Seis anos em seis meses | Rafael Rodrigues | Digestivo Cultural

busca | avançada
45069 visitas/dia
1,9 milhão/mês
Mais Recentes
>>> Projeto cultural leva cinema até paradas de descanso de caminhoneiros
>>> HOMENS NO DIVÃ Ano XV
>>> Paulo Goulart Filho é S. Francisco de Assis na peça de Dario Fo
>>> Momo e o Senhor do Tempo estreia dia 15 de janeiro
>>> Rafa Castro leva canções de Teletransportar ao palco do Sesc Belenzinho
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> Eleições na quinta série
>>> Mãos de veludo: Toda terça, de Carola Saavedra
>>> A ostra, o Algarve e o vento
>>> O abalo sísmico de Luiz Vilela
>>> A poesia com outras palavras, Ana Martins Marques
>>> Lourival, Dorival, assim como você e eu
>>> O idiota do rebanho, romance de José Carlos Reis
>>> LSD 3 - uma entrevista com Bento Araujo
>>> Errando por Nomadland
>>> É um brinquedo inofensivo...
Colunistas
Últimos Posts
>>> O melhor da Deutsche Grammophon em 2021
>>> A história de Claudio Galeazzi
>>> Naval, Dixon e Ferriss sobre a Web3
>>> Max Chafkin sobre Peter Thiel
>>> Jimmy Page no Brasil
>>> Michael Dell on Play Nice But Win
>>> A história de José Galló
>>> Discoteca Básica por Ricardo Alexandre
>>> Marc Andreessen em 1995
>>> Cris Correa, empreendedores e empreendedorismo
Últimos Posts
>>> Fazer o que?
>>> Olhar para longe
>>> Talvez assim
>>> Subversão da alma
>>> Bons e Maus
>>> Sempre há uma próxima vez
>>> Iguais sempre
>>> Entre outros
>>> Corpo e alma
>>> O tempo é imbatível
Blogueiros
Mais Recentes
>>> Outliers, de Malcolm Gladwell
>>> Nem morta!
>>> A América de John Steinbeck
>>> 7 de Setembro
>>> Como num filme
>>> É proibido proibir
>>> Museu dos brinquedos
>>> O engano do homem que matou Lennon
>>> 1º de Novembro de 2014
>>> Overmanos e Overminas do Brasil, uni-vos!
Mais Recentes
>>> Tratado Geral dos Portais de Libertação de Ortiz Belo de Souza pela Portais de Libertação (2008)
>>> Jornada dos Anjos de Sandra Carneiro; Lucius pela Vivaluz (2010)
>>> Uma Sistematização Sobre a Saúde do Trabalhador: do Exótico ao Esotérico de Paulo Rogério Albuquerque de Oliveira pela Ltr (2011)
>>> Cultura Geral - Tudo o que se deve saber de Dietrich Schwanitz pela Martins Fontes (2007)
>>> Renascer das Emoções de Marco Antonio Maiuri Miranda pelo espírito Lucio pela Mnêmio (1998)
>>> Tietê - Imagens que o Brasil Não Vê de Denis Ferraz pela Não especificado (2000)
>>> Os Dez Mandamentos da Ética de Gabriel Chalita pela Nova Fronteira (2003)
>>> Desejo Paixão e Ação na Ética de Espinosa de Marilena Chauí pela Companhia Das Letras (2011)
>>> Desejo Paixão e Ação na Ética de Espinosa de Marilena Chauí pela Companhia Das Letras (2011)
>>> Os Florais do Dr. Bach - As Flores e os Remédios de Antonieta Barreira Cravo pela Hemus
>>> Chic[érrimo] - Moda e etiqueta em novo regime de Gloria Kalil pela Códex (2004)
>>> Labirinto de Ossos de Rick Riordan pela Atica (2009)
>>> Bilionários Por Acaso: A Criação do Facebook de Ben Mezrich pela Intrínseca (2010)
>>> Vertigem Digital - Por que as Redes Sociais... de Andrew Keen pela Zahar (2012)
>>> Le Nouveau Bescherelle - L'Art ded Conjuguer-Dictionnaire de 12000 Verbes de Bescherelle pela Ao Livro Técnico (1984)
>>> As Mais Belas Páginas da Literatura Árabe de Mansour Challita pela Civilização Brasileira
>>> Cartas de Mário de Andrade e Oneyda Alvarenga pela Duas Cidades (1983)
>>> O Século do Martírio - Os extermínios colectivos e o martírio dos cristãos do século XX de Andrea Riccardi pela Quetzal (2002)
>>> Medicina Oriental: diagnose, fisiologia e curas de Michio Kushi pela Sol Nascente
>>> 26 Poetas Hoje - Antologia 1976 de Heloisa Buarque de Hollanda - Organizadora pela Companhia Das Letras (2021)
>>> Vida com Esperança - Segredos para ter saúde e qualidade de Vida de Mark Finley - Peter Landless pela Casa Publicadora Brasileira (2014)
>>> O Livro de Ouro do Futebol Brasileiro de Celso Unzelte pela Ediouro (2002)
>>> Código Civil Comentado de Regina Beatriz Tavares da Silva pela Saraiva (2008)
>>> A Primeira História do Brasil de Pero de Magalhães Gândavo pela Zahar (2004)
>>> Seleções de Livros de Vários autores pela Reader's Digest (2009)
COLUNAS >>> Especial 2000 Colunas

