Convivendo com a Gazeta e o Fim de Semana | Julio Daio Borges | Digestivo Cultural

busca | avançada
52275 visitas/dia
1,7 milhão/mês
Mais Recentes
>>> Começa o Cerrado Cup, o maior circuito itinerante de e-sports do DF
>>> “Malina” é o primeiro e único romance de uma trilogia inacabada da austríaca Ingeborg Bachmann
>>> Kitchen, de Banana Yoshimoto
>>> Galeria de Arte São Luís: 1959-1966
>>> Um ano no Japão: Descubra o Japão que vai além dos roteiros turísticos
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> A dobra do sentido, a poesia de Montserrat Rodés
>>> Literatura e caricatura promovendo encontros
>>> Stalking monetizado
>>> A eutanásia do sentido, a poesia de Ronald Polito
>>> Folia de Reis
>>> Mario Vargas Llosa (1936-2025)
>>> A vida, a morte e a burocracia
>>> O nome da Roza
>>> Dinamite Pura, vinil de Bernardo Pellegrini
>>> Do lumpemproletariado ao jet set almofadinha...
Colunistas
Últimos Posts
>>> O coach de Sam Altman, da OpenAI
>>> Andrej Karpathy na AI Startup School (2025)
>>> Uma história da OpenAI (2025)
>>> Sallouti e a história do BTG (2025)
>>> Ilya Sutskever na Universidade de Toronto
>>> Vibe Coding, um guia da Y Combinator
>>> Microsoft Build 2025
>>> Claude Code by Boris Cherny
>>> Behind the Tech com Sam Altman (2019)
>>> Sergey Brin, do Google, no All-In
Últimos Posts
>>> Política, soft power e jazz
>>> O Drama
>>> Encontro em Ipanema (e outras histórias)
>>> Jurado número 2, quando a incerteza é a lei
>>> Nosferatu, a sombra que não esconde mais
>>> Teatro: Jacó Timbau no Redemunho da Terra
>>> Teatro: O Pequeno Senhor do Tempo, em Campinas
>>> PoloAC lança campanha da Visibilidade Trans
>>> O Poeta do Cordel: comédia chega a Campinas
>>> Estágios da Solidão estreia em Campinas
Blogueiros
Mais Recentes
>>> Um rio dez vezes maior que o segundo maior rio
>>> O centenário de Contos Gauchescos
>>> Revista Jukebox em São Paulo
>>> Susan Sontag em carne e osso
>>> Literatura e caricatura promovendo encontros
>>> Literatura e caricatura promovendo encontros
>>> Literatura e caricatura promovendo encontros
>>> Literatura e caricatura promovendo encontros
>>> Literatura e caricatura promovendo encontros
>>> Literatura e caricatura promovendo encontros
Mais Recentes
>>> Estudos de Literatura Brasileira de Douglas Tufano pela Moderna (1983)
>>> Por Onde Anda A Virtude? (coleção Letras Italianas) de Fernanda Pivano pela Berlendis E Vertecchia (2002)
>>> Mãos em Evolução de Mauricio Moscovici pela Med Line (2014)
>>> Fundamentos de Matemática Elementar 4 de Gelson Iezzi e Samuel Hazzan pela Atual (2013)
>>> Fundamentos de Matemática Elementar 7 de Gelson Iezzi pela Atual (2013)
>>> A Assustadora História Da Medicina de Richard Gordon pela Ediouro (1995)
>>> Curso de Vinhos de Jancis Robinson pela Cotovia (1999)
>>> Chave da provisão infinita de Masaharu Taniguchi pela Seicho no Ie (2007)
>>> As Uvas E O Vento de Pablo Neruda pela L&pm (2010)
>>> Hq Marvel 99 - 4 revistas: 1,2,3,8 de Vários Autores pela Abril (1998)
>>> O Castelo Animado de Diana Wynne Jones pela Record (2007)
>>> As Melhores Histórias De Sherlock Holmes de Arthur Conan Doyle pela L&pm (2010)
>>> Toda Sua de Sylvia Day pela Paralela (2012)
>>> Chok Leyisrael - Bereshit (Edição Bilíngue) de Rav Yoseph Milstein pela Rdx (2017)
>>> Manifesto Do Partido Comunista de Karl Marx pela Martin Claret (2009)
>>> Um Longo Domingo De Noivado de Sébastien Japrisot pela Asa (1991)
>>> Memórias de Sherlock Holmes de Sir Arthur Conan Doyle pela Martin Claret (2007)
>>> Felicidade não tem cor (2º ed. - 37º impressão) de Julio Emílio Braz - Odilon Moraes pela Moderna (2009)
>>> A Abadia De Northanger de Jane Austen pela L&pm (2014)
>>> Um Estudo Em Vermelho de Sir Arthur Conan Doyle pela L&pm (2008)
>>> Fiz O Que Pude (2º edição - 56º impressão) de Lucilia Junqueira De Almeida Prado pela Moderna (2011)
>>> Regras de Futebol Interpretação Das Leis do Jogo de Leopoldo Sant'Ana pela Cia Brasil
>>> O Príncipe de Maquiavel pela L&pm (2025)
>>> O Signo Dos Quatro de Sir Arthur Conan Doyle pela Martin Claret (2009)
>>> The Luxe Food Lovers Companion de Sharon Tyler Herbst e Ron Herbst pela Barrons (2009)
COLUNAS >>> Especial O fim dos jornais

