Novos tempos | Toni

busca | avançada
78889 visitas/dia
1,7 milhão/mês
Mais Recentes
>>> Festival exibe curtas-metragens online com acesso livre
>>> Lançamento do thriller psicológico “ A Oitava Garota ”, de Willian Bezerra
>>> Maurício Einhorn celebra os 45 anos do seu primeiro álbum com show no Blue Note Rio, em Copacabana
>>> Vera Holtz abre programação de julho do Teatro Nova Iguaçu Petrobras com a premiada peça “Ficções”
>>> “As Artimanhas de Molière” volta aos palcos na Cidade das Artes (RJ)
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> Literatura e caricatura promovendo encontros
>>> Stalking monetizado
>>> A eutanásia do sentido, a poesia de Ronald Polito
>>> Folia de Reis
>>> Mario Vargas Llosa (1936-2025)
>>> A vida, a morte e a burocracia
>>> O nome da Roza
>>> Dinamite Pura, vinil de Bernardo Pellegrini
>>> Do lumpemproletariado ao jet set almofadinha...
>>> A Espada da Justiça, de Kleiton Ferreira
Colunistas
Últimos Posts
>>> O coach de Sam Altman, da OpenAI
>>> Andrej Karpathy na AI Startup School (2025)
>>> Uma história da OpenAI (2025)
>>> Sallouti e a história do BTG (2025)
>>> Ilya Sutskever na Universidade de Toronto
>>> Vibe Coding, um guia da Y Combinator
>>> Microsoft Build 2025
>>> Claude Code by Boris Cherny
>>> Behind the Tech com Sam Altman (2019)
>>> Sergey Brin, do Google, no All-In
Últimos Posts
>>> Política, soft power e jazz
>>> O Drama
>>> Encontro em Ipanema (e outras histórias)
>>> Jurado número 2, quando a incerteza é a lei
>>> Nosferatu, a sombra que não esconde mais
>>> Teatro: Jacó Timbau no Redemunho da Terra
>>> Teatro: O Pequeno Senhor do Tempo, em Campinas
>>> PoloAC lança campanha da Visibilidade Trans
>>> O Poeta do Cordel: comédia chega a Campinas
>>> Estágios da Solidão estreia em Campinas
Blogueiros
Mais Recentes
>>> 21 de Junho #digestivo10anos
>>> 3 Alexandres
>>> Blogueiros vs. Jornalistas? ROTFLOL (-:>
>>> A eutanásia do sentido, a poesia de Ronald Polito
>>> O poeta, de Vinicius de Moraes
>>> Crítica à arte contemporânea
>>> Pecados, demônios e tentações em Chaves
>>> Satã, uma biografia
>>> Críticos em extinção?
>>> DeepSeek by Glenn Greenwald
Mais Recentes
>>> Em Algum Lugar Do Paraiso de Luis Fernando pela Objetiva (2011)
>>> Infinito - Os Imortais de Alyson Noël pela Intrínseca (2013)
>>> Para Sempre - Os Imortais de Alyson Noel pela Intrinseca (2009)
>>> Terra De Sombras - Portugues Brasil de Alyson Noel pela Intrínseca (2013)
>>> Lua Azul - Os Imortais - Portugues Brasil de Alyson Noel pela Intrínseca (2013)
>>> Calhoun: Catherine & Amanda - Vol. 1 de Nora Roberts pela Harlequin Books (2010)
>>> A Máquina De Fazer Espanhóis de Valter Hugo Mãe pela Biblioteca Azul (2016)
>>> Lembranças De Nós Dois de Judith Mcnaught pela Bertrand Brasil (2023)
>>> Crônicas De Repórter de Pedro Bial pela Objetiva (1996)
>>> Lula E Minha Anta de Diogo Mainardi pela Record (2007)
>>> Em Busca da Sabedoria de N. Sri Ram pela Teosófica (2020)
>>> A Cabeca De Steve Jobs As Licoes Do Lider Da Empresa Mais Revolucionaria Do Mundo de Leander Kahney pela Agir (2008)
>>> Nosso Jogo de John Le Carré pela Record (1996)
>>> A Grande Esperança Viva Com a Certeza de Que Tudo Vai Terminar Bem de Ellen G. White pela Casa Publicadora Brasileira (2011)
>>> Senhora Do Jogo - Mistress Of The Game de Sidney Sheldon pela Record (2007)
>>> O Regresso de Michael Punke pela Intrínseca (2016)
>>> The Casual Vacancy de J.K Rowling pela Wentworth Press (2012)
>>> Um Conto Do Destino de Mark Helprin pela Editora Novo Conceito (2014)
>>> Brinquedos E Brincadeiras de Roseana Murray pela Ftd (2014)
>>> A Risada Do Saci (contos De Espantar Meninos) de Regina Chamlian pela Editora Atica (2009)
>>> Histórias De Bichos Brasileiros de Vera do Val pela Wmf Martins Fontes (2010)
>>> Matemática. Caderno De Atividades. 7º Ano de Imenes pela Moderna (2010)
>>> Novos Brasileirinhos de Lalau e Laurabeatriz pela CosacNaify (2002)
>>> Eu Chovo, Tu Choves Ele Chove de Sylvia Orthof pela Objetiva (2003)
>>> As Esganadas de Jô Soares pela Companhia Das Letras (2011)
COMENTÁRIOS

