Digestivo nº 247 | Julio Daio Borges | Digestivo Cultural

busca | avançada
42373 visitas/dia
1,7 milhão/mês
Mais Recentes
>>> Responsabilidade dos planos de saúde na cobertura de tratamentos para autistas
>>> Eunucos [Irmãs Brasil] + Repertório N.3 [Wallace Ferreira e Davi Pontes]
>>> Projeto com concertos gratuitos promove encontro entre obras de Haydn, Mozart e Brahms em outubro
>>> Trajetórias Cruzadas reúne fotografias de Claudia Andujar, Lux Vidal e Maureen Bisilliat
>>> Associação Paulista de Medicina leva orquestra a hospitais de São Paulo
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> Por que não perguntei antes ao CatPt?
>>> Marcelo Mirisola e o açougue virtual do Tinder
>>> A pulsão Oblómov
>>> O Big Brother e a legião de Trumans
>>> Garganta profunda_Dusty Springfield
>>> Susan Sontag em carne e osso
>>> Todas as artes: Jardel Dias Cavalcanti
>>> Soco no saco
>>> Xingando semáforos inocentes
>>> Os autômatos de Agnaldo Pinho
Colunistas
Últimos Posts
>>> Mesa do Meio sobre o Primeiro Turno de 2024
>>> MBL sobre Pablo Marçal
>>> Stuhlberger no NomadCast
>>> Marcos Lisboa no Market Makers (2024)
>>> Sergey Brin, do Google, sobre A.I.
>>> Waack sobre a cadeirada
>>> Sultans of Swing por Luiz Caldas
>>> Musk, Moraes e Marçal
>>> Bernstein tocando (e regendo) o 17º de Mozart
>>> Andrej Karpathy no No Priors
Últimos Posts
>>> O jardim da maldade
>>> Cortando despesas
>>> O mais longo dos dias, 80 anos do Dia D
>>> Paes Loureiro, poesia é quando a linguagem sonha
>>> O Cachorro e a maleta
>>> A ESTAGIÁRIA
>>> A insanidade tem regras
>>> Uma coisa não é a outra
>>> AUSÊNCIA
>>> Mestres do ar, a esperança nos céus da II Guerra
Blogueiros
Mais Recentes
>>> Confiabilidade
>>> Completude
>>> O começo do fim do Facebook?
>>> Varinha de condão
>>> O soldado absoluto
>>> Hitler, de Ian Kershaw, pela Companhia das Letras
>>> Mamulengo
>>> ¿que buscas con esto?
>>> Quem, Eu?
>>> Deleter
Mais Recentes
>>> Lonely Planet Portugal de Regis St Louis pela Lonely Planet (2011)
>>> Revista Figurino Noivas nº 67 de On Line pela On Line (2007)
>>> O Historiador de Elizabeth Kostova pela Suma De Letras (2005)
>>> Amanhecer Esmeralda de Ferrez Reginaldo Ferreira Da Silva - Rafael Anton ilustrador pela Dsop (2014)
>>> Os Doze Condenados - Coleção Folha Clássicos do Cinema 10 - DVD + Livreto de Folha de São Paulo pela Folha de São Paulo (2009)
>>> Feliz de José Carlos De Lucca pela Intelitera (2015)
>>> A Meia Luz - Coleção Folha Clássicos do Cinema 17 - DVD + Livreto de Folha de São Paulo - George Cukor pela Folha de São Paulo (2009)
>>> Sinfonia De Paris - Coleção Folha Clássicos do Cinema 18 - DVD + Livreto de Folha de São Paulo Vincente Minelli pela Folha de São Paulo (2009)
>>> Pacto Sinistro - Coleção Folha Clássicos do Cinema 5 - DVD Livreto de Folha de São Paulo pela Folha de São Paulo (2009)
>>> Rastros De Odio - Coleção Folha Clássicos do Cinema 11 - DVD + Livreto de Folha de São Paulo pela FisFolha de São Pauloicalbook (2009)
>>> Um Rio sem Alma - Livro Caudal de Romanceados Relatos de Pedro Lôbo pela Grafisa (2015)
>>> Cinquenta Tons De Cinza de E. L. James pela Intrinseca (2012)
>>> Mitos Gregos Para Jovens Leitores de Nathaniel Hawthorne pela Principis (2020)
>>> Beijada Por Um Anjo 1 de Elizabeth Chandler pela Novo Conceito (2010)
>>> Beijada Por Um Anjo 2 - A Força do Amor de Elizabeth Chandler pela Editora Novo Conceito (2010)
>>> Beijada Por Um Anjo 3 - Almas Gemeas de Elizabeth Chandler pela Novo Conceito (2010)
>>> The Natural Step - A História De Uma Revolução Silenciosa de Karl-henrik Robert pela Cultrix (2002)
>>> Brinquemos Com O Corpo E A Imaginação de Lidia Vazquez pela Paulus (2000)
>>> Coraline de Neil Gaiman pela Harper Entertainment (2002)
>>> Lobinho Na Escola De Enganação de Ian Whybrow - Tony Ross ilustrador pela Companhia Das Letrinhas (2011)
>>> Dez Patinhos de Graça Lima pela Companhia Das Letrinhas (2016)
>>> Kaya - Uma História De Representatividade de Mercia Magalhães - Leandro Zamonel Rocha ilustrador pela A Arte da Pàlavra (2021)
>>> O Homem - Pássaro -História De Um Migrante de Ricardo Dreguer pela Moderna (2023)
>>> Inteligencia Positiva de Shirzad Chamine pela Fontanar (2021)
>>> Cavalgando O Arco-íris de Pedro Bandeira - Michio ilustrador pela Moderna (2002)
DIGESTIVOS

