Seis anos em seis meses | Rafael Rodrigues | Digestivo Cultural

busca | avançada
46027 visitas/dia
1,7 milhão/mês
Mais Recentes
>>> Exposição sobre direito das mulheres à cidade ocupa o Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica
>>> A Quatro Vozes canta o Clube da Esquina em Guararema pela Caravana Sotaques do Brasil
>>> Série para TV retrata o trabalho da Pecuária brasileira
>>> Na’amat promove espetáculo musical beneficente baseado em ‘Aladdin’
>>> Concertos gratuitos levam obras de Mozart e Schumann para a população em outubro
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> Olimpíada de Matemática com a Catarina
>>> Mas sem só trapaças: sobre Sequências
>>> Insônia e lantanas na estreia de Rafael Martins
>>> Poesia sem oficina, O Guru, de André Luiz Pinto
>>> Ultratumba
>>> The Player at Paramount Pictures
>>> Do chão não passa
>>> Nasce uma grande pintora: Glória Nogueira
>>> A pintura admirável de Glória Nogueira
>>> Charges e bastidores do Roda Viva
Colunistas
Últimos Posts
>>> Graham Allison no All-In Summit (2023)
>>> Os mestres Alfredão e Sergião (2023)
>>> Como enriquecer, segundo @naval (2019)
>>> Walter Isaacson sobre Elon Musk (2023)
>>> Uma história da Salon, da Slate e da Wired (2014)
>>> Uma história do Stratechery (2022)
>>> Uma história da Nvidia (2023)
>>> Daniel Mazini, country manager da Amazon no Brasil
>>> Paulo Guedes fala pela primeira vez (2023)
>>> Eric Santos sobre Lean Startup (2011)
Últimos Posts
>>> CHUVA
>>> DECISÃO
>>> AMULETO
>>> Oppenheimer: política, dever e culpa
>>> Geraldo Boi
>>> Dê tempo ao tempo
>>> Olá, professor Lúcio Flávio Pinto
>>> Jazz: 10 músicas para começar II
>>> Não esqueci de nada
>>> Júlia
Blogueiros
Mais Recentes
>>> Práticas inconfessáveis de jornalismo
>>> Dom Quixote, matriz de releituras
>>> Peru com whisky
>>> Carandiru, do livro para as telas do cinema
>>> Jon Udell’s Interviews With Innovators
>>> Sim-me-drogo-sou-fútil-rica-e-escrevo-blogs
>>> Literatura de entretenimento e leitura no Brasil
>>> Querem proibir as palavras
>>> Blogo, logo existo
>>> O cinema de Weerasethakul
Mais Recentes
>>> Paris à la Découverte de la Plus Belle Ville du Monde !Les Guides Or) de Editora Bonechi pela Bonechi (2023)
>>> Plantas & Flores - 300 fotos Coloridas de Editora Europa pela Europa (1995)
>>> Prato do dia vegetariano de Tiça Magalhães pela Paz e Terra (2014)
>>> Explicando a Arte de Jô Oliveira e Lucília garcez pela Ediouro (2001)
>>> Organizando Seu Local de Trabalho de Odette Pollar pela Qualitymark (1998)
>>> A Coragem de Mudar de Júlio Emílio Braz pela Ftd (1999)
>>> A Coragem de Mudar de Júlio Emílio Braz pela Ftd (1999)
>>> Meditações Matinais - A Vida Eterna é Esta de Paulo C. Heubach pela Casa Publicadora Brasileira (1958)
>>> Meditações Matinais - Promessas de Deus de H. M. S. Richards pela Casa Publicadora Brasileira (1957)
>>> Escrituras Sagradas em Greco - Dos arquétipos divinos em Greco de Vários Autores pela Sociedade Bíblica Trinity (1986)
>>> Bíblia Sagrada em Russo - Velho e Novo Testamento em Russo de Vários Autores pela Ubs-Epf (1991)
>>> Bíblia em Árabe - Arabic Bible de Vários Autores pela United Bible Sicieties (2002)
>>> Holy Bible - Dictionary - Study Helps de Vários Autores pela Holman Bible (1979)
>>> A Bíblia Sagrada - Traduzida em português por João Ferreira de Almeida de Vários Autores pela Sociedade Bíblica do Brasil (1999)
>>> Os crimes do Olho de Boi de Marcos Rey pela Global (2010)
>>> Os crimes do Olho de Boi de Marcos Rey pela Global (2010)
>>> Os crimes do Olho de Boi de Marcos Rey pela Global (2010)
>>> Rita está crescendo de Telma Guimarães Castro Andrade pela Atual (2003)
>>> Inspiração Juvenil - Pensando Bem de Felippe Amorim pela Casa Publicadora Brasileira (2018)
>>> Liderança em tempos de Crise - Como Neemias motivou seu povo para alcançar uma visão de Charles Swindoll pela Mundo Cristão (2004)
>>> Bibliografia Brasileira de Literatura Infantil e Juvenil - Vol 17 - 2006 de Biblioteca Monteiro Lobato pela Imprensa Oficial do Estado (2006)
>>> Uma vida para seu filho de Bruno Bettelheim pela Círculo do Livro (1987)
>>> Dom Quixote - Adaptado e Ilustrado de Miguel de Cervantes pela Abril (2012)
>>> Para Toda Vida - Ano Bíblico Escolar 2016 - Pmde - Valores - Confiança respeito compromisso e esperança de Vários Autores pela Instituto Adventista de Ensino (2016)
>>> Pais Preparados Filhos Vencedores - Orientação da Criança 2 de Ellen G. White pela Casa Publicadora Brasileira (2003)
COLUNAS >>> Especial 2000 Colunas

