Sobre blogs e blogueiros | Digestivo Cultural

busca | avançada
60311 visitas/dia
2,2 milhões/mês
Digestivo Cultural
O que é?
Quem faz?

Audiência e Anúncios
Quem acessa?
Como anunciar?

Colaboração e Divulgação
Como publicar?
Como divulgar?

Newsletter | Disparo
* Histórico & Feeds
TT, FB e Instagram
Últimas Notas
>>> A Eclosão do Twitter, de Nick Bilton
>>> Em Busca da Terra do Nunca... e Johnny Depp
>>> A aquisição do Whatsapp, pelo Facebook, por 19 bilhões de dólares
>>> Django Unchained, de Quentin Tarantino
>>> O assassinato e outras histórias, de Anton Tchekhov
>>> The Zen of Bennett, com Tony Bennett
>>> Philip Seymour Hoffman (1967-2014)
>>> Toda Poesia, de Paulo Leminski
Temas
Mais Recentes
>>> Os 60
>>> O Mito da Eleição
>>> Como sobreviver ao Divórcio de Ricardo Lísias
>>> Era uma vez
>>> Política e Cidadania no Sertão do Brasil (parte 2)
>>> Histórias de superação que não fazem sucesso
>>> Proust, rugas e colesterol
>>> Kurt Cobain; ou: I Miss the Comfort in Being Sad
>>> Eu podia estar matando, podia estar roubando
>>> Quem Resenha as Resenhas de Som?
Colunistas
Mais Recentes
>>> Idade
>>> Origens
>>> Protestos
>>> Millôr Fernandes
>>> Daniel Piza (1970-2011)
>>> Steve Jobs (1955-2011)
Últimos Posts
>>> Redigir com Ana Elisa Ribeiro
>>> Erudito nas igrejas de SP
>>> As Quatro Estações 2003
>>> Filosofia e Jornalismo
>>> Grieg, Chopin e Saint-Saëns
>>> O homem ideal
>>> Mozart K622 com Julian Bliss
>>> La Cañada
>>> Friday Night in San Francisco
>>> Wittgenstein e o Deus Predador
Mais Recentes
>>> Harold Ramis (1944-2014)
>>> Sergio Britto & eu
>>> Para o Daniel Piza. De uma leitora
>>> Joey e Johnny Ramone
>>> A Cultura do Consenso
>>> De Kooning em retrospectiva
>>> Delírios da baixa gastronomia
>>> Jane Fonda em biografia definitiva
Mais Recentes
>>> Jaime Pinsky
>>> Luis Salvatore
>>> Catarse
>>> Chico Pinheiro
>>> Sheila Leirner
>>> Guilherme Fiuza
Mais Recentes
>>> Caixa Postal
>>> Nova Seção Livros
>>> Digestivo no Instagram
>>> 2 Milhões de Pageviews
>>> 40 mil seguidores no Twitter
>>> Comentários via Facebook
Mais Recentes
>>> Dados para dissecar um colunista?
>>> Eu também sou concretista
>>> Gerundismo
>>> Música Popular, não
>>> Cinema brasileiro em debate
>>> Os Axiomas Populares de Thom Yorke
>>> É tudo (in)verdade
>>> A suprema nostalgia
>>> A suprema nostalgia
>>> As Aventuras de Sherlock Holmes
LIVROS
Mais Recentes
>>> Álbum da Copa do Mundo 2014 - Fifa World Cup Brasil - Capa Dura
>>> Gossip Girl - Me Dê Uma Chance
>>> A Filha da Tsarina
>>> O Evangelho Segundo Judas
>>> O Dominador
>>> Corvo Negro
>>> Almanaque 1964
>>> As Sombras de Longbourn
>>> O Silêncio do Algoz
>>> Poesia e Polícia
>>> A paixao medida
>>> Um Outro Amor
>>> Nova Gramática Finlandesa
>>> O Mesmo Mar
>>> Eu Sou Proibida
>>> Dias Perfeitos
>>> Romance com pessoas
>>> Quarenta dias
>>> Cavaleiros
>>> Casa de Segredos
>>> Cartografia da Justiça no Brasil
>>> Homens Difíceis
>>> A Capitoa
>>> Caninos Em Família
>>> O Caminho de Ida
>>> No Caminho da Vitória
>>> O Caminho da Paz
>>> A Guerra que Matou Aquiles
>>> Um Bom Rapaz
>>> O Bispo
>>> Biomecânica Básica do Sistema Musculoesquelético
>>> Biologia Vegetal
>>> Biologia Molecular Básica
>>> Biologia celular e molecular
>>> Bilhões e lágrimas
>>> O Bicho Alfabeto
>>> Belleville
>>> Beco dos Mortos
>>> Bazinga!
>>> As Aventuras de Pedro Coelho
>>> Lira Grega - Antologia de Poesia Arcaica
>>> A Filosofia como Crítica da Cultura
>>> Humor é Coisa Séria
>>> Pensar o Contemporâneo
>>> Arquitetura Grega e Romana
>>> As Neurociências - Questões Filosóficas
>>> Aventuras de Alice no País das Maravilhas
>>> Autodesk Revit Architecture 2014
>>> Autobiografia Não Autorizada
>>> Austenlândia
COLUNAS >>> Especial Blogs