Sábado, 9/11/2002
Comentários
Leitores

Novos tempos
Um curto preâmbulo: o advento da prensa móvel de Gutemberg barateou a reprodução dos livros no fim da Idade Média, trazendo consequências políticas e sociais das mais relevantes, entre elas o enfraquecimento do monopólio da Igreja sobre o pensamento das elites, o surgimento do Estado moderno e a paralela deterioração das instituições feudais. Para se ter uma idéia de escala de valores, antes de Gutemberg um exemplar da bíblia sagrada (copiada a mão, evidentemente) valia uma pequena fortuna, o suficiente para se comprar uma mansão da época! Gutemberg tornou possível que não apenas milionários tivessem suas Bíblias, mas que pessoas comuns também as adquirissem. Esse fato repercutiu dramaticamente na disseminação do conhecimento religioso (inicialmente) e em todos os outros campos (numa segunda etapa). No século atual, é de se esperar que as novas tecnologias de informação (micro-computador, internet, etc) tenham impacto político-social ainda maior do que o causado pelo invento de Gutemberg, ocorrido na transição dos séculos XIV/XV. Concordo com o que você comenta no artigo acima, quanto à provável perda de importância relativa das grandes cidades. Indo mais além, acho que a estrutura política das sociedades contemporâneas sofrerá, a curto e médio prazos, alterações significativas, como, por exemplo, a perda cada vez mais evidente da importância relativa do próprio Estado-nação. Se me permitir, vou assinalar, a título de exemplo, duas possíveis consequências do que acabo de comentar: os preços relativos dos imóveis em áreas menos nobres das grandes cidades entrarão em suave e permanente queda; o que resta do prestígio dos políticos (agentes do Estado-nação) terá a sua trajetória de declínio cada vez mais acentuada. É esperar e torcer (particularmente no caso dos brasileiros) para ver. Um abraço.

[Sobre "Megalópoles de informação"]

por Toni
9/11/2002 às
16h38 200.179.22.130
(+) Toni no Digestivo...
 
Correção
Na frase acima onde está "decidi insistir 1) no linguajar...", leia-se por favor "decidi: 1) insistir no linguajar...". Obrigado.

[Sobre "Minha pátria é a língua portuguesa"]

por Toni
9/11/2002 às
16h35 200.179.22.130
(+) Toni no Digestivo...
 
A minha também
Há uns dias fui retirar uma mala que tinha anteriormente deixado armazenada no setor de guardados da rodoviária Novo Rio (Rio de Janeiro). O funcionário do atendimento me perguntou quando eu havia entregue a referida mala e, em resposta, disse que tinha sido no dia primeiro. Para minha surpresa, ele não entendeu! Primeiro o que? - perguntou. Diante de sua inusitada reação decidi insistir 1) no linguajar correto (não é o culto que tem que se adaptar ao primitivo e sim the other way around); e 2) resistir à tentação de ser bonzinho e tentar ensiná-lo a falar corretamente, não teria muito cabimento. Mas aqui acho louvável a iniciativa de nosso editor. Cheers!

[Sobre "Minha pátria é a língua portuguesa"]

por Toni
9/11/2002 às
16h17 200.179.22.130
(+) Toni no Digestivo...
 
flor bela é seu texto
caro jardel, adorei seu texto sobre florbela espanca. um texto forte, que demonstra envolvimento verdadeiro com a matéria que trata. parabéns pela bela escrita! e obrigada pelas emoções que criou em mim.

[Sobre "Florbela Espanca, poeta"]

por claudia
9/11/2002 às
16h05 198.81.9.2
(+) claudia no Digestivo...
 
Sobre a Argentina
Prezado Eduardo, parabéns pela crônica interessante e informativa. Da Argentina só conheço Buenos Aires e sempre imaginei que, tirando a européia e civilizada capital, o resto do país fosse atrazado e pouco desenvolvido. O seu artigo me encoraja a que eu reveja a imagem que fazia do vizinho país. Um abraço.

[Sobre "Uma verdade incômoda"]

por Toni
9/11/2002 às
16h09 200.179.22.130
(+) Toni no Digestivo...
 
