Depoimento | Digestivo Cultural

busca | avançada
68515 visitas/dia
2,1 milhões/mês
Mais Recentes
>>> Nouveau Monde
>>> Agosto começa com música boa e grandes atrações no Bar Brahma Granja Viana
>>> “Carvão”, novo espetáculo da Cia. Sansacroma, chega a Diadema
>>> 1º GatoFest traz para o Brasil o inédito ‘CatVideoFest’
>>> Movimento TUDO QUE AQUECE faz evento para arrecadar agasalhos no RJ
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> Two roads diverged in a yellow wood
>>> A dobra do sentido, a poesia de Montserrat Rodés
>>> Literatura e caricatura promovendo encontros
>>> Stalking monetizado
>>> A eutanásia do sentido, a poesia de Ronald Polito
>>> Folia de Reis
>>> Mario Vargas Llosa (1936-2025)
>>> A vida, a morte e a burocracia
>>> O nome da Roza
>>> Dinamite Pura, vinil de Bernardo Pellegrini
Colunistas
Últimos Posts
>>> As Sete Vidas de Ozzy Osbourne
>>> 100 anos de Flannery O'Connor
>>> O coach de Sam Altman, da OpenAI
>>> Andrej Karpathy na AI Startup School (2025)
>>> Uma história da OpenAI (2025)
>>> Sallouti e a história do BTG (2025)
>>> Ilya Sutskever na Universidade de Toronto
>>> Vibe Coding, um guia da Y Combinator
>>> Microsoft Build 2025
>>> Claude Code by Boris Cherny
Últimos Posts
>>> Política, soft power e jazz
>>> O Drama
>>> Encontro em Ipanema (e outras histórias)
>>> Jurado número 2, quando a incerteza é a lei
>>> Nosferatu, a sombra que não esconde mais
>>> Teatro: Jacó Timbau no Redemunho da Terra
>>> Teatro: O Pequeno Senhor do Tempo, em Campinas
>>> PoloAC lança campanha da Visibilidade Trans
>>> O Poeta do Cordel: comédia chega a Campinas
>>> Estágios da Solidão estreia em Campinas
Blogueiros
Mais Recentes
>>> Claude Code by Boris Cherny
>>> A felicidade, segundo Freud
>>> As deliciosas mulheres de Gustave Courbet
>>> A arte contemporânea refém da insensatez
>>> O turista imobiliário
>>> O assassinato e outras histórias, de Anton Tchekhov
>>> Choque de realidade no cinema
>>> O silêncio e o segredo na Literatura
>>> A crise dos 28
>>> Cidades do Algarve
Mais Recentes
>>> Gerenciamento De Custos Em Projetos de Christina Barbosa pela Fgv
>>> Antimanual de Criminologia de Salo de Carvalho pela Lumen Juris (2008)
>>> Contos Tradicionais do Brasil de Luis da Camara Cascudo pela Itatiaia - Editora da Universidade de São Paulo (1986)
>>> Guerra Dos Tronos: As Cronicas De Gelo E Fogo - Livro 1 de George R. R. Martin pela Leya Brasil (2010)
>>> O Encanto Do Mar E O Som Do Trovão de L. Batista pela Madras
>>> O Encanto Do Mar E O Som Do Trovão de L. Batista pela Madras (2025)
>>> Rei Do Inverno de Bernard Cornwell pela Record (2008)
>>> Operação Laguna - os Brasileiros na Guerra do Iraque de Francisco Mendonça pela Comunicação (1984)
>>> Historia da Psicologia Moderna de Duane P Schultz e Sydney Ellen Schultz pela Cultriz (2001)
>>> O Encanto Do Mar E O Som Do Trovão de L. Batista pela Madras
>>> Dialética da Família de Massimo Canevacci pela Brasiliense
>>> Princesa Das Águas de Paula Pimenta pela Galera (2016)
>>> A Trilogia Do Mago Negro (3 Livros - O Clã Dos Magos , A Aprendiz E O Lorde Supremo) (portugues Do Brasil) de Trudi Canavan pela Novo Conceito (2013)
>>> Perry Rhodan - Lua cheia de perigos de Clark Dalton pela Ediouro (1990)
>>> Diabo no Imaginário Cristão de Carlos Roberto F Nogueira pela Edusc (2000)
>>> O Passo - Bandeira / Uma História de Aviadores de Oswaldo França Júnior pela Nova Fronteira (1984)
>>> Maze Runner: Correr Ou Morrer (Box Com 5 Volumes) de James Dashner pela V&r (2012)
>>> Cor Denominada - Estudos Sobre a Classificação Étnico-racial de José Luis pela Uerj (2007)
>>> Minha Amy: A Vida Que Partilhamos de Tyler James pela Agir (2021)
>>> O alto da colina de Irwin Shaw pela Abril Cultural (1985)
>>> Batismo de Fogo de Mario Vargas Llosa pela Record
>>> Felicidade A Parte de Lolly Winston pela Rocco (2010)
>>> Contos De Amor Rasgados de Marina Colasanti pela Rocco (1986)
>>> Tudo Tem Seu Preço de Zibia Gasparetto pela Vida E Consciência (2002)
>>> Jovens Para Sempre de Sidnei Oliveira pela Integrare Editora (2012)
EDITORIAIS >>> Digestivo 5 anos

Segunda-feira, 11/4/2005
Depoimento
Andréa Trompczynski
+ de 1200 Acessos

É certa a evolução das pessoas que escrevem. O tempo passa e precisam de menos tempo trabalhando em um texto. Devo estar fazendo o caminho contrário, como sempre. Não lembro de algum texto que houvesse pedido tanto minha atenção e houvesse me desgastado tanto quanto este, um depoimento sobre nossa relação com o Digestivo Cultural, que o Julio pediu há algumas semanas. Atrasado, atrasadíssimo.

