Comentários do IP 201.6.253.3 | Digestivo Cultural

busca | avançada
80381 visitas/dia
1,3 milhão/mês
Mais Recentes
>>> Vox Sambou clama por união e luta em seu novo single: “Kriminèl”
>>> Devido ao sucesso, Thaís Fraga retorna com o show “Mais de 30 Anos de Bossa n’ Jazz” no Musicorum
>>> Achados & Perdidos: roteirista Mario Oshiro lança HQ sobre tragicomédia romântica LGBT
>>> Maria Eugênia Moreira discute suicídio e maternidade em novo livro
>>> Victor Biglione, Guilherme Dias Gomes e Alfredo Dias Gomes celebram Miles Davis em show inédito
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> O nome da Roza
>>> Dinamite Pura, vinil de Bernardo Pellegrini
>>> Do lumpemproletariado ao jet set almofadinha...
>>> A Espada da Justiça, de Kleiton Ferreira
>>> Left Lovers, de Pedro Castilho: poesia-melancolia
>>> Por que não perguntei antes ao CatPt?
>>> Marcelo Mirisola e o açougue virtual do Tinder
>>> A pulsão Oblómov
>>> O Big Brother e a legião de Trumans
>>> Garganta profunda_Dusty Springfield
Colunistas
Últimos Posts
>>> All-In sobre DeepSeek
>>> L'italiana in Algeri par Georges Prêtre
>>> Le siège de Corinthe par Solti
>>> DeepSeek by Glenn Greenwald
>>> David Sacks no governo Trump
>>> DeepSeek, inteligência que vem da China
>>> OpenAI lança Operator
>>> Um olhar sobre Frantz Fanon
>>> Pedro Doria sobre o 'pobre de direita'
>>> Sobre o episódio do Pix
Últimos Posts
>>> Jurado número 2, quando a incerteza é a lei
>>> Nosferatu, a sombra que não esconde mais
>>> Teatro: Jacó Timbau no Redemunho da Terra
>>> Teatro: O Pequeno Senhor do Tempo, em Campinas
>>> PoloAC lança campanha da Visibilidade Trans
>>> O Poeta do Cordel: comédia chega a Campinas
>>> Estágios da Solidão estreia em Campinas
>>> Transforme histórias em experiências lucrativas
>>> Editora lança guia para descomplicar vida moderna
>>> Guia para escritores nas Redes Socias
Blogueiros
Mais Recentes
>>> Mondrian: a aventura espiritual da pintura
>>> As sementes de Flowerville, de Sérgio Rodrigues
>>> Meu encontro com o Millôr
>>> Silêncio e grito
>>> Rock de raiz
>>> O Jardim Abandonado
>>> Jornalismo e Diploma
>>> Namoro de portão
>>> Simone de Beauvoir: da velhice e da morte
>>> Como escrever bem – parte 3
Mais Recentes
>>> Revista Status nº 98- Agosto de 1982 - Nua Sonia Lima de Editora Três pela Três (1982)
>>> Vida Depois da Vida de Dr. Raymond A. Moody Jr. pela Nordica (1979)
>>> Revista Status nº 1 - Agosto de 1974 de Editora Três pela Três (1974)
>>> Capitão Cueca E A Revoltante Revanche Da Robocueca Radioativa 10 de Dav Pilkey pela Cosac & Naify (2013)
>>> A erva do diabo - os ensinamentos de Dom Juan (14º edição) de Carlos Castaneda pela Record (1968)
>>> Disciplina - o método brazelton de T. Berry Brazelton e outro pela Artmed (2005)
>>> Shopping Centers - Direitos Dos lojistas de Mário Cerveira Filho pela Saraiva (2000)
>>> Buda Dancando Numa Boate de Paula Abreu pela Buzz (2019)
>>> Resumo jurídico de direito tributário - vol 12 de André Almeida Blanco pela Quartier Latin (2005)
>>> The Phantom Of The Opera de Gaston Leroux pela Macmillan Readers (2005)
>>> A droga do amor (4ª edição - 4º impressão) de Pedro Bandeira pela Moderna (2016)
>>> Guia o melhor de Paris - col viagem de bolso - sonhe, planeje, embarque de Abril pela Abril (2008)
>>> Ciências - Fácil Ou Difícil - palavra de professor de Nélio Marco Vincenzo Bizzo pela Ática (2002)
>>> Diary Of A Wimpy Kid: The Third Wheel de Jeff Kinney pela Amulet Books
>>> Essential english for foreign students - Bool 1 de C E Eckersley pela Longmans Green And Co
>>> Cartas De Yvonne - A Amizade Entre Divaldo Franco E Yvonne Do A. Pereira de Cezar Braga Said - Divaldo Franco pela Leal (2016)
>>> Impariamo L'italiano de Mauro Porru e outro pela Universidade Federal da Bahia (1983)
>>> A Pedra Da Visão - Volume 2 - As Crônicas De Spiderwick (capa dura) de Tony Diterlizzi - Holly Black pela Rocco Jovens Leitores (2004)
>>> Filosofia Do Direito de Miguel Reale pela Saraiva (2002)
>>> A salamandra e outros escritos de Lineu José Miziara pela João Escortecci (1990)
>>> Incesto no Cinema - Raízes Psicossociais de Nildo Máximo Benedetti pela AllPrint (2015)
>>> O meu pé de laranja lima (5º edição) de José Mauro De Vasconcelos pela Melhoramentos (1968)
>>> Zac Power - Ilha Do Veneno - 24 hrs para salvar o mundo e passear com o cachorro de H I Larry pela Fundamento Educacional (2007)
>>> Sequenciaram o Genoma Humano... E Agora? de Lygia da Veiga Pereira pela Moderna (2001)
>>> Devezenquandário De Leila Rosa Canguçu - Colecao Jabuti de Lourenço Cazarré pela Saraiva (2013)
COMENTÁRIOS >>> Comentadores

