Ler é um luxo! | Elvis Lima C Mutti

busca | avançada
63685 visitas/dia
1,7 milhão/mês
Mais Recentes
>>> Banda Star Beatles sobe ao palco do Hard Rock Cafe Florianópolis
>>> Estão abertas inscrições para cursos, vivência e residência artística no Teatro do Incêndio
>>> Nas férias, Festival ALLEGRIA reúne atrações gratuitas de teatro musical e circo na capital
>>> Lacerdine Galeria agita no dia 12/7 a programação com a Festa Julinarte, banda de forró de rabeca e
>>> Festival exibe curtas-metragens online com acesso livre
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> A dobra do sentido, a poesia de Montserrat Rodés
>>> Literatura e caricatura promovendo encontros
>>> Stalking monetizado
>>> A eutanásia do sentido, a poesia de Ronald Polito
>>> Folia de Reis
>>> Mario Vargas Llosa (1936-2025)
>>> A vida, a morte e a burocracia
>>> O nome da Roza
>>> Dinamite Pura, vinil de Bernardo Pellegrini
>>> Do lumpemproletariado ao jet set almofadinha...
Colunistas
Últimos Posts
>>> O coach de Sam Altman, da OpenAI
>>> Andrej Karpathy na AI Startup School (2025)
>>> Uma história da OpenAI (2025)
>>> Sallouti e a história do BTG (2025)
>>> Ilya Sutskever na Universidade de Toronto
>>> Vibe Coding, um guia da Y Combinator
>>> Microsoft Build 2025
>>> Claude Code by Boris Cherny
>>> Behind the Tech com Sam Altman (2019)
>>> Sergey Brin, do Google, no All-In
Últimos Posts
>>> Política, soft power e jazz
>>> O Drama
>>> Encontro em Ipanema (e outras histórias)
>>> Jurado número 2, quando a incerteza é a lei
>>> Nosferatu, a sombra que não esconde mais
>>> Teatro: Jacó Timbau no Redemunho da Terra
>>> Teatro: O Pequeno Senhor do Tempo, em Campinas
>>> PoloAC lança campanha da Visibilidade Trans
>>> O Poeta do Cordel: comédia chega a Campinas
>>> Estágios da Solidão estreia em Campinas
Blogueiros
Mais Recentes
>>> Como escrever bem — parte 2
>>> Amores & Arte de Amar, de Ovídio
>>> Reflexões para um mundo em crise
>>> Porque ela pode, de Bridie Clark
>>> Vanguarda e Ditadura Militar
>>> A profecia de Os Demônios
>>> Para entender Paulo Coelho
>>> A letargia crítica na feira do vale-tudo da arte
>>> Jonny Ken do migre.me, no MitA
>>> Eduardo Mineo, muito prazer
Mais Recentes
>>> A Viajante Do Tempo (serie outlander) de Diana Gabaldon pela Rocco (2004)
>>> Mentes Perigosas - O Psicopata Mora Ao Lado de Ana Beatriz Barbosa Silva pela Fontanar (2008)
>>> Leonardo da Vinci Artistas Famosos Uma Introdução à Vida e Obra de Leonardo da Vinci de Antony Mason pela Callis (2012)
>>> Correio Feminino de Clarice Lispector pela Rocco (2006)
>>> A Raiva (4º reimpressão - capa dura) de Blandina Franco - Jose Carlos Lollo pela Pequena Zahar (2019)
>>> Os Meninos Adormecidos de Anthony Passeron pela Fósforo (2024)
>>> A Ocupação de Julián Fuks pela Companhia Das Letras (2019)
>>> Mas em que Mundo tu Vive? de José Falero pela Todavia (2021)
>>> A Filha Única de Guadalupe Nettel pela Todavia (2022)
>>> A Jornada de Felicia de William Trevor pela Biblioteca Azul (2014)
>>> O Castelo de Minha Mãe de Marcel Pagnol pela Pontes (1995)
>>> Segunda Casa de Rachel Cusk pela Todavia (2022)
>>> Louco Por Hqs (8º impressão - com suplemento de atividades) de Tânia Alexandre Martinelli - Quanta Estúdio pela Do Brasil (2019)
>>> Livro Geografia Geral E Do Brasil: Espaço Geográfico E Globalização de Eustáquio De Sene, João Carlos Moreira pela Scipione (1999)
>>> Cinema E Psicanalise - Filmes Que Curam - Vol 3 de Christian Ingo Lenz Dunker pela Nversos (2015)
>>> Machado de Assis e a Escravidão de Gustavo Bernardo, Joachim Michael pela Annablume (2010)
>>> Quem da Pátria sai, a si Mesmo Escapa de Daniela Meirelles Escobari pela Escuta (2009)
>>> O espirito na arte e na ciencia (capa dura) de Jung pela Vozes (1985)
>>> Mãos de Cavalo de Daniel Galera pela Companhia Das Letras (2006)
>>> Barba Ensopada de Sangue de Daniel Galera pela Companhia Das Letras (2012)
>>> Dificuldades De Aprendizagem de Nora Salgado Ana Maria Spinosa pela Grupo Cultural (2009)
>>> Cordilheira de Daniel Galera pela Companhia Das Letras (2008)
>>> O Pequeno Principe Em Cordel de Antoine de Saint Exupéry; Olegário Alfredo (o Mestre Gain) pela Penninha Ediçoes (2020)
>>> Pais e Filhos de Ivan Turgueniev pela Companhia Das Letras (2021)
>>> 3.000 Questões de Fonoaudiologia para Passar em Concursos de Raimundo Nonato Azevedo Carioca pela Odontomidia (2008)
COMENTÁRIOS

