Ronald e Donizete: Falência Múltipla dos Autômatos | Jardel Dias Cavalcanti | Digestivo Cultural

busca | avançada
78743 visitas/dia
2,5 milhões/mês
Mais Recentes
>>> IA 'revive' Carlos Drummond de Andrade em campanha do Rio Memórias
>>> mulheres.gráfica.política
>>> Eudóxia de Barros
>>> 100 anos de Orlando Silveira
>>> Panorama Do Choro
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> Mario Vargas Llosa (1936-2025)
>>> A vida, a morte e a burocracia
>>> O nome da Roza
>>> Dinamite Pura, vinil de Bernardo Pellegrini
>>> Do lumpemproletariado ao jet set almofadinha...
>>> A Espada da Justiça, de Kleiton Ferreira
>>> Left Lovers, de Pedro Castilho: poesia-melancolia
>>> Por que não perguntei antes ao CatPt?
>>> Marcelo Mirisola e o açougue virtual do Tinder
>>> A pulsão Oblómov
Colunistas
Últimos Posts
>>> Pondé mostra sua biblioteca
>>> Daniel Ades sobre o fim de uma era (2025)
>>> Vargas Llosa mostra sua biblioteca
>>> El País homenageia Vargas Llosa
>>> William Waack sobre Vargas Llosa
>>> O Agent Development Kit (ADK) do Google
>>> 'Não poderia ser mais estúpido' (Galloway, Scott)
>>> Scott Galloway sobre as tarifas (2025)
>>> All-In sobre as tarifas
>>> Paul Krugman on tariffs (2025)
Últimos Posts
>>> O Drama
>>> Encontro em Ipanema (e outras histórias)
>>> Jurado número 2, quando a incerteza é a lei
>>> Nosferatu, a sombra que não esconde mais
>>> Teatro: Jacó Timbau no Redemunho da Terra
>>> Teatro: O Pequeno Senhor do Tempo, em Campinas
>>> PoloAC lança campanha da Visibilidade Trans
>>> O Poeta do Cordel: comédia chega a Campinas
>>> Estágios da Solidão estreia em Campinas
>>> Transforme histórias em experiências lucrativas
Blogueiros
Mais Recentes
>>> Carona na Rede
>>> Fui demitida, e agora?
>>> Insuportavelmente feliz
>>> Fudeus existe
>>> Jovens Escribas e o Digestivo
>>> É preciso saber distinguir, para não confundir !
>>> Um tweet que virou charge
>>> A extensão do Mensalão
>>> Considerações de um Rabugento
>>> Literatura de auto e baixo-ajudas
Mais Recentes
>>> Liga da Justiça Lja - Vingadores - Busiek Pérez - Parte 1 de 4 de Kurt Busiek; George Perez pela Panini Comics (2004)
>>> Gerenciamento Da Rotina Do Trabalho Do Dia-a-dia de Vicente Falconi pela Falconi (2013)
>>> The Beatles - a História por Trás de Todas as Canções de Steve Turner pela Cosacnaify (2009)
>>> A Perseverança na Santidade de C. H. Spurgeon pela Pes (1990)
>>> A Medida de um Homem Espiritual de Gene A. Getz pela Abba (2025)
>>> A Solidariedade da Raça- o Homem Em Adão e Em Cristo de Russell P. Shedd pela Vida Nova (1995)
>>> Happily Ever After - Felizes para Sempre de João Maurício Motta pela All Print (2018)
>>> As Aventuras de Tintim - rumo a lua (capa dura - 1º edição) de Herge pela Record (1970)
>>> As Aventuras de Tintim - rumo a lua (capa dura) de Herge pela Record (1970)
>>> As Aventuras de Tintim - o Caranguejo das Tenazes de Ouro (capa dura) de Hergé pela Record (1970)
>>> As Aventuras de Tintim - o templo do sol de Herge pela Record (1970)
>>> As Aventuras de Tintim - o Loto Azul (capa dura) de Hergé pela Record (1970)
>>> Homens São de Marte, Mulheres São de Vênus: um guia prático para melhorar a comunicação e conseguir o que você quer de Dr John Gray pela Rocco (1996)
>>> As aventuras de Tintim - O segredo do Licorne (capa dura - 1º edição) de Herge pela Record (1970)
>>> As aventuras de Tintim - o tesouro de Rackham o terrível (capa dura) de Hergé pela Record (1969)
>>> As Aventuras de Tintim - a Estrela Misteriosa (1º edição) de Hergé pela Record (1970)
>>> O Livro Orange: As técnicas de meditação de Bhagwan Shree Rajneesh de Bhagwan Shree Rajneesh pela Soma (1982)
>>> O Centésimo Em Roma de Max Mallmann pela Rocco (2010)
>>> Uma Aventura de Asterix o Gaulês - Asterix Entre os Helvéticos (1º edição) de Uderzo - Goscinny pela Record (1985)
>>> Uma aventura de Asterix o gaulês - O presente de César (1º edição) de Goscinny - Uderzo pela Cedibra (1974)
>>> O Livro Básico Dos Ogãs de Sandro Da Costa Mattos pela Ícone (2005)
>>> O Mito de Sísifo de Alberto Camu pela Guanabara (1989)
>>> A Blizzard Year de Gretel Ehrlich pela Scholastic (1999)
>>> Tudo E Obvio, Desde Que Voce Saiba A Resposta de Duncan J. Watts pela Paz E Terra (2011)
>>> A arte e revolução de Richard Wagner pela Antígona / Portugal (2000)
COLUNAS

