Tuc! | Blog de Renato Alessandro dos Santos

busca | avançada
49971 visitas/dia
2,1 milhões/mês
Mais Recentes
>>> Festival da Linguiça de Bragança celebra mais de 110 anos de seu principal produto, em setembro
>>> Rolê Cultural do CCBB celebra o Dia do Patrimônio com visitas mediadas sobre memória e cultura
>>> Transformação, propósito, fé e inteligência emocional
>>> Festival de Inverno de Bonito(MS), de 20 a 24 de agosto, completa 24 anos de festa!
>>> Bourbon Street Fest 20 Anos, de 24 a 31 de agosto, na casa, no Parque Villa Lobos e na rua
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> Chegou a hora de pensar no pós-redes sociais
>>> Two roads diverged in a yellow wood
>>> A dobra do sentido, a poesia de Montserrat Rodés
>>> Literatura e caricatura promovendo encontros
>>> Stalking monetizado
>>> A eutanásia do sentido, a poesia de Ronald Polito
>>> Folia de Reis
>>> Mario Vargas Llosa (1936-2025)
>>> A vida, a morte e a burocracia
>>> O nome da Roza
Colunistas
Últimos Posts
>>> Into the Void by Dirty Women
>>> André Marsiglia explica a Magnitsky
>>> Felca sobre 'adultização'
>>> Ted Chiang sobre LLMs e veganismo
>>> Glenn Greenwald sobre as sanções em curso
>>> Waack: Moraes abandona prudência
>>> Jakurski e Stuhlberger na XP (2025)
>>> As Sete Vidas de Ozzy Osbourne
>>> 100 anos de Flannery O'Connor
>>> O coach de Sam Altman, da OpenAI
Últimos Posts
>>> Jazz: música, política e liberdade
>>> Política, soft power e jazz
>>> O Drama
>>> Encontro em Ipanema (e outras histórias)
>>> Jurado número 2, quando a incerteza é a lei
>>> Nosferatu, a sombra que não esconde mais
>>> Teatro: Jacó Timbau no Redemunho da Terra
>>> Teatro: O Pequeno Senhor do Tempo, em Campinas
>>> PoloAC lança campanha da Visibilidade Trans
>>> O Poeta do Cordel: comédia chega a Campinas
Blogueiros
Mais Recentes
>>> Crônica: o novo jornalismo?
>>> Livros anarquistas em POA
>>> A lírica pedregosa de Mário Alex Rosa
>>> American women kick ass
>>> Como ser uma webcelebridade
>>> O enigma de Lindonéia
>>> O Processo do Sapo (Conclusão)
>>> O Google e o negócio da China
>>> Adolescentes e a publicação prematura
>>> A aquisição do Washington Post por Jeff Bezos
Mais Recentes
>>> Santa Muerte Oracle -Com 32 cartas -Azul de Fabio Listrani pela Lo Scarabeo (2018)
>>> : Dois Garotos, Um Encontro (vol. 1) de Alice Oseman pela Alovzi (2021)
>>> João do Rio: uma antologia de Luís Martins pela Sabiá (1971)
>>> The School of Donne de A. Alvarez pela Mentor Book (1967)
>>> Santa Muerte Tarot Deck: Book Of The Dead - Tem 78 cards - Vermelho de Fabio Listrani pela Llewellyn Publications (2017)
>>> Não Temas o Mal de Eva Pierrakos, Donovan Thesenga pela Cultrix (2006)
>>> The Wiccapedia Spell Deck: A Compendium Of 100 Spells & Rituals For The Modern-day Witch (volume 9) de Leanna Greenaway, Shawn Robbins, Charity Bedell pela Sterling Ethos (2020)
>>> Companhia Das Ciências - 9º Ano de Usberco pela Saraiva Didáticos (2019)
>>> Geografia - Enem e Vestibulares / Atividades Complementares de Elian Alabi Lucci, Eduardo Campos, Anselmo Lázaro Branco, Cláudio Mendonça pela Saraiva (2020)
>>> Soltei O Pum Na Escola! de Blandina Franco pela Companhia Das Letrinhas (2012)
>>> Box As Crônicas De Gelo E Fogo de George R.R. Martin pela Leya (2012)
>>> História da Arte para Crianças de Lenita Miranda de Figueiredo pela Pioneira (1987)
>>> Atração Magnética - Série Hacker -Livro 1 de Meredith Wild pela Agir (2015)
>>> O Longo Século XX de Giovanni Arrighi pela Editora Unesp (1996)
>>> Palavra de Honra de Ana Maria Machado pela Alfaguara (2013)
>>> Irmãos De Sangue - Triologia Sina Do Sete - Volume 1 de Nora Roberts pela Editora Arqueiro (2017)
>>> Turma da Mônica - Contos da Carochinha de Mauricio de Sousa pela Girassol (2019)
>>> O Herdeiro Mago de Cinda Williams Chima pela Farol (2009)
>>> A Filha Do Silêncio de Morris West pela Record (1997)
>>> O Melhor Das Comédias Da Vida Privada de Luis Fernando Verissimo pela Objetiva (2025)
>>> O Sorriso do Lagarto de João Ubaldo Ribeiro pela Record (1989)
>>> Repatriação de Eve Guerra pela Companhia Das Letras (2025)
>>> Mar da Tranquilidade de katja Millay pela Arqueiro (2005)
>>> Percy Jackson E Os Olimpianos - O Ladrão de Raios de Rick Riordan pela Intrinseca (2014)
>>> DVD Martinho da Vila - O Pequeno Burguês de Mza Music pela Mza Music (2008)
BLOGS >>> Posts

