O turista imobiliário | Marta Barcellos | Digestivo Cultural

busca | avançada
52275 visitas/dia
1,7 milhão/mês
Mais Recentes
>>> Começa o Cerrado Cup, o maior circuito itinerante de e-sports do DF
>>> “Malina” é o primeiro e único romance de uma trilogia inacabada da austríaca Ingeborg Bachmann
>>> Kitchen, de Banana Yoshimoto
>>> Galeria de Arte São Luís: 1959-1966
>>> Um ano no Japão: Descubra o Japão que vai além dos roteiros turísticos
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> A dobra do sentido, a poesia de Montserrat Rodés
>>> Literatura e caricatura promovendo encontros
>>> Stalking monetizado
>>> A eutanásia do sentido, a poesia de Ronald Polito
>>> Folia de Reis
>>> Mario Vargas Llosa (1936-2025)
>>> A vida, a morte e a burocracia
>>> O nome da Roza
>>> Dinamite Pura, vinil de Bernardo Pellegrini
>>> Do lumpemproletariado ao jet set almofadinha...
Colunistas
Últimos Posts
>>> O coach de Sam Altman, da OpenAI
>>> Andrej Karpathy na AI Startup School (2025)
>>> Uma história da OpenAI (2025)
>>> Sallouti e a história do BTG (2025)
>>> Ilya Sutskever na Universidade de Toronto
>>> Vibe Coding, um guia da Y Combinator
>>> Microsoft Build 2025
>>> Claude Code by Boris Cherny
>>> Behind the Tech com Sam Altman (2019)
>>> Sergey Brin, do Google, no All-In
Últimos Posts
>>> Política, soft power e jazz
>>> O Drama
>>> Encontro em Ipanema (e outras histórias)
>>> Jurado número 2, quando a incerteza é a lei
>>> Nosferatu, a sombra que não esconde mais
>>> Teatro: Jacó Timbau no Redemunho da Terra
>>> Teatro: O Pequeno Senhor do Tempo, em Campinas
>>> PoloAC lança campanha da Visibilidade Trans
>>> O Poeta do Cordel: comédia chega a Campinas
>>> Estágios da Solidão estreia em Campinas
Blogueiros
Mais Recentes
>>> Um rio dez vezes maior que o segundo maior rio
>>> O centenário de Contos Gauchescos
>>> Revista Jukebox em São Paulo
>>> Susan Sontag em carne e osso
>>> Literatura e caricatura promovendo encontros
>>> Literatura e caricatura promovendo encontros
>>> Literatura e caricatura promovendo encontros
>>> Literatura e caricatura promovendo encontros
>>> Literatura e caricatura promovendo encontros
>>> Literatura e caricatura promovendo encontros
Mais Recentes
>>> Estudos de Literatura Brasileira de Douglas Tufano pela Moderna (1983)
>>> Por Onde Anda A Virtude? (coleção Letras Italianas) de Fernanda Pivano pela Berlendis E Vertecchia (2002)
>>> Mãos em Evolução de Mauricio Moscovici pela Med Line (2014)
>>> Fundamentos de Matemática Elementar 4 de Gelson Iezzi e Samuel Hazzan pela Atual (2013)
>>> Fundamentos de Matemática Elementar 7 de Gelson Iezzi pela Atual (2013)
>>> A Assustadora História Da Medicina de Richard Gordon pela Ediouro (1995)
>>> Curso de Vinhos de Jancis Robinson pela Cotovia (1999)
>>> Chave da provisão infinita de Masaharu Taniguchi pela Seicho no Ie (2007)
>>> As Uvas E O Vento de Pablo Neruda pela L&pm (2010)
>>> Hq Marvel 99 - 4 revistas: 1,2,3,8 de Vários Autores pela Abril (1998)
>>> O Castelo Animado de Diana Wynne Jones pela Record (2007)
>>> As Melhores Histórias De Sherlock Holmes de Arthur Conan Doyle pela L&pm (2010)
>>> Toda Sua de Sylvia Day pela Paralela (2012)
>>> Chok Leyisrael - Bereshit (Edição Bilíngue) de Rav Yoseph Milstein pela Rdx (2017)
>>> Manifesto Do Partido Comunista de Karl Marx pela Martin Claret (2009)
>>> Um Longo Domingo De Noivado de Sébastien Japrisot pela Asa (1991)
>>> Memórias de Sherlock Holmes de Sir Arthur Conan Doyle pela Martin Claret (2007)
>>> Felicidade não tem cor (2º ed. - 37º impressão) de Julio Emílio Braz - Odilon Moraes pela Moderna (2009)
>>> A Abadia De Northanger de Jane Austen pela L&pm (2014)
>>> Um Estudo Em Vermelho de Sir Arthur Conan Doyle pela L&pm (2008)
>>> Fiz O Que Pude (2º edição - 56º impressão) de Lucilia Junqueira De Almeida Prado pela Moderna (2011)
>>> Regras de Futebol Interpretação Das Leis do Jogo de Leopoldo Sant'Ana pela Cia Brasil
>>> O Príncipe de Maquiavel pela L&pm (2025)
>>> O Signo Dos Quatro de Sir Arthur Conan Doyle pela Martin Claret (2009)
>>> The Luxe Food Lovers Companion de Sharon Tyler Herbst e Ron Herbst pela Barrons (2009)
COLUNAS