Sexta-feira, 1/12/2006
Seis anos em seis meses
Rafael Rodrigues
+ de 4500 Acessos
+ 6 Comentário(s)

(Para escrever esta coluna em comemoração dos seis anos do Digestivo - que é também uma retrospectiva de minha trajetória no site até o momento -, resolvi fazer um levantamento de dados e datas através do meu e-mail. Não fosse ele uma conta do Gmail, este texto não seria escrito da forma que eu queria.)

No início de maio deste ano, enviei ao Digestivo Cultural uma resenha do livro Cartas a um jovem contestador, do jornalista inglês Christopher Hitchens. Ela me pareceu bem superior às outras resenhas que eu vinha escrevendo e publicando, e eu queria que ela fosse lida pelo maior número de pessoas possível, pois o texto era um lampejo de genialidade, pensava eu, um Arturo Bandini dos trópicos. Lampejo de genialidade que, na verdade, copiei de um texto do também jornalista Daniel Piza, uma resenha que ele escreveu sobre o mesmo livro, em forma de carta, dirigida a Hitchens. Tomei o cuidado de enviar um e-mail ao Daniel, perguntando se poderia "copiar" a idéia dele. Ele não apenas me estimulou como pediu para que eu enviasse para ele o texto, quando estivesse pronto.

Para não apenas ser uma cópia da idéia do Piza, resolvi mesclar a minha "carta" com uma resenha nos moldes normais. Texto finalizado, mandei aqui para o Digestivo.

No dia 3 de maio o Fabio, então editor-assistente do site, perguntou se eu não poderia aumentar um pouco a resenha, para que ela se encaixasse no tamanho padrão das colunas do Digestivo. No mesmo dia enviei uma versão ampliada do texto, que foi publicado dias depois, 9 de maio.

Naquele mesmo dia o Julio, editor do DC, me fazia uma proposta irrecusável: ser um colaborador freqüente do Digestivo Cultural. Ele me enviaria uma caixa de livros e eu teria um prazo para resenhá-los. Acertamos os detalhes e pronto: em breve estaria indo à agência dos Correios aqui perto retirar a caixa.

Enquanto ela (a caixa) não chegava, fui conhecendo melhor o site. Vi que ele "atualiza sozinho". Para ver os próximos textos a ser publicados, basta clicar nas setinhas que apontam para a direita, no index do Digestivo. Quando eles são cadastrados antecipadamente, óbvio. Aprendi também com o Fabio que "sempre é bom avaliar o livro 'ao vivo' porque, de repente, algum que você imagina que não irá render nada, de repente, é instigante".