Sexta-feira, 5/6/2009
Convivendo com a Gazeta e o Fim de Semana
Julio Daio Borges
+ de 12500 Acessos
+ 1 Comentário(s)

Na época da faculdade, a Gazeta era o jornal de quem queria trabalhar em empresas de consultoria ou bancos. Você ia participar dos processos de seleção e lá estava o exemplar do dia, logo na recepção. Nas entrevistas, todo mundo dizia que lia. Podia até ser mentira, mas conferia sempre algum prestígio. Era antes do ano 2000, não havia Valor Econômico.

Influenciado por esse ambiente, comecei a ler o caderno "Economia", do Estadão. Durou pouco tempo, porque o interesse não era genuíno.

A Gazeta eu fui ler, com mais atenção, quando fiz meu primeiro estágio de verdade, numa empresa de consultoria. Confesso que não lembro, agora, de nada do "hard news" de então, mas lembro bastante do "Caderno Fim de Semana", o caderno de cultura editado pelo Daniel Piza.

A empresa em que eu trabalhava, depois de alguns meses, incorporou um novo sócio, considerado, anos seguidos, o "melhor executivo do Brasil" (pela Exame). No dia do anúncio da nova sociedade - que inclusive mudaria a empresa de nome -, muitos estavam em polvorosa, porque esperavam ser manchete... na Gazeta Mercantil.

Deixei de ser estagiário na tal empresa, mas continuei comprando a Gazeta, na sexta-feira, por causa do "Fim de Semana". Foi ainda como estagiário que li sobre a morte do Paulo Francis na Gazeta Mercantil: um texto do Daniel Piza que acabava com "meu afeto, por você, jamais se encerrará" (evocando o livro de memórias do próprio Francis).

Andava tão emocionado que, naquele mesmo dia, enviei um fax exaltado ao Daniel Piza (o e-mail era incipiente ainda). O Daniel, mais moderno do que eu supus, respondeu com uma mensagem eletrônica amigável e iniciamos uma correspondência a partir dali.

Na primeira vez em que falei, mais longamente, com o Daniel Piza, perguntei sobre o "Caderno Fim de Semana". Como era editar, como era aquela época, por que acabou... Ele me contou de como era diagramar "na mão", das encadernações que estava preparando (para guardar sua coleção) e da tentativa de convertê-lo em revista. O "Caderno Fim de Semana", como era nessa época, acabou no ano 2000.

Lembro também de como reverenciávamos o "Fim de Semana" na pré-história do Digestivo. Eu era um colunista independente ainda, que disparava textos por e-mail, mas já me reunia, no O'Malley's, com dois dos primeiros Colunistas do futuro site. O assunto era, inevitavelmente, a Gazeta - e o Daniel, sem querer, fazia parte das nossas conversas, porque era, justamente, a "ponte" entre aquele nosso mundo de recém-formados e o olimpo do jornalismo cultural, de Paulo Francis, Ivan Lessa, Millôr Fernandes...

Trabalhando em banco, ainda na era pré-Digestivo, me embrenhei, mais uma vez, no terreno do business e quis assinar um jornal de economia. Mas não assinei a Gazeta - apesar de toda a história pregressa com o "Fim de Semana" -, assinei o Valor Econômico, que era novo, mais moderno, e que oferecia todo tipo de promoção no início.

O Valor talvez tenha sido a última grande aposta do jornalismo impresso brasileiro. Era uma joint venture entre Organizações Globo e Grupo Folha, mais ou menos como o UOL tinha sido entre o mesmo Grupo Folha e a Abril. E se o jornalismo impresso teve uma "bolha", aquela foi sua última, porque o Valor não poupou em contratações, encadernando a Economist e a BusinessWeek toda semana e promovendo uma verdadeira campanha para conquistar leitores... da Gazeta.

Em 2002, divulgando um curso de crítica musical do Luís Antônio Giron, relembrei, já aqui no Digestivo, o que era ler "Caderno Fim de Semana" da Gazeta Mercantil. O Giron e o Daniel Piza gostaram muito, mas o pessoal do "Fim de Semana" - que ainda existia (e eu nem sabia direito) -, nem tanto. Encontrei com uma jornalista, que até se tornou próxima depois, e ela, entre rindo e debochando, soltou: "Ah, então foi você quem matou o 'Fim de Semana'?".