Sexta-feira, 7/10/2005
Digestivo nº 247
Julio Daio Borges
+ de 4700 Acessos
+ 3 Comentário(s)




Além do Mais >>> This is a journey into sound
A insistência no midiático revival dos anos 80 parece unânime ultimamente, mas não é. Não faltam críticas aos ressuscitados pelo sistema, e não é apenas má vontade de quem nunca simpatizou com a causa, é a opinião, muitas vezes, de insiders, de gente que participou originalmente do movimento. Quem enxerga, por exemplo, com muito ceticismo a atual celebração é Patricia Marx. Patricia, para quem não se lembra, agitou a petizada e os incipientes teens, ao lado de gente como Luciano e Juninho Bill, lá atrás, no Trem da Alegria e no programa da Xuxa na extinta TV Manchete. Hoje, casada, mãe e parceira do DJ Bruno E., confessa, sem graça, os convites que recebe para “reviver” os anos 80 e se mostra desconfortável com a associação ainda freqüente da Patricia do Trem da Alegria com a Patricia Marx. Pois Patricia esteve, ao lado de Bruno, animando, desta vez, uma noite do La Suite do Chakras. Era interessante observar aquele ex-ícone inatingível dos anos 80, Patricia, circulando livremente pela pista de dança, enquanto entoava seus hits pelos CDs da Trama. Patricia pegou a cena eletrônica desde o início, quando o ritmo era ainda rotulado de dance music e atravessou todas as suas encarnações, desde o drum’n’bass até o que hoje se chama de nu jazz e nu soul, aliás, algumas das especializações de seu marido, ex-diretor da divisão eletrônica da Trama, Bruno E. A pista do La Suite esteve charmosamente congestionada no instante exato da performance de Patricia & Bruno, enquanto outros convivas se espalhavam e contemplavam o espetáculo, entre deitados e sentados, ao sabor de petiscos, como as brusquetas de mozzarella de búfala e alcachofra, no único dorming restaurant desta capital. Os anos 80 já acabaram, mas os 2000 ainda vão longe. [1 Comentário(s)]
>>> La Suite | Patricia Marx
 