(E foi exatamente o que aconteceu com o livro O soldado absoluto, biografia do marechal Henrique Lott, que pensei em mandar de volta para o Julio sem sequer folhear, e que acabou por se revelar um belíssimo livro, um dos melhores que li este ano.)

Agora estamos em julho. No dia 5, meu aniversário, o Julio anuncia o especial do mês (nos especiais, que são mensais, os colunistas e colaboradores são convidados a escrever sobre um determinado tema, sugerido pelo editor), do qual não participei, e as férias do Fabio, que voltaria em agosto. No dia seguinte enviei um e-mail para o Julio, oferecendo alguma ajuda, no caso de ele precisar e eu poder desempenhar a tarefa. Pouco depois recebo a resposta. Era o Julio perguntando se eu não toparia revisar os textos do site (colunas, blog e comentários). Eu topei na hora, claro. O que eu encontrava (erros de digitação ou ortografia), enviava para ele, que corrigia.

No dia 11 de julho fui efetivado como colunista do Digestivo (junto com o Lisandro, a Tais, a Marília e a Elisa) e, no dia 2 de agosto, como revisor.

De lá pra cá algumas mudanças me levaram a assumir recentemente o cargo de assistente de edição do site, função que tenho adorado desempenhar, tendo aprendido muito sobre edição com o Julio.

A minha maior motivação para escrever para o Digestivo é o fato de que as colunas devem ter mais de 5 mil caracteres (contando os espaços), para serem publicadas. Como eu sou muito breve na escrita, achei que seria uma maneira de aperfeiçoar meus textos e minha forma de escrever. Acredito que isso tem dado certo, pois eu percebo que meus escritos aqui no Digestivo têm melhorado.

A função de revisor me faz ter a obrigação de ler todos os textos publicados no site. E isso é também ótimo, porque assim fico sabendo de eventos que eu não teria conhecimento, conheço autores e livros que eu não conheceria e leio textos que, caso eu não fizesse as vezes de revisor do site, não leria.

E aí a convivência com o editor, colunistas e colaboradores. Se eu, daqui do interior da Bahia, já me tornei camarada do Maroldi, do Conte, da Marília, e tenho contato com outros colunistas que certamente se tornarão compadres (a recém-chegada Verônica, o caríssimo Guga, o divertido Bloom, entre outros), imagine se eu morasse em São Paulo, reduto de boa parte deles? É capaz de que a patota fosse freqüentemente encontrada em alguns bares da cidade, sempre um falando com o outro "senta aí e não analisa, não", se valendo do bordão dos quatro mineiros do apocalipse, quando alguém fizesse menção de se levantar da mesa porque "amanhã tem trabalho cedo".

Do Julio prefiro não falar mais do que já foi dito, para não parecer puxa-saquismo.

Hoje eu indico o Digestivo Cultural a todos que conheço. É um site realmente com conteúdo, uma revista eletrônica que faz da cultura (livros, peças de teatro, shows, eventos culturais, etc.) algo aprazível, bom de se degustar.

Fico surpreso quando alguém ligado à área de jornalismo ou literatura diz que não conhece o Digestivo. O site, bravamente de pé há seis anos, deve ser visto como uma referência. Posso estar exagerando, mas não conheço nenhum site que tenha a mesma qualidade que o Digestivo.

Para mim, o Digestivo Cultural é o mais completo veículo de jornalismo cultural independente - e, por que não, de jornalismo, já que assuntos políticos e sociais sempre são abordados nas colunas - que conheço.

E não digo isso porque faço parte do DC. Digo isso porque é o que penso. E aí está a mais louvável qualidade do site: a liberdade que nós, colunistas e colaboradores, temos para escrever.

Só me resta dizer: vida longa ao Digestivo! E parabenizar a todos que fazem ou fizeram parte do site pelo belo trabalho que fizeram, fazem e vão continuar fazendo.


