janeiro que terminou com a morte de uma refém e de um assaltante. A partir desse fato básico, tirado dos noticiários, Diniz constrói uma trama detalhada sobre o submundo do crime. Ao ler A Classe Média Agradece, é fácil perceber porque André Diniz ganhou o prêmio Ângelo Agostini de melhor roteirista de 2000. A revista pode ser pedida gratuitamente através do e-mail: [email protected].

André também mantém um site sobre quadrinhos, Nona Arte no qual disponibiliza o gibi eletrônico Pixel, na qual podem ser encontradas histórias de quadrinistas famosos, como Shimmamoto, Antonio Eder e Laudo. Também na Pixel podem ser encontradas histórias deste que vos escreve.


Gian Danton
Macapá, 23/8/2002

Quem leu este, também leu esse(s):
01. Propostas para o nosso milênio (II) de Marcelo Spalding
02. Vanguarda e Ditadura Militar de Jardel Dias Cavalcanti


Mais Gian Danton
Mais Acessadas de Gian Danton em 2002
01. A Teoria Hipodérmica da Mídia - 19/7/2002
02. Público, massa e multidão - 30/8/2002
03. A teoria do caos - 22/11/2002
04. O filósofo da contracultura - 18/10/2002
05. A maçã de Isaac Newton - 16/8/2002


* esta seção é livre, não refletindo necessariamente a opinião do site



Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




Contos Tradicionais do Brasil
Luís da Câmara Cascudo
Global
(2004)



Quiromancia a arte de ler mãos
Globo
Globo
(2001)



A Economia no Quotidiano
Daniel Faraco
José Olympio
(1988)



O Ultimo Recurso
Ian St James
Best Seller
(1994)



Santa Catarina - livro
Paulo Amador
Gov Est Santa Catarina
(1980)



Livro Auto Ajuda Frases, Dicas e Histórias Maravilhosas 18 Para ler, pensar, refletir, motivar e emocionar
Orlando Nussi
Anjos
(2019)



Viagem ao Reino das Sombras - Aventuras Mitológicas
Luiz Galdino
Ftd
(1999)



La Conoscenza e La Morale
David Hume
A. Mondadori
(1935)



The Phantom of the Opera (audio Cd Included)
Stephen Colbourn; Gaston Leroux
Macmillan Education
(2010)



O Monte Cinco
Paulo Coelho
Objetiva
(1996)





busca | avançada
48532 visitas/dia
1,8 milhão/mês