A foto original de Che Guevara | Digestivo Cultural

busca | avançada
84924 visitas/dia
1,7 milhão/mês
Mais Recentes
>>> Espetáculo teatral “Odila” chega ao interior de Caxias do Sul
>>> Empresário caxiense que instalou complexo de energia em aldeia indígena no Acre lança documentário
>>> Fernanda Porto lança música e videoclipe em homenagem a Gal Costa
>>> 75% dos líderes de marketing veem a IA generativa como ferramenta criativa essencial
>>> Printed Editions Online Print Fair
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> Olimpíada de Matemática com a Catarina
>>> Mas sem só trapaças: sobre Sequências
>>> Insônia e lantanas na estreia de Rafael Martins
>>> Poesia sem oficina, O Guru, de André Luiz Pinto
>>> Ultratumba
>>> The Player at Paramount Pictures
>>> Do chão não passa
>>> Nasce uma grande pintora: Glória Nogueira
>>> A pintura admirável de Glória Nogueira
>>> Charges e bastidores do Roda Viva
Colunistas
Últimos Posts
>>> Como enriquecer, segundo @naval (2019)
>>> Walter Isaacson sobre Elon Musk (2023)
>>> Uma história da Salon, da Slate e da Wired (2014)
>>> Uma história do Stratechery (2022)
>>> Uma história da Nvidia (2023)
>>> Daniel Mazini, country manager da Amazon no Brasil
>>> Paulo Guedes fala pela primeira vez (2023)
>>> Eric Santos sobre Lean Startup (2011)
>>> Ira! no Perdidos na Noite (1988)
>>> Legião Urbana no Perdidos na Noite (1988)
Últimos Posts
>>> CHUVA
>>> DECISÃO
>>> AMULETO
>>> Oppenheimer: política, dever e culpa
>>> Geraldo Boi
>>> Dê tempo ao tempo
>>> Olá, professor Lúcio Flávio Pinto
>>> Jazz: 10 músicas para começar II
>>> Não esqueci de nada
>>> Júlia
Blogueiros
Mais Recentes
>>> Dostoiévski era um observador da alma humana
>>> Leitura, curadoria e imbecilização
>>> Frank Miller vem aí, o bicho vai pegar
>>> A propósito de Chapolin e Chaves
>>> Bob Fosse, o gênio
>>> 70 anos de Caetano Veloso
>>> Eu sou a favor do impeachment, mas eu acho triste
>>> A Crítica de Teatro
>>> Se a literatura subisse o morro...
>>> Por que o Lula Inflado incomoda tanto
Mais Recentes
>>> Juventude e Elos Com o Mundo do Trabalho de Alexandre B. Soares pela Cortez (2010)
>>> Ideologia do Desenvolvimento de Comunidade no Brasil de Safira Bezerra Ammann pela Cortez (1980)
>>> Buena Onda de Desconhecido pela Desconhecida (2019)
>>> Reinações de Narizinho Vol. 1 de Monteiro Lobato pela Globinho Globo (2013)
>>> Lei da Previdencia Complementar Anotada de Roberto Eiras Messina pela Saraiva (2011)
>>> Recados do Anacleto de Hilda Alonso pela Otimismo (1999)
>>> No Fim Dá Certo de Fernando Sabino pela Record (2004)
>>> Pensar Lógica + Mente de Silvio Wonsovicz pela Sophos (2019)
>>> Projeto Emaus - Ensino Religioso - 8º Ano de Dalcides Biscalquin; Ediçoes Sm pela Sm Didáticos (2013)
>>> Rosa, Minha Irmã Rosa de Alice Vieira pela Maralto (2020)
>>> Supervisão Educacional para uma Escola de Qualidade 5ª Edição de Naura Syria Carapeto Ferreira pela Cortez (2006)
>>> Visões e Aparições: Deus Continua Falando? de Ir. Afonso Murad pela Vozes (1997)
>>> Ache o Bicho de Desconhecido pela Mol/ Petz (2019)
>>> De Viaje / on the Trip de Alberto Buitrago pela Santillana Brasil (1997)
>>> Global Students Book-int. de Robert Campbell; Kate Pickering; Michael Vince pela Macmillan Education (2010)
>>> Convênios & Consórcios Administrativos - Gestão , Teoria e Prática de Pedro Durão pela Juruá (2004)
>>> Três Aventuras de Júlio Verne; Edgar Allan Poe; Julio Emilio Braz pela Atual Didáticos (2009)
>>> O Ateu de Vera Lúcia Marinzeck de Carvalho; Antônio Carlos pela Petit (2008)
>>> O Ciclo do Sonho de Steve Moore pela Graça Editorial (2009)
>>> Administração Estratégica de Serviços - 2ª Edição de Henrique Luiz Corrêa; Irineu Gustavo Gianesi pela Atlas (2019)
>>> Paul- the Mind of the Postle de A. N. Wilson pela Desconhecido (1997)
>>> A Formiga Emília e a Economia de Mara Luquet pela Nova Alexandria (2011)
>>> Fisioterapia Respiratória de Mercedes Carvalho pela Revinter (2001)
>>> Gestão Pública de Serviços Sociais de Samira Kauchakje pela Ibpex (2008)
>>> A Vida Fascinante de Richard Burton de Alan Fiedman pela Best Seller (1989)
BLOG >>> Posts

Segunda-feira, 7/8/2006
A foto original de Che Guevara
+ de 11100 Acessos

Qual é a história por trás de uma foto? Ainda mais uma que virou ícone de uma geração, estampada exaustivamente em camisetas? Um foco rápido e acidental com uma câmera de 35mm, durante um ato de comemoração a vítimas de uma explosão, que conseguiu capturar o olhar distante de Che Guevara, considerado o herói da Revolução Cubana. Esta aura, aliás, foi perfeitamente captada pela foto O Guerrilheiro Heróico, que o fotógrafo publicitário e retratista de Havana Alberto Díaz, o Korda, tirou em 1960. Bom, nem tanto, já que descobrimos que a famosa foto foi cortada e endireitada em um ângulo mais certeiro.

