Eu. | Evandro Ferreira | Digestivo Cultural

busca | avançada
63387 visitas/dia
2,0 milhão/mês
Mais Recentes
>>> Terminal Sapopemba é palco para o evento A Quebrada É Boa realizado pelo Monarckas
>>> Núcleo de Artes Cênicas (NAC) divulga temporada de estreia do espetáculo Ilhas Tropicais
>>> Sesc Belenzinho encerra a mostra Verso Livre com Bruna Lucchesi no show Berros e Poesia
>>> Estônia: programa de visto de startup facilita expansão de negócios na Europa
>>> Água de Vintém no Sesc 24 de Maio
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> O Big Brother e a legião de Trumans
>>> Garganta profunda_Dusty Springfield
>>> Susan Sontag em carne e osso
>>> Todas as artes: Jardel Dias Cavalcanti
>>> Soco no saco
>>> Xingando semáforos inocentes
>>> Os autômatos de Agnaldo Pinho
>>> Esporte de risco
>>> Tito Leite atravessa o deserto com poesia
>>> Sim, Thomas Bernhard
Colunistas
Últimos Posts
>>> Glenn Greenwald sobre a censura no Brasil de hoje
>>> Fernando Schüler sobre o crime de opinião
>>> Folha:'Censura promovida por Moraes tem de acabar'
>>> Pondé sobre o crime de opinião no Brasil de hoje
>>> Uma nova forma de Macarthismo?
>>> Metallica homenageando Elton John
>>> Fernando Schüler sobre a liberdade de expressão
>>> Confissões de uma jovem leitora
>>> Ray Kurzweil sobre a singularidade (2024)
>>> O robô da Figure e da OpenAI
Últimos Posts
>>> AUSÊNCIA
>>> Mestres do ar, a esperança nos céus da II Guerra
>>> O Mal necessário
>>> Guerra. Estupidez e desvario.
>>> Calourada
>>> Apagão
>>> Napoleão, de Ridley de Scott: nem todo poder basta
>>> Sem noção
>>> Ícaro e Satã
>>> Ser ou parecer
Blogueiros
Mais Recentes
>>> Retrato de corpo inteiro de um tirano comum
>>> Arte e liberdade
>>> Literatura em 2000-2009
>>> Abdominal terceirizado - a fronteira
>>> Entrevista com André Fonseca
>>> O bom crioulo
>>> Canarinho velho e pessimista
>>> Precisamos falar sobre Kevin
>>> Guia para escrever bem ou Manual de milagres
>>> O Presépio e o Artesanato Figureiro de Taubaté
Mais Recentes
>>> Livro Poesia Poesia Fora da Estante de Vera Aguiar / Simone Assumpção pela Projeto (2019)
>>> Tempos de Ginásio 1957-1960 - Memórias de Stélio Lacerda pela Lorena (2010)
>>> Les Must de Cartier de Assouline pela Assouline (2002)
>>> Livro Auto Ajuda Mais Forte do Que Nunca de Brené Brown pela Sextante (2016)
>>> Livro Sociologia Violência e Cidadania no Brasil Série Discussão Aberta 10 de Regina Célia Pedroso pela Ática (2002)
>>> Livro Sociologia Cidades Brasileiras O Passado e o Presente Coleção Desafios de Rosicler Martins Rodrigues pela Moderna (1992)
>>> Os Anjos do Pé Sujo de Vicente Portella pela Tulipa (2005)
>>> Coleção Bom Apetite - 10 Volumes de Victor Civita pela Abril Cultural (1972)
>>> Livro Biologia Caminhos do Boi Pecuária bovina no Brasil Coleção Desafios de Candida Vilares Gancho; Vera Vilhena de Toledo pela Moderna (1990)
>>> Livro Direito Direito Internacional do Turismo de Rui Aurélio de Lacerda Badaró pela Senac (2008)
>>> Livro Literatura Estrangeira Indomada The House of Night Livro 4 de P. C. Cast e Kristin Cast pela Novo Século (2010)
>>> Marketing Humano de Carlos Teixeira pela Litteris (1997)
>>> Livro Administração O Livro da Sabedoria nos Negócios Volume I de Peter Krass pela Negócio (1999)
>>> Livro Infanto Juvenis O Mário Que Não é de Andrade de Luciana Sandroni pela Companhia das Letrinhas (2001)
>>> A Menina da Serra do Fogão de Penha Santiago pela Crescer (2017)
>>> Livro Infanto Juvenis Extraordinárias de Duda Porto de Souza; Aryane Cararo pela Seguinte (2018)
>>> Livro Infanto Juvenis Zac Power Missão Alto Risco de H. I. Larry pela Fundamento (2009)
>>> Design para Quem Não é Designer de Robin Williams - Laura Karin Gillon pela Callis (1995)
>>> Coleção O Melhor Bordado - 4 Volumes de Editora Três pela Três (1973)
>>> Livro Literatura Estrangeira Anjos e Demônios de Dan Brown pela Sextante (2004)
>>> Livro Infanto Juvenis Sequestro Em Parada de Lucas de Orígenes Lessa pela Global (2014)
>>> Fragmentos da Sabedoria Rosacruz de Raymond Bernard pela Renes (1974)
>>> Livro Dos Crimes Contra A Ordem Tributaria: Comentarios A Lei N. 8,137, De 27-12-1990 de Antonio Correa pela Saraiva (1994)
>>> Livro História Geral O Livro de Ouro da História do Brasil de Mary Del Priore, Renato Pinto Venâncio pela Ediouro (2001)
>>> Anjos e Extraterrestres de Alfredo Paschoal pela Do Autor (1997)
COLUNAS >>> Especial Apresentações

