Depoimentos dos Colunistas | Digestivo Cultural

busca | avançada
133 mil/dia
2,0 milhão/mês
Mais Recentes
>>> Cultura Circular: fundo do British Council investe em festivais sustentáveis e colaboração cultural
>>> Construtores com Coletivo Vertigem
>>> Expo. 'Unindo Vozes Contra a Violência de Gênero' no Conselho Federal da OAB
>>> Novo livro de Nélio Silzantov, semifinalista do Jabuti de 2023, aborda geração nos anos 90
>>> PinForPeace realiza visita à Exposição “A Tragédia do Holocausto”
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> O Big Brother e a legião de Trumans
>>> Garganta profunda_Dusty Springfield
>>> Susan Sontag em carne e osso
>>> Todas as artes: Jardel Dias Cavalcanti
>>> Soco no saco
>>> Xingando semáforos inocentes
>>> Os autômatos de Agnaldo Pinho
>>> Esporte de risco
>>> Tito Leite atravessa o deserto com poesia
>>> Sim, Thomas Bernhard
Colunistas
Últimos Posts
>>> Glenn Greenwald sobre a censura no Brasil de hoje
>>> Fernando Schüler sobre o crime de opinião
>>> Folha:'Censura promovida por Moraes tem de acabar'
>>> Pondé sobre o crime de opinião no Brasil de hoje
>>> Uma nova forma de Macarthismo?
>>> Metallica homenageando Elton John
>>> Fernando Schüler sobre a liberdade de expressão
>>> Confissões de uma jovem leitora
>>> Ray Kurzweil sobre a singularidade (2024)
>>> O robô da Figure e da OpenAI
Últimos Posts
>>> Salve Jorge
>>> AUSÊNCIA
>>> Mestres do ar, a esperança nos céus da II Guerra
>>> O Mal necessário
>>> Guerra. Estupidez e desvario.
>>> Calourada
>>> Apagão
>>> Napoleão, de Ridley de Scott: nem todo poder basta
>>> Sem noção
>>> Ícaro e Satã
Blogueiros
Mais Recentes
>>> Literatura Falada (ou: Ora, direis, ouvir poetas)
>>> Viver para contar - parte 2
>>> Ed Catmull por Jason Calacanis
>>> O cinema brasileiro em 2002
>>> O cinema brasileiro em 2002
>>> O cinema brasileiro em 2002
>>> Conduzinho Miss Maggie
>>> Relações de sangue
>>> Unsigned and independent
>>> Pô, Gostei da Sua Saia
Mais Recentes
>>> Ana Levada da Breca - coleção girassol 5 edição. de Maria de Lourdes Krieger pela Moderna (1991)
>>> Os Permitinhos de Fabiana Barros pela Manticore (2005)
>>> Cafe, Suor e Lagrimas - coleção veredas 3 edição. de Luiz Galdino pela Moderna (1995)
>>> Origens do Intelecto: A Teoria de Piaget de John L. Phillips pela Universidade de Sp (1971)
>>> Diálogos Sobre a Vida de Krishnamurti pela Cultrix (1975)
>>> Dicionário Das Religioes de John R. Hinnells pela Cultrix (1984)
>>> Técnica de H.P. Magalhaes pela Sarvier (1983)
>>> Desenvolvimento Na Palavra de Apótolo Estevam Hernandes pela Renascer (2011)
>>> Pmp de Joseph Phillips pela Campus (2004)
>>> Sendmail Performance Tuning de Nick Christenson pela Addison-wesley (2003)
>>> Livro Doenças Da Alma de Dr. Roberto Brólio pela Fe (1999)
>>> Treinamento e desenvolvimento de Márcia Vilma G. Moraes pela Erica (2011)
>>> Handbook Of Health Economics (volume 2) (handbooks In Economics, Volume 2) de Mark V., Mcguire, Thomas G, Barros, Pedro Pita Pauly pela North Holland (2012)
>>> Budismo Puro E Simples de Hsing Yun pela De Cultura (2003)
>>> Dificuldades Escolares Um Desafio Superavel de Rubens Wajnsztejn - Alessandra Wajnsztejn pela Artemis (2009)
>>> Reminiscências e Reticências de Mário Ferrari pela Autografia (2015)
>>> O Intertexto Escolar de Samir Meserani pela Cortez (2001)
>>> Como Ensinar Bem de Leo Fraiman pela Opee (2015)
>>> Livro CÃNCER : Corpo e Alma de Dr. Renato Mayol pela Os Magos (1992)
>>> Festa No Céu de Maria Viana pela Maralto (2021)
>>> Física I de Young & Freedman pela Pearson (2003)
>>> As Cruzadas de Orlando Paes Filho pela Planeta (2005)
>>> Livro Formação Online de Educadores: Identdade e Construção de Ana Hessel/ Lucila Pesce/ Sonia Allegretti pela Rg (2009)
>>> Em Busca Do Sucesso de Robert Henry Srour pela Disal (2007)
>>> Cinquenta Tons De Liberdade de E. L. James pela Intrinseca (2011)
EDITORIAIS >>> Digestivo 5 anos

