uma visão muito parecida | Corrado Spallanzani

busca | avançada
83554 visitas/dia
1,7 milhão/mês
Mais Recentes
>>> Vera Holtz abre programação de julho do Teatro Nova Iguaçu Petrobras com a premiada peça “Ficções”
>>> “As Artimanhas de Molière” volta aos palcos na Cidade das Artes (RJ)
>>> Com Patricya Travassos e Eduardo Moscovis, “DUETOS” volta ao RJ
>>> “Sonho Encantado de Cordel, O Musical” chega ao Teatro Claro Mais SP
>>> Jade Baraldo e Josiel Konrad agitam o Dolores Club, na Lapa (RJ)
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> Literatura e caricatura promovendo encontros
>>> Stalking monetizado
>>> A eutanásia do sentido, a poesia de Ronald Polito
>>> Folia de Reis
>>> Mario Vargas Llosa (1936-2025)
>>> A vida, a morte e a burocracia
>>> O nome da Roza
>>> Dinamite Pura, vinil de Bernardo Pellegrini
>>> Do lumpemproletariado ao jet set almofadinha...
>>> A Espada da Justiça, de Kleiton Ferreira
Colunistas
Últimos Posts
>>> O coach de Sam Altman, da OpenAI
>>> Andrej Karpathy na AI Startup School (2025)
>>> Uma história da OpenAI (2025)
>>> Sallouti e a história do BTG (2025)
>>> Ilya Sutskever na Universidade de Toronto
>>> Vibe Coding, um guia da Y Combinator
>>> Microsoft Build 2025
>>> Claude Code by Boris Cherny
>>> Behind the Tech com Sam Altman (2019)
>>> Sergey Brin, do Google, no All-In
Últimos Posts
>>> Política, soft power e jazz
>>> O Drama
>>> Encontro em Ipanema (e outras histórias)
>>> Jurado número 2, quando a incerteza é a lei
>>> Nosferatu, a sombra que não esconde mais
>>> Teatro: Jacó Timbau no Redemunho da Terra
>>> Teatro: O Pequeno Senhor do Tempo, em Campinas
>>> PoloAC lança campanha da Visibilidade Trans
>>> O Poeta do Cordel: comédia chega a Campinas
>>> Estágios da Solidão estreia em Campinas
Blogueiros
Mais Recentes
>>> Isso sim era guerra...
>>> Um olhar sobre Múcio Teixeira
>>> David Lynch em BH
>>> O Código Da Vinci em tela plana
>>> Olhos de raio x
>>> Wilhelm Reich, éter, deus e o diabo (parte I)
>>> O Big Brother e a legião de Trumans
>>> 1964-2004: Da televisão à internet – um balanço
>>> A autobiografia de Gabriel Garcia Márquez
>>> No banheiro com Danuza
Mais Recentes
>>> Turma Da Mônica Jovem Vol.3 - de Maurício De Sousa pela Panini
>>> Turma da Mônica Jovem Número 83 Herdeiros da Terra de Mauricio De Sousa pela Panini (2015)
>>> Economia Compartilhada de Arun Sundararajan pela Senac /São Paulo (2018)
>>> 4 Livros: Primeira Gramática Latina e Antologia Latina segunda terceira e quarta série ginasial de Augusto Magne pela Anchieta (1949)
>>> Manipulados de Brittany Kaiser pela Harpercollins (2020)
>>> Comunicação Não-violenta de Mashall B. Rosenberg pela Ágora (2006)
>>> Dominando As Tecnologias Disruptivas de Paul Armstrong pela Autêntica (2025)
>>> Poliarquia: Participacao E Oposicao - Colecao Classicos de Robert A Dahl pela Edusp (2012)
>>> Network Propaganda de Yochai Benkler/ Robert Faris/ Hal Roberts pela Oxford University Press (2018)
>>> Das plataformas online aos monopólios digitais: tecnologia, informação e poder de Jonas Chagas Lúcio Valente pela Dialética (2021)
>>> Inteligencia Artificial A Nosso Favor - Como Manter O Controle Sobre A Tecnologia de Stuart Russell pela Companhia das Letras (2021)
>>> A Sociedade Em Rede Volume 1 de Manuel Castells pela Paz And Terra (2018)
>>> The Future Of The Internet--and How To Stop It de Jonathan Zittrain pela Yale University Press (2009)
>>> Psicologia Oculta Das Redes Sociais de Joe Federer pela M Books (2022)
>>> Desmistificando A Inteligencia Artificial de Dora Kaufman pela Autêntica (2022)
>>> Cypherpunks: Liberdade E O Futuro Da Internet de Julian assange pela Boitempo (2013)
>>> Matemática Curso Moderno 4 Vol. Para os Ginásios de Osvaldo Sangiorgi pela Companhia Nacional (1966)
>>> Turma da Mônica Jovem Número 40 O Jogo dos Reis de Mauricio De Sousa pela Panini (2011)
>>> Matemática Segundo Ano Colegial de Ary Quintella pela Companhia Nacional (1959)
>>> Turma da Mônica Jovem Número 39 Histórias de Arrepiar de Mauricio De Sousa pela Panini (2011)
>>> The Poetics Of Gender (gender & Culture) de Editor Nancy K Miller pela Columbia Univ Pr (1986)
>>> Curso Básico de Desenho - 3 livros + 3DVDs de Mozart Couto pela Escala (2006)
>>> Men In Feminism de Alice Jardine, Paul Smith pela Routledge (1987)
>>> Woman's Hour a selection from the BBC programme de Various [Edited by Mollie Lee] pela London BBC Publications (1967)
>>> Way Of All Women de M. Esther Harding pela Random House Uk (1986)
COMENTÁRIOS