Segunda-feira, 7/10/2002
Ronald e Donizete: Falência Múltipla dos Autômatos
Jardel Dias Cavalcanti
+ de 3600 Acessos

"A anomia é a sombra da solidariedade orgânica." (Baudrillard)

O corpo é o leitmotiv do novo livro de poesia "Pelo Corpo", que reúne Donizete Galvão e Ronald Polito numa publicação da Alpharrabio Livraria e Editora. São 28 poemas que podem ser lidos na clave dessa "máquina orgânica". Os dois poetas estão convencidos de que o corpo é um trambolho-máquina ou, se não, tornou-se isso. E essa máquina é habitada pela prótese-vazio, pela prótese-insignificância, que torna todas as trocas a que se submete satelizadas por sinais anódinos.

É estranho e extraordinário que exista, nesse momento, um livro de poesia centrado neste tema - num momento onde as pessoas buscam para seus corpos "não a saúde, que é um estado de equilíbrio orgânico, mas um brilho efêmero, higiênico e publicitário do corpo, bem mais uma performance do que o estado ideal. Já nem é narcisismo, é extraversão sem profundidade, um tipo de ingenuidade publicitária em que cada um torna-se empresário da própria aparência". (Baudrillard).

Num momento como esse, dois poetas se reúnem para compor a falência múltipla desses autômatos-corpos. E o primeiro poema do livro, escrito por Donizete, já nos anuncia o tom de todo o livro, conceituando o corpo como essa "vida secreta que se abre e apodrece no mesmo instante".

De uma forma geral, os poemas produzem um efeito de terribilità. Isso porque os corpos que se desenham aqui estão muito próximos das figuras criadas por Giacometti ou pelo descarnado "Cristo no Sepulcro" (Museu da Basiléia), de H. Holbein. Mais perto da obra destes artistas do que da imagem dos inúteis, operacionais e malhados corpos da contemporaneidade.

O corpo vai se definindo a cada poema como "camadas de entulhos" e "estragos troços", nas poesias de Polito. Os poemas e os dois autores se reverberam: produzem por isso, intencionalmente, versos leucêmicos, caquéticos - claro, movidos por uma energia maldita que os alimenta insanamente.

No caso de Polito, o estrago é maior. Aqui, como dizia Hegel, estamos em cheio "na vida, movente em si, daquilo que está morto". O poema "Espécie em extinção" nos fala desse corpo "funcionando de modo tão bem maquinal" que "pode por inteiro ser um animal sem alma./ e quase matar/ e quase morrer." Num poema final, sua "exegese parcial" (já que tudo aqui é fragmentado), admite: "o corpo é uma cruz" - ou seja, algo que é doloroso trazer consigo. Mais ainda, num salto suicida, o corpo "estimula" seu próprio ocaso ao se desmembrar em "cacos da colisão".