Quinta-feira, 14/8/2014
O turista imobiliário
Marta Barcellos
+ de 5900 Acessos

Tem gente que mora a vida inteira na mesma casa, outros já perderam a conta dos endereços. Particularmente, acredito que o movimento de mudar - de moradia, de emprego, de interesses - é salutar, de tempos em tempos. Por isso, andei pensando em trocar de apartamento, naquele tipo de negócio em que é preciso praticamente sincronizar a venda do imóvel próprio com a compra de outro.

Eu tinha uma turva lembrança da encrenca que isso era, por uma experiência anterior em São Paulo, mas mesmo assim não desanimei: estava entusiasmada com o plano, que parecia bastante factível. Na prática, porém, percebi que a ideia de escancarar o aconchego de meu lar para a curiosidade de estranhos me agradava bem menos do que espiar o apartamento alheio. Estaria eu descobrindo a minha faceta de turista imobiliário?

Este tipo de turista é tão conhecido no setor que os lançamentos imobiliários parecem dispostos a aceitá-los como uma espécie de "animadores" - penetras bem vindos para agitar a festa. São casais sem programa para o fim de semana que entram e saem de estandes de vendas e apartamentos artificialmente decorados por construtoras, dando uma movimentação ao lugar que pode acabar fisgando o único comprador verdadeiramente interessado que surgir por ali: com tanta gente aparentemente interessada, o pobre (ou melhor, o único "rico" da história) imagina que precisa fechar o negócio rapidamente. Antes dos "outros". É algo semelhante à estratégia do anúncio de "últimas unidades à venda", ou, ainda, de "último lugar disponível" (em sites de passagens aéreas ou hotéis).

Mesmo em imóveis usados ou para alugar, não deve ser coincidência que os interessados (e pseudointeressados) se esbarrem tanto durante a procura: tudo indica que os corretores cuidam direitinho para criar um clima de concorrência. Justo quando você está examinando a cozinha, e constatando que seu espaço jamais será suficiente abrigar uma mesa, chega outra família para olhar o mesmo imóvel. Que cozinha pequena! - é o que lhe ocorre comentar, apenas para mostrar o defeito ao agora rival, já que de repente lhe dá uma enorme vontade de ganhar aquela parada.

Mas digamos que você não seja tão influenciável e, como eu, esteja em busca de um negócio que agrade verdadeiramente a todos - o comprador de seu antigo apartamento, o vendedor do novo e os corretores que provavelmente merecem a comissão por aturarem tanto turista imobiliário. É aí que uma qualidade se torna imprescindível: a paciência. Ao decidir abrir as portas de seu imóvel para um suposto pretendente (depois de gastar uma hora guardando dezenas de objetos que estavam inexplicavelmente fora de lugar), eis que ele surge como uma esfinge, e não como o sujeito com as dúvidas naturais de quem pretende morar no local. Se o corretor não o fizer, você mesmo quebra o silêncio; tagarela sobre as vantagens de morar ali e até é sincero sobre seus motivos para se mudar. Nada. No dia seguinte, nem um telefonema do corretor. Você nunca saberá se perdeu seu tempo por causa de um turista imobiliário ou de um corretor que mostra imóveis de dois dormitórios a quem insistiu que só quer de três.