Olhando o Uso Social da Língua
A Língua Portuguesa é, sem dúvida, elemento de ligação da unidade pátria (adjetivo), sentimental e culturalmente. Hoje, tão desprestigiada e corrompida. Mas, creio que a quebra de regras, gramaticais, sintáticas e estilísticas, faz parte, lamentavelmente, de um contexto desregulamentador, que pretende promover a anomia e o caos. Com que objetivos, doutrinários e/ou ideológicos, quem os defende, propositalmente, não os deixa claros. A criminalidade, a desordem e as contradições de todos os gêneros, aí nas manchetes, serão os produtos e sub-produtos dessa forma meio anárquica, que prevalece.

[Sobre "Minha pátria é a língua portuguesa"]

por JOSÉ PEREIRA
9/11/2002 às
11h14 200.161.189.101
(+) JOSÉ PEREIRA no Digestivo...
 
Julio, parabéns pelo texto
Julio, parabéns pelo texto. Ser insultado por esses esquerdistas histéricos e boçais é até bom - triste seria se eles o elogiassem. E "frei" Betto não é só imbecil; é também um hipócrita, que defende despudoradamente a ditadura cubana enquanto se faz passar por amante da liberdade. Da minha parte, ele não merece respeito algum.

[Sobre "Lula: sem condições nenhuma*"]

por Leo Daher
9/11/2002 às
04h54 4.64.7.30
(+) Leo Daher no Digestivo...
 
Perfeito
Caro Eduardo, Tive a oportunidade de viajar cinco vezes à Argentina, onde nasceu minha esposa, e concordo inteiramente com seu texto. Quanto à acusação de "reacionarismo", francamente... Algumas pessoas deveriam consultar um dicionário antes de empregar erroneamente certas palavras. Anacrônico, por outro lado, acaba sendo um elogio no Brasil de hoje.

[Sobre "Uma verdade incômoda"]

por Leo Daher
9/11/2002 às
04h31 4.64.7.30
(+) Leo Daher no Digestivo...
 
De bem com a vida
A frase "De bem com a vida",seja lá qual for a circunstância em que a dita cuja seja empregada.Mas nem só de frases prontas vive o vasto mundo da vulgaridade.Quem nunca viu,ou mesmo se deparou com pessoas que tem o péssimo hábito de cuspir no chão quando alguém passa ou quando passam por alguém??Será que elas não sabem que houve um dia em que isso era considerado uma grave afronta,comparável a um xingamento?Sei lá,é nessas horas que eu confirmo a minha teoria de que costumes são transmitidos geneticamente por gerações,pois no exato instante em que eu presencio ou sou "vítima"desse hábito animalesco,meus antepassados gritam dentro de mim num coro furioso e me ordenam que eu quebre todos os ossos da cara de uma pessoa que faz isso.Mas talvez isso nem entre na lista de vulgaridades.Ficaria muito bem na lista dos atos primitivos e animalescos-Anota a sugestão Alexandre!!!

[Sobre "Sinais de Vulgaridade - Parte II"]

por Daniel Nunes
8/11/2002 às
18h13 200.158.7.146
(+) Daniel Nunes no Digestivo...
 
a melhor combinação
rapaziada, o julio e o waldemar têm toda a razão. A pizza desse lugar é ótima. Come-se na mão, serve-se a bebida com o gelo q quiser e a rodela de limão q quiser. Estou me especializando em pegar um cineminha no sábado à noite no Lumière e comer uns pedaços de pizza lá. Pois quem não quer pegar fila e ter de chegar horas antes para ver um filme em algum shopping da cidade de SP, já tem um bom programa e lugsar tranquilo pra comer e ver filmes decentes. Quanto ao Poeta de Sete Faces, o julio disse tudo: promete e não cumpre, com uma narrativa arrastada e encenãções de doer a alma e para Drummond se virar no caixão... Melhor ler Drummond.

[Sobre "Digestivo nº 107"]

por lucas
8/11/2002 às
14h16 200.206.218.8
(+) lucas no Digestivo...
 
Julio Daio Borges
Editor
mais comentários

Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




O Fantasma do Shopping Ópera
Marcia Kupstas
Ftd
(2001)



Ridiculo Politico
Márcia Tiburi
Record
(2017)



Livro Infanto Juvenis Brasil: Anos 60
José Geraldo Couto
Atica
(2003)



Livro Capa Dura Artes Introdução à Arte Moderna Com Referências na internet
Rosie Dickins
Ciranda Cultural
(2013)



Livro A General Theory Of Love
Thomas Lewis, Richard Lannon, Fari Amini
Random House
(2000)



Cartada Final
John Grisham
Arqueiro Tag
(2020)



O Que Falta para Você Ser Feliz?
Dominique Magalhães
Gente
(2014)



El Premio
Manuel Vázquez Montalbán
Planeta Espanha
(2004)



Mecânica dos Solos e Suas Aplicações Fundamentos - Vol. 1
Homero Pinto Caputo/ Armando Negreiros Caputo
Gen Ltc
(2015)



Cebolinha - Vol. 29 - Concurso de Flores do Limoeiro
Mauricio de Sousa
Panini Comics
(2023)





busca | avançada
78889 visitas/dia
1,7 milhão/mês