Causos e coisas da internet | Daniela Castilho | Digestivo Cultural

busca | avançada
79202 visitas/dia
2,3 milhões/mês
Mais Recentes
>>> 7ª edição do Fest Rio Judaico acontece no domingo (16 de junho)
>>> Instituto SYN realiza 4ª edição da campanha de arrecadação de agasalhos no RJ
>>> O futuro da inteligência artificial: romance do escritor paranaense Roger Dörl, radicado em Brasília
>>> Cursos de férias: São Paulo Escola De Dança abre inscrições para extensão cultural
>>> Doc 'Sin Embargo, uma Utopia' maestro Kleber Mazziero em Cuba
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> A pulsão Oblómov
>>> O Big Brother e a legião de Trumans
>>> Garganta profunda_Dusty Springfield
>>> Susan Sontag em carne e osso
>>> Todas as artes: Jardel Dias Cavalcanti
>>> Soco no saco
>>> Xingando semáforos inocentes
>>> Os autômatos de Agnaldo Pinho
>>> Esporte de risco
>>> Tito Leite atravessa o deserto com poesia
Colunistas
Últimos Posts
>>> Jensen Huang, da Nvidia, na Computex
>>> André Barcinski no YouTube
>>> Inteligência Artificial Física
>>> Rodrigão Campos e a dura realidade do mercado
>>> Comfortably Numb por Jéssica di Falchi
>>> Scott Galloway e as Previsões para 2024
>>> O novo GPT-4o
>>> Scott Galloway sobre o futuro dos jovens (2024)
>>> Fernando Ulrich e O Economista Sincero (2024)
>>> The Piper's Call de David Gilmour (2024)
Últimos Posts
>>> O mais longo dos dias, 80 anos do Dia D
>>> Paes Loureiro, poesia é quando a linguagem sonha
>>> O Cachorro e a maleta
>>> A ESTAGIÁRIA
>>> A insanidade tem regras
>>> Uma coisa não é a outra
>>> AUSÊNCIA
>>> Mestres do ar, a esperança nos céus da II Guerra
>>> O Mal necessário
>>> Guerra. Estupidez e desvario.
Blogueiros
Mais Recentes
>>> Bate-papo com Jeanette Rozsas
>>> Mais Kaizen
>>> O Cabotino reloaded
>>> Deleter
>>> O roteirista profissional: televisão e cinema
>>> Clínica de Guitarra de Brasil
>>> Vestibular, Dois Irmãos e Milton Hatoum
>>> Circo Roda Brasil
>>> Van Halen ao vivo em 1984
>>> O corpo-reconstrução de Fernanda Magalhães
Mais Recentes
>>> Nova História e Novo Mundo (col. Debates 13) de Frédéric Mauro pela Perspectiva (1969)
>>> O Gerente Eficaz Em Aco Drucker Peter Fer Ed. 2007 de Drucker pela Gen (2007)
>>> Um Ano Para Enriquecer de Napoleon Hill pela Record (1998)
>>> Leituras De Escritor de Moacyr Scliar pela Sm (2015)
>>> Formaciones Económicas Precapitalistas de Carlos Marx pela Anteo (1973)
>>> A Revolução das Bonecas de José Carlos Oliveira pela Sabiá (1967)
>>> Por Que Ninguém Me Disse Isso Antes?: Ferramentas Para Enfrentar Os Altos E Baixos Da Vida de Julie Smith pela Mixfly (2022)
>>> O Positivismo Jurídico: Lições Da Filosofia Do Direito de Norberto Bobbio pela Icone (1995)
>>> O Falecido Mattia Pascal de Luigi Pirandello pela Civilização Brasileira (1971)
>>> Inovaçao: A Arte De Steve Jobs de Carmine Gallo pela Lua De Papel (2010)
>>> Illustrated Directory Of Guitars de Ray Bonds pela Barnes & Noble (2006)
>>> Dinamite Mental de Napoleon Hill pela Citadel
>>> Amar e Ser Amado de Pierre Weil - Roland Tompakow Ilustrações pela Civilização Brasileira (1965)
>>> Manual De Introdução Ao Estudo Do Direito de Rizzatto Nunes pela Saraiva (2009)
>>> Maneiras De Amar - Como A Ciencia Do Apego Adulto Pode Ajudar Voce A Encontrar ¿ E Manter ¿ O Amor de Amir Levine pela Sextante (2021)
>>> Guia Atemporal Das Noivas Com Estilo de Carol Hungria pela 3R Studio (2018)
>>> Os Cinco Príncípios Essenciais De Napoleon Hill de Napoleon Hill pela Citadel Press (2022)
>>> Os Dez Mandamentos Da Etica de Gabriel Chalita pela Nova Fronteira (2003)
>>> O Quarto Em Chamas de Michael Connelly pela Suma (2018)
>>> Dinamite Mental de Napoleon Hill pela Citadel
>>> Venda À Mente, Não Ao Cliente de Jurgen Klaric pela Planeta Estrategia (2017)
>>> Processo Decisório de Max H. Bazerman pela Elsevier (2004)
>>> O que é leitura de Maria helena martins pela Brasiliense (1982)
>>> Atriz de Mônica de castro pela Vida E Consciencia (2009)
>>> Trilhando a linha do tempo da reforma de Aecep pela Aecep
COLUNAS >>> Especial Internet 10 anos