Domingo, 5/4/2015
Tuc!
Renato Alessandro dos Santos
+ de 3700 Acessos

Ando me sentindo como se tivesse 16 anos, em 1988. Voltei a ouvir meus discos. Fazia uns 15 anos que não os ouvia como agora. Estavam com poeira, jogados num canto da casa, sem que ninguém desse bola pra eles. Até que, por uma conjunção universal de elementos carregados de eletricidade, uma fagulha pôs em curto-circuito o meu cérebro, e ele, que não dava mais bola alguma para discos de vinil, voltou a ver nessas bolachas algo que não encontrava, justamente, desde que a onda seguinte, os CDs, lá nos anos 1990, chegou para mandar para o exílio toda a minha coleção de discos. E se você pensa que são poucos os que voltaram a ouvir seus discos não vai acreditar quando descobrir os preços que alguns lps, que na virada do século eram vendidos a preço de banana, custam agora. Quer comprar algum disco do Led Zeppelin? Que tal os primeiros do Uriah Heep ou do Nazareth? Mutantes? Você terá de andar de ônibus e deixar o carro em casa. Será preciso economizar para voltar a ouvir discos que, lá na adolescência, você trocava por livros ou outras dessas bugigangas que deixam a vida de qualquer um inesquecível. Um acontecimento, enfim.

E sabe que tudo começou porque... porque... Por quê?



Uma coisa é certa: por causa do filme Quase famosos (Almost famous). Fui ver a versão do diretor, de quase três horas, e, de novo, aparecem aqueles discos sugestivos: nunca me esqueci da cena em que o garoto ganha os discos da irmã, que foge estrada afora com o namorado; é quando a câmera mostra a capa de alguns dos álbuns que a hermana roqueira deixa para o irmão. Uau: Pet sounds (The Beach Boys), II (Led Zeppelin), Tommy (The Who), et cetera.

Outra é porque tem a ver com escrever. Jack Kerouac, durante os 21 dias que gastou para escrever a primeira versão de On the Road, com a cabeça cheia de benzedrina, levantava-se, imagino, toda hora para pegar uma cerveja na geladeira. A vantagem de escrever ouvindo discos, noto agora, é que você escreveescrevescreve e, de repente, acaba o lado A, ou o lado B, e, de um jeito ou de outro, seja para virar o disco seja para trocá-lo, você se levanta e oxigena seu cérebro e escrevescrevescreve novamente.

Outra coisa certa foi ter encontrado um amigo na virada deste ano, na casa da minha sogra, o Dênis, que tem, em vinil, a coleção do Led Zeppelin e do AC/DC, além de outras beldades dos anos de ouro do rock. Conversando com ele, me dei conta de que a paixão pelos discos havia recomeçado, e agora me encontro aqui, num sábado à tarde, com um doutorado pra terminar, escrevendo este texto. (Que minha orientadora não o leia. Oi, Maria Clara. Desculpe) É que hoje aguardava uma encomenda que chegaria por Sedex. Ontem, já havia chegado o Rampant, do Nazareth. Que disco! Mas quando o carteiro passou, eu estava dormindo e, quando acordei, só havia um recado de que precisaria pegar os discos na segunda-feira.