Quarta-feira, 10/9/1975
Eu.
Evandro Ferreira
+ de 7200 Acessos

Comecei a ler por acaso. Está certo que nunca fui daqueles jovens impacientes, que alugam "A moreninha" na locadora só pra não ter que ler o livro que o professor mandou. Só não conseguia começar a ler. Depois que começava, quase não parava até terminar o livro. E depois, para o próximo livro, tudo de novo.

Então sou assim. Difícil começar a fazer as coisas, mas depois que começo, não paro mais. É mais ou menos como aquela lei do atrito, na física. Você vai empurrar uma geladeira e ela não sai do lugar, pesadíssima. Mas depois que ela começa a se mover, fica muito mais fácil mantê-la assim. Eu sou a geladeira. Quem empurra? Bem, ultimamente tem sido minha namorada. Mas já foi minha mãe, berrando em meu ouvido, com a "Veja" na mão: "você precisa ler, meu filho, ficar informado". E o mundo dá tantas voltas que hoje eu digo: "mãe, larga essa 'Veja' e vai ler algo que preste"!

Mas essa coisa de ler só começou bem tarde, depois de eu fazer vestibular pra Computação e de cursar dois anos de arquitetura. Depois, larguei tudo e fiquei à toa, dançando "Street Beat" com um grupo de dança, acredite se quiser! Então veio um maluco (sempre seu melhor amigo é um maluco), que leu o Inferno de Dante aos 13 anos, e me deu "O perfume", de Patrick Süskind. Pirei com aquele sujeito que largou tudo e foi pra caverna, viveu isolado por não sei quanto tempo e desenvolveu uma sensibilidade inacreditável para discernir aromas. Fui embora de Brasília, minha terra natal. Não foi por causa desse episódio que fui, mas sabe que escrevendo agora essas linhas começo a perceber que talvez tenha sido?

De qualquer maneira, fui pra BH em direção a meu amor, minha namorada-esposa-embora-não-de-papel-passado. Cursei publicidade e quis ser designer gráfico porque gostava de fazer o layout das pranchas dos projetos de arquitetura. Adoro design gráfico, mas aí entra minha segunda característica básica: não gosto de ficar por conta do trabalho. Tudo bem, ninguém gosta. Mas eu simplesmente não suporto o desperdício de sair de casa às 9 da manhã e voltar às 9 da noite, sendo que eu poderia produzir o mesmo em 6 horas, se ficasse em casa. Mas são essas as regras do jogo publicitário. Então eu virei juiz do jogo. Ou seja, hoje escrevo sobre publicitários chatos, ao invés de ser um deles. Pena que o juiz não ganha dinheiro como os jogadores. Pensei também em ser free-lancer, mas não suportaria os clientes. Design gráfico é como tentar vender um quadro de Rembrandt a um contador de repartição pública. Você acaba conseguindo vender, mas por um décimo do preço (estou sendo otimista, no caso de Rembrandt) e pelos motivos errados - e depois de muito stress.

Nesse meio tempo dei de cara com os artigos de um sujeito chamado Olavo de Carvalho. Alguns leitores vão dizer: "estava demorando ele falar isso". A esses não tenho nada a declarar, mas vou continuar declarando!

