A maçã de Isaac Newton | Gian Danton | Digestivo Cultural

busca | avançada
48588 visitas/dia
2,5 milhões/mês
Mais Recentes
>>> Maio no MAB Educativo: tecnologia, arte e educação na 23ª Semana Nacional de Museus
>>> Espetáculo Há Vagas Para Moças de Fino Trato promove programa educativo no Teatro Yara Amaral do Ses
>>> Fios que resistem: projeto reconecta a história das bordadeiras no litoral paulista
>>> Expo Cult - Semana de Arte do Agora estende prazo de visitação até dia 31/5
>>> Luiz Martins apresenta novas séries em serigrafia na MH8ARTE
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> A eutanásia do sentido, a poesia de Ronald Polito
>>> Folia de Reis
>>> Mario Vargas Llosa (1936-2025)
>>> A vida, a morte e a burocracia
>>> O nome da Roza
>>> Dinamite Pura, vinil de Bernardo Pellegrini
>>> Do lumpemproletariado ao jet set almofadinha...
>>> A Espada da Justiça, de Kleiton Ferreira
>>> Left Lovers, de Pedro Castilho: poesia-melancolia
>>> Por que não perguntei antes ao CatPt?
Colunistas
Últimos Posts
>>> Pedro e Cora sobre inteligência artificial
>>> Drauzio em busca do tempo perdido
>>> David Soria Parra, co-criador do MCP
>>> Pondé mostra sua biblioteca
>>> Daniel Ades sobre o fim de uma era (2025)
>>> Vargas Llosa mostra sua biblioteca
>>> El País homenageia Vargas Llosa
>>> William Waack sobre Vargas Llosa
>>> O Agent Development Kit (ADK) do Google
>>> 'Não poderia ser mais estúpido' (Galloway, Scott)
Últimos Posts
>>> O Drama
>>> Encontro em Ipanema (e outras histórias)
>>> Jurado número 2, quando a incerteza é a lei
>>> Nosferatu, a sombra que não esconde mais
>>> Teatro: Jacó Timbau no Redemunho da Terra
>>> Teatro: O Pequeno Senhor do Tempo, em Campinas
>>> PoloAC lança campanha da Visibilidade Trans
>>> O Poeta do Cordel: comédia chega a Campinas
>>> Estágios da Solidão estreia em Campinas
>>> Transforme histórias em experiências lucrativas
Blogueiros
Mais Recentes
>>> Eu não uso brincos
>>> Qual é a alma da cidade?
>>> Os sete pecados capitais do PT
>>> Site Capitu sai do ar
>>> Breve Apresentação
>>> A Erva do Diabo, de Carlos Castaneda
>>> Lobão no Roda Viva
>>> A vida muda no ponto
>>> A pulsão Oblómov
>>> O Big Brother e a legião de Trumans
Mais Recentes
>>> Poemas Escolhidos de Elizabeth Bishop de Paulo Henrique Britto pela Companhia das Letras (2012)
>>> Guia Da Boa Saude: Viva Bem Sem Gluten de Jeanne Margareth pela Coquetel - Grupo Ediouro (2015)
>>> Pato Donald - Perdidos nos Andes de Carl Barks pela Abril (2016)
>>> O Poder das Frutas e Ervas, Sucos Detox previna doenças e conheça as propriedades medicinais de Discovery pela Discovery (2015)
>>> Ervas e Plantas Medicinais Guia de A a Z para prevenção e cura de doenças de Discovery pela Discovery (2015)
>>> Inteligência Artificial no Limiar do Século XXI de Jorge Muniz Barreto pela Duplic (2001)
>>> Vidas De Meninas E Mulheres de Alice Munro pela Biblioteca Azul (2024)
>>> O Quinto Compromisso de Don Miguel Ruiz pela Best Seller (2023)
>>> Só Por Hoje E Para Sempre de Renato Russo pela Companhia das Letras (2015)
>>> Simplesmente Pilates. A Perfeita Forma Física ao Seu Alcance Capa comum – 1 janeiro 2015 de Discovery pela Discovery (2015)
>>> Aprendendo a programar programando em linguagem de Jaime Evaristo pela Sem (2001)
>>> Teologia Sistemática De Strong Vol.1 de Augustus Hokins Strong pela Hagnos (2003)
>>> Destinada col. : House Of Night de P. C. Cast, Kristin Cast pela Novo Seculo (2012)
>>> Pokémon Red Green Blue 2 de Hidenori kusaka pela Panini Comics (2016)
>>> O Poder das Frutas e Ervas previna doenças e conheça as propriedades medicinais de Discovery pela Discovery (2024)
>>> A Era Vargas de Maria Celina D'Araújo pela Moderna (1997)
>>> Comentário Bíblico De 1 Pedro de Wayne Grudem pela Vida Nova (2016)
>>> Treinamento Funcional - Bem-Estar, Saúde e Qualidade de Vida Discovery Publicações de Discovery Publicações pela Discovery Publicações (2013)
>>> Boca de Fogo de Wellington Abranches de Oliveira Barros pela Do Autor (2022)
>>> Revista Playboy A Feiticeira ano 1999 de Vários pela Abril (1999)
>>> Pintura Románica de Joseph Pichard pela Aguilar Madrid (1969)
>>> Manual de Celebrações do Ministro de Jaziel Guerreiro Martins pela Santos (2008)
>>> Revista Playboy Danielle Winits ano 1998 de Vários pela Abril (1998)
>>> A Lógica: Como Faturar Milhões Com Seguro De Vida 10 1 Leis Essenciais Para Ter Sucesso Profissional Com Seguro De Vida de Alberto Júnior pela Do Autor (2012)
>>> Revista Playboy Carla Perez ano 1998 de Vários pela Abril (1998)
COLUNAS