Domingo, 10/11/2002
Comentários
Leitores

uma visão muito parecida
Prezado Eduardo Fico feliz em saber que voce tem uma visão muito parecida com a minha da nossa nação irmã, que é a Argentina, minha familia e eu, moramos na Argentina por quatro anos e meio, indo em primeiro lugar a Ushuaia, na terra do fogo, onde ficamos somente 8 meses, cabe ressaltar que isto foi no ano de 1949, indo depois para Buenos Aires, esqueci de dizer que somos italianos. Estudei no colegio San José e tenho recordações ótimas daquele tempo, imagine que até hoje, falamos em castellano entre os irmãos (somos tres) O mais velho mora em S.Paulo, o irmão do meio em Bristol, na Inglaterra e eu em Nova Friburgo RJ. Adoramos o Brasil, inclusive sou naturalizado, bem como a minha esposa que nasceu em Niigata, no Japão, onde residí nos anos de 1970 na cidade de Kyoto. Bem voltando ao clima, voce tem razão, porem devido a essa grande missigenação que o nosso Brasil sofreu, acho que afortunadamente, creio que seremos uma grande nação, a despeito dos tempos modernos, desde que cada um perceba que com instrução e vontade somos uma grande nação. Nunca nos sentimos como estrangeiros e sim irmanados com o povo de que agora, fazemos parte. Viva o Brasil e Viva la grande nación Argentina. Bravo Eduardo, parabens pelo teu comentário. Abraços, Corrado

[Sobre "Uma verdade incômoda"]

por Corrado Spallanzani
10/11/2002 às
08h25 200.255.71.56
(+) Corrado Spallanzani no Digestivo...
 
