Digestivo nº 18 | Julio Daio Borges | Digestivo Cultural

busca | avançada
63210 visitas/dia
1,7 milhão/mês
Mais Recentes
>>> Lenna Baheule ministra atividades gratuitas no Sesc Bom Retiro
>>> “Carvão”, novo espetáculo da Cia. Sansacroma, estreia no Sesc Consolação
>>> “Itália Brutalista: a arte do concreto”
>>> “Diversos Cervantes 2025”
>>> Francisco Morato ganha livro inédito com contos inspirados na cidade
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> Literatura e caricatura promovendo encontros
>>> Stalking monetizado
>>> A eutanásia do sentido, a poesia de Ronald Polito
>>> Folia de Reis
>>> Mario Vargas Llosa (1936-2025)
>>> A vida, a morte e a burocracia
>>> O nome da Roza
>>> Dinamite Pura, vinil de Bernardo Pellegrini
>>> Do lumpemproletariado ao jet set almofadinha...
>>> A Espada da Justiça, de Kleiton Ferreira
Colunistas
Últimos Posts
>>> O coach de Sam Altman, da OpenAI
>>> Andrej Karpathy na AI Startup School (2025)
>>> Uma história da OpenAI (2025)
>>> Sallouti e a história do BTG (2025)
>>> Ilya Sutskever na Universidade de Toronto
>>> Vibe Coding, um guia da Y Combinator
>>> Microsoft Build 2025
>>> Claude Code by Boris Cherny
>>> Behind the Tech com Sam Altman (2019)
>>> Sergey Brin, do Google, no All-In
Últimos Posts
>>> Política, soft power e jazz
>>> O Drama
>>> Encontro em Ipanema (e outras histórias)
>>> Jurado número 2, quando a incerteza é a lei
>>> Nosferatu, a sombra que não esconde mais
>>> Teatro: Jacó Timbau no Redemunho da Terra
>>> Teatro: O Pequeno Senhor do Tempo, em Campinas
>>> PoloAC lança campanha da Visibilidade Trans
>>> O Poeta do Cordel: comédia chega a Campinas
>>> Estágios da Solidão estreia em Campinas
Blogueiros
Mais Recentes
>>> Cinema de Poesia
>>> O anti-Twitter
>>> Sonia Regina Rocha Rodrigues
>>> A Teoria de Tudo
>>> Homenagem a Euclides da Cunha
>>> A voz da singularidade
>>> 100 homens que mudaram a História do Mundo
>>> Behind the Tech com Sam Altman (2019)
>>> Plebiscito contra a Alca
>>> Sergey Brin, do Google, no All-In
Mais Recentes
>>> Metafisica E Finitude de Gerd A. Bornheim pela Perspectiva (2001)
>>> Aura-Soma: Terapia De Cor E Luz de Galladriel Flammini, Robert Hasinger pela Madras (2002)
>>> Livro O Inocente de John Grisham pela Rocco (2007)
>>> Livro Liderança e a Nova Ciência Descobrindo Ordem Num Mundo Caótico de Margaret J. Wheatley, traduzido por Adail Ubirajara Sobral pela Cultrix (2006)
>>> Turma da Mônica Jovem Número 14 O Dono do Mundo Parte Final de Mauricio de Souza pela Panini (2009)
>>> Livro Ricky Ricota E Seu Super-Robô Contra Os Macacos Mecânicos De Marte Volume 4 de Dav Pilkey Desenhos de Matin Ontiveros pela Cosac & Naify (2006)
>>> Ciência E Existência de Álvaro Vieira Pinto pela Paz E Terra (1969)
>>> Livro HQ A Saga do Superman Volume 10 de John Byrne, Jerry Ordway, traduzido por Rodrigo Barros pela Panini Comics (2022)
>>> Culturas & Evangelização: leitura a partir do contexto amazônico de Possidônio da Mata; Tea Frigerio; Josimar Azevedo pela Santuário (1999)
>>> Livro Tecendo Diálogos, Construindo Pontes A Educação Como Artífice De Paz de Vania Carvalho de Araújo, Jacques Marcovitch e Outros pela Cidade Nova (2001)
>>> Trilogia Da Fundação de Isaac Asimov pela Aleph (2019)
>>> Livro Lean In For Graduates With New Chapters By Experts, Including Find Your First Job, Negotiate Your Salary, And Own Who You Are de Sheryl Sandberg pela Knoff (2013)
>>> Livro O Mundo do Senhor dos Anéis Vida e Obra de J. R. R. Tolkien de Ives Gandra Martins Filho pela Madras (2002)
>>> Matemática - Primeiro ano colegial de Ary Quintella pela Companhia editora nacional (1968)
>>> Só Pode Ser Brincadeira, Sr. Feynman! de Richard P. Feynman pela Intrínseca (2019)
>>> Mecânica Quântica de Antônio Fernando Ribeiro De Toledo Piza pela Edusp (2003)
>>> Saga Os Ravenels - Sete Livros (COLEÇÃO COMPLETA) de Lisa Kleypas pela Arqueiro (2018)
>>> Educando Para A Argumentação. Contribuições Do Ensino Da Logica de Patrícia Del Nero Velasco pela Autêntica Editora (2010)
>>> O Ciclista da Madrugada e Outras Crônicas de Arnaldo Bloch pela Record (2009)
>>> Livro O Ensaio de Eleanor Catton pela Record (2012)
>>> O Capital: Extratos Por Paul Lafargue de Karl Marx pela Conrad (2004)
>>> Designer Não é Personal Trainer e Outros Escritos de Adélia Borges pela Rosari (2002)
>>> Livro Viagem Ao Fim Do Mundo Coleção Salve-se Quem Puder de Lesley Sims pela Scipione (2007)
>>> Livro HQ Mulher Maravilha e Mais: Núbia Se Une à Liga da Justiça! Volume 17 de Becky Cloonan, Michael W. Conrad, Aneke, Amalcay Nahuelpan, Magdalene Visaggio, Joëlle Jones, traduzido por Mario Luiz C. Barroso pela Panini Comics (2023)
>>> Livro A Dádiva do Tempo Envelhecer Com Dignidade de Joan Chittister pela Paulinas (2013)
DIGESTIVOS