Sexta-feira, 16/8/2002
A maçã de Isaac Newton
Gian Danton
+ de 34900 Acessos
+ 1 Comentário(s)

Quando Isaac Newton completou 12 anos, a mãe, sem saber o que fazer com aquele filho esquisitão, que não se adequava ao trabalho da fazenda, mandou-o para a cidade e para a escola. No povoado, Newton ficou na casa de um boticário, Sr. Clark.

O pequeno Newton não se interessava muito pelos estudos, que consistiam, basicamente, em aprender gramática latina. Além disso era o alvo predileto do enteado do Sr. Clark. Uma vez em que este lhe chutou a barriga, Newton decidiu ir à forra. Deu uma grande surra no rapaz e esfregou seu nariz num muro. E tomou uma decisão: a partir daí seria o melhor da turma em latim. E não só isso. Seria também o melhor em tudo o que pudesse.

Não há dúvidas de que ele conseguiu. Assim que se formou em Cambridge, em 1665 e 1666, ele fez algumas das maiores descobertas de todos os tempos e elaborou a teoria que serviria de paradigma para a ciência durante séculos e só seria suplantada pela teoria da relatividade. Em dois anos ele elaborou o teorema do binômio, as tangentes, a lei da gravidade, o cálculo diferencial, as cores e o cálculo integral.

É justamente a história desse gênio que o livro "Isaac Newton e sua maçã" conta. Escrito de forma muito divertida por Kjartan Poskitt e ilustrado por Philiph Reeve, o volume faz qualquer um se interessar pelas descobertas de Newton, mesmo quem nunca teve muito interesse por física ou matemática (como é o caso deste Colunista).

Com a ajuda de histórias em quadrinhos, ilustrações e muitas metáforas, Poskitt e Reeve fazem com que conceitos complicadíssimos como, o cálculo diferencial, pareçam coisa de criança.

Para não chatear o leitor, os autores entremeiam as explicações científicas de fatos históricos e curiosidades sobre a vida de Newton. Entre elas o fato de que Newton simplesmente não divulgava suas idéias. O livro reproduz um diário imaginário de Newton em que ele teria escrito, em julho de 1965: "Acabei de inventar a técnica matemática mais útil do mundo, mas não vou contar para NINGUÉM!".

Esse era o velho Newton que, além dessa tinha outras excentricidades, como espetar o olho ou ficar horas olhando para o céu na tentativa de descobrir como se formavam as cores (ele quase ficou cego, mas descobriu que as cores não eram um junção de preto e branco, como acreditavam os antigos).

Para explicar o que é aceleração constante, o livro sugere que o jovem leitor faça uma experiência hilária (sempre com a supervisão dos pais, claro). Para fazer a experiência são necessários um avião grande, com uma porta imensa, um elefante com velocímetro, um cronômetro, um binóculo e esfregão e baldes enormes.