Terça-feira, 17/4/2007
Comentários
201.6.253.3

Wiki: as pessoas não ajudam
"Sempre prefiro imaginar o leitor como aquele sujeito zerado, que descobriu que tem que se aculturar um pouquinho." Haha, muito bom cara. Um conhecido (vergonha de falar amigo) passou alguns meses tentando alterar a Wikipedia para escrever que o Bussunda na verdade não morreu, mas se mudou para uma ilha para fugir do assédio dos fans, etc. O objetivo da Wiki é nobre, mas as pessoas não ajudam.

[Sobre "A Pérola de Galileu"]

por Bloom
http://iaad.blogspot.com
17/4/2007 às
13h29 201.6.253.3
(+) Bloom no Digestivo...
 
vejo açúcar em todo lugar
Fantástico. Fui proibido de comer açúcar por um bom tempo e agora é exatamente isto: vejo açúcar em todo lugar. Num dos meus delírios médicos, cheguei a pedir uma água desde que fosse diet. Acontece nas melhores famílias. Ou deve acontecer, sei lá.

[Sobre "Sou diabético"]

por Bloom
http://iaad.blogspot.com
21/2/2007 às
09h29 201.6.253.3
(+) Bloom no Digestivo...
 
Olá
Adriana, olá, tudo bem? Obrigado. Eu estou com algumas coisas do Tom Jobim para ouvir ainda e também estou atrás das músicas instrumentais dele, que o Guga indicou em seu texto. Sobre os Beatles, eu até gosto de suas músicas, mas eles fizeram alguma com a molecada. Veja um show deles e peceba. Tem algo de muito errado com a platéia =] Guga e Marcelo, obrigado!

[Sobre "Um certo tom musical "]

por Edward Bloom
http://iaad.blogspot.com
1/2/2007 às
15h16 201.6.253.3
(+) Edward Bloom no Digestivo...
 
Ponto de referência
Rafael, muito legal essa sua trívia no DC. O DC há muito já virou ponto de referência para mim. É um dos primeiros lugares onde procuro sobre livros, escritores, cinemas, músicas, etc., só perdendo pro imbatível Google, que é uma divindade tecnológica. E a questão dos 5 mil toques foi como você disse. É difícil para quem, como eu, que escreve blogs, publicar textos deste tamanho e poder publicá-los no DC foi realmente ótimo, pois, além de ter um público muito grande, é, sem dúvida, um público muito selecionado e que sempre contribuiu muito comigo. Parabéns Rafael, parabéns DC, até!