Segunda-feira, 11/4/2005
Depoimentos dos Colunistas
Colunistas
+ de 1500 Acessos

Minha primeira tentativa foi contar a história de como perdi a inocência lendo todos daqui, presentes e passados. Foram horas procurando nos arquivos de 2001. Recordei momentos de alegrias e raivas vividas: quando destruíam meus sonhos dourados de publicar um livro no Brasil; quando mostravam os pés-de-barro de meus ídolos, antes intocáveis; quando pisavam sem dó ou piedade na minha ilusão de que uma faculdade faria de mim "alguém". Dos livros que li, muitas vezes somente para discordar da opinião do Julio, e, algumas vezes não conseguir, como aconteceu no caso de Paulo Francis e Nietzsche, que ele apresentou a mim através de seus comentários e críticas. Quis linkar todos os textos pioneiros dentro do Digestivo, geradores de muitas linhas de pensamento que hoje são comuns na internet, mais críticas, mais ácidas e sem medo de textos longos.
por Andréa Trompczynski
Leia Mais

Vida de colunista não é fácil. Em site então, tudo parece mais difícil e rápido em razão da facilidade (técnica) em se publicar e, num exemplo de autonomia raro, da independência dada pelo Editor a cada um publicar os próprios textos. Não tem que mandar para Ele antes, ficar na espera de um retorno para ver as “metamorfoses” que seu texto querido sofreu. No fundo, o esquema do Digestivo, que não deve ser muito corrente no jornalismo on-line (impresso nem ouso comparar, já tive experiências amargas de ver texto meu cortado, decepado, mutilado e um tanto sem sentido ao final quando publicado), impõe a cada jornalista/escritor/artista/colunista uma responsabilidade nada fácil de lidar.
por Lucas Rodrigues Pires
Leia Mais

Escrever para o Digestivo é receber telefonemas, e-mails e cumprimentos de gente que você nem imaginava ser de carne e osso, como foi com Mino Carta no meu caso. Aqui no Digestivo, leitor, isso é corriqueiro: Paulo Henrique Amorim e Arthur da Távola já escreveram para a Andréa; Ruy Castro para o Luis Eduardo Matta; Roberto Pompeu de Toledo e Fabio Massari para o Julio Daio Borges; e o Manhattan Connection para todo o site. E a fila anda, como dizem, sem mencionar as idéias fora do lugar. Não me refiro ao ensaio de Roberto Schwarz, mas, sim, à descarada absorção de idéias que você, leitor, viu/leu primeiro aqui.
por Fabio Silvestre Cardoso
Leia Mais

Escrever para o Digestivo Cultural e me manter em conexão permanente com esse mundo vasto, ágil e misterioso da internet tem sido uma experiência altamente enriquecedora. Vejo o Digestivo, acima de tudo, como uma comunidade virtual de pessoas que têm boas idéias, boa cabeça e coragem e independência no ato de pensar. Para mim, é uma honra poder fazer parte deste grupo e estar interligado, através dele, com um universo de leitores espalhados por várias partes do Brasil e até do exterior, algo que seria bastante improvável, caso não existisse o advento da Web.
por Luis Eduardo Matta
Leia Mais

Esse treinamento de olhar ao redor sempre, de escrever muito e de dialogar com editor, colegas e leitores faz um bem danado para a alma e a torna quase transparente. A ferrugem que dá nos livros publicados, a sensação de que aquilo não tem mais a ver comigo não acontece no site. Mas, paradoxalmente, o site guarda um histórico que não está nos outros lugares. Um histórico bom de lembrar, como um álbum de fotografias reveladas em casa. O Digestivo Cultural estoca textos que escrevi no auge de uma solteirice muito intensa, uns retratos em Polaroid que tirei de casos fictícios que fingi que não vivi. E também guarda uns acontecimentos que mudaram tudo em minha vida e em minhas colunas, que às vezes se confundem.
por Ana Elisa Ribeiro
Leia Mais

Lendo os colunistas, eu me tornei menos rígida. Percebi que podia me despir do estilo pasteurizado e da carapaça de objetividade do jornalismo. E que podia também abandonar as ansiedades de sistematização, documentação e argumentação da escrita acadêmica, que é o meu outro mundo (depois de jornalista, virei doutoranda). Cada colunista me mostrou um caminho diferente: humor, polêmica, ironia, ficção; palavras tesas e buriladas, ou textos espontâneos e relaxados; argumentos com começo, meio e fim, ou notas curtas, listas e comentários pontuais. Não falo de imitação nem plágio. Não sigo as pegadas de meus colegas. É mais um abrir de olhos; ler uma coluna e pensar, “Ah, uau! Então uma coluna também pode ser assim! E assado! E eu posso fazê-la cozida! Ou frita!” E então mudo meus passos, dentro do meu caminho, modificada pelos encontros com essas outras vozes ao meu redor.
por Daniela Sandler
Leia Mais

