Por que não me ufano | Fabio Cardoso

busca | avançada
44744 visitas/dia
1,9 milhão/mês
Mais Recentes
>>> Pascoal Meirelles celebra o legado de Tom Jobim no Palácio da Música, no Flamengo
>>> Os Coloridos Cia. Os Crespos
>>> Quizumba Com Indômita Cia.
>>> O que se rouba Com Zumb.boys
>>> Dança por correio Com Zumb.boys
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> Do lumpemproletariado ao jet set almofadinha...
>>> A Espada da Justiça, de Kleiton Ferreira
>>> Left Lovers, de Pedro Castilho: poesia-melancolia
>>> Por que não perguntei antes ao CatPt?
>>> Marcelo Mirisola e o açougue virtual do Tinder
>>> A pulsão Oblómov
>>> O Big Brother e a legião de Trumans
>>> Garganta profunda_Dusty Springfield
>>> Susan Sontag em carne e osso
>>> Todas as artes: Jardel Dias Cavalcanti
Colunistas
Últimos Posts
>>> Um olhar sobre Frantz Fanon
>>> Pedro Doria sobre o 'pobre de direita'
>>> Sobre o episódio do Pix
>>> Eric Schmidt no Memos to the President
>>> Rafael Ferri no Extremos
>>> Tendências para 2025
>>> Steven Tyler, 76, e Joe Perry, 74 anos
>>> René Girard, o documentário
>>> John Battelle sobre os primórdios da Wired (2014)
>>> Astra, o assistente do Google DeepMind
Últimos Posts
>>> Teatro: Jacó Timbau no Redemunho da Terra
>>> Teatro: O Pequeno Senhor do Tempo, em Campinas
>>> PoloAC lança campanha da Visibilidade Trans
>>> O Poeta do Cordel: comédia chega a Campinas
>>> Estágios da Solidão estreia em Campinas
>>> Transforme histórias em experiências lucrativas
>>> Editora lança guia para descomplicar vida moderna
>>> Guia para escritores nas Redes Socias
>>> Transforme sua vida com práticas de mindfulness
>>> A Cultura de Massa e a Sociedade Contemporânea
Blogueiros
Mais Recentes
>>> Minha segunda vez
>>> Wagner, Tristão e Isolda, Nietzsche
>>> Arcádia mineira (série: sonetos)
>>> O pulso do natal
>>> Rubem Fonseca e a inocência literária perdida
>>> Viver para contar - parte 1
>>> Um rio para lavar a dor
>>> Tom Zé por Giron
>>> Festa na floresta
>>> O estilo de Freddie Hubbard
Mais Recentes
>>> Livro As Aventuras do Capitão Klutz Um Livro de Bolso do Mad de Don Martin pela Vecchi (1967)
>>> Livro Think Twice Harnessing The Power Of Counterintuition de Michael J. Mauboussin pela Harvard Business Review Press (2012)
>>> A História De Shuggie Bain de Douglas Stuart pela Intrínseca (2021)
>>> Acupuntura Constitucional Dos Cinco Elementos de Angela Hicks - John Hicks - Peter Mole pela Roca (2007)
>>> Livro Dicionário De Termos De Negócios de Manoel Orlando de Morais Pinho pela Atlas (1997)
>>> Code Geass: A Rebeliao de Lelouch - Vol.3 de Majico pela Jbc (2011)
>>> O Médico Jesus de José Carlos de Lucca pela EBm (2009)
>>> Livro Ninho De Fidalgos de Ivan Turgueniev pela L&pm (2018)
>>> Livro O Mágico De Oz de Ciranda Cultural pela Ciranda Cultural (2010)
>>> Jogo Perigoso de Stephen King pela Suma (2020)
>>> Inventário do Tempo memórias de Deusdedit Leitão pela Empório dos Livros (2000)
>>> Caligula de Allan Massie pela Nova Fronteira (2005)
>>> Livro Afonso & Martin de Pedro Santos pela Tádesol Tádelua (2022)
>>> O Joio e o Trigo de Carlos A. Baccelli pela Didier (2012)
>>> Livro Uma Breve História Do Mundo de Geoffrey Blainey pela Fundamento (2008)
>>> Livro Intimidade Como Confiar Em Si Mesmo E Nos Outros de Osho pela Cultrix (2006)
>>> Bela Redenção - Irmãos Maddox Vol. 2 de Jamie McGuire pela Versus (2015)
>>> O Pequeno Principe de Antoine de Saint-Exupéry pela Circulo do Livro (1944)
>>> O Livro Essencial De Umbanda de Ademir Barbosa Júnior pela Universo dos Livros (2014)
>>> Selecionando Os Pontos Certos De Acupuntura: Um Manual De Acupuntura de Geng Junying; Huang Wenquan; Sum Yongping pela Roca (1996)
>>> Vilão de V. E. Schwab pela Record (2022)
>>> Livro Administração Financeira e Orçamentária Matemática Financeira Aplicada Estratégias Financeiras Orçamento Empresarial de Masakazu Hoji pela Atlas (2012)
>>> Livro Qual É A Tua Obra? Inquietações Propositivas Sobre Gestão, Liderança E Ética de Mario Sergio Cortella pela Vozes (2007)
>>> Livro Gestão Da Qualidade E Processos de Isnard M Jr E Outros pela Fgv (2012)
>>> A princesa salva a si mesma neste livro de Amanda Lovelace pela Laya (2020)
COMENTÁRIOS