Você não está entendendo.

Vê bem: sabe qual era a encomenda? Alguns discos, mas não uns discos quaisquer. Todos os discos do Led Zeppelin, à exceção do II; Let there be rock, do AC/DC; o Meddle, do Pink Floyd, e o The dark side of the moon. Meu: The dark side of the moon! Meu! Finalmente!

Imagine minha tristeza quando vi o comunicado dos Correios em minha caixa de correio. Tristeza. Liguei lá, mas ninguém atendeu. Pensei em rolar pra lá e pra cá pelo chão, mas não tenho mais idade pra isso. Se bem que voltei a ter 16 anos. Então, rolei pra lá e pra cá. Minha mulher, vendo aquilo, achou que eu havia ficado gira e, por isso, em vez de se unir a mim, preferiu lamentar o vexame da cena em si. Quando disse a ela o que houve, falou: Vai lá!. Como não havia pensado nisso antes?! Cobri-a de beijos, abraços, horas felizes até, e fui lá. Quando cheguei, só havia uma moto desolada no estacionamento e o sol a pino lamentando o meu azar. Já ia virar as costas e ir embora, quando a porta, como gergelim, repentinamente, abriu-se. Sai de lá um funcionário que não queria por nada deste mundo me entregar caixa alguma. Vai levar 20 minutos até eu achar sua encomenda. Moço, por favor, estava ansioso esperando essa encomenda. Não queria dizer que eram discos, porque ele poderia imaginar que eu sobreviveria a um fim de semana sem eles. Mas o homem estava irredutível. Eu já ia virando as costas, cenhos franzidos, punhos cerrados, quando ele, de certo com medo de que fosse levar uma voadora, acabou cedendo e voltou para dentro. Não levou nem dois minutos para vê-lo chegando com uma caixa. Ah, que alegria é receber em mãos uma caixa vinda pelo correio. Lembra? Ele me fez assinar uma folha qualquer lá e me entregou o baú, repleto de tesouros. Saí dali e, zás-trás, cheguei em casa. Abri a porta. Abri o baú. De lá de dentro, 11 discos pularam em meu colo, abraçando-me afetuosamente. Mostrei-os à amada e subi correndo para o meu cantinho, onde me encontro agora, em cima de uma nuvem. Os ouvidos o-u-v-e-m, neste momento, Overdose, segunda faixa do lado B de Let there be rock, disco que tem estampado o ano de 1978 nele - fui ver. Êxtase. Estou em êxtase. Sabe a diferença entre ter todos os discos do AC/DC num pen-drive e ter um único disco deles em vinil? Lembra quando você tirava o disco da capa, do envelope de plástico dentro dele e o colocava no prato do toca-discos? Lembra daquele barulhinho que vinha em seguida, quando a agulha, caía sobre ele?


Postado por Renato Alessandro dos Santos
Em 5/4/2015 às 14h56

Mais Blog de Renato Alessandro dos Santos
Mais Digestivo Blogs
Ative seu Blog no Digestivo Cultural!

* esta seção é livre, não refletindo necessariamente a opinião do site

Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




Fotografia Digital Con Poca Luz
Tim Gartside
Taschen
(2006)



A Última Nota de Mozart
Philip Becker
Geração
(2010)



José Damasceno Cirandar Todos Seminovo
José Damasceno
Oca Laje
(2015)



Kit 1789, 1808, 1822 e 1889
Larentino Gomes Pedro Doria
Planeta Harper Collins
(2007)



Livro Quem Tem Medo Da Morte?
Richard Simonetti
Ceac
(1997)



Vozes da Estante
Susana Vernieri
Nao Consta
(2009)



Estudos de História da Legislação de Imprensa
Marcello de Ipanema
Aurora
(1949)



Perinatologia- Fundamentos e Prática
Conceição A. M. Segre
Sarvier
(2002)



O Rei da Madison Avenue
Kenneth Roman
Cultrix
(2011)



O Caramujo Que Tinha Dentro o Mar Inteiro
Hermínia Castro
Salamandra
(2004)





busca | avançada
49971 visitas/dia
2,1 milhões/mês