Chatô uma breve alegoria para o Brasil | Relivaldo Pinho

busca | avançada
101 mil/dia
2,0 milhões/mês
Mais Recentes
>>> João do Rio e Chiquinha Gonzaga brilham no Rio durante a Belle Époque
>>> Espelhos D'Água de Vera Reichert na CAIXA Cultural São Paulo
>>> Audiovisual em alta: inscrições para curso de Roteiro de Curta-metragem do Senac EAD estão abertas
>>> Espaço8 aberto no feriado 1º de Maio com duas exposições
>>> Bela Vista Cultural | 'Saúde, Alimento & Cultura'
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> O Big Brother e a legião de Trumans
>>> Garganta profunda_Dusty Springfield
>>> Susan Sontag em carne e osso
>>> Todas as artes: Jardel Dias Cavalcanti
>>> Soco no saco
>>> Xingando semáforos inocentes
>>> Os autômatos de Agnaldo Pinho
>>> Esporte de risco
>>> Tito Leite atravessa o deserto com poesia
>>> Sim, Thomas Bernhard
Colunistas
Últimos Posts
>>> The Piper's Call de David Gilmour (2024)
>>> Glenn Greenwald sobre a censura no Brasil de hoje
>>> Fernando Schüler sobre o crime de opinião
>>> Folha:'Censura promovida por Moraes tem de acabar'
>>> Pondé sobre o crime de opinião no Brasil de hoje
>>> Uma nova forma de Macarthismo?
>>> Metallica homenageando Elton John
>>> Fernando Schüler sobre a liberdade de expressão
>>> Confissões de uma jovem leitora
>>> Ray Kurzweil sobre a singularidade (2024)
Últimos Posts
>>> Uma coisa não é a outra
>>> AUSÊNCIA
>>> Mestres do ar, a esperança nos céus da II Guerra
>>> O Mal necessário
>>> Guerra. Estupidez e desvario.
>>> Calourada
>>> Apagão
>>> Napoleão, de Ridley de Scott: nem todo poder basta
>>> Sem noção
>>> Ícaro e Satã
Blogueiros
Mais Recentes
>>> Terapia reloaded
>>> Regras da Morte
>>> Millôr Fernandes, o gênio do caos
>>> O fim da gravadora EMI
>>> Ele, Cardoso
>>> A morte de Gilberto Dupas
>>> Palavra na Tela – Literatura
>>> Kafka lendo/sobre Goethe
>>> O Presépio e o Artesanato Figureiro de Taubaté
>>> Alice e a História do Cinema
Mais Recentes
>>> Aconteceu na Casa Espírita de Emanuel Cristiano pela Allan Kardec (2006)
>>> Pretinha Eu de Júlio Emílio Braz pela Scipione (2013)
>>> As Relações Perigosas de Choderlos De Laclos pela Abril Cultural (1971)
>>> Combates De Aquiles de Mano Gentil pela Seguinte (2011)
>>> Robinson Crusoé de Marcia Kupstas pela Ftd (2003)
>>> Livro Literatura Estrangeira O Cavaleiro Inexistente de Italo Calvino; Nilson Moulin pela Companhia de Bolso (2005)
>>> Amigos Secretos de Ana Maria Machado pela Ática (2014)
>>> Os 13 Porquês de Jay Asher pela Ática (2024)
>>> Livro De Bolso Hamlet de William Shakespeare pela Saraiva de Bolso (2011)
>>> O Saber Em Jogo de Alicia Fernández pela Artmed (2001)
>>> 1984 de George Orwell pela Antofágica (2021)
>>> Ao Leitor sem Medo - Hobbes Escrevendo Contra o Seu Tempo de Renato Janine Ribeiro pela Brasiliense (1984)
>>> Livro Câncer Tem Cura! de Frei Romano Zago pela Vozes (1997)
>>> Por Onde Andam As Pessoas Interessantes de Daniel Bolovento pela Planeta (2016)
>>> Vitória de Joseph Conrad pela Francisco Alves (1982)
>>> Os Lvsiadas de Luís De Camões pela Francisco Alves (2007)
>>> Livro Literatura Estrangeira A Culpa É Das Estrelas de John Green pela Intrínseca (2014)
>>> Livro Literatura Brasileira Noite na Taverna e Macário de Alvares de Azevedo pela Martin Claret (2010)
>>> Guia de Escrita. Como Conceber um Texto com Clareza, Precisão e Elegância de Steven Pinker pela Contexto (2016)
>>> Terapia de Vida passada e Espiritismo - Distância e Aproximações de Milton Menezes pela Leymarie (2000)
>>> Livro do Cemitério de Neil Gaiman pela Rocco Jovens Leitores (2010)
>>> Administração Espacial - A Forma Descomplicada De Administrar O Capital Com Eficácia de Reiner Modro pela Do Autor (1989)
>>> Curso de Aprendizes do Evangelho 2º Ano de Área de Ensino pela Feesp (2012)
>>> Querido Diário Otário, O Problema Deste Lugar é Que é Daqui Que Eu Vim de Jim Benton pela Fundamento
>>> Livro Administração Produtividade Total na Prática de Ciro Yoshinaga Emília Yoshinaga pela Epsze (2003)
BLOGS >>> Posts