Quarta-feira, 31/1/2001
Digestivo nº 18
Julio Daio Borges
+ de 1700 Acessos




Cinema >>> I choose us
Nicholas Cage, um dos rostos mais expressivos da Hollywood atual, está em Um Homem de Família. Apesar da carga de conservadorismo que emana do título, o filme discute com habilidade a opção, cada vez mais extremista, entre carreira e família. Ainda que pule de um estereótipo a outro (do executivo infalível, refinado, milionário de Wall Street, ao pai de classe média, endividado, conformado e piegas), o roteiro leva o espectador a ponderar entre os dois estilos de vida. Vale à pena, nem que seja para explorar as contradições da fita, afinal, ninguém constrói um império, ou galga os mais altos degraus de uma organização, na solidão, sem nenhuma estabilidade emocional; afinal, nem toda a família é feliz, nem todo o casamento é bem-sucedido, nem todos os filhos são uma benção; afinal, nem todo mundo que investe apenas no lado profissional chega ao topo do mundo; afinal, nem todas as esposas permanecem eternamente belas, nem todos os maridos se mantém para sempre românticos, nem toda a sociedade é estável, planificada e pródiga como a americana. [Comente esta Nota]
>>> http://www.family-man.com/
 



Televisão >>> Se quiser tirar algo de mim, tire o trabalho, a mulher não
João Rubinato, o sambista paulista que consagrou a arte de falar errado, cantou na TV Cultura, por ocasião dos 447 anos de São Paulo. Adoniran Barbosa nasceu em Valinhos e nunca morou no Jaçanã, no Bexiga ou na Vila Esperança, embora tenha homenageado esses bairros em suas músicas. Começou no rádio como ator cômico, pois não passava no teste de cantor. Ainda que ovacionado nas décadas de 1960 e de 1970, notadamente por Elis Regina e os finos da bossa, não conseguia entender o sucesso, nem tampouco embriagar-se com ele. Permaneceu o homem simples do Brás, vivendo uma tal pobreza de espírito, que ficava difícil atribuir-lhe achados lingüísticos tão singulares como os de Tiro ao Álvaro, As Mariposas, Saudosa Maloca e Samba do Arnesto. Mesmo hoje, assistindo a trechos dos especiais de 1972, 1976 e 1980, não há como casar a cadência de suas composições, o ritmo de suas melodias, com o intérprete que atropelava a orquestra e não respeitava, definitivamente, o andamento dos compassos. [Comente esta Nota]
>>> Clique Music
 