[Sobre "Seis anos em seis meses"]

por Edward Bloom
http://iaad.blogspot.com
29/11/2006 às
13h50 201.6.253.3
(+) Edward Bloom no Digestivo...
 
Voto com instrução
Vitor, de fato, é uma idéia sensata, a igualdade perante a lei, mas se for levada ao pé da letra, dá base para a menoridade penal, por exemplo, para uma crianca de 10 anos poder dirigir e poder ser presa. Se o argumento contra a menoridade penal for que uma criança não tem condições de dirigir ou de assumir responsabilidades, a mesma vale para o voto sem instrução. Vira uma questão de interpretação e dá margem para discutir a imunidade indígena, por exemplo. Ou cair nos direitos iguais, como o de todo cidadão cursar uma universidade pública sem vestibular, ter saúde e segurança de qualidade, e muitas outras coisas que são corretas, mas que não acontecem. O certo seria todos terem instrução para votar, mas infelizmente não é o que ocorre.

[Sobre "Por que votei nulo"]

por Edward Bloom
http://iaad.blogspot.com
8/11/2006 às
15h08 201.6.253.3
(+) Edward Bloom no Digestivo...
 
Guga e Vitor
Que bom, voltamos a um debate interessante. Guga, de acordo. Instrução é o mínimo para se votar, e poderia dizer até que seria democrático, pois há gente instruída partidária de tudo que há para ser partidário. Vitor, gostei do seu questionamento sobre quem julgar essa aptidão para o voto, uma comissão de notáveis, no caso, que seleciona apenas quem os interessar. Mas não é isso que os políticos são? Que preenchem diretorias de empresas públicas com gente de seu partido, de seu escritório, de sua família? Que julgam leis e execuções conforme seus interesses, de seus partidos? Há uma explicação cabível aí, de que seria uma escolha de quem a sociedade elegeu para lhe representar, mas volto ao começo da conversa: não vejo ninguém no meio político que me representaria ou que tenha algum interesse senão em ser sustentado pelo Estado e com sorte arranjar um empreguinho pro sobrinho, pra cunhada, etc. E vejo como uma posição democrática válida e não uma inclinação ditatorial como você disse.

[Sobre "Por que votei nulo"]

por Edward Bloom
http://iaad.blogspot.com
8/11/2006 às
13h28 201.6.253.3
(+) Edward Bloom no Digestivo...
 
vamos lá
Vitor, valor de salário é relativo aos preços do mercado, que é o reflexo da inflacão. Não adianta você ganhar dois milhões por mês, se um pão custa três milhões. E negociações coletivas salariais são coletivas entre os sindicalistas, porque sempre, sempre refletem em cortes de gastos, demissões e fuga de empresas. Foi o que aconteceu em S. Bernardo, bem antes da guerra fiscal. O sindicalismo teve sua importância no início do século, hoje só atrapalha. Agora, o new deal aconteceu durante uma guerra mundial, a situação era diferente, por favor, e estamos falando de 80 anos atrás. Nunca mais aconteceu isso porque o mercado se recuperou e se adaptou. E sim, o assunto é chatíssimo e cansativo. Não vamos sair dessa discussão até alguém desmaiar de tédio. E preciso assumir que estou quase lá. Abraços.

[Sobre "Por que votei nulo"]

por Edward Bloom
http://iaad.blogspot.com
7/11/2006 às
16h02 201.6.253.3
(+) Edward Bloom no Digestivo...
 
Olá
Olá, Vitor. O fator de empobrecimento não se mede pelo salário, que era alto antes, mas por uma distorção da inflação e pelo excesso dos sindicatos, e sim medido pelo poder aquisitivo, que é um pouquinho diferente. Na gestão do Campos houve uma estagnação em conseqüência de uma série de medidas emergenciais para se controlar a economia e propiciar um cenário favorável a investimentos externos que realmente ocorreram, mas já na década de 70, com Delfim atolando tudo no Estado que, por não objetivar (meu Deus, que chatice) o lucro, claro que não aguentou as crises de 73 e 79, gerando assim não só a perda do poder aquisitivo como o colapso do Estado na década de 80. Se estiver falando disso, você está certo, mas não em culpar o Roberto Campos. A culpa desses desastres, para mim só pode ser o modelo nacionalista que vem desde Vargas a JK e Medici em diante. Acho que é isso.