Sábado, 1/10/2005
Comentários
Leitores

Ler é um luxo!
As pessoas se soubessem como é importante decodificar a leitura teriam esse hábito diariamente. Adorei o seu texto. Fico triste quando uma pessoa chega e me diz que não gosta de ler. É uma pena, pois vivemos em plena era da informação, onde o conhecimento faz total diferença. Forte abraço.

[Sobre "Para gostar de ler?"]

por Elvis Lima C Mutti
1/10/2005 às
10h54 200.222.97.73
(+) Elvis Lima C Mutti no Digestivo...
 
Não desista nunca
Acho ótimos os seus textos e principalmente este último. Me identifico muito com você; sou professor de filosofia e concordo que nossa maneira de agir não conseguiu nos deixar bem, só conseguimos sobreviver e olha lá... Mas acho que nós, que temos um pouco de dignidade, nâo conseguiríamos ser diferentes, como seu conhecido "empobado" economista. Não desista nunca minha cara, você é ótima. Continue assim...

[Sobre "O país dos imbecis"]

por Mauro Gorenstein
30/9/2005 às
12h41 200.204.44.204
(+) Mauro Gorenstein no Digestivo...
 
Para onde vamos depois?
Eduardo, foi um prazer ler o que vc escreveu sobre nossa peça. Obrigada por colocar dessa forma tão inteligente o que para nós é a indignação pela falta de público (seria culpa da mídia?). Sabendo da qualidade, não só dessa peça que estamos encenando agora, mas de todo o trabalho do Grupo Tapa, as pessoas deveriam se deslocar de seus mundinhos, né? Agora estamos no Rio, e o problema da falta de público aqui ainda é pior que em São Paulo. Talvez o teatro, do jeito que o fazemos, esteja morrendo. Talvez sejamos os últimos e poucos espécimes que ainda nos importamos com a palavra, a mensagem, e não com o show, a fama. Para onde vamos depois? Lutar para conseguir montar mais um esétáculo de qualidade e continuar encenando (O Tapa tem teatro de repertório e atualmente está encenando "Os Executivos" e "A Madrágora"). Mas o prazer de dar prazer aos espectadores é mais do que compensatório!!!

[Sobre "Outro mundo"]

por Emilia Rey
29/9/2005 às
11h33 200.155.25.36
(+) Emilia Rey no Digestivo...
 