Minha primeira tentativa foi contar a história de como perdi a inocência lendo todos daqui, presentes e passados. Foram horas procurando nos arquivos de 2001. Recordei momentos de alegrias e raivas vividas: quando destruíam meus sonhos dourados de publicar um livro no Brasil; quando mostravam os pés-de-barro de meus ídolos, antes intocáveis; quando pisavam sem dó ou piedade na minha ilusão de que uma faculdade faria de mim "alguém". Dos livros que li, muitas vezes somente para discordar da opinião do Julio, e, algumas vezes não conseguir, como aconteceu no caso de Paulo Francis e Nietzsche, que ele apresentou a mim através de seus comentários e críticas. Quis linkar todos os textos pioneiros dentro do Digestivo, geradores de muitas linhas de pensamento que hoje são comuns na internet, mais críticas, mais ácidas e sem medo de textos longos. O texto estava tão cheio de links e nomes de livros e escritores, que mais parecia um blog. Nada contra aquelas palavras sublinhadas, mas não era o que eu queria.

Tentei, então, contar a história sentimental. Das tardes em que eu passava imprimindo o Digestivo inteiro para ler na cama, porque, naquela época eu ainda não havia desenvolvido o hábito de ler na tela; de quando, dentro da clínica onde estive internada para tratamento daqueles tais problemas que tive no passado e vocês já sabem, pedia ao meu irmão que me enviasse o Digestivo pelo correio, e de lá, em meio tantas pessoas que eram tragédias vivas, aqueles papéis tornaram-se meu porto seguro. Um ponto de contato com um mundo real, onde algumas pessoas ainda pensavam. De quando vasculhei tudo o que o Julio já havia escrito, como se houvesse aberto seus diários do tempo em que era um adolescente de cabelos longos. Do quanto eu ficava feliz como uma fã dos Beatles que guarda um pedaço da camisa do John Lennon, quando um deles respondia pessoalmente algum comentário meu. Mas, ficou meio bobo, eu parecia mesmo uma fã dos Beatles e desisti da linha sentimental.

Então criei uma história sobre uma brincadeira que fiz certa vez, chamando o Digestivo de Faculdade Virtual de Letras e Literatura Digestivo Cultural, para contar coisas dos bastidores, que o leitor não sabe. Desse aprendizado uns com os outros. O Fabio (Silvestre Cardoso) via Messenger, iluminando meu caminho técnico, com um senso de humor que nunca vi melhor –ou pior, dependendo do ponto de vista do interlocutor, ensinando-me tudo o que eu, distraída entre fraldas e mamadeiras e tropeçando em brinquedos espalhados pelo chão, não tenho tempo de aprender. E o Julio, numa paciência digna de um psiquiatra ou professor, me dando a mão em muitos momentos em que caio nos buracos escuros da minha alma, e quero desistir para sempre de escrever quando uma revista de papel, dessas que se pode pegar, não aceita publicar um texto meu do Nietszche conversando com o Exu num Ilê. Ele me consola, deixando que aqui eu escreva o que bem eu sonhar, Sêneca explicando o consumismo desenfreado da personagem da novela das oito, se assim eu desejar. Ele me conta notícias do mundo das pessoas e às vezes o odeio por exatos cinco minutos quando ele insiste em colocar meus pés esquizóides no chão. Mas achei que não iriam acreditar que aprendemos assim, uns com os outros e que gostamos sinceramente uns dos outros.

Então, leitor, acho que não encontrei o tom certo. Por isso contei essa história, para fazê-los saber que eu tenho um sério problema para escrever sobre coisas que amo. Sobre pessoas que amo. Sou parcial, egoísta. Passional. Nada racional, a ponto de ficar abestalhada quando alguém me diz que não, não conhece o Digestivo. Subo nas tamancas e já vou abrindo a página e mostrando tudo para o pobre coitado que, muitas vezes, nem se interessa por coisas assim. Mas, tenho sempre uma esperança que pelo menos a minha vítima possa, um dia, quem sabe, duvidar também de que o Umberto Eco seja um erudito. Ou do Jô Soares, o que já estaria bom.


Andréa Trompczynski
Segunda-feira, 11/4/2005

Mais Digestivo 5 anos
Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




Espera Dos Filhos Da Luz Mensagens - Edição de 2010
Ana Maria Braga
Harpercollins
(2010)



Livro Comunicação Em Tempo Real Lost, 24 Horas, Sex And The City e o Impacto Das Novas Séries De TV
Cássio Starling Carlos
Alameda
(2006)



Livro Religião Vencendo o Passado
Zibia Gasparetto
Vida e Consciência
(2008)



Civilização Guerra e Chefes Militares
J. B. Magalhães
Biblioteca do Exército
(2000)
+ frete grátis



Calico Joe - Ficção - Literatura
John Grisham
Rocco
(2012)



eMotion Cards
Marilynn Jorgensen
Emotion Company
(2006)



Nas Pegadas de uma Espera
Oto Ferreira Álvares
Thesaurus
(2007)



Supernanny: Consejos Practicos y Sensatos para Educar a Tus Hijos
Jo Frost
Booket
(2012)



Pesquisa de Marketing - Uma Orientação Aplicada - 4ª Ed.
Naresh Malhotra
Bookman
(2006)



Ancora Medicinal - Para Conservar A Vida com saúde
Francisco da Fonseca Henriquez
Atelie
(2004)





busca | avançada
68515 visitas/dia
2,1 milhões/mês