Rafael Rodrigues
Feira de Santana, 1/12/2006

Quem leu este, também leu esse(s):
01. Caindo de paraquedas na escrita de Diogo Salles
02. Cuidar, cogitar, tratar, amar de Ana Elisa Ribeiro
03. Los Hermanos de Marcelo Maroldi
04. O nascimento de uma nação de Lucas Rodrigues Pires


Mais Rafael Rodrigues
Mais Acessadas de Rafael Rodrigues em 2006
01. A história do amor - 24/7/2006
02. Livro dos Homens - 7/8/2006
03. O soldado absoluto - 18/9/2006
04. O encontro marcado: 50 anos - 16/10/2006
05. Carta de um jovem contestador - 9/5/2006


Mais Especial 2000 Colunas
* esta seção é livre, não refletindo necessariamente a opinião do site

ENVIAR POR E-MAIL
E-mail:
Observações:
COMENTÁRIO(S) DOS LEITORES
29/11/2006
13h38min
Rafael, eu tb. estranho mto o fato do digestivo nao ter o devido reconhecimento, reflexo da falta de interesse do brasileiro pela cultura. Desde 2002 eu colaboro com charges para o digestivo e agora estou me aventurando na arte de ser blogueiro, incentivado pelo proprio Julio. E estou adorando!
[Leia outros Comentários de Diogo Salles]
29/11/2006
13h50min
Rafael, muito legal essa sua trívia no DC. O DC há muito já virou ponto de referência para mim. É um dos primeiros lugares onde procuro sobre livros, escritores, cinemas, músicas, etc., só perdendo pro imbatível Google, que é uma divindade tecnológica. E a questão dos 5 mil toques foi como você disse. É difícil para quem, como eu, que escreve blogs, publicar textos deste tamanho e poder publicá-los no DC foi realmente ótimo, pois, além de ter um público muito grande, é, sem dúvida, um público muito selecionado e que sempre contribuiu muito comigo. Parabéns Rafael, parabéns DC, até!
[Leia outros Comentários de Edward Bloom]
29/11/2006
18h22min
Pois é, pois é, a maior delícia de escrever para o Digestivo é a liberdade.(...) Amei o seu texto.
[Leia outros Comentários de Daniela Castilho]
1/12/2006
18h09min
Rafael, você levantou uma informação interessante: o Digestivo é o "mais completo véículo de jornalismo cultural independente". Nunca tinha pensado nisso, mas passando os olhos em tudo que conheço, dentro ou fora da Internet, essa parece uma agradável verdade. Espero que nós, colunistas, sempre tenhamos consciência disso. Abraços!
[Leia outros Comentários de Tais Laporta]
1/12/2006
18h43min
É uma satisfação tê-lo conosco, meu caro... Maroldi
[Leia outros Comentários de Marcelo Maroldi]
4/12/2006
22h53min
Uma das coisas mais legais do Rafael é que ele é completamente despretensioso e, no entanto, ele é um dos grandes caras do DC. Fala, Rafa!
[Leia outros Comentários de Guga Schultze]
COMENTE ESTE TEXTO
Nome:
E-mail:
Blog/Twitter:
* o Digestivo Cultural se reserva o direito de ignorar Comentários que se utilizem de linguagem chula, difamatória ou ilegal;

** mensagens com tamanho superior a 1000 toques, sem identificação ou postadas por e-mails inválidos serão igualmente descartadas;

*** tampouco serão admitidos os 10 tipos de Comentador de Forum.




Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




Com Deus ao Seu Lado... Voce Nunca Estara Sozinho
Gary Morris
v R
(2004)



Livro Religião Conversando Com Jesus
Sarah Young
Sextante
(2023)



Cozinha Mediterrânea - a Grande Cozinha 20
Editora Abril
Abril
(2007)



Livro Infanto Juvenis Contos de Animais Fantásticos
Patricia Van Rhijn Tradução Neide T. Maia Gonzalez
Ática
(1986)



O Espadachim de Carvão
Affonso Solano
Fantasy
(2013)



Questions and Answers Mighty Machines
Adam Hibbert / Chris Oxlade / James Pickering
Parragon Books
(2006)



Além do Lucro
Marco Aurèlio de França
Saraiva
(2007)



Marcas Legendárias
Laurence Vicent
M. Books
(2002)



Projeto Didatico de Pesquisa
Vários Autores
Dcl
(2007)



O selvagem e o inocente
David Maybury Lewis
Unicamp
(1990)





busca | avançada
46027 visitas/dia
1,7 milhão/mês