Literatura >>> Ora (direis) ouvir estrelas
Ruy Castro escreveu sobre o príncipe dos poetas em Bilac Vê Estrelas, na série Literatura ou Morte, da Companhia das Letras. Em princípio, pode-se estranhar que um dos nossos maiores eruditos em cultura popular do século XX tenha decidido perfilar uma figura que é puro século XIX. A dúvida se esvai, porém, dada a habilidade de Ruy Castro como biógrafo, e dada a leveza da novela, que não pretende aprofundar-se no caráter bilaquiano da personagem. Ao mesmo tempo, o autor não consegue fugir a uma espécie de síndrome de Jô Soares; ou seja: no afã de querer fazer rir a qualquer preço, acaba simplificando e caricaturando personalidades como Santos-Dumont, José do Patrocínio e o próprio Olavo Bilac. Em verdade, o tom de galhofa e de escárnio que cerca a reputação do poeta deve-se à imagem que os modernistas de 1922 fizeram dele, e de seus ideais parnasianos, tomados como a mais decantada manifestação de artificialismo e de esterilidade poética. Ruy Castro não mexe nesse vespeiro, apenas urde uma trama no Rio do começo do século. [Comente esta Nota]
>>> "Bilac Vê Estrelas" - Ruy Castro - 152 págs. - Cia. das Letras
 



Artes >>> Um novo olhar sobre o cotidiano
A World Press trouxe os seus premiados, em fotojornalismo, para o Centro Cultural Fiesp. A exposição reúne os melhores do mundo, de acordo com o júri internacional da fundação. No primeiro corredor, em destaque o realismo, com tons políticos, pinçando cenas da Guerra de Kosovo, da perseguição ao Albaneses, dos conflitos no Timor Leste, das rebeliões na Indonésia. No segundo corredor, um pouco mais de colorido, com as Danças Chinesas, os esportistas da Austrália, a Robótica que quer se humanizar, a Medicina que navega dentro de uma artéria através de um micro-submarino. Se por um lado, tira as esperanças, dados os retratos da brutalidade e da violência flagrantes; por outro, devolve a crença na raça, por meio da arte, por meio da ciência, pelo exemplo daqueles que, superando os limites do Homem, levam o planeta inteiro mais à frente. [Comente esta Nota]
>>> Centro Cultural Fiesp - Av. Paulista, 1313 - Tel.: 284-3639
 



Além do Mais >>> Estou para publicar, podem morrer
Mário Covas está morrendo há três anos na imprensa. Ainda causa rebuliço, contudo, a maneira com que se expõe, e o pouco caso com que trata a própria doença. Leva-nos a refletir sobre a morte, e os seus significados, numa sociedade tão pouco espiritualizada quanto essa em que vivemos. Chamam Covas de herói, porque ele resiste à morte, porque ele a combate, porque ela é o inimigo maior contra o qual lutamos desde que nascemos. Esquecem-se, porém, de que morrer é tão natural quanto nascer, de que a morte está dentro da vida, de que o ato de morrer é só mais um ato dentre os tantos outros que, inescapavelmente, teremos de viver. Não existe, portanto, vergonha ou covardia em aceitar a morte resignadamente. Quem sabe haja até muito mais heroísmo do que no desejo vão de querer colocar-se acima das leis que regem a vida dos homens desde o início dos tempos. [Comente esta Nota]
>>> Observatório da Imprensa
 
>>> MINHA PÁTRIA É MINHA LÍNGUA
"I was trying to reach him, but he is not right now."
 
Julio Daio Borges
Editor
* esta seção é livre, não refletindo necessariamente a opinião do site

Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




A Crise do Mundo Socialista - Bem-vinda a Moscou, Nina!
Rosana Bond e José William Vesentini
Ática
(2000)



Livro de Bolso Artes Auto da Barca do Inferno Coleção Narrativas Curtas
Vicente Gil
Núcleo
(2009)



Dez Teorias da Natureza Humana
Leslie Stevenson / David I. Haberman
Martins Fontes
(2005)



Manual de Economia
Equipe de Professores da Usp
Saraiva
(1992)



Repertório de Jurisprudência do Código de Processo Civil Brasileiro I
Alexandre de Paula e Geraldo Magela Alves
Forense



Em Que Acreditam os Cristãos
Malcolm Guite
Civilização Brasileira
(2010)



Fernando de Noronha 360
Luiz Claúdio Lacerda / Rogério Randolph
Trezentos e Sessenta Graus
(2010)



Livro Administração Muito Além da Hierarquia Revolucione sua performance como gestor de pessoas
Pedro Mandelli
Gente
(2001)



Livro O Marketing Do Amor
Patrick Pin
Novo Século
(2004)



Maçã Caramelada
André Rezende
Cubzac
(2007)





busca | avançada
63210 visitas/dia
1,7 milhão/mês