Dou-lhe o direito.
Alexandre: Achei oportuno informar a Vanessa sobre uma pesquisa feita com as elites brasi leiras, mas,claro,dou o direito(devia ter dito no meu comentário) a qualquer um,e especialmente a você que nos dá o mote para nossos comentários, de estar ou ficar na contra-mão da história. Ir no fluxo nem sempre é tão nobre -nem divertido.Pode ser uma mania. O planeta terra não vai desabar. "O mundo gira e a Lusitana roda" Fique à vontade. Continue escrevendo. Não sou lá muito intelectualizada mas gosto de ler os seus escritos e os dos seus colegas, mesmo,às vezes, discordando. Agora, com licença, vou acessar o saite VIVA FAVELA para espairecer minha cabe ça. Carmen.

[Sobre "Lula Já É Um Coitado"]

por Carmen Gomes Simioni
10/11/2002 à
01h21 200.151.36.26
(+) Carmen Gomes Simioni no Digestivo...
 
Mundo complexo
Toni, seus comentários são muito pertinentes. De fato, a invenção da imprensa mudou tudo. Tanto que McLuhan chamava o mundo anterior às mídias eletrônicas de Galáxia de Gutemberg. Só não sei se haverá uma diminuição da importância do estado. Do estado-nação, certamente, pois a globalização torna pouco importantes as fronteiras nacionais. Mas, por outro lado, há fenômenos como a eleição de Lula, que tinha um discurso nacionalista e populista. Para explicar o mundo em que vivemos, além de McLuhan, precisamos usar as idéias de Edgar Morin e o pensamento complexo...

[Sobre "Megalópoles de informação"]

por Gian Danton
9/11/2002 às
22h42 200.213.138.254
(+) Gian Danton no Digestivo...
 
eu agradeço
claudia, eu é que agradeço seu ocmentário e fico feliz por saber que o texto "te tocou".

[Sobre "Florbela Espanca, poeta"]

por jardel
9/11/2002 às
22h02 198.81.9.2
(+) jardel no Digestivo...
 
Novos tempos
Um curto preâmbulo: o advento da prensa móvel de Gutemberg barateou a reprodução dos livros no fim da Idade Média, trazendo consequências políticas e sociais das mais relevantes, entre elas o enfraquecimento do monopólio da Igreja sobre o pensamento das elites, o surgimento do Estado moderno e a paralela deterioração das instituições feudais. Para se ter uma idéia de escala de valores, antes de Gutemberg um exemplar da bíblia sagrada (copiada a mão, evidentemente) valia uma pequena fortuna, o suficiente para se comprar uma mansão da época! Gutemberg tornou possível que não apenas milionários tivessem suas Bíblias, mas que pessoas comuns também as adquirissem. Esse fato repercutiu dramaticamente na disseminação do conhecimento religioso (inicialmente) e em todos os outros campos (numa segunda etapa). No século atual, é de se esperar que as novas tecnologias de informação (micro-computador, internet, etc) tenham impacto político-social ainda maior do que o causado pelo invento de Gutemberg, ocorrido na transição dos séculos XIV/XV. Concordo com o que você comenta no artigo acima, quanto à provável perda de importância relativa das grandes cidades. Indo mais além, acho que a estrutura política das sociedades contemporâneas sofrerá, a curto e médio prazos, alterações significativas, como, por exemplo, a perda cada vez mais evidente da importância relativa do próprio Estado-nação. Se me permitir, vou assinalar, a título de exemplo, duas possíveis consequências do que acabo de comentar: os preços relativos dos imóveis em áreas menos nobres das grandes cidades entrarão em suave e permanente queda; o que resta do prestígio dos políticos (agentes do Estado-nação) terá a sua trajetória de declínio cada vez mais acentuada. É esperar e torcer (particularmente no caso dos brasileiros) para ver. Um abraço.

[Sobre "Megalópoles de informação"]

por Toni
9/11/2002 às
16h38 200.179.22.130
(+) Toni no Digestivo...
 
Correção
Na frase acima onde está "decidi insistir 1) no linguajar...", leia-se por favor "decidi: 1) insistir no linguajar...". Obrigado.

[Sobre "Minha pátria é a língua portuguesa"]

por Toni
9/11/2002 às
16h35 200.179.22.130
(+) Toni no Digestivo...
 