Quando estiver a milhares de metros acima do solo, jogue o elefante do avião, ligue o cronômetro e observe pelo binóculo. Você irá constatar que a velocidade aumentará 10 metros a cada segundo. Duas coisas afetam a aceleração constante. Uma delas é o ar, que, devido ao atrito, diminui a velocidade do elefante, especialmente se ele abrir as orelhas. A outra coisa é o chão... bem, é aí que você vai precisar do esfregão e do balde...

Há quem acredite que se deva divulgar ciência da maneira mais séria possível. Para essas pessoas, contar detalhes curiosos da vida de Newton seria um verdadeiro sacrilégio.

Nada mais falso. Ao contar pequenos detalhes interessantes da vida de um cientista, o autor mostra ao público que cientistas também são humanos e que a ciência não está separada de nossa vida. Pelo contrário, tudo à nossa volta se relaciona, de alguma maneira com descobertas e teorias científicas.

A importância do livro de Poskitt está justamente aí, em mostrar que a ciência pode ser um tema divertido e interessante.

Agora, se você ainda está se perguntando o que uma maçã tem a ver com tudo isso, é bom ler o livro rapidinho.

Para ir além



ISAAC NEWTON E SUA MAÇÃ, de Kjartan Poskitt e Philip Reeve.
Editora: Companhia das Letras

Post Scriptum
Estou lançando, pela editora Virtual Books, o livro Introdução à Cibernética. O volume pode ser baixado gratuitamente e conta um pouco da história de como surgiu a cibernética, além de explicar seus conceitos básicos, como ruído, retroação, entropia e sinergia. Em tempos de internet, é sempre importante relembrar as idéias de autores que abriram caminho para o surgimento dos computadores.


Gian Danton
Macapá, 16/8/2002

Quem leu este, também leu esse(s):
01. Desenhando desde criança de Diogo Salles
02. Por que Faraco é a favor da mudança ortográfica de Marcelo Spalding
03. Estrangeirismos, empréstimos ou neocolonialismo? de Marcelo Spalding


Mais Gian Danton
Mais Acessadas de Gian Danton em 2002
01. Público, massa e multidão - 30/8/2002
02. A Teoria Hipodérmica da Mídia - 19/7/2002
03. A teoria do caos - 22/11/2002
04. O filósofo da contracultura - 18/10/2002
05. A maçã de Isaac Newton - 16/8/2002


* esta seção é livre, não refletindo necessariamente a opinião do site

ENVIAR POR E-MAIL
E-mail:
Observações:
COMENTÁRIO(S) DOS LEITORES
18/8/2002
19h17min
Parabéns Gian, belissimo comentário é bom saber que pessoas que leêm mais que a grande maioria dos brasileiros estejam incentivando a leitura. Que continues com essa forma contagiante de expor seus saberes literários.
[Leia outros Comentários de Vinicius Brown]
COMENTE ESTE TEXTO
Nome:
E-mail:
Blog/Twitter:
* o Digestivo Cultural se reserva o direito de ignorar Comentários que se utilizem de linguagem chula, difamatória ou ilegal;

** mensagens com tamanho superior a 1000 toques, sem identificação ou postadas por e-mails inválidos serão igualmente descartadas;

*** tampouco serão admitidos os 10 tipos de Comentador de Forum.




Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




Restaurações implantossuportadas em áreas anteriores
Elcio Marcantonio
Abross
(2014)



Ibero-american Bioethics: History And Perspectives (philosophy And Medicine, 106)
Léo Pessini
Springer
(2010)



Recursos no Processo Penal
Ada Pellegrini Grinover Antonio Magalhães Gomes
Revista dos Tribunais
(1998)



Os Pensadores: Rousseau Volume I
Jean-Jacques Rousseau
Abril Cultural
(1987)



Revista da anpoll 24 - Espaço Público e Linguagens - Número 26
Da Editora
Anpoll
(2009)



Deixa Que Eu Conto
Carlos Drummond de Andrade e Outros
Atica
(2008)



Optimales Trading
Curtis M. Faith
Finanzbuch Verlag Gmbh
(2010)



Histórias do Sr. Keuner
Bertolt Brecht
34
(2013)



Fogo Paulista - Contos Policiais
Sérgio Pinheiro Lopes
Olavobras
(2004)



Dicionário de Literatura Brasileira 1 Portuguesa Galega Foto Original
Jacintodo Prado Coelho
Lavras
(1987)





busca | avançada
48588 visitas/dia
2,5 milhões/mês