É sua original que pode ser visualizada na exposição fotográfica A épica revolucionária cubana, na Galeria Senac Lapa Scipião, em São Paulo, até o dia 18. É a primeira realizada pelo Instituto de Mídia e Artes (IMEA), pólo de pesquisa em mídia criado em 2005, em parceria com a Fototeca de Cuba. Sua curadoria, aliás, é de Nelson Ramirez de Arellano, fotógrafo e curador-chefe da Fototeca.

Ela é apenas o começo de um intercâmbio artístico e cultural entre Cuba e Brasil. O grupo pretende levar a exposição para galerias no Rio Grande do Sul e trazer, em 2007, uma mostra sobre fotógrafos cubanos contemporâneos, além de selecionar trabalhos de fotógrafos brasileiros para uma exposição coletiva em Havana.

A mostra é uma seleção de fotos dos primeiros anos da Revolução Cubana. Em 69 obras em preto-e-branco, que abarcam o período de 1959 a 69, é possível ter uma noção do trabalho de oito fotógrafos expoentes do período: Corrales, Korda, Oswaldo Salas, Libório Noval, Perfecto Romero, Ernesto Fernández e Roberto Salas.

As fotos de Raúl Corral, o Corrales, recentemente falecido e que trabalhou para a agência de propaganda do Partido Socialista Popular de Cuba, conseguem captar as fortes expressões dos milicianos, como em La boda del miliciano, onde podemos ver, literalmente, um casamento no fogo cruzado e sentir um pouco do sentimento militante da época. Mas é Caballeria (60) sua foto de maior destaque. Apesar de parecer as antigas cavalarias napoleônicas, o contraste dos sombreiros e óculos escuros dos sorridentes cavaleiros montados em imponentes cavalos brancos não nos deixa enganar sobre qual é o tema tratado. A contradição da revolução é bela e veemente.

Libório Noval nos mostra a cara do sofrido povo cubano. Mas Perfecto Romero, assim como Alberto Díaz, o Korda, nos mostram o outro lado. É em certo sentido até uma contradição com estes rostos vermos Fidel e Che jogando golfe ou pescando. Mas aí está uma coisa curiosa: quando retratados próximos ao seu habitat ou como proletários, a aura de salvadores de uma nação, seja no olhar, no sorriso, teimam em não escapar dos retratos. Principalmente Che, que, em todas as fotos, aparece com o mesmo olhar distante da foto que o tornou um símbolo.

É a foto de Roberto Salas, La Señora e a Bandera, que é talvez a que mais marca a ousadia da luta cubana ao mostrar uma bandeira do Movimento Revolucionário de 26 de julho hasteada no alto da Estátua da Liberdade. Já Oswaldo Salas completa esta visão dando um panorama impressionante: o coletivo. Fotos como Playa de Girón (61) e Santiago de Cuba (64) exploram a eficiência dos discursos e figura de Fidel ao nos depararmos com uma praça repleta de pessoas vista de um ângulo igualmente impressionante e, na outra, Fidel ao microfone, com uma forte expressão e céu sombrio ao fundo.

Por fim, cada um dos fotógrafos destaca uma visão do que foi a revolução e conseguem se diferenciar e imprimir sua personalidade dentro da mesma temática. O que temos ao final é uma bela amostra de muitas facetas do sonho cubano perdido. O preto e branco confere um quê saudosista especial a elas. No final, nem é tanto a técnica fotográfica que vale, já que as câmeras fotográficas da época eram muito limitadas. Mas um sentimento coletivo que não se esvai em nenhuma delas.

Para ir além
Galeria Senac Lapa Scipião
Rua Scipião, nº 67
Tel.: 11 3866-2500


Postado por Marília Almeida
Em 7/8/2006 às 08h25

Mais Marília Almeida no Blog
* esta seção é livre, não refletindo necessariamente a opinião do site

Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




Tecnologia Em Rehabilitação Cognitiva - Perspectiva Multidisciplinar
Fernando Cesar Capovilla & Outros
Edunisc
(1998)



Manual da Cozinha Congelada
Gwen Conacher
Circulo do Livro
(1992)



Livro - 100 Ensaios: por Dentro da Mente Que Gera Dinheiro para o Maior Num De Pessoas no Brasil
Felipe Miranda
Empiricus
(2017)



Livro Infanto Juvenis O Banquete dos Deuses
Daniel Munduruku
Angra
(2023)



Guerreiro Tigre
David Gibbins
Planeta
(2011)



Compreendendo o Judaísmo
Eugene B. Borowitz
Congregação Israelita Paulista
(1986)



Além dos Marimbus
Herberto Sales
Aché
(2023)



Ebsa - Documentario do Ensino - 233 - 1967
Do Brasil
do Brasil
(1967)



Cálculo Vol. II
James Stewart
Pioneira
(2004)



Indisciplina Escolar: Causas e Sujeitos
Rosana Aparecida e Outro
Vozes
(2007)





busca | avançada
84924 visitas/dia
1,7 milhão/mês