Sexta-feira, 1/12/2006
Seis anos em seis meses
Rafael Rodrigues

+ de 4000 Acessos
+ 6 Comentário(s)

(Para escrever esta coluna em comemoração dos seis anos do Digestivo - que é também uma retrospectiva de minha trajetória no site até o momento -, resolvi fazer um levantamento de dados e datas através do meu e-mail. Não fosse ele uma conta do Gmail, este texto não seria escrito da forma que eu queria.)

No início de maio deste ano, enviei ao Digestivo Cultural uma resenha do livro Cartas a um jovem contestador, do jornalista inglês Christopher Hitchens. Ela me pareceu bem superior às outras resenhas que eu vinha escrevendo e publicando, e eu queria que ela fosse lida pelo maior número de pessoas possível, pois o texto era um lampejo de genialidade, pensava eu, um Arturo Bandini dos trópicos. Lampejo de genialidade que, na verdade, copiei de um texto do também jornalista Daniel Piza, uma resenha que ele escreveu sobre o mesmo livro, em forma de carta, dirigida a Hitchens. Tomei o cuidado de enviar um e-mail ao Daniel, perguntando se poderia "copiar" a idéia dele. Ele não apenas me estimulou como pediu para que eu enviasse para ele o texto, quando estivesse pronto.

Para não apenas ser uma cópia da idéia do Piza, resolvi mesclar a minha "carta" com uma resenha nos moldes normais. Texto finalizado, mandei aqui para o Digestivo.

No dia 3 de maio o Fabio, então editor-assistente do site, perguntou se eu não poderia aumentar um pouco a resenha, para que ela se encaixasse no tamanho padrão das colunas do Digestivo. No mesmo dia enviei uma versão ampliada do texto, que foi publicado dias depois, 9 de maio.

Naquele mesmo dia o Julio, editor do DC, me fazia uma proposta irrecusável: ser um colaborador freqüente do Digestivo Cultural. Ele me enviaria uma caixa de livros e eu teria um prazo para resenhá-los. Acertamos os detalhes e pronto: em breve estaria indo à agência dos Correios aqui perto retirar a caixa.

Enquanto ela (a caixa) não chegava, fui conhecendo melhor o site. Vi que ele "atualiza sozinho". Para ver os próximos textos a ser publicados, basta clicar nas setinhas que apontam para a direita, no index do Digestivo. Quando eles são cadastrados antecipadamente, óbvio. Aprendi também com o Fabio que "sempre é bom avaliar o livro 'ao vivo' porque, de repente, algum que você imagina que não irá render nada, de repente, é instigante".

(E foi exatamente o que aconteceu com o livro O soldado absoluto, biografia do marechal Henrique Lott, que pensei em mandar de volta para o Julio sem sequer folhear, e que acabou por se revelar um belíssimo livro, um dos melhores que li este ano.)