Terça-feira, 5/8/2003
Comentários
Leitores

Por que não me ufano
Será mesmo que artista que se preze não tem pátria? Sei não, mas fica meio difícil separar James Joyce de Dublin (Irlanda) ou Marcel Proust de Combray (França). A não ser...ah, sim, em se tratando de João Gilberto Noll é menos pior que se ressalte a cidade de origem.

[Sobre "Da fúria do corpo à alma inanimada: J. G. Noll"]

por Fabio Cardoso
5/8/2003 às
10h45 200.186.151.97
(+) Fabio Cardoso no Digestivo...
 
Tira de Quino
Como era mesmo aquela tirinha de Quino que dizia: "No, Lacan otra vez no!"?

[Sobre "Falsos intelectuais"]

por Antonio
4/8/2003 às
19h39 80.58.23.170
(+) Antonio no Digestivo...
 
Domingão do Sapão
Este programa do Sapão é uma afronta que resume, em vídeo cacetadas, o quão desinstrutivo um programa de TV pode ser.Mas levanta uma bola - e aí agradeço a existência do Faustão - que é a pouca exigência qualitativa de quem assiste a um programa deste tipo. Para estes pobres brasileiros, o Sapão faz um pacotão do que há de pior na cultura ,ou subcultura, brasileira , senão vejamos : axé music,vídeo-cacetadas,venda de cirurgias milagrosas ao vivo,novidades tecnológica(brinquedos) da China,e por aí vai...

[Sobre "Lulu Santos versus Faustão"]

por Paulo Meirelles
4/8/2003 às
13h55 192.85.47.2
(+) Paulo Meirelles no Digestivo...
 
Bug no texto
O bruno ta certo, Matrix era uma trilogia desde o inicio, e algumas partes foram explicadas tambem de modo gradual e nao somente pelo arquiteto. E nao tem nada de excesso. Se ele poderia ficar invisivel ou amorfo eu nao sei, mas eh provavel que sim, mas se fizesse tudo isso ficaria muito sem graça, eu acho legal as lutas e a perseguição, sao as cenas q mais gosto.

[Sobre "Matrix, Reloaded e Revolutions"]

por Rogerio
4/8/2003 à
00h41 200.140.26.165
(+) Rogerio no Digestivo...
 