[Sobre "Por que votei nulo"]

por Edward Bloom
http://iaad.blogspot.com
7/11/2006 às
13h35 201.6.253.3
(+) Edward Bloom no Digestivo...
 
Respostas - parte 2
E, ok, o voto nulo significa jogar meu voto no lixo. Mas numa escolha entre o Lula, o Alckmin e a minha lixeira, minha lixeira leva. Fácil. Syda, nem eu. Voto nulo não é solução, da mesma forma como votar no Lula, ou no Alckmin, ou em qualquer outro. O Brasil continuará dependendo do bom humor da economia mundial pra pagar os mensalões, as esmolas sociais, as aposentadorias, etc. E não encaro como desilusão porque nunca me iludi. A minha idéia com este texto não era nem tanto debater o voto nulo, mas a qualidade baixa dos políticos, que me põe contra o Estado e a favor de sua diminuição. Marcello, eu gostei das minhas citações e achei que deu um ar todo inteligente sim, qual o problema? Quer falar que meu texto não tem solução, que é raso, que é fraco, ok, mas deixe minhas citações fora disso, ok?

[Sobre "Por que votei nulo"]

por Edward Bloom
http://iaad.blogspot.com
6/11/2006 às
17h33 201.6.253.3
(+) Edward Bloom no Digestivo...
 
Respostas - parte 1
Nilmar, olá. Caramba, lendo você sobre Roberto Campos, dá a impressão de que ele passava madrugadas balançando lâmpadas em delegacias e batendo em moleques que se imaginavam Che Guevara. Mas não, ele era só um economista. E bom economista, porque junto com Bulhões no período de 64 reverteu a crise inflacionária que o Brasil vivia desde o JK e que se agravou incrivelmente em 62. Bom, daí a um suposto apoio meu a ditadura vai uma diferença. Não digo apenas na questão moral da repressão, mas acontece que poucos governos tiveram um modelo tão burro quanto os militares depois 68. Não sei como alguém a favor do Estado pode ser contra os militares. Eles foram os maiores responsáveis pelo gigantismo estatal, etc., etc. E você diz que é preciso respeitar para ser respeitado, mas isto não legitima uma ditadura? Digo, se você não respeita a ditadura, você perde o direito de ser respeitado, imagino, segundo o que entendi, e isso validaria uns cascudos.

[Sobre "Por que votei nulo"]

por Edward Bloom
http://iaad.blogspot.com
6/11/2006 às
17h05 201.6.253.3
(+) Edward Bloom no Digestivo...
 
a função do Estado
Marcelo, olá. Acho que nenhum de nós quer cair na discussão infinita de estatismo x liberalismo. Eu não quero. O meu ponto de vista nesta questão é a seguinte: se a iniciativa privada, que visa o lucro, não faz melhorias sociais, não creio que seja o Estado a fazer. Está ali no meu texto: não acredito no altruísmo político. Porém, não nego a importância de um poder legislativo, executivo, judiciário e das agências de regulamentação dos serviços essenciais. Esta é, segundo meu ponto de vista, a função do Estado. Mais que isso acho distorção e é o que acontece no Brasil. Até =]

[Sobre "Por que votei nulo"]

por Edward Bloom
http://iaad.blogspot.com
20/10/2006 às
09h33 201.6.253.3
(+) Edward Bloom no Digestivo...
 
Próximo alvo: o não votar
Milton, pode deixar. Na próxima eu faço como os políticos e só mostro pobres. Se isso convence alguém a votar, deve convencer alguém a não votar. Dangerrau, receba meu sorriso por dar ao meu texto mais importância do que ele merece. Renan, Zamuner, Helana, Luiz, Luiza, Joao, Janethe, Jorge, Eliana, José: obrigado pelos comentários =]

[Sobre "Por que votei nulo"]

por Edward Bloom
http://iaad.blogspot.com
19/10/2006 às
14h04 201.6.253.3
(+) Edward Bloom no Digestivo...
 