Sexta-feira, 27/5/2005
Sobre blogs e blogueiros
Daniela Castilho

+ de 18500 Acessos
+ 10 Comentário(s)

O que eu considero mais importante no que é chamado por muitos de “fenômeno dos blogs” é que, usando as melhores características que a internet possui – a tendência ao caos e a liberdade de expressão – os blogs permitem que pessoas muito interessantes expressem a si mesmas. Eu não enxergo a blogsfera como um fenômeno jornalístico ou literário, não superestimo nem subestimo a simples existência dos blogs, não acredito que um ou vários blogs vão mudar o mundo: a maioria dos blogs que hoje são notícia, que são considerados importantes ou que são apenas populares simplesmente desaparecerão em alguns anos e serão totalmente esquecidos.

Volatilidade é a principal característica da internet
Talvez pelo fato do meio ser eletrônico e bastar um comando de delete para que um site inteiro seja pulverizado, talvez porque basta acabar a luz ou acontecer um defeito no computador para arquivos desaparecem, o fato é que a rede de computadores mundial não perpetua nada: qualquer coisa pode desaparecer em segundos, sem deixar rastro e ser rapidamente esquecida. Poucos saberiam citar de memória algum site ou página pessoal que tenha sido notícia há dez anos, que tenha sido destaque em alguma das também já desaparecidas revistas de internet – aquelas que traziam coleções de bookmarks, lembram delas? A memória, na internet é ainda mais volátil que no mundo real.

As páginas pessoais hospedadas em servidores gratuitos – tipo Geocities, AcmeCity, Fortunecity, etc. – foram febre na década de 90, seguidas pela febre dos sites de webcam, os grupos Yahoo!, os fóruns. Todas essas febres foram passageiras – e esquecidas. Quem saberia citar de memória hoje um endereço ou nome de uma página pessoal que foi famosa nos idos de 90? Quem lembra da Jennicam, ou da página pessoal do Turco Louco? E todos eles foram visitados por milhares de pessoas, foram considerados revolucionários, cada um a seu tempo – tudo isso, em um espaço de apenas dez anos, o que não é muito tempo.

E o que são os blogs?
Os blogs são simplesmente um espaço pessoal onde as pessoas podem exercitar e expressar a si mesmas, usando uma ferramenta simples e eficiente que permite que qualquer pessoa monte um sistema de publicação rapidamente, e passe a publicar o que quiser – sejam confissões do tipo diarinho, fotos da sua turma, contos, ensaios ou qualquer outra coisa – quando e de onde quiser.

A concepção do espaço pessoal virtual não mudou muito em pouco mais de uma década; o que mudou foi a ferramenta. Existe pouca diferença entre as antigas páginas pessoais hospedadas na Geocities e os blogs de hoje. O sistema de publicação dos blogs apenas concedeu maior autonomia e versatilidade às pessoas. O fato de existirem blogs jornalísticos, literários ou artísticos se deve ao fato de que o ser humano possui muitas facetas; todos os blogs têm seu lugar na Web, democraticamente, independente do assunto – como acontecia com as antigas páginas pessoais.

O principal elemento diferencial de um blog é quem é o dono dele e o que essa pessoa escreve. Blogs são interessantes porque as pessoas por trás deles são interessantes. Dizer que os blogs são um “grande fenômeno” é ser historicamente redundante e superestimar a ferramenta: as páginas pessoais já foram consideradas fenônemo, bem como os sites de webcam e os fotologs. Cada tecnologia é considerada “um fenômeno” enquanto está na moda, mas é rapidamente substituída por alguma outra coisa.

A essência da internet é que permanece imutável, o que importa, o grande fenômeno real é a rede em si e a liberdade de expressão e interatividade que proporciona às pessoas – seja em blogs, páginas pessoais, fotologs ou no Orkut.

Alguns blogs brasileiros
André Lemos - Um dos papas da cibercultura no Brasil, o professor-doutor da UFBA André Lemos tem um blog onde posta comentários sobre cibercultura, com uma coleção de links extremamente interessante.