Meu Filme Preferido!
Eu assisti esse filme quando tinha 8 anos de idade! Toda vez que eu ia na locadora, eu pegava esse filme para rever! Acho que já assisti esse filme umas 1.000 vezes! Nunca vi um filme tao bom, hoje eu tenho ele em DVD, e toda vez que posso, eu assisto! Adoro as musica que tocam no filme principalmente I've had (The time of my life). Ando procurando a letra e a traducao das musicas principais do filme: Hungry Eyes, The time of my life and She's Like the wind! Por favor, quem tiver mande pra mim! Tenho ate o CD do filme (mais o CD nao contem a letra)! Muito obrigada, um abraco Mariane Mendonca

[Sobre "Dirty Dancing - Ritmo Quente"]

por Mariane
2/8/2003 às
09h26 200.147.137.108
(+) Mariane no Digestivo...
 
não se pode culpar a passeata
Muito infeliz este artigo, mesmo porquê mostra o quanto o Sr. Eduardo se sente incomodado com "gays" (entre aspas, como ele próprio usou). Foi largamente divulgado que não foi uma festa exclusivamente gay, e sim quase um ato de divulgação da tolerância e de convivência pacífica entre as várias orientações sexuais, sempre criticadas, reprimidas, onde pude observar famílias até com crianças e carrinhos de bebês. Isso sem falar na presença marcante de simpatizantes, que não são gays, mas apóiam a igualdade. Basta abrir o jornal e ler o que a Igreja Católica está divulgando e lançando até cartilhas para conter a união civil homossexual, além da extrema direita achar tudo isso uma aberração. Moro na Paulista, e quando o Sr. Lula venceu, o PT em peso veio em frente de casa, num domingo, estourando rojões e com comícios madrugada a dentro. Todo final de campeonato de futebol, centenas de bêbados vêm à minha janela num domingo gritando palavrões e musiquinhas. Em ambos os casos, a Paulista também é fechada. Quando os funcionários públicos fazem greve, ou os professores universitários, ou seja lá qual categoria, em plena semana a Paulista é fechada em pelo menos uma pista, paralizando o trânsito central, em pleno horário comercial. Alguém reclamou? Não. Isso se chama democracia. Mas se o sr. Eduardo conhece pessoas que ficaram 4 horas para se locomover correndo o risco de ser sequestrado ou assaltado no dia 22 de junho. Bom meu amigo, isso já são outros quinhentos e não se pode culpar uma passeata gay pela insegurança de uma cidade, uma vez que a cidade é normalmente caótica e eu conheço pessoas que ficam 4 horas no trânsito todos os dias. Enfim, posso enumerar uma lista infindável de motivos para mostrar o quanto o sr. Eduardo é intolerante. Mas sei que meu texto não irá mudar sua forma de pensar e nem quero. Afinal, todos têm o direito de ter sua opinião e expressá-las livremente. Só espero que o sr. Eduardo não tenha um filho gay. Pelo bem do filho, claro. Ah, antes que eu me esqueça, odeio militância também. Mas homofobia gratuita e sem argumentos (ou com argumentos fracos) me cansa profundamente.

[Sobre "Preconceito invertido"]

por Sergio Fuentes
31/7/2003 às
20h20 200.168.170.216
(+) Sergio Fuentes no Digestivo...
 
A culpabilização da vítima
Os gays e lésbicas são vítimas de preconceitos. Isto é quase ponto pacífico. Digo "quase" porque há quem, como E.C., acha que não há preconceito nenhum contra eles. Ao contrário, seriam os homossexuais os promotores do preconceito, ao "excluírem" os heterossexuais da sua festa. É a mesma lógica subjacente a culpabilização da vítima de estupro: "Se foi estuprada, é porque estava dando mole!" Invertem-se os pólos, e a vítima se torna culpada. Assim como a mulher violentada se torna culpada pela sua violação, os homossexuais se tornam responsáveis pelo preconceito. No entanto, o pior das pessoas que pensam assim não é sequer a inversão da culpa, mas a auto-isenção de preconceitos. Para eles, não há preconceito em suas atitudes. O preconceito, como o inferno, está nos outros.

[Sobre "Preconceito invertido"]

por Marcos Rangel
31/7/2003 às
11h57 200.147.150.61
(+) Marcos Rangel no Digestivo...
 
