| Mais Recentes >>> Dinâmica - Mecânica para Engenharia (Volume 2) de Irving H. Shames pela Prentice-Hall (2003) >>> Escrever Melhor E Falar Melhor 242 de Seleções Reader's Digest pela Seleções Reader's Digest (2003) >>> A Totalidade e a Ordem Implicada de David Bohm pela Cultrix (1980) >>> Guerra De Canudos O Filme 242 de Nilza Perez de Rezende pela Sesc SP (1997) >>> Nietzsche , Lobato e a Veneta de Aluizio Alves Filho pela Flor doTempo (2024) >>> Redação Técnica Dissertação 242 de Sandra Valéria Walchhutter pela Scortecci (2006) >>> Conexões: Estudos De Geografia Geral e Do Brasil - Volume Único de Lygia Terra pela Moderna (2008) >>> Se Liga No Som de Ricardo Teperman pela Claro Enigma - Grupo Cia Das Letras (2015) >>> Memórias de um Burro 242 de Virginia Lefèvre pela Do Brasil >>> Aprenda a Velejar de João G. Schmidt pela Ediouro (1979) >>> Box Gramática - Texto: Análise e Construção de Sentido (Moderna Plus) de Maria Luiza M. Abaurre e Outras pela Moderna (2011) >>> Da Russia, Com Amor de Ian Fleming pela ? Alfaguara (2013) >>> Introducao Ao Jornalismo Diario: Como Fazer Jornal Todos Os Dias de Luíz Carlos Caversan pela Saraiva (2009) >>> Box Conecte Química - 1º Ano de João Usberco e Edgard Salvador pela Saraiva (2011) >>> Saude E Espac§o: Estudos Metodologicos E Tecnicas De Analise de Alberto Lopes Najar, Eduardo Cesar Marques pela Editora Fiocruz (1998) >>> Analise Politica E Jornalismo De Dados: Ensaios A Partir Do Bas¿metro de Marco Antonio Carvalho Teixeira pela Fgv (2014) >>> Alma Brasileira de Wesley Aragão De Moraes pela Barany - Novo Seculo (2014) >>> Box Conecte - Matemática - 2. Ano de Gelson Iezzi pela Saraiva (2011) >>> Buenos Aires Y Montevideo (memoria Argentina) de Emeric Essex Vidal pela Emece Editores (1999) >>> Box Conecte História - 2º Ano de Ronaldo Vainfas e Outros pela Saraiva (2011) >>> Cidades E Capitalismo de Jorge Luiz, Stotz, Eduardo Navarro, Costa, Daniel, Miranda, Daniel Natal pela Letra Capital, (2015) >>> Mariologia. Interpelações Para A Vida de Lina Boff pela Vozes (2007) >>> Box Conecte Biologia: 1º Ano de Sônia Lopes e Sérgio Rosso pela Saraiva (2011) >>> En Lisant François Jullien: La Foi Biblique Au Miroir De La Chine (cours, Colloques, Conférences Des Bernardins) de Pascal David, Alain Riou pela Lethielleux (2012) >>> Hermes no Ciberespaço-Uma interpretação da comunicação e cultura ne era digital de Claudio Cardoso de Paiva pela Ufpb (2013)
|
|
BLOG
>>> Posts
Sábado,
6/11/2010
Livros anarquistas em POA
+ de 2100 Acessos
Começou ontem e vai até amanhã, a I Feira do Livro Anarquista de Porto Alegre. A iniciativa é de um conjunto de pequenas editoras de orientação libertária, além de tradicionais coletivos anarquistas, como a FAG ― Federação Anarquista Gaúcha. O objetivo: apresentar ao público um livro diferente. Uma diferença que vai desde a forma de se fazer, até o conteúdo do que se lê.
Com paralelo em várias cidades do mundo, como Lisboa, Dublin e Estocolmo, I Feira do Livro Anarquista de Porto Alegre começou a ser desenhada há cerca de dois anos. A aquisição de um espaço na Rua Marcilio Dias, por parte do coletivo Anarcopunk, tornou o projeto possível. O Espaço Libertário Moinho Negro, que abrigará os livros e a programação da Feira, aproveita também o evento para abrir suas portas e apresentar aos gaúchos o mais novo ponto de encontro da cidade.
A opção por realizar o evento em novembro também não é por acaso. A ideia é aproveitar a Feira do Livro de Porto Alegre, momento em que toda a cidade se volta para a leitura, para chamar a atenção para o livro anarquista. Mas o que torna o livro anarquista tão diferente dos demais? Uma rápida passagem pelo sitio da Editora Deriva, uma das idealizadoras do evento, já nos dá uma boa idéia destas diferenças. A mais importante delas, sem dúvida, é a opção pelo copyleft.
O copyleft é um conceito que surge dentro do Movimento pelo Software Livre. O princípio é de oposição ao copyright. Ao invés do direito autoral, para proteção do direito comercial sobre determinada obra, o copyleft prevê o direito de livre reprodução, desde que sejam observados dois princípios: a não comercialização da cópia e a preservação do nome do autor. Este tipo de produção literária tem o objetivo claro de estimular a ampla difusão do conhecimento. O conhecimento, vale a pena dizer, é algo que o livro comercial, produzido com a finalidade de lucro, ajuda a elitizar. Trata-se, portanto, de uma verdadeira inversão de valores, em um mundo completamente hegemonizado pelas relações de mercado.
O evento não conta com financiamento público ou patrocínio privado. Toda a sua estrutura é bancada pelos coletivos organizadores. Além dos livros, a programação da I Feira do Livro Anarquista de Porto Alegre oferece também oficinas, rodas de conversa e exibição de filmes. Parada obrigatória para curiosos, amantes da leitura e simpatizantes dos movimentos libertários. Além, é claro, de todos que procuram boa literatura a preço acessível.
Para ir além
I Feira do Livro Anarquista de Porto Alegre ― 05 a 07 de novembro ― Local: Espaço Libertário Moinho Negro (Rua Marcilio Dias, 1463).
Postado por Diângeli Soares
Em
6/11/2010 às 14h06
Quem leu este, também leu esse(s):
01.
7 de Junho #digestivo10anos de Julio Daio Borges
02.
O blog do conquistador de Julio Daio Borges
03.
O significado da escrita de Marília Almeida
04.
Estático de Daniel Bushatsky
* esta seção é livre, não refletindo
necessariamente a opinião do site
|
|
|
|