Sexta-feira, 11/11/2005
Causos e coisas da internet
Daniela Castilho
+ de 7000 Acessos

Eu tenho um velho caso de amor com a cidade de São Carlos. Comecei a ir para aquela cidade em 1991, quando uma amiga passou no vestibular da UFSCar. Passei quatro anos indo para lá, final de semana sim, outro sim. Na época, eu já trabalhava como designer gráfica e como autora e produtora de cursos para Ensino a Distância - que, como vocês podem adivinhar, eram impressos, vendidos em bancas de jornal, com professores tirando dúvidas dos alunos por carta, via correio, sim, com selo, envelope... (Alguém aí lendo se recorda dessas cousas? Elas ainda existem). Logo depois, comecei a trabalhar com cinema e vídeo, como designer. Em ambas as áreas, o meu maior diferencial era saber usar muito bem Macs e softwares gráficos, como o Adobe Photoshop 1.2 ou o Aldus Freehand ou ainda o QuarkXpress 1.0 - rapaz, e aquilo era "o bicho" em tecnologia. Em vídeo, editávamos usando o Toaster do Amiga - alguém aí lembra do selo "Amigos do Amiga", que muita gente usava em carros, pastas, etc.? - ou ilhas em beta, a última palavra em tecnologia. Claro, a Casablanca Finish, que é mais chique, usava já o Avid em estações Silicon.

Em 1995, um grande amigo meu, Arnaldo, de São Carlos, me chamou na sala da casa dele e falou "vou te mostrar uma coisa". Ligou o computador, digitou linhas no prompt do DOS e acionou uma traquitana barulhenta que rangeu e rangeu e conectou - segundo ele me disse, rindo de satisfação da minha cara de estranheza. Daí, abriu um software chamado Netscape Gold. Digitou umas coisas na barra daquilo e uma tela branca escrito "Yahoo" apareceu. "Que diabos é isso?", eu perguntei; "Internet", ele respondeu, sorrindo. Tinha GIFs animados. Coloridos.

Dali para eu largar tudo que andava fazendo e ir trabalhar com ele demorou uns dois filmes e poucos meses. Ele estava abrindo um dos primeiros provedores de acesso comerciais do Brasil - existe até hoje, a famosa Linkway, de São Carlos - e eu fui trabalhar com ele. Ele dizia que internet era a minha cara, multimídia, dinâmica, tecnológica.

Minha primeira página pessoal foi na Geocities, recém-fundada. Eu tinha um e-mail [email protected] (que, obviamente, não existe mais). Foi nessa época que inventei o nick DaniCast, porque era um nome que nunca dava problema no momento de registrar, era bastante único para eu usar nos canais do IRC, como usuário em sites, etc. O servidor era Apache, em Workstation Solaris.

Comecei a fazer sites e muitas outras coisas nessa época. Foi através do link rápido do servidor do meu amigo Arnaldo que eu baixei o videoclip do NIN "Perfect Drug". Tinha uns 12 megas e levou quase dois dias para baixar. Conectávamos num modem de 14.400, usando Trumpet, um software que mais dava pane que funcionava. Eu lia e-mail no Pine, direto no prompt do Unix. Escrevia HTML em bloco de notas, mas logo depois saiu um software bacaninha chamado Hot Dog Pro, que facilitava muito a vida. E, acreditem ou não, o Frontpage da Microsoft já fez queixos caírem, quando foi lançado em 1997. Era WYSIWYG!!!!!! (What You See Is What You Get). O sonho de quem ama diagramar.

Meu primeiro flash - tenho aqui em back-up! - foi feito com Flash 1.5 (acho eu, ou 2.0) para uma campanha maluca que meu amigo Arnaldo inventou para tentar ajudar a libertar um país chamado Timor Leste, do qual eu nunca tinha ouvido falar. Isso foi em 1996.