Finalmente, chega a sua vez de entrar na casa alheia. Se ela estiver vazia, sem móveis, será divertido planejar como dispor os seus em cada cômodo. Imaginar como seria a sua vida, apreciando o sol da manhã batendo na sala, conforme enfatiza o corretor. Diante de um banheiro antigo, a possibilidade de uma reforma, os armários embutidos perfeitos, quem sabe a banheira tão sonhada. Naquela casa, com tantas qualidades exaltadas pelo corretor que você esquece ser parcial, finalmente encontrará a paz, a vida perfeita. Claro que você ainda não viu a vaga impossível na garagem nem o barzinho infernal localizado bem em frente.

Na hora do sonho, é possível entender a existência do turista imobiliário. Sonhar a vida perfeita, a do comercial de margarina, não custa nada neste tipo de turismo. E a experiência é bem mais intensa do que a de ler sobre viagens exóticas e milionárias em cadernos e sites de viagens - com contingente de leitores composto muito mais por sonhadores do que por turistas com dinheiro para as tais aventuras.

O sonho individualizado, porém, pode ser perturbado, no caso de o turismo imobiliário incluir um imóvel ainda ocupado. Você entrará por cômodos com porta-retratos e notará os objetos alheios que não foram guardados em seus devidos lugares. Saberá que perfume o proprietário usa, ou que come banana no café da manhã.

Numa situação assim, fui recebida por uma senhora proprietária que não parecia nem um pouco constrangida com a situação. Aproveitou para contar a história de sua vida, como o marido falecido era perfeito, como os netos brincaram na varanda mas depois sumiram de vista na adolescência. Eu não sabia se media com os olhos o tamanho da cozinha ou se aceitava o cafezinho.

Ela parecia disposta a escolher, por simpatia, a quem vender o apartamento onde fora feliz por tantas décadas. Fiquei comovida. No elevador, no entanto, me surpreendi com as informações do corretor: a tal senhora aceitava, sim, contrapropostas ao valor elevado que estabelecera. Mas, na hora "H", costumava dar para trás, e tirava o imóvel de venda por meses, ou mesmo anos.

Foi assim que descobri o outro tipo "turismo" no setor de imóveis: o do proprietário que revisita a sua própria vida (idealizada?), utilizando para isso os interessados em morar no seu lar doce lar.


Marta Barcellos
Rio de Janeiro, 14/8/2014

Quem leu este, também leu esse(s):
01. Confissões pandêmicas de Julio Daio Borges
02. O Brasil que eu quero de Luís Fernando Amâncio
03. Morrer, na literatura de Marta Barcellos
04. Clube de Leitura Cult de Eugenia Zerbini
05. Carregando o Elefante de Marilia Mota Silva


Mais Marta Barcellos
Mais Acessadas de Marta Barcellos em 2014
01. Esquerda x Direita - 24/10/2014
02. Escritor: jovem, bonito, simpático... - 5/9/2014
03. O turista imobiliário - 14/8/2014
04. Quase cinquenta - 14/3/2014
05. Família - 3/1/2014


* esta seção é livre, não refletindo necessariamente a opinião do site



Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




Guerra Civil 489
Stuart Moore
Novo Século
(2014)



Os Nacionalismos
Paulo Martinez
Scipione
(1996)



Testemunhos De Amor
Maria Salvador
Lachâtre
(2004)



O Dossiê Pelicano
John Grisham
Rocco
(1993)



Veja Sob Censura 1968-1976 566
Maria Fernanda Lopes Almeida
Jaboticaba
(2009)



A Redação de Trabalhos Acadêmicos - Teoria e Prática
Orgs. Claudio Cezar Henriques, Darcilia Marindir Simoes
Eduerj
(2004)



Vagabond 27
Takehiko Inoue
Conrad
(2003)



Simples e Complexos - Visão Espírita de Temas Diversos
Alessandro Viana Vieira de Paula
Fráter
(2014)



Um Verso a Cada Passo a Poesia na Estrada Real
Angela Leite de Souza
Autentica
(2015)



Como Proust Pode Mudar Sua Vida
Alain De Botton
Rocco
(1999)





busca | avançada
52275 visitas/dia
1,7 milhão/mês