A minha também
Há uns dias fui retirar uma mala que tinha anteriormente deixado armazenada no setor de guardados da rodoviária Novo Rio (Rio de Janeiro). O funcionário do atendimento me perguntou quando eu havia entregue a referida mala e, em resposta, disse que tinha sido no dia primeiro. Para minha surpresa, ele não entendeu! Primeiro o que? - perguntou. Diante de sua inusitada reação decidi insistir 1) no linguajar correto (não é o culto que tem que se adaptar ao primitivo e sim the other way around); e 2) resistir à tentação de ser bonzinho e tentar ensiná-lo a falar corretamente, não teria muito cabimento. Mas aqui acho louvável a iniciativa de nosso editor. Cheers!

[Sobre "Minha pátria é a língua portuguesa"]

por Toni
9/11/2002 às
16h17 200.179.22.130
(+) Toni no Digestivo...
 
flor bela é seu texto
caro jardel, adorei seu texto sobre florbela espanca. um texto forte, que demonstra envolvimento verdadeiro com a matéria que trata. parabéns pela bela escrita! e obrigada pelas emoções que criou em mim.

[Sobre "Florbela Espanca, poeta"]

por claudia
9/11/2002 às
16h05 198.81.9.2
(+) claudia no Digestivo...
 
Sobre a Argentina
Prezado Eduardo, parabéns pela crônica interessante e informativa. Da Argentina só conheço Buenos Aires e sempre imaginei que, tirando a européia e civilizada capital, o resto do país fosse atrazado e pouco desenvolvido. O seu artigo me encoraja a que eu reveja a imagem que fazia do vizinho país. Um abraço.

[Sobre "Uma verdade incômoda"]

por Toni
9/11/2002 às
16h09 200.179.22.130
(+) Toni no Digestivo...
 
Olhando o Uso Social da Língua
A Língua Portuguesa é, sem dúvida, elemento de ligação da unidade pátria (adjetivo), sentimental e culturalmente. Hoje, tão desprestigiada e corrompida. Mas, creio que a quebra de regras, gramaticais, sintáticas e estilísticas, faz parte, lamentavelmente, de um contexto desregulamentador, que pretende promover a anomia e o caos. Com que objetivos, doutrinários e/ou ideológicos, quem os defende, propositalmente, não os deixa claros. A criminalidade, a desordem e as contradições de todos os gêneros, aí nas manchetes, serão os produtos e sub-produtos dessa forma meio anárquica, que prevalece.

[Sobre "Minha pátria é a língua portuguesa"]

por JOSÉ PEREIRA
9/11/2002 às
11h14 200.161.189.101
(+) JOSÉ PEREIRA no Digestivo...
 
Julio Daio Borges
Editor
mais comentários

Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




Decisão Ideal 413
José Paulo
Fontenele
(2019)



Geografia da Urss
Pierre George
Difusão Europeia
(1970)



Ensaios Comparativos Sobre a História Americana
C. Vann Woodward (org.)
Cultrix
(1972)



Marx Taylor Ford ( as Forças Produtivas Em Discussão )
Benedito R. de Moraes Neto
Brasiliense
(1989)



La Fiat Dal 1899 Al 1945
Giovanni Agnelli
Einaudi
(1940)



Emergência - Tratamento, Reabilitaçao, Prevençao
Lauro Barros de Abreu
Imesp
(1993)



Tempo de Fiar
Myrtes Campello
Myrtes Campello
(1965)



As Armas Da Persuasão 2.0 - Edição Atualizada E Expandida
Robert Cialdini
Harpercollins
(2024)



Você intraempreendedor
Dorie Clark
Alta Books
(2018)



Enem volume 3 - ensino medio pre vestibular
Poliedro
Poliedro





busca | avançada
83554 visitas/dia
1,7 milhão/mês