Sexta-feira, 19/2/2016
Chatô uma breve alegoria para o Brasil
Relivaldo Pinho
+ de 1100 Acessos


Reprodução


Não escrevo sobre filmes porque, salvo exceções, desprezo a atitude de enciclopedistas que sabem quando Audrey Hepburn andou sem calcinha, mas não sabem, ou não procuram, pensar por que ela é idolatrada pelas meninas, mas não pelas mulheres de verdade, que preferem Marilyn. Isso são visões de mundo, temáticas existenciais com as quais o cinema se relaciona. Há pessoas, pesquisadores (pouquíssimos), que entendem isso; a maioria fica na ausência do apetrecho de Audrey. Homens – não meninos – nem se fala, preferem Hepburn na sala de estar e Monroe no cômodo conseguinte. Já explico esse início.

Apesar de ter escrito artigos e livros sobre cinema, orientar trabalhos premiados e até dirigir um filme (“Fisionomia Belém” - com Yasmin Pires e um grupo de pesquisa - “Projeto Fisionomia Belém”) nunca me interessei em comentar filmes, porque, confesso, o cinema sempre foi para mim aquilo – é contraditório, eu sei – sobre o qual me debrucei pra tentar entender e escrever nas “ margens” do mundo (Benjamin/Seligmann-Silva) e não para desfilar as curiosidades e tecnicismos que fazem alguns se exaltar em pizzarias.

Depois de oito anos, fui ao cinema (e, por favor, releiam os parágrafos anteriores antes de me perguntar “como pode?” – vi e vejo filmes de outras formas). Fui ver “Chatô, o rei do Brasil”, sim, o polêmico filme de Guilherme Fontes. Não vou falar do filme como artefato estético (técnico) apenas, mas do que ele representa em um país e um cinema que soçobra em mistificações, comédias vagabundas e experimentos sustentados pelos nacos do Estado com seríssimos problemas de valor – ai, ai, sim há exceções.

Ao sairmos do cinema ouvi um comentário de um senhor: “mas é muito avacalhado pra um tema tão sério” (foi mais ou menos isso o que ele disse). Ora, só visões estúpidas esperam que filmes sejam história; há um longo debate sobre isso, não vou me alongar. “Chatô” é exatamente isso, uma alegoria em tom picaresco sobre um personagem extremamente relevante da história do Brasil (não li o livro; aqui não interessa), que, de outra forma, poderia incorrer nos enfadonhos filmes que se pretendiam ser representativos de momentos históricos brasileiros; a lista é longa e chata.

Era a única forma possível? Talvez não. Mas é uma forma que se separa exatamente daquela condição do cinema brasileiro descrita acima. No filme, está a história do personagem, seus principais momentos, e há a história do país, mas não há aí nenhum didatismo, nenhum teor moral unívoco, nenhum proselitismo ideológico. Duvido que “Chatô” seja mostrado na maioria das escolas para “ilustrar” (sic) a história brasileira.

Não dá, não serve, não se pode condenar o “rei do Brasil” para justificar a manipulação da mídia – embora isso seja verdade e esteja no filme, mas esse não é seu mote. Um amigo que me acompanhava comentou: “como se poderia mostrar a história de Chatô, se sua personalidade, em grande parte, abarcava consideravelmente suas idiossincrasias que estão no filme?”.

Li em algum lugar que o filme era exagerado. Mas é o exagero seu fundamento, que não cai na piada fácil, no bundalelê e nem na “memeficação” do humor (não precisamos elencar quantos filmes nacionais fazem isso). Entender o papel do exagero, de uma alegoria, de um expressionismo (hiperbólico, nesse caso, propositalmente) na história das representações culturais é compreender também sua força de subversão de temas e de estéticas. “Chatô” faz isso?

Nem sempre. Lá estão as mais diversas influências estéticas picotadas (Cinema Novo, Atlântida, etc, etc), por vezes bem desenvolvidas e, em outras, realmente com ares de inovação (a idéia de mostrar um dos mais importantes nomes da história do Brasil em tom de chacota, sem ser pastelão, já é uma inovação). Quantos filmes brasileiros com tamanho investimento fazem isso (não abram comentários sobre filmes, não vou responder – falem sobre o que está escrito aqui)?