Então descobri por que até então eu preferia ler literatura. Gostava das aulas de semiótica e sociologia, mas às vezes sentia algo de enfadonho naqueles textos, algo de alienante, como se não tivessem muito a ver com o mundo real. Atribuía isso à minha dificuldade de começar a fazer as coisas, como disse no início. Mas depois percebi que eu não estava errado, realmente existia uma realidade paralela naqueles textos. Então comecei minhas excursões pela biblioteca e descobri que os melhores livros tinham suas fichas em branco. Ninguém os retirava, nenhum professor os indicava.

Então o Olavo serviu para isso. Depois de lê-lo eu não me senti mais envergonhado de pensar como Hamlet: "há algo de podre no reino da Dinamarca". E pensar como Hamlet é estar sozinho, ou quase. E o que acontece nesse país é que as pessoas pensam o oposto. Acham que pensar como Hamlet é possível sem as consequências que advém de tal posição. O que temos nas universidades hoje são milhares e milhares de pessoas que, juntas, afirmam que há algo de podre no reino da Dinamarca e acham que sabem o que é (e dão tantos nomes a isso que esse simples fato já demonstra que estão erradas). E eu digo com certeza: se tivessem descoberto a verdadeira podridão, não estariam acompanhadas de tanta gente em sua descoberta, pois as descobertas são, por definição, solititárias.

Resumindo. Existem livros ruins e livros bons. E os ruins não são só os de auto-ajuda, mas também aqueles que eu outrora achava que eram bons - como "O capital", por exemplo. Em segundo lugar, isso não é uma questão de ideologia, mas de verdade e mentira.

Alguém deve estar perguntando: "mas você não está falando de você". Bem, eu hoje sou isso. Sou essa busca por um conhecimento que preste, geralmente em outras línguas por motivos óbvios. Como tenho 26 anos, a busca está só começando!

E sou também meu amor pela garota que eu tenho, pelas repolhudas (minhas duas cadelinhas fofas e peludas!) e pelas comidas deliciosas, como a japonesa e a baiana. Também sou "Matrix", "Senhor dos Anéis" e "Guerra nas Estrelas", mas nunca pelos motivos mais óbvios. Se me perguntarem se "Guerra nas Estrelas" tem conteúdo, vou dizer "sim, se você se der ao trabalho de procurar". E se me disserem que por isso eu não posso gostar de David Lynch e Luís Buñuel, também não tenho nada a declarar.

E esse texto já está tão longo que nem parece apresentação. É por causa dessa minha terceira característica básica: gostar de me abrir e falar o que penso! Então às vezes parece mal humor, mas acredite, estou sempre rindo de tudo, como todo bom brasileiro!


Evandro Ferreira
Belo Horizonte, 10/9/1975

Mais Evandro Ferreira
Mais Acessadas de Evandro Ferreira
01. Apesar da democracia - 24/9/2002
02. Pensando sozinho - 27/8/2002
03. Eu. - 10/9/1975
04. Babação do popular - 13/8/2002
05. Um Publicitário - 13/6/2002


Mais Especial Apresentações
* esta seção é livre, não refletindo necessariamente a opinião do site



Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




Guia Larouse Das Boas Maneiras: Conselhos Práticos Para A Sua Vida Social
Sabine Denuelle
Cetop
(1996)



Os Caminhos Cruzados da Comunicação
José Marques de Melo
Paulus
(2010)



Noturno Em Manhattan
Colin Harrison
Cia das Letras
(1998)



Livro de Bolso Literatura Estrangeira A Estrela do Sul Viagens Maravilhosas
Julio Verne
Francisco Alves



Livro de Bolso Filosofia Do Mundo Como Vontade e Representação Como vontade - segunda consideração
Arthur Schopenhauer
Saraiva de Bolso
(2012)



Pollyanna
Eleanor H. Porter
Companhia Nacional
(2007)



Registros
Vários Autores
Fundação Cultural De Curitiba
(2020)



Momentos Saudáveis De Super-Ação
Cesar Augusto Sant'Anna
Florianópolis: Imprensa Oficial do Estado de Santa Catarina
(2010)



Tormentos do Passado
Rosângela Maldonado
Irmãos Pongetti
(1958)



Box C. S. Lewis - 4 Livros.
C. S. Lewis
Thomas Nelson Brasil
(2017)





busca | avançada
63387 visitas/dia
2,0 milhão/mês