Assim, o corpo, como matéria auto-viral e máquina vencida, se deprecia na poesia de Galvão: "De hoje em diante/ a máquina imperfeita/ de teus músculos/ será mais um objeto/ em desuso." A relação com Giacometti se estreita num anúncio metafísico-crítico fatal: "corpos sem encarnação", "sem entranhas", "corpos como um traço,/ um risco de carvão". Menos que isso, indefinível, Polito encerra o livro com a sentença final: "o corpo é um x".

São inúmeras as referências à mecanicidade calcinada e desastrosa do corpo, como em "Irradiação", de Polito, onde "dentro da perna mecânica ainda bate/ uma veia com dano. Cicatriz." Mais estridente, a mecanicidade ressurge total no poema "Enjambement", também de Polito.

O corpo, em sua trágica e fraca energia, supermultiplicada pela inércia, quase não resiste à força da ação da cidade sobre ele. Depois do poema "A cidade no corpo", de Galvão, podemos dizer que é um milagre que tudo recomece no dia seguinte. Mas como sabemos, os especialistas que só computam os dados quantitativos de um sistema energético subestimam essa fonte de energia que é seu próprio gasto. Mas ao livro esse dado não escapa, ao contrário, funda-se toda uma teoria a esse respeito no poema "Carga", de Polito.

Sintetizando, através de alguns versos de Polito e Galvão, podemos dizer que o corpo é uma máquina imperfeita, se não, uma morte que nasceu... com sua "quota de vácuo". Os poemas atestam esse ignóbil furor que é a sobrevivência alimentada pelo seu próprio transbordamento - em direção a uma curva estranha - a catástrofe.

Em meio a tanta negatividade (já que não há poema nesse livro que não dê morada à idéia de uma superexcitação fatal que é o existir físico) emerge, em meio ao violento esquartejamento do corpo, no poema "Órfico", de Galvão, um canto de esperança que parece dizer que disso tudo o que se salva é o fazer poético: "a cabeça/ separada/ do corpo/ ainda canta/ vale uma vida/ vale uma morte/ esse hino".

Existe um texto de Jean Genet sobre Giacometti que talvez explique o sentido deste livro de Galvão e Polito: "A beleza tem apenas uma origem: a ferida, singular, diferente para cada um, oculta ou visível, que o indivíduo preserva e para onde se retira quando quer deixar o mundo para uma solidão temporária, porém profunda. A arte parece querer descobrir essa ferida secreta de todo ser e mesmo de todas as coisas, para que ela os ilumine".


Jardel Dias Cavalcanti
Campinas, 7/10/2002

Quem leu este, também leu esse(s):
01. Boa nova: o semi-inédito CD de Chico de Vitor Nuzzi
02. Orkut: fim de caso de Lisandro Gaertner
03. Vida virtual, vida real de Julio Daio Borges
04. Um brasileiro no Uzbequistão (III) de Arcano9


Mais Jardel Dias Cavalcanti
Mais Acessadas de Jardel Dias Cavalcanti em 2002
01. Parangolé: anti-obra de Hélio Oiticica - 17/12/2002
02. Drummond: o mundo como provocação - 26/11/2002
03. Florbela Espanca, poeta - 5/11/2002
04. O último Shakespeare - 3/12/2002
05. Cactos Implacáveis: entrevista com Ronald Polito - 10/12/2002


* esta seção é livre, não refletindo necessariamente a opinião do site



Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




Arquitetos Contemporâneos
Kester Rattenbury e Outros
Viana & Mosley
(2012)



Novas Formas do Amor o Casamento e Suas Alternativas
Carl R. Rogers
José Olympio
(1987)



Box Conecte Biologia - Volume Único
Saraiva
Didáticos



Chaplin por ele mesmo
Livro Clipping
Martin Claret



Poetas da Bahia: século XVII ao século XX
Ildásio Tavares Simone Lopes Pontos Tavares
Imago
(2001)



Amor sem Limites
Nick Vujicic
Novo Conceito
(2016)



Relações Humanas na Família e no Trablho
Pierre Weil
Vozes
(1980)



Arte e Cultura pelo Reencantamento do Mundo
Vários Autores
Instituto Pólis
(2009)



Minas Com Sabor de História
André Belo Lisboa
Belo Horizonte



Historia do movimento operario no brasil
Antonio Paulo
Atica
(1990)





busca | avançada
78743 visitas/dia
2,5 milhões/mês