Dudi Maia Rosa - O Dudi é artista plástico. Seu blog é silencioso, poucas palavras, muitas imagens: cartas, desenhos de seus filhos, esboços, fotos que ele tira pelas ruas. Dudi não tem preocupação em montar narrativas, nem em se explicar. São “reflexões imagéticas”, é um blog no estilo “vamos olhar o que acontece na cabeça desse artista plástico”, quase um “quero-ser-Dudi-Maia-Rosa”.

Reduto do Comodoro - Blog do cineasta Carlos Reichenbach. Não há muito mais a ser dito, exceto uma coisa: ele linca e comenta blogs de cinéfilos que entram em contato com ele e trata todos com aquela sua simpatia característica.

Marcelo Tas - O Tas é um cara muito interessante. Quem tem menos de 30 anos não tem idéia de quem era “Ernesto Varela” ou como o Tas simplesmente foi entrando pela porta da frente da TV, da imprensa, da multimídia, sem perguntar se podia fazer isso. Em tempos onde jornalistas ficam por aí apavorados com o que é que pode acontecer com seus empregos caso eles escrevam isso ou aquilo em blogs, ler o Tas é um alívio: ele fala o que pensa, sem se preocupar se é politicamente correto, se vão gostar, ou se vão jogar tomates virtuais nele.

Cabeza Marginal - Eles são vários – e várias. Homens e mulheres saídos de vários lugares do Brasil que escrevem, pintam, fotografam, fazem poesia e vídeo digital. É um dos poucos “blogs coletivos” que ultrapassou o simples nome de “blog” e pode ser chamado de “movimento artístico”. Os “marginais” não se explicam, apenas existem.

Verbeat - Eu gosto muito da turma toda do Verbeat mas tenho um favoritismo explícito e declarado pela Olivia (sem acento). O blog da Olivia (sem acento) chama-se Forsit e é mais que um blog: é um pequeno mundo virtual onde nem sempre as regras de funcionamento são as mesmas do mundo do lado de cá do computador. Olivia promove pequenos jogos de ilusão, fala sobre variados assuntos, faz ficção e pequenos flashmobs. Como ela mesma diz, ela tem um plano para dominar o mundo e, acreditem, deve ser infalível. Leiam aqui a explicação da Olivia do porquê de ninguém levar blogs a sério.

O homem da cartola e seus amigos “de direita”: os Wunderblogs - Não tem como falar de blog e não citar o Monsieur “ASS” e seus cúmplices. Os Wunderblogs são a prova viva de que muita gente leva blog a sério demais: eles têm uma vasta torcida do tipo “ame ou odeie”.

Bibi Box - Coleções de links, comentários sobre notícias. Tem de tudo um pouco, fotografia, cinema, quadrinhos, comidas estranhas, posters.

URLs Sinistras - Blog de Fábio Caparica com os endereços interessantes que ele vai encontrando pela Web. Você encontra coisas que não imaginaria que existem na internet.

Copy & Paste - Outro blog que existe há bastante tempo, desde 2002. É um blog dedicado a copiar e publicar posts de outros blogs, uma espécie de “compêndio” da blogsfera, o que dá oportunidade de sempre estar lendo “o melhor da blogsfera” e conhecer novos blogs.

Brainstorms - É um blog sobre publicidade, trazendo as propagandas e campanhas mais criativas, as premiadas e as mais polêmicas, com fotos e download dos vídeos.

Carreira Solo - Um blog para auxiliar as pessoas que são empreendedoras; traz entrevistas, dicas, reportagens e histórias de sucesso.

Blogs pelo mundo: idéias originais e surpreendentes
William Gibson - O Homem que Inventou o Ciberpunk tem um blog, e posta com alguma regularidade falando de cibercultura.

Neil Gaiman - O famoso escritor inglês criador do personagem Sandman dos quadrinhos é uma pessoa acessível, simpática e em seu blog conta sobre o que tem feito, responde e-mails de fãs e fala de seus livros.

Random Acts of Logic - O blog de Eric Grow, onde ele reflete sobre sua cultura de uma forma geral. Como ele mesmo diz: “We all have a unique outlook on life. This is mine. Enjoy”.

The News Blog by Steve and Jen - Notícias do mundo, comentadas.

Modern Art Notes - Tyler Green's modern and contemporary art blog - um blog sobre arte contemporânea, comentando exposições e notícias.

Boing Boing - Como o nome do blog diz, é “um diretório de coisas maravilhosas”. Notícias, curiosidades, lendas e fofocas.

We Make Money not Art - Invenções estranhas e objetos interessantes. Estranhos e incomuns “objetos de consumo”.