Gastronomia >>> O Conselheiro também come (e bebe)
O ex-Palace já mudou de nome duas vezes, mas continua sendo “Palace” para muitas pessoas. E para quem ia ao Palace desde o início, a rua dos Jamaris, em Moema, já mudou tantas vezes quanto (ou mais) – desde que a casa de espetáculos lá se instalou, nos anos 80. Houve uma época, antes do Tom Brasil (do primeiro Tom Brasil), em que o antigo Palace era soberano e a rua dos Jamaris praticamente servia de estacionamento para os eventos que lá aconteciam. Quem entrava a partir da avenida Ibirapuera, numa noite de show, praticamente só enxergava estacionamentos por todos os lados e um mar de guardadores de carro (custava muito não atropelá-los). Esse movimento, em muitos anos, apesar de soar caótico nesta descrição, e embora o Palace estritamente tenha acabado, transformou para bem a região. E um dos saudosos estacionamentos da rua dos Jamaris é hoje o imponente Parthenon, que lembra um pouco, pela concepção, o borbulhante complexo onde se instala o concorrido Kinoplex, da Joaquim Floriano. Pois, além de abrigar um dos principais estacionamentos (até esses evoluíram muito), para quem hoje freqüenta o ex-Palace, que atualmente se chama Cie Music Hall, o Parthenon ostenta o restaurante Dell’Arte, mais um em flat que teve inicialmente a mão de Sergio Arno, como os celebrados La Vecchia Cuccina e Alimentare. O Dell’Arte ainda guarda a mesma concepção, inclusive com o mesmo chef e a mesma administração. Nos dias de semana, é possível desfrutar de seu bufê, um italiano leve, dentro de um gazebo agradável e ouvir de grandes negócios no bar. E, durante o fim de semana, optar pelo menu à la carte, que é impecável. O ex-Palace continua animando as noites do bairro, e, para os nostálgicos de um tempo mais sossegado, aí está o Dell’Arte. [Comente esta Nota]
>>> Dell’Arte Ristorante
 



Música >>> Viva o Rei
O Velho Lua, que popularizou um dos ritmos mais simples e minimalistas de que se tem notícia, não poderia imaginar que um dia mereceria arranjos sinfônicos, com direito a representação cênica e a narrativa biográfica. Pois aconteceu em setembro, no evento justamente chamado de Luiz Gonzaga Sinfônico, com participações especialíssimas da Banda Sinfônica do Estado, sob regência de Abel Rocha, do “cordelista e repentista” (na encenação) Sérvulo Augusto, do pianista Miguel Briamonte, do acordeonista Oswaldinho e do ator José Rubens Chachá (o inesquecível Oswald de Um só Coração – “Pô, Mariô!”), entre outros. O espetáculo varreu todas as fases do Velho Lua, passando por suas mais conhecidas composições e interpretações: “Xote das Meninas”, “Baião da Penha”, “A Volta da Asa Branca”, “Respeita Januário” e “Qui nem Jiló”, entre outras. O destaque ficou por conta das divertidas, e certeiras, intervenções de Sérvulo; da apresentação eloqüente, e vibrante, de Chachá; do piano visceral, e às vezes moderníssimo, de Briamonte; e do desfile impecável, e moderadíssimo, de notas de Oswaldinho – sem falar na Banda Sinfônica, que, contrariando a postura sisuda de músicos sinfônicos, fazia também lá suas intervenções. Completaram a festa, a cantora Maria da Paz, com direito a muitos aplausos e a bis, e inserções multimídia de sons e de imagens, quando não de filmes, em que o próprio Lua aparecia ressuscitado e embelezava, ainda mais, essa iniciativa em sua homenagem. Depois de tanta inteligência, de tanto carisma, e até de tanta genialidade (a mesma que comoveu Ari Barroso, que o lançou em seu programa de calouros), é o caso de se perguntar: Será que a bossa nova e seus heróis ainda implicam com o autor da internacional “Asa Branca”? O grande evento Luiz Gonzaga Sinfônico merecia DVD e merecia ser itinerante, até para dirimir essas dúvidas, se é que ainda as há. [Comente esta Nota]
>>> Luiz Gonzaga Sinfônico
 