Sou um fracasso? Não!
Ana, sou sua leitora assídua e sobre esse texto, diria o seguinte: sou advogada, não tenho casa própria, ainda não quitei o carro popular que comprei em 48 prestações, não uso terninhos de marca (na verdade, prefiro jeans), às vezes as pessoas demonstram espanto quando digo que sou advogada (dizem que não pareço ser advogada), estou com quase 30 (e não mudei p**** nenhuma nesse país, nem pra melhor e nem pra pior). Sou um fracasso? Não! Mas os valores que me movem - na vida pessoal e profissional - são bem diferentes dos que movem os meus colegas de profissão (e peço desculpas a eles por estar generalizando). Não mudei o mundo, nem muito do pedaço dele que me cabe, mas se há um processo movido por mim que me orgulha, foi o que obrigou um desses Planos de Saúde (talvez com assessoria de um Economista como o que vc citou) a cobrir o tratamento de câncer da minha avó, por um ano, até o dia em que ela morreu com dignididade em sua casa com o devido acompanhamento da UTI. Neste processo não ganhei um centavo, fui paga, no meio da dor de ver minha avó morrendo, com a dignidade que lhe cabia. E toda noite, quando deito a cabeça no travesseiro, tenho mais certeza de que os meus valores me fazem uma pessoa melhor do que o Economista que vc mencionou, ou dos donos da editora de livros jurídicos... isso pra mim é o que basta.

[Sobre "O país dos imbecis"]

por Simone
29/9/2005 às
10h17 200.164.221.118
(+) Simone no Digestivo...
 
O dinheiro é a lei
Teu bom humor desesperado me conduziu por todo o texto, palavra por palavra, Ana. Sou jornalista e de tanto ver situações diferentes - a posse de um engravatado numa hora, a prisão de um zé-mané na outra, gente que fala da boca pra fora para aparecer na foto, etc., gente que se esconde, todas essas coisas do bicho-homem - a gente chega a alguns exercícios irredutíveis de lógica. Se você começa a bater na tecla de uma injustiça, sabe que está puxando apenas um ramo de uma árvore toda enraizada. Sabe que se cortar aquele broto ruim, a planta está contaminada e logo nasce outro broto ruim. Sabe que se botar remédio, ele não vai ser um broto 100% saudável. Por outro lado, se só fala bem, parece Alice ou não tardam a te dizer que estas te "alienando". Hahaha, é até engraçado. Falas de educação no texto, mas nem se sabe até que ponto é vantajoso ser ignorante, né? Porque à medida que se sabe mais e que não se tem possibilidades na vida, a coisa só piora. Principalmente se a criança nasce com isto que chamam de honestidade, se for educada que é errado mentir, que é errado viver os joguinhos da realidade. Enquanto ela vai se debater diante dos problemas do mundo, o colega rebelde está passando por cima de cabeças e rindo da desgraça alheia (felicidade também pode ser isto, nossa senhora). O texto é o retrato de um desespero bastante comum. Fala-se em ética, em responsabilidade social, em tantos termos até bonitos, mas na prática todos os códigos de leis poderiam ser resumidos numa máxima: O dinheiro é a lei, a justiça, o alfa e o ômega, ponto.

[Sobre "O país dos imbecis"]

por Rogério Kreidlow
28/9/2005 às
23h04 201.14.184.175
(+) Rogério Kreidlow no Digestivo...
 
feedback & making of
Concordo, Julio. O principal problema é instigar outras pessoas - sobretudo "superiores" ainda acostumados à mania de dar ordens - a encarar da mesma maneira. Tenho presenciado algumas situações dessas até na universidade, um ambiente que deveria respirar debate, respeito, feedback. Por sinceridade demais, comprometimento demais, uma certa "tagarelice" demais diante de situações que precisavam ser revistas, teve gente que caiu, e caiu feio. Existe muito reacionarismo, de todos os lados, e a questão é como uma pessoa que ouve e responde lidará com quem não discute, apenas se mune de um tacape, rechaça a opinião, fecha a cara e faz uma espécie de terrorismo silencioso enquanto seu posicionamento não for acatado. Para se sentir seguro (e piorar a coisa), há ainda quem acate, e as vezes são muitos. Parece seguro matar a dignidade de retrucar sobre o silêncio de quem faz questão de tapar os ouvidos. Isto acontece a torto e direito no meio empresarial, na vida a dois, no balcão do comércio, infelizmente. Fora isto, teu feedback aos leitores está ótimo, Julio. É interessante acompanhar não só os "resultados" do Digestivo, mas também o making of desta "empresa", sempre nas tuas palavras.