Pra você ver como as mortes da Gazeta são como as mortes de Quincas Berro d'Água (e eu não me surpreenderia se ela ressuscitasse, ainda uma vez, para morrer de novo...). Enfim, nessa mesma época (início dos anos 2000), até apareceu um jornalista-blogueiro (e, não, o contrário), desancando a Gazeta - que, desde o fim do milênio passado, era conhecida por atrasar salários e ficar devendo para ex-empregados.

E até eu terminei publicando no "Fim de Semana"... Foi numa época em que emplaquei no Estadão e no Globo (meados dos anos 2000). Fui editado pelo hoje temível Arnaldo Lourençato (atual crítico de gastronomia da Veja São Paulo). Um sujeito que me pareceu afável, quando o conheci numa saída de concerto no teatro Alfa. Era um texto meu sobre o Plínio Marcos. Disposto a fazer a minha lição de casa, até li peças do dramaturgo. Com o "Fim de Semana" já combalido, não me pareceu um grande feito, mesmo na época (muito menos em termos de remuneração), mas era uma espécie de homenagem, que eu prestava, a um caderno que havia me dado muito...

E republicamos antigos textos do "Fim de Semana", aqui no Digestivo. Do Giron e do Ivan Lessa, por exemplo. Fico pensando que, com a interrupção da Gazeta e o fim do InvestNews, talvez o Digestivo Cultural seja o último reduto para esses textos (ou talvez, em alguns casos, o Observatório da Imprensa).

Muita gente hoje me conhece como um ardente defensor da internet, da blogosfera etc. - com uma posição bastante crítica em relação aos jornais impressos e aos velhos jornalistas. Mas eu, obviamente, já li jornais e, inclusive, me formei através deles (antes de haver a internet).

Contudo, vale reforçar que, mesmo evocando saudosamente os bons tempos da Gazeta (ou, ao menos, os tempos em que eu a lia), não retrocedo em nenhum ponto sobre o que disse acerca do "fim dos jornais". A internet evoluiu muito. Não tem mais sentido editar jornais impressos. Mesmo que fosse o "Caderno Fim de Semana", da Gazeta Mercantil...!


Julio Daio Borges
São Paulo, 5/6/2009

Quem leu este, também leu esse(s):
01. Tom Jobim, memórias e histórias de Fabio Silvestre Cardoso
02. Sombras Persas (VIII) de Arcano9
03. Leitura-tartaruga de Daniela Sandler


Mais Julio Daio Borges
Mais Acessadas de Julio Daio Borges em 2009
01. Lendo Dom Quixote - 2/10/2009
02. A Lógica do Cisne Negro, de Nassim Nicholas Taleb - 4/12/2009
03. Convivendo com a Gazeta e o Fim de Semana - 5/6/2009
04. Considerações sobre Michael Jackson - 7/8/2009
05. Verdades e mentiras sobre o fim dos jornais - 29/5/2009


Mais Especial O fim dos jornais
* esta seção é livre, não refletindo necessariamente a opinião do site

ENVIAR POR E-MAIL
E-mail:
Observações:
COMENTÁRIO(S) DOS LEITORES
8/6/2009
20h34min
A internet e a falta de boas estratégias publicitárias pôs fim num dos marcos do jornalismo econômico brasileiro (na forma impressa). Uma pena é que muitas reportagens encontradas no impresso, que eram bem analisadas e com vários textos de profissionais de quilate, se resumiu a três ou quatro parágrafos para serem lidos por leitores apressados no site.
[Leia outros Comentários de Amábile Grillo]
COMENTE ESTE TEXTO
Nome:
E-mail:
Blog/Twitter:
* o Digestivo Cultural se reserva o direito de ignorar Comentários que se utilizem de linguagem chula, difamatória ou ilegal;

** mensagens com tamanho superior a 1000 toques, sem identificação ou postadas por e-mails inválidos serão igualmente descartadas;

*** tampouco serão admitidos os 10 tipos de Comentador de Forum.




Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




Guerra Civil 489
Stuart Moore
Novo Século
(2014)



Os Nacionalismos
Paulo Martinez
Scipione
(1996)



Testemunhos De Amor
Maria Salvador
Lachâtre
(2004)



O Dossiê Pelicano
John Grisham
Rocco
(1993)



Veja Sob Censura 1968-1976 566
Maria Fernanda Lopes Almeida
Jaboticaba
(2009)



A Redação de Trabalhos Acadêmicos - Teoria e Prática
Orgs. Claudio Cezar Henriques, Darcilia Marindir Simoes
Eduerj
(2004)



Vagabond 27
Takehiko Inoue
Conrad
(2003)



Simples e Complexos - Visão Espírita de Temas Diversos
Alessandro Viana Vieira de Paula
Fráter
(2014)



Um Verso a Cada Passo a Poesia na Estrada Real
Angela Leite de Souza
Autentica
(2015)



Como Proust Pode Mudar Sua Vida
Alain De Botton
Rocco
(1999)





busca | avançada
52275 visitas/dia
1,7 milhão/mês