>>> E O CONSELHEIRO CONTINUA ACERTANDO NA MOSCA

"Alex Atala é um gênio da alta gastronomia. Ponto. Todas as demais considerações a seu respeito são meramente acessórias."
Julio Daio Borges, em 2002, no "Digestivo nº 71"

"Pode escrever: Alex Atala será um líder da alta gastronomia e fará uma revolução."
Ferran Adrià, o chef mais famoso do mundo, em 2005, no Estadão

>>> EVENTOS QUE O DIGESTIVO RECOMENDA



>>> Debate
* Contra o Consenso: A postura do jornalismo brasileiro diante da crise do governo Lula - Reinaldo Azevedo, Paulo Henrique Amorim, Luiz Felipe D’Avila
(Qui., 13/10, 20hs., VL)

>>> Noites de Autógrafos
* Guia Buenos Aires para brasileiros - Claudia Trevisan e Márcia Carmo
(Seg., 10/10, 18h30, CN)
* Música e Filosofia - Lia Tomás
(Seg., 10/10, 19hs, VL)
* Música e Meio Ambiente - Marisa Trench de Oliveira Fonterrada
(Seg., 10/10, 19hs, VL)
* Pra Mamãe Rir/ Papo de Sapato - Ziraldo e Pedro Bandeira
(Qua., 12/10, 16hs., VL)
* Cinema Brasileiro: Das Origens à Retomada
Sidney Ferreira Leite
(Qui., 13/10, 18h30, CN)

>>> Shows
* O jazz branco - Traditional Jazz Band
(Sex., 14/10, 20hs., VL)
* Espaço Aberto - Renatinho Santos
(Dom., 16/10, 18hs., VL)

* Livraria Cultura Shopping Villa-Lobos (VL): Av. Nações Unidas, nº 4777
** Livraria Cultura Conjunto Nacional (CN): Av. Paulista, nº 2073
*** a Livraria Cultura é parceira do Digestivo Cultural

 
Julio Daio Borges
Editor
* esta seção é livre, não refletindo necessariamente a opinião do site

ENVIAR POR E-MAIL
E-mail:
Observações:
COMENTÁRIO(S) DOS LEITORES
2/10/2005
15h42min
O sucesso do Digestivo se deve ao compromisso das pessoas que o formam possuem. Um compromisso com aquilo que elas acreditam. Parabéns!
[Leia outros Comentários de Ayron de Melo]
14/10/2005
11h45min
Comecei a ler o digestivo e fiquei fascinado por ter encontrado, na net, um site preocupado em passar a seus leitores pontos de vistas sinceros e maciços. O digestivo sobre o mestre lua: pena que a nova geraçao brasileira esteja esquecendo seus verdadeiros artistas...
[Leia outros Comentários de jobson]
16/10/2005
15h52min
Há dúvidas sobre a música de Luiz Gonzaga? Jamais poderia imaginar uma coisa dessas.
[Leia outros Comentários de juliana]

Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




Livro Barrados
Luiz Alberto David Araujo
Kbr
(2011)



Quando Ele Voltar
Ricky Medeiros
Vida E Consciência
(2000)



Poemas: Recife, Grito de Olinda e Outros
Flora Cavalcanti de Albuquerque Borges
Cepe
(1978)



Manifestando-um Curso Em Consciencia Criativa
Frank Natale
Nova Era
(1992)



Crepúsculo O Despertar dos Vampiros
Wladyr Nader
Escala
(2010)



Desonra 461
J. M. Coetzee
Companhia das Letras
(2020)



Pai cabide
Ilan Brenman
Moderna
(2021)



O Mundo Inteiro
Liz garton
Paz E Terra
(2013)



Guardados da Memória Política: o Caso dos Vargas
Eliane L. Colussi, Astor A. Diehl
Universidade de Passo Fundo
(2008)



Cartas e Esboços Literários
Julia Mann
Ars Poetica
(1993)





busca | avançada
42373 visitas/dia
1,7 milhão/mês