Apartment Therapy - Um dos blogs mais divertidos e criativos da blogsfera: a proposta é manter os leitores informados sobre decoração para apartamentos minúsculos, provendo os leitores com links e sugestões para implementar os pequenos espaços, deixá-los mais agradáveis e promover concursos de fotos desses pequenos apartamentos.

Post Secret - É um projeto muito interessante e sério: as pessoas são convidadas a enviar cartões postais de forma anônima para uma caixa postal contando um segredo que jamais contaram antes. Os cartões postais surpreendem pela criatividade e beleza.

Nota do Editor
Daniela Castilho é designer, diretora de arte e assina o blog MadTeaParty.


Daniela Castilho
São Paulo, 27/5/2005

Quem leu este, também leu esse(s):
01. Semana da Canção Brasileira de Débora Costa e Silva
02. Novos Melhores Blogs de Julio Daio Borges
03. Blogo, logo existo de Alexandre Inagaki


Mais Daniela Castilho
Mais Acessadas de Daniela Castilho em 2005
01. Sobre blogs e blogueiros - 27/5/2005
02. Cinema brasileiro em debate - 7/6/2005
03. Todos os amores acabam - 3/8/2005
04. Causos e coisas da internet - 11/11/2005
05. Diploma ou não diploma... não é esta a questão - 28/4/2005


Mais Especial Blogs
* esta seção é livre, não refletindo necessariamente a opinião do site

ENVIAR POR E-MAIL
E-mail:
Observações:
COMENTÁRIO(S) DOS LEITORES
23/5/2005
10h45min
Sobre pessoas interessantes. A Daniela matou a charada. Eu sempre li um blog interessante associando a genialidade de seu dono. É impossível dissociar as duas coisas. Impossível imaginar que alguém que escreva textos (posts, para não fugir à regra) notáveis possa ser, ao mesmo tempo, um ser insosso.
[Leia outros Comentários de Fernando Henrique]
23/5/2005
12h51min
Dani, Concordo. Precisamos parar de confundir a ferramenta com o artesão. Obrigado pela citação, estão todos os leitores convidados a colaborar com o carreirasolo.org
[Leia outros Comentários de Mauro Amaral]
23/5/2005
13h04min
Buenas! Nunca comentei aqui no DC, mas você merece. Só discordo sobre a relação entre autor e o blog. Acho também que muitas pessoas desinteressantíssimas escrevem ótimos blogs, e vice-versa. Mas estou com preguiça de continuar argumentando, então deixa pra lá. Concordando numa coisa: Só não fundo um fã-clube da Olívia por preguiça. Um beijo, Igor
[Leia outros Comentários de Igor]
23/5/2005
18h02min
O turco louco é o Mahir Cagri? Eu lembro dele, aliás lembro de vários outros sites e memes que as pessoas já esqueceram. Ah, muito obrigada pela citação e pelas dicas de blogs. Vou dar uma olhada neles. Beijos.
[Leia outros Comentários de Bibi]
23/5/2005
22h14min
Sempre fui resistente a essa idéia de diario virtual, mas sabe... depois de conhecer o seu e de ler esse artigo eu até me empolguei, quero um blog também! Todos nós sempre queremos expor nossas idéias sejam boas e novas ou não.
[Leia outros Comentários de Leiliane]
26/5/2005
05h43min
Reforçando a idéia de que há pessoas interessantes por trás dos blogs, sugiro o Elio Masatoshi Yoshikawa, um nissei de 20 anos, a trabalho no Japão, que contraiu um câncer e que, apesar das dificuldades em se movimentar, conseguiu postar até o momento derradeiro, sempre mostrando uma face otimista diante do inevitável. Creio que o blog foi um meio para Toshi combater a solidão, dentro de um hospital, num país cuja língua não dominava e em que os companheiros de patologia iam embora definitivamente, além de suavisar os momentos dramáticos porque passou.
[Leia outros Comentários de Okuda]
28/5/2005
11h43min
Oi Dani! Gostei muito do texto. Também me incomoda toda tentativa de classificação de blog como uma coisa em si mesmo. Mas é incrível como esse vício, de rotular, parece ainda longe de desaparecer, especialmente vindo da grande imprensa. E é isso mesmo: blog é um suporte, um meio, uma forma de publicação e isso tem propriedades importantes, como as que citaste - liberdade de expressão, facilidade. De resto o que importa, sempre, são as pessoas. Também concordo sobre a volatilidade, mas chamo atenção para uma leitura das tecnologias do ponto-de-vista da evolução. E, assim, talvez o formato blogs não venha a desaparecer ou ser substituído na mesma velocidade das páginas pessoais do Geocities, por exemplo, porque é uma evolução deste e, por que não?, de certa forma uma evolução dos grupos de discussão e fóruns, se pensarmos na convergência de várias características de cada um destes que estão hoje nos blogs. Acho que blogs, ou a evolução deles, vão mudar o mundo sim. hehe... Não porque são poderosos, mas porque até hoje nunca tivemos uma ferramenta que tornasse tão fácil a comunicação. E a comunicação muda o mundo. Ueba! Fico feliz com a citação e elogios à Verbeat, e nossa Ministra Olivia (sem acento) é mesmo o máximo! Aliás, ela VAI dominar o mundo! E vai mudar tudo, para bem melhor. ;) Grande beijo!
[Leia outros Comentários de Gejfin]
29/5/2005
19h51min
Quase um “quero-ser-Dudi-Maia-Rosa”... Deluxe! Obrigado pela atenção, Daniela!
[Leia outros Comentários de Dudi]
29/5/2005
22h19min
Mas estão mudando a web. Penso que os blogs são muito diferentes das antigas páginas pessoais. Dois motivos já demonstram isso: arquivos (historicidade) e comentários (diálogo/interação). Nos arquivos não só a memória do texto como, também, a memória da imagem, das metamorfoses do espaço. O formato blog permite ao blogueiro voltar o olhar sobre seus textos. Exotopia, aquilo que permite ao autor ver o todo de sua obra. O formato blog não só permite, mas provoca o diálogo, trazendo para dentro do texto a voz do outro. No meu entender, dizer que os blogs não são um fenômeno específico e diferenciado é o mesmo que dizer que a midia não evoluiu e que o Rádio e a TV não diferem muito. O blog não é somente uma ferramenta, assim como a web/internet não é apenas uma extensão de nossas faculdades (ou, tb, uma ferramenta). Blog (o aplicativo e a atividade) é um fenômeno cultural e, juntamente com outras tecnologias (rss, trackbacks, bookmarks colaborativos, ...), vai ser um ponto significativo de mudança na web. Abraço, Su
[Leia outros Comentários de Suzana]
16/10/2006
11h32min
É incrível como os blogs passaram de diários de adolescente para verdadeiros jornais...
[Leia outros Comentários de João Áquila]
COMENTE ESTE TEXTO
Nome:
E-mail:
Blog/Twitter:
* o Digestivo Cultural se reserva o direito de ignorar Comentários que se utilizem de linguagem chula, difamatória ou ilegal;