Alguns anos depois (em 1998 ou 1999), um outro amigo meu, o Michel Lentz, inventou que todos nós, que estávamos então trabalhando com multimídia a pleno vapor, deveríamos montar uma associação. Chamava-se PROMIT - Associação dos Profissionais de Mídia Interativa. Michel era grande fã de Real Audio, um dos primeiros softwares de streaming áudio e vídeo da internet - que era um verdadeiro horror, com as imagens soluçantes e o áudio que parava de dois em dois minutos para fazer buffering.

Mas eu fui sentir mesmo o que era a internet em 2000, quando comecei a fazer add-ons para The Sims. Em termos profissionais, era uma das poucas coisas que eu ainda não tinha feito - porque já tinha passado por revista, publicidade, cinema, vídeo, multimídia, internet, até VRML - participei de uma comunidade de criadores para VRML que existe até hoje, a CyberTown - mas faltava alguma coisa em games!

Comecei com um site bem modesto, fazendo umas coisinhas para colocar no jogo - papéis de parede, pisos e skins, que nada mais eram que bitmaps adaptados, depois objetos e finalmente, meshes - e coloquei on-line para dividir com outros jogadores que, como eu, achavam que faltavam umas coisinhas mais legais para temperar o jogo. Sabe onde isso foi parar, graças à internet? Eu criei mais de 600 objetos e 2000 skins e meshes em quase 3 anos, distribuídos em mais de 40 sites em 14 línguas. Recebia e-mails da Austrália, Rússia e Japão, de pessoas me dizendo como gostavam das minhas criações, como as coisinhas que eu fazia eram lindas e davam prazer a elas, em seus jogos. Mas eu senti a medida da minha fama virtual quando entrei uma vez no chat oficial dos desenvolvedores da Maxis americana (The Sims é da Eletronic Arts) e fui soterrada por uma avalanche de fãs virtuais. Rapaz, até os desenvolvedores do jogo sabiam quem era eu, sempre no meu nick DaniCast.

Em 2003, abri meu blog, o afamado Chá. Fiz amigos, tenho alguns visitantes ilustres que deixam comentários ilustres, uso meu site para fazer uma propaganda básica do meu trabalho. No começo desse ano, fui selecionada para a Bienal de Florença por pessoas que viram meu trabalho artístico numa galeria virtual. Também obtive meu atual trabalho de coordenadora da Educine através da internet.

Continuo apenas remediada, estou longe de ficar rica - embora existam muitas lendas sobre as PontoCom, tão poderosas a ponto de quebrar a Nasdaq em 2001 - mas tenho me divertido muito. Isso tudo é internet. E o mais bacana é que continua aí, cada vez mais acessível, cada vez mais espalhada. Feliz aniversário, Dona Internet.

Nota do Editor
Daniela Castilho é designer, diretora de arte e assina o blog MadTeaParty.


Daniela Castilho
São Paulo, 11/11/2005

Mais Daniela Castilho
Mais Acessadas de Daniela Castilho em 2005
01. Sobre blogs e blogueiros - 27/5/2005
02. Cinema brasileiro em debate - 7/6/2005
03. Todos os amores acabam - 3/8/2005
04. Diploma ou não diploma... não é esta a questão - 28/4/2005
05. Causos e coisas da internet - 11/11/2005


Mais Especial Internet 10 anos
* esta seção é livre, não refletindo necessariamente a opinião do site



Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




Memória
Jonathan K. Foster - Camila Werner
Lpm
(2011)



Podemos dizer adeus mais de uma vez
David Servan-Schreiber
Fontanar
(2011)



Livro Relativismo
Raymond
Loyola
(2010)



Guia Completo De Aromaterapia
Joanna Hoare
Pensamento
(2010)



Ser Médium
Carlos A. Baccelli
Didier
(1997)



Por Que o Uso da Droga
Menyr A. B. Zaitter
Do Autor



Livro Gibis Azumanga Daioh 4
Kiyohiko Azuma
New Pop
(2015)



O despertar do bebê: práticas de educação psicomotora
Janine Lévy
Martins fontes
(2001)



Livro Saúde Eu Não Consigo Emagrecer A dieta francesa que conquistou mais de 30 milhões de leitores
Pierre Dukan; Ana Adao
Best Seller
(2012)



Livro Religião Os Mistérios da Vida de Jesus
Dom João E. M. Terra Sj
Ave Maria
(2009)





busca | avançada
79202 visitas/dia
2,3 milhões/mês