[Sobre "Feedback"]

por Rogério Kreidlow
28/9/2005 às
22h40 201.14.184.175
(+) Rogério Kreidlow no Digestivo...
 
Michael Jackson em conflito
O problema, a meu ver, é que a personagem estranha que ele criou para aparecer em público superou sua obra artística. É complicado, porque são duas obras em conflito: a música dele versus a personagem-pública bizarra. Nesse mundo cheio de sensacionalismo e mídia, venceu a personagem bizarra, não a música.

[Sobre "O enigma de Michael Jackson"]

por DaniCast
27/9/2005 às
15h56 200.216.198.67
(+) DaniCast no Digestivo...
 
Feedback qualitativo
É tão difícil receber um feedback qualitativo. Os leitores mais ardorosos em comentar e mandar email são aqueles sujo sangue ferveu porque eles discordam de tudo que você escreveu. É lamentável. É raro um leitor que gostou de parte ou do todo comentar de forma útil, criticando o que precisa ser criticado, dando sugestões construtivas ou simplesmente dizendo "concordo – ou não concordo – mas valeu a leitura".

[Sobre "Feedback"]

por DaniCast
27/9/2005 às
15h19 200.162.235.210
(+) DaniCast no Digestivo...
 
Parabéns para o DC
Amigos do Digestivo Cultural, parabéns para todos!!! A semente foi lançada e agora só precisamos regar todos os dias com assuntos interessantes e novidades do mundo da cultura. Sabemos que não é fácil atuar culturalmente nesse País mas fale a pena tentar. Abraços, Clovis Ribeiro

[Sobre "Digestivo nº 246"]

por Clovis Ribeiro
27/9/2005 às
14h14 201.6.6.5
(+) Clovis Ribeiro no Digestivo...
 
a espera
É, Julio, acho que mais sacrificante que um feedback negativo é a espera pelo feedback. Eu, como novo colunista no Digestivo, sinto isso demais, aquela ansiedade de saber se as pessoas estão lendo e o questionamento sobre por que lêem o que se achou que não chamaria atenção e parecem ignorar o que a gente esperava dar um estouro.. Mas é a vida, e seguimos nela! Acho que faz parte. Abraços, bela coluna.

[Sobre "Feedback"]

por Marcelo Miranda
26/9/2005 às
23h45 201.19.59.171
(+) Marcelo Miranda no Digestivo...
 
Julio Daio Borges
Editor
mais comentários

Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




Bhutan - Hidden Lands of Happiness
John Wehrheim
Serindia
(2008)



Conclusões da IV Conferência do episcopado Latino-Americano
Vários Autores
Paulinas
(1992)



Oficina do Empreendedor
Fernando Dolabela
Sextante
(2008)



Compreender Kierkegaard
France Farago
Vozes
(2006)



Fronteiras do Brasil no Regime Colonial - Autografado
José Carlos de Macedo Soares
José Olympio
(1939)



A Mandala e o Caleidoscópio
Cíntia Schwantes
Ufpel
(1999)



Embalagem, Arte e Técnica de um Povo : um Estudo da Embalagem Brasil
Dalva Soares Bolognini / Raul Lody
Toga
(1985)



Sangue De Gelo
Orlando Paes Filho
Prestígio
(2006)



Memória do Museu
Paulo Gomes/vera Greco
Corag
(2005)



Livro Mean Mordred And The Final Battle
Tony Mitton, Arthur Robins
Hachette Children





busca | avançada
63685 visitas/dia
1,7 milhão/mês