A verdadeira Realidade
Hoje em dia e muito bonito e ate da um certo "Status", falar sobre gays e tudo que se relaciona. No passado quando eu ainda era um menino, fomos aprendendo a "agredir" com atitudes e com palavras para nao sermos agredidos. Houve uma epoca que o pessoal tinha medo de gays ou "bichas", como eramos chamados. Eu quando na escola tive que brigar de murros e safanoes para impor respeito e gritava para espantar aqueles que tentavam tirar proveito da situacao. E muito facil sentar o trazeiro em uma confortavel cadeira e escrever e criticar a situacao dos gays e os meios de expresao que sao encontrados para se fazer ouvir. Caro Eduardo a Parada de Orgulho Gay nao algo que surgiu por um acaso em nossa sociedade e sim foi trazida a ideia da parada que acontece em outros paises m especial em Nova York. Acredito que muitas coisas devem mudar e melhorar para mostrar que nos devemos ser respeitados mas com este tipo de critica nao ajuda. Eu posso dizer exatamente como me sinto depois de tantos anos de luta, para ser respeitado como um ser humano, com uma orientacao sexual diferente do vizinho da esquerda ou da direita.

[Sobre "Preconceito invertido"]

por Gilberto Vasconcelos
31/7/2003 à
00h50 67.81.201.86
(+) Gilberto Vasconcelos no Digestivo...
 
Comentário do comentário do..
Prezado Elvis Presley, não podemos entender a plenitude sem olhar por inteiro. Jamais entenderíamos o homem sem admitir a merda que lhe transita na metade inferior da barriga e as besteiras que lhe passam na metade superior da cabeça. Besteiras e merda, queiramos ou não, também são nossa HUMANIDADE. E o Brasil também é capitalista. Prezado Cláudio, também sou contra ceder às tentações desse ESTADO. Exemplos gritantes dele são os Eslavos Unidos e a Grã Betânia, para onde imigram anualmente milhares de órfãos de outros estados minúsculos, a engraxar sapatos, lavar pratos e latrinas e, quem sabe, poder mandar algunzinho para casa. A humanidade carece de perspectivas melhores. Prezado Otavio, acertaste em não comprar briga com o garçon. O garçon é um dos meus melhores amigos e não está bem curado de uma tuberculose renitente. Acho que seria péssimo ele cuspir no seu chope. Guarde sua indignação para causas maiores. Dê cá um abraço e vamos pedir a saideira.

[Sobre "Da dificuldade de se comandar uma picanha"]

por Carlo Buzzatti
30/7/2003 às
22h53 200.203.82.142
(+) Carlo Buzzatti no Digestivo...
 
Mais traço cultural tupiniquim
Caro Eduardo. Talvez você tenha percebido um traço cultural marcante; o conformismo Em nosso país tudo acomoda, mesmo na pior, o brasileiro se conforma com facilidade espantosa. N fatores provocam essa característica tão insalubre a nós brasileiros. O conformismo vive através da inércia; como diria Macunaíma , pela nossa preguiça Quantas e quantas vezes eu não fiz valer o meu direito de consumidor, preferi não comprar um briga com um graçom, mesmo sabendo que é meu direito. A falta de conciência de nossos deveres e direitos faz com no conformamos com tudo inclusive, com pior atendimento.

[Sobre "Da dificuldade de se comandar uma picanha"]

por Otavio
29/7/2003 às
20h05 200.246.210.5
(+) Otavio no Digestivo...
 
Julio Daio Borges
Editor
mais comentários

Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




A Cidade Dos Animais
Joan Negrescolor
Boitatá
(2022)



Bumba o Boneco Que Quis Virar Gente
Jeronymo Monteiro
Do Brasil
(1974)



perspectivas da pequena propriedade agrícola
L. Hofstetter
Gráfica
(1982)



Cristianismo (aventuras na História)
Bia Mendes
Caras
(2016)



A Demanda do Graal
Anônimo
Verbo
(1968)



Libertaçaõ Interior
Gerald Kushel
Melhoramentos
(1982)



elos do passado
João Eudes Porto Lima
Maza
(1998)



Joana a Lendária
Clóvis Tourinho
Dicrife
(1991)



Mi Buenos Aires Querido
Delia Maria de Cesaris
Santillana Brasil
(2006)



Antigo Egito - Grandes Civilizações do Passado
Alberto Siliotti
Folio
(2006)





busca | avançada
44744 visitas/dia
1,9 milhão/mês