Problemas técnicos? Sim, deixo isso para os cinéfilos. Mas se esse filme possui alguma virtude – e não pouca virtude para os dias de hoje – é realmente destoar da “reprodutibilidade técnica” (um conceito problemático e mal compreendido de Benjamin) que se adotou no cinema nacional. Diretores de grandes produtoras reclamam da mesmice, mas não conseguem se desvencilhar; atores aderem constrangidos (alguns), mas o caixa os obriga a fazer o gordo sendo gordo, o boa pinta sendo patrão.

Paulo Francis dizia que toda vez que via um filme nacional dava vontade, pelo conteúdo repetitivo de ver o brasileiro sempre como um pobre coitado, de sair gritando “é um santo, é um santo!” Ao sair do filme de Fontes não podemos gritar isso. “Chatô” não é nem um santo, nem um degenerado, é um personagem complexo, histriônico, um empreendedor, um homem pulsional e sensível. Como representar essa personalidade? Tendo a história como pano de fundo que mais se destaca e explica a realidade por estanques momentos (início, meio e fim), imolando o “rei”, vendo como no Brasil tudo passa pelo poder, por explicações de poder, pelas “relações sociais” (há a participação decisiva de uma mulher – sim, “apenas” uma mulher - no poder que ele, “Chatô”, nunca doma e por isso sofre e também se arruina)?

Não. Se o filme de Fontes não é uma revolução do cinema nacional, também não é algo que possa ser tratado pelos pitorescos, pelos cinéfilos de achismos. Ele levanta possibilidades de como expor um tema relevante sem ser enfadonho e é, propositalmente, uma comédia feita da alegoria picaresca, que pode nos lançar imagens que ameaçam nossos “casulos” históricos, teóricos, cinematográficos, morais.

Chatô não é um Midas de facão na mão, nem um jagunço salvador. O julgamento onírico metafórico, picaresco e midiático que se realiza no filme tenta representar isso. O filme, que começa com a posse da rainha Elizabeth, fazendo alusão ao rei tupi decrépito, termina com uma cena que mais parece uma metáfora das pulsões que, no filme, são também decisivas e, evidentemente, oníricas. Pulsões quase sempre estão no limiar do grotesco/exagero (recalque) e da “liberdade” (sublimação).

Talvez precisemos desses “exageros” esteticamente construídos que cindam a mesmice da imagem reproduzida no Brasil. Se alguém quiser ficar com a picardia por ela mesma, não entenderá a possibilidade de interpretar esse filme. É preciso ir além da vestes de Audrey; é preciso agarrar Marilyn em um canto, mas, fundamentalmente, é preciso saber o que isso significa para as “margens” – estéticas e éticas, não? - do mundo/Brasil.

Em uma das cenas, Chatô está moribundo na cama enquanto seus antigos amigos e empregados dele tripudiam. Imóvel, a câmera mimetiza seu olhar vendo aquela vingativa catarse; ele nada mais pode dizer, mas sabe quem foi, quem são aqueles senhores e do mundo do qual fizera parte. Em outra cena onírica (do julgamento) ele se levanta da cadeira de rodas e pergunta, se ele for condenado: “quem vai continuar o show?”. Sim, o show continuou e o Brasil ainda continua cheio de Midas, jagunços e reis. Olhemos as vestes de Audrey, mas agarremos Marilyn no cômodo seguinte.


Texto publicado em “Relivaldo Pinho”


Postado por Relivaldo Pinho
Em 19/2/2016 às 19h40

Mais Relivaldo Pinho
Mais Digestivo Blogs
Ative seu Blog no Digestivo Cultural!

* esta seção é livre, não refletindo necessariamente a opinião do site

Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




Tentativas de capturar o ar 461
Flávio Izhaki
Rocco
(2016)



De Getúlio a Juscelino 1945-1961 334
Claudio Bertolli Filho
Ática
(2002)



O Pequeno Alquimista
Márcio Trigo / Mariana Massarani Ilustradora
Atica
(1996)



Livro Gibis Cavaleiro das Trevas III A Raça Superior Livro Cinco
Miller e Outros
Dc Comics - Panini Books
(2016)



Quebrada Em Grande Estilo
Jen Lancaster
Gutenberg
(2013)



Areas de Industrialização Periferica Geografia Geral
Coc
Coc



Conhecer Dicionario Enciclopedico Vol. III
Varios
Abril Cultural
(1969)



A Alemanha de Hoje
Karl Romer-redação
Lexikothek
(1980)



Ninguem Merece / Blog da Cacau:
Chantal Herskovic
Leitura
(2008)



Dowsons Creek - Long Hot Summer
F. H. Cornish
Macmillan Readers
(2005)





busca | avançada
101 mil/dia
2,0 milhões/mês