** mensagens com tamanho superior a 1000 toques, sem identificação ou postadas por e-mails inválidos serão igualmente descartadas;

*** tampouco serão admitidos os 10 tipos de Comentador de Forum.




>>> A trajetória de Ayrton Senna é contada em quadrinhos após 20 anos do acidente de Ímola
>>> Inscrições para a MVArte 2014
>>> Páscoa no País das Maravilhas
>>> Instituto Pombas Urbanas lança projeto inovador em Cidade Tiradentes
>>> "TerceiRisadas" estreia na Casa da Gávea
>>> Curso gratuito de Orquestra de Violões abre inscrições para novos alunos
* clique para encaminhar

Best Seller
Nova Fronteira
Editora Perspectiva
José Olympio
Madras Editora
Editora Record
Arquipélago Editorial
WMF Martins Fontes
Hedra
Globo Livros
Civilização Brasileira
Companhia das Letras
Cortez Editora
Editora Contexto
Bertrand Brasil
Editora Conteúdo
Intrínseca
LIVROS


AUSTENLÂNDIA
Por R$ 29,95
+ frete grátis



BIOMECÂNICA BÁSICA DO SISTEMA MUSCULOESQUELÉTICO
Por R$ 218,95
+ frete grátis



ALTOS VOOS E QUEDAS LIVRES
Por R$ 26,95
+ frete grátis



ANTES QUE SEJA TARDE
Por R$ 30,95
+ frete grátis



LIRA GREGA - ANTOLOGIA DE POESIA ARCAICA
Por R$ 37,95
+ frete grátis



DE CRISTO AOS JUDEUS DA CORTE
Por R$ 54,95
+ frete grátis



POLÍCIA PARANORMAL
Por R$ 39,95
+ frete grátis



DEIXA ELA ENTRAR
De R$ 49,90
Por R$ 41,95
Economize R$ 7,95



UM HOMEM DE SORTE
De R$ 29,90
Por R$ 14,99
Economize R$ 14,91



CURSO DE DIREITO DO TRABALHO
Por R$ 284,40
+ frete grátis



busca | avançada
60311 visitas/dia
2,2 milhões/mês