Agora estamos em julho. No dia 5, meu aniversário, o Julio anuncia o especial do mês (nos especiais, que são mensais, os colunistas e colaboradores são convidados a escrever sobre um determinado tema, sugerido pelo editor), do qual não participei, e as férias do Fabio, que voltaria em agosto. No dia seguinte enviei um e-mail para o Julio, oferecendo alguma ajuda, no caso de ele precisar e eu poder desempenhar a tarefa. Pouco depois recebo a resposta. Era o Julio perguntando se eu não toparia revisar os textos do site (colunas, blog e comentários). Eu topei na hora, claro. O que eu encontrava (erros de digitação ou ortografia), enviava para ele, que corrigia.

No dia 11 de julho fui efetivado como colunista do Digestivo (junto com o Lisandro, a Tais, a Marília e a Elisa) e, no dia 2 de agosto, como revisor.

De lá pra cá algumas mudanças me levaram a assumir recentemente o cargo de assistente de edição do site, função que tenho adorado desempenhar, tendo aprendido muito sobre edição com o Julio.

A minha maior motivação para escrever para o Digestivo é o fato de que as colunas devem ter mais de 5 mil caracteres (contando os espaços), para serem publicadas. Como eu sou muito breve na escrita, achei que seria uma maneira de aperfeiçoar meus textos e minha forma de escrever. Acredito que isso tem dado certo, pois eu percebo que meus escritos aqui no Digestivo têm melhorado.

A função de revisor me faz ter a obrigação de ler todos os textos publicados no site. E isso é também ótimo, porque assim fico sabendo de eventos que eu não teria conhecimento, conheço autores e livros que eu não conheceria e leio textos que, caso eu não fizesse as vezes de revisor do site, não leria.

E aí a convivência com o editor, colunistas e colaboradores. Se eu, daqui do interior da Bahia, já me tornei camarada do Maroldi, do Conte, da Marília, e tenho contato com outros colunistas que certamente se tornarão compadres (a recém-chegada Verônica, o caríssimo Guga, o divertido Bloom, entre outros), imagine se eu morasse em São Paulo, reduto de boa parte deles? É capaz de que a patota fosse freqüentemente encontrada em alguns bares da cidade, sempre um falando com o outro "senta aí e não analisa, não", se valendo do bordão dos quatro mineiros do apocalipse, quando alguém fizesse menção de se levantar da mesa porque "amanhã tem trabalho cedo".

Do Julio prefiro não falar mais do que já foi dito, para não parecer puxa-saquismo.

Hoje eu indico o Digestivo Cultural a todos que conheço. É um site realmente com conteúdo, uma revista eletrônica que faz da cultura (livros, peças de teatro, shows, eventos culturais, etc.) algo aprazível, bom de se degustar.

Fico surpreso quando alguém ligado à área de jornalismo ou literatura diz que não conhece o Digestivo. O site, bravamente de pé há seis anos, deve ser visto como uma referência. Posso estar exagerando, mas não conheço nenhum site que tenha a mesma qualidade que o Digestivo.

Para mim, o Digestivo Cultural é o mais completo veículo de jornalismo cultural independente - e, por que não, de jornalismo, já que assuntos políticos e sociais sempre são abordados nas colunas - que conheço.

E não digo isso porque faço parte do DC. Digo isso porque é o que penso. E aí está a mais louvável qualidade do site: a liberdade que nós, colunistas e colaboradores, temos para escrever.

Só me resta dizer: vida longa ao Digestivo! E parabenizar a todos que fazem ou fizeram parte do site pelo belo trabalho que fizeram, fazem e vão continuar fazendo.