Tratar político como empregado
Preciso agradecer primeiro ao Julio por ter dado esse destaque ao meu texto. E, vejamos, quanta gente - façam fila por favor. Euclides, a Daniela comentou bem essa confusão que é o voto nulo e a idéia do "voto contra" rende uma boa discussão, seria interessante. Daniela, concordo, concordo. Marcelo, a rotatividade deveria ser natural, pois se um governo é ruim, na seqüência elege-se outro. A situação é que, mesmo se elegendo outro, eu duvido melhorar. E não defendi o fim de um Estado, mas sua diminuição que exige privatizações e demissão de funcionários públicos em massa. Vi o Mercadante, por exemplo, falando em enxugar o Estado, que soou muito bonito mesmo, mas sei que é mentira porque ele não faria o necessário para isso. Fabio, nossa, deve ser isso, sim. André, fazer o brasileiro tratar político como empregado já seria um bom começo. Félix, hum, então o Alckmin é isso? E eu falando bem dele esse tempo todo.

[Sobre "Por que votei nulo"]

por Edward Bloom
http://iaad.blogspot.com
19/10/2006 às
13h59 201.6.253.3
(+) Edward Bloom no Digestivo...
 
Pra esclarecer...
Olá a todos, obrigado e etc. Guga, boa, boa, mas minha desconfiança vai além do gabarito dos políticos. Não esperaria outra coisa do Lula, mesmo ele sendo formado em, sei lá, qualquer lugar. Vitor, olá. A questão toda é essa importância que se deu ao voto no Brasil. O que há de interessante na democracia, para mim, não é o voto, o direito de se colocar alguém no poder, mas justamente o contrário: o direito de arrancar do poder quem estiver lá. Caso contrário, eu poderia falar que democracia é apenas uma ditadura da maioria e tal. Li e reli o que eu escrevi para não parecer um primeiroanista de ciências sociais, mas não achei uma forma melhor de escrever, ok? Me perdoe!

[Sobre "Por que votei nulo"]

por Edward Bloom
http://iaad.blogspot.com
5/10/2006 às
17h42 201.6.253.3
(+) Edward Bloom no Digestivo...
 
futebol e pizza
Eu sou a favor. De quê? Qualquer coisa, iclusive que seu professor de literatura tenha pego seu manuscrito e o tenha usado como rascunho, ou como motivo de risada entre a turminha dele. A grande diferença não é a genialidade, são as oportunidades. Meus amigos escritores decidiram ser engenheiros, computeiros e advogados, caso contrário não teriam chance de sobreviver no páis do futebol e pizza.

[Sobre "Sob o sol da crítica"]

por olho grande
13/6/2006 às
11h05 201.6.253.3
(+) olho grande no Digestivo...
 
Julio Daio Borges
Editor
mais comentários

Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




Kundu
Morris West
Circulo do Livro
(1985)



almas em conflitos / noites de vigília / os deuses riem
A. J. Cronin
José Olympio
(1968)



anna de assis
Judith Ribeiro de Assis
codecri
(1987)



Circulação e Respiração - Fundamentos de Biofísica e Fisiologia
Antonio Paes de Carvalho; Ayres da Fonseca Costa
Cultura Médica
(1979)



Cálculo Numérico
Victor Mirshawka
Nobel
(1983)



Estudo sobre: A sentença constitutiva
Tomás Pará Filho
Lael
(1973)



Da Culpa à Responsabilidade
Claudio Luiz Brandão José
Do Autor
(2007)



The Falls - a Crime Scene Waiting to Happen
Ian Renkin
Orion
(2011)



À Mesa Com Pingo Doce
Pingo Doce
Pingo Doce
(2019)



Organização Judiciária do Estado de São Paulo 18º Edição
Vários Autores
Atlas
(1993)





busca | avançada
80381 visitas/dia
1,3 milhão/mês