Quando recebemos a proposta de preparar um depoimento sobre nossa experiência de colunistas do Digestivo Cultural, fui em busca das marcas no meu texto. Com verdadeiro pavor, acessei minha primeira coluna e comecei a ler o que havia escrito, há quatro anos, sobre o filme O náufrago. Tive um medo profundo de encontrar um texto desprezível, bastardo (o mesmo medo que me impede de ler outras das primeiras colunas, porque destilei meu preconceito e intolerância com uma cultura diferente da minha enquanto tentava me adaptar a ela). Comecei a leitura com a respiração suspensa, mas fui relaxando à medida que percorria as linhas. Não estava tão mal assim.
por Adriana Baggio
Leia Mais

Num domingo de manhã eu lia a Sinopse do Daniel Piza, interessei-me por uma citação e acessei o sítio nos áureos tempos em que o computador de casa funcionava. Continuei acessando a página regularmente, revirando todos os textos de todos os colunistas de então. Mais ou menos ao mesmo tempo, escrevia eu despreocupadamente um texto/ensaio/diário sobre o convívio com os livros. Quando ficou pronto, pensei no que fazer com ele. Lembro-me bem que enviei a primeira coluna e viajei para Minas Gerais. Viajei esperando uma resposta mais ou menos assim: Prezado Ricardo, agradecemos o envio do seu texto, que publicaremos assim que possível. Entenda-se: quando não houver nada melhor para publicar. Para minha real surpresa, quando retornei a coluna já havia sido publicada.
por Ricardo de Mattos
Leia Mais

Escrever é uma forma de se expressar em silêncio. É um trabalho discreto e solitário que, quando se torna público, pode assumir interpretações e proporções inesperadas. E uma idéia antes embaçada, escondida, acaba se espalhando entre leitores inusitados, quando exposta com lógica e estilo. É uma delícia publicar um texto sem saber exatamente como ele será recebido. As surpresas são normalmente agradáveis. Meu maior impulso para continuar escrevendo, confesso, são alguns depoimentos de leitores anônimos – ou, tudo bem, às vezes conhecidos –, que recebo eventualmente. Sei que esse não é um estímulo sempre confiável. Mas tento peneirar as opiniões que recebo e, quando chego nas mais sensatas, coincidem também de serem as mais simpáticas – e as mais bem escritas. Acho que a peneira funciona. Fico feliz por não escrever no vácuo, expondo e testando idéias publicamente – e recebendo os aplausos ou os tomates que essas idéias merecem.
por Eduardo Carvalho
Leia Mais

Se eu me releio... Eu me releio de vez em quando. Principalmente quando vou lincar para textos anteriores. Em geral, é bom. Não me acho uma droga. Às vezes me incomoda o fato de estar tudo na internet; então me sinto como uma mulher desfrutável. Mas essa sensação passa. (Me convenceu o Martin Amis de que é saudável amadurecer em público. É o que faço.) Prometo que paro quando notar que preencho espaços à toa. Como já parei antes... O meu compromisso é trabalhar a coisa até o final – antes do desespero, antes da loucura. Depois disso não dá. (O desafio de escrever é, também, o de não perder o controle.)
por Julio Daio Borges
Leia Mais

Para ir além
Depoimentos dos primeiros Colunistas
Depoimentos dos demais Colunistas


Colunistas
Segunda-feira, 11/4/2005

Mais Digestivo 5 anos
Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




Livro Literatura Estrangeira Assassins Creed 1 Renascença
Oliver Bowden
Galera Record
(2011)



Learn About Global Warming (updated 1st edition)
Richmond
Richmond
(2014)



Coleção Allan e Barbara Pease 8 livros Por que os Homens Mentem + Desvendando os Segredos da Linguagem Corporal
Allan e Barbara Pease
Sextante
(2011)



Orações Poderosas para Maes
Fern Nichols
Thomas Nelson Brasil
(2015)



Espinhos do Tempo
Zibia Gasparetto
Vida Consciencia
(1997)



Livro Infanto Juvenis Bruxa Vira, Virou, Sumiu! Coleção Girassol
Maria Heloisa Penteado
Moderna
(1995)



Livro Pedagogia Não Conta para os Meus Pais
Pilar Guembe / Carlos Goñi
Relume Dumará
(2005)



Dizer - da Aporia (lacrado)
Piero Eyben
Horizonte
(2015)



Surdez e educação inclusiva 588
Claudia Regina Mosca Giroto
Sem
(2012)



Bastidores 2 o Livro Oficial da Serie Arquivo X
Brian Lowry
Mercuryo
(1997)





busca | avançada
133 mil/dia
2,0 milhão/mês