Rafael Rodrigues
Feira de Santana, 1/12/2006


Quem leu este, também leu esse(s):
01. Os bigodes do senhor autor de Renato Alessandro dos Santos
02. Houston, we have a problem de Renato Alessandro dos Santos
03. Seis meses em 1945 de Celso A. Uequed Pitol
04. Marcelo Mirisola: entrevista de Jardel Dias Cavalcanti
05. Amor, sublime Amor de Isabella Ypiranga Monteiro


Mais Rafael Rodrigues
Mais Acessadas de Rafael Rodrigues em 2006
01. A história do amor - 24/7/2006
02. Livro dos Homens - 7/8/2006
03. O soldado absoluto - 18/9/2006
04. O encontro marcado: 50 anos - 16/10/2006
05. Carta de um jovem contestador - 9/5/2006


Mais Especial 2000 Colunas
* esta seção é livre, não refletindo necessariamente a opinião do site

ENVIAR POR E-MAIL
E-mail:
Observações:
COMENTÁRIO(S) DOS LEITORES
29/11/2006
13h38min
Rafael, eu tb. estranho mto o fato do digestivo nao ter o devido reconhecimento, reflexo da falta de interesse do brasileiro pela cultura. Desde 2002 eu colaboro com charges para o digestivo e agora estou me aventurando na arte de ser blogueiro, incentivado pelo proprio Julio. E estou adorando!
[Leia outros Comentários de Diogo Salles]
29/11/2006
13h50min
Rafael, muito legal essa sua trívia no DC. O DC há muito já virou ponto de referência para mim. É um dos primeiros lugares onde procuro sobre livros, escritores, cinemas, músicas, etc., só perdendo pro imbatível Google, que é uma divindade tecnológica. E a questão dos 5 mil toques foi como você disse. É difícil para quem, como eu, que escreve blogs, publicar textos deste tamanho e poder publicá-los no DC foi realmente ótimo, pois, além de ter um público muito grande, é, sem dúvida, um público muito selecionado e que sempre contribuiu muito comigo. Parabéns Rafael, parabéns DC, até!
[Leia outros Comentários de Edward Bloom]
29/11/2006
18h22min
Pois é, pois é, a maior delícia de escrever para o Digestivo é a liberdade.(...) Amei o seu texto.
[Leia outros Comentários de Daniela Castilho]
1/12/2006
18h09min
Rafael, você levantou uma informação interessante: o Digestivo é o "mais completo véículo de jornalismo cultural independente". Nunca tinha pensado nisso, mas passando os olhos em tudo que conheço, dentro ou fora da Internet, essa parece uma agradável verdade. Espero que nós, colunistas, sempre tenhamos consciência disso. Abraços!
[Leia outros Comentários de Tais Laporta]
1/12/2006
18h43min
É uma satisfação tê-lo conosco, meu caro... Maroldi
[Leia outros Comentários de Marcelo Maroldi]
4/12/2006
22h53min
Uma das coisas mais legais do Rafael é que ele é completamente despretensioso e, no entanto, ele é um dos grandes caras do DC. Fala, Rafa!
[Leia outros Comentários de Guga Schultze]
COMENTE ESTE TEXTO
Nome:
E-mail:
Blog/Twitter:
* o Digestivo Cultural se reserva o direito de ignorar Comentários que se utilizem de linguagem chula, difamatória ou ilegal;

** mensagens com tamanho superior a 1000 toques, sem identificação ou postadas por e-mails inválidos serão igualmente descartadas;

*** tampouco serão admitidos os 10 tipos de Comentador de Forum.




Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




Felizes para Sempre
Wendy Paris
Manole
(2002)



Monet
Birgit Zeidler
Konemann
(2000)



Educação Fundamental
Samael Aun Weor
Igb
(2011)



Sociologia Jurídica no Brasil
José Eduardo Faria; Celso Fernandes Campilongo
Sérgio Antonio Fabris
(1991)
+ frete grátis



Orando Diariamente o Pai Nosso
W. Phillip Keller
Vida
(2008)



Louco por Viver Desperte a Sua Paixão pela Vida
Roberto Shinyashiki
Gente
(2013)



Usando Linux - Soluções Simples, Técnicas Essenciais
Boll Ball
Campus
(1999)



O Livro da Beleza - Como Tratar Bem do Seu Rosto e do Seu Corpo
Miriam Stoppard - Editora Chefe
Círculo do Livro
(1980)



A Grande Descoberta
Não informado
Cemear
(1997)



Drimz, uma História de Podes e Não-podes
Rosana Rios, Dino Bernardi
Ftd
(1992)





busca | avançada
45069 visitas/dia
1,9 milhão/mês