A aventura de educar os filhos | Alessandro Garcia | Digestivo Cultural

busca | avançada
63387 visitas/dia
2,0 milhão/mês
Mais Recentes
>>> Terminal Sapopemba é palco para o evento A Quebrada É Boa realizado pelo Monarckas
>>> Núcleo de Artes Cênicas (NAC) divulga temporada de estreia do espetáculo Ilhas Tropicais
>>> Sesc Belenzinho encerra a mostra Verso Livre com Bruna Lucchesi no show Berros e Poesia
>>> Estônia: programa de visto de startup facilita expansão de negócios na Europa
>>> Água de Vintém no Sesc 24 de Maio
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> O Big Brother e a legião de Trumans
>>> Garganta profunda_Dusty Springfield
>>> Susan Sontag em carne e osso
>>> Todas as artes: Jardel Dias Cavalcanti
>>> Soco no saco
>>> Xingando semáforos inocentes
>>> Os autômatos de Agnaldo Pinho
>>> Esporte de risco
>>> Tito Leite atravessa o deserto com poesia
>>> Sim, Thomas Bernhard
Colunistas
Últimos Posts
>>> Glenn Greenwald sobre a censura no Brasil de hoje
>>> Fernando Schüler sobre o crime de opinião
>>> Folha:'Censura promovida por Moraes tem de acabar'
>>> Pondé sobre o crime de opinião no Brasil de hoje
>>> Uma nova forma de Macarthismo?
>>> Metallica homenageando Elton John
>>> Fernando Schüler sobre a liberdade de expressão
>>> Confissões de uma jovem leitora
>>> Ray Kurzweil sobre a singularidade (2024)
>>> O robô da Figure e da OpenAI
Últimos Posts
>>> AUSÊNCIA
>>> Mestres do ar, a esperança nos céus da II Guerra
>>> O Mal necessário
>>> Guerra. Estupidez e desvario.
>>> Calourada
>>> Apagão
>>> Napoleão, de Ridley de Scott: nem todo poder basta
>>> Sem noção
>>> Ícaro e Satã
>>> Ser ou parecer
Blogueiros
Mais Recentes
>>> Retrato de corpo inteiro de um tirano comum
>>> Arte e liberdade
>>> Literatura em 2000-2009
>>> Abdominal terceirizado - a fronteira
>>> Entrevista com André Fonseca
>>> O bom crioulo
>>> Canarinho velho e pessimista
>>> Precisamos falar sobre Kevin
>>> Guia para escrever bem ou Manual de milagres
>>> O Presépio e o Artesanato Figureiro de Taubaté
Mais Recentes
>>> Livro Poesia Poesia Fora da Estante de Vera Aguiar / Simone Assumpção pela Projeto (2019)
>>> Tempos de Ginásio 1957-1960 - Memórias de Stélio Lacerda pela Lorena (2010)
>>> Les Must de Cartier de Assouline pela Assouline (2002)
>>> Livro Auto Ajuda Mais Forte do Que Nunca de Brené Brown pela Sextante (2016)
>>> Livro Sociologia Violência e Cidadania no Brasil Série Discussão Aberta 10 de Regina Célia Pedroso pela Ática (2002)
>>> Livro Sociologia Cidades Brasileiras O Passado e o Presente Coleção Desafios de Rosicler Martins Rodrigues pela Moderna (1992)
>>> Os Anjos do Pé Sujo de Vicente Portella pela Tulipa (2005)
>>> Coleção Bom Apetite - 10 Volumes de Victor Civita pela Abril Cultural (1972)
>>> Livro Biologia Caminhos do Boi Pecuária bovina no Brasil Coleção Desafios de Candida Vilares Gancho; Vera Vilhena de Toledo pela Moderna (1990)
>>> Livro Direito Direito Internacional do Turismo de Rui Aurélio de Lacerda Badaró pela Senac (2008)
>>> Livro Literatura Estrangeira Indomada The House of Night Livro 4 de P. C. Cast e Kristin Cast pela Novo Século (2010)
>>> Marketing Humano de Carlos Teixeira pela Litteris (1997)
>>> Livro Administração O Livro da Sabedoria nos Negócios Volume I de Peter Krass pela Negócio (1999)
>>> Livro Infanto Juvenis O Mário Que Não é de Andrade de Luciana Sandroni pela Companhia das Letrinhas (2001)
>>> A Menina da Serra do Fogão de Penha Santiago pela Crescer (2017)
>>> Livro Infanto Juvenis Extraordinárias de Duda Porto de Souza; Aryane Cararo pela Seguinte (2018)
>>> Livro Infanto Juvenis Zac Power Missão Alto Risco de H. I. Larry pela Fundamento (2009)
>>> Design para Quem Não é Designer de Robin Williams - Laura Karin Gillon pela Callis (1995)
>>> Coleção O Melhor Bordado - 4 Volumes de Editora Três pela Três (1973)
>>> Livro Literatura Estrangeira Anjos e Demônios de Dan Brown pela Sextante (2004)
>>> Livro Infanto Juvenis Sequestro Em Parada de Lucas de Orígenes Lessa pela Global (2014)
>>> Fragmentos da Sabedoria Rosacruz de Raymond Bernard pela Renes (1974)
>>> Livro Dos Crimes Contra A Ordem Tributaria: Comentarios A Lei N. 8,137, De 27-12-1990 de Antonio Correa pela Saraiva (1994)
>>> Livro História Geral O Livro de Ouro da História do Brasil de Mary Del Priore, Renato Pinto Venâncio pela Ediouro (2001)
>>> Anjos e Extraterrestres de Alfredo Paschoal pela Do Autor (1997)
COLUNAS

Terça-feira, 22/7/2003
A aventura de educar os filhos
Alessandro Garcia
+ de 7400 Acessos

Atualmente, não é a ignorância a principal responsável pela dúvida sobre de que forma se deve realizar determinada ação ou proceder em determinado caso. A abundância de conhecimentos é o que produz mais perplexidade, maiores qüestionamentos e desorientação sobre um enorme leque de possibilidades que se abre. Nisto, se inclui com certeza, a paternidade e a forma de se educar os filhos, uma "arte" que nunca primou pela facilidade, mas que, nos dias atuais, encontra ainda mais empecilhos frente às técnicas diversas, e especialistas das mais diferentes correntes a afirmar o que se deve e o que não se deve ser feito. O que se deve ensinar aos filhos é o título do livro e a pergunta que a filósofa espanhola Victoria Camps propõe para tornar ainda mais saudável tal debate, e tentar enriquecer todo e qualquer meio onde a questão da educação dos filhos se faz presente.

Desde o começo, vê-se que a autora não pretende dar uma resposta definitiva sobre o tema. Já no prólogo esclarece não ser especialista em psicologia, nem em pedagogia ou qualquer outra disciplina que poderia ser mais apropriada para tratar sobre o tema. Utiliza-se, então, do que conhece: a filosofia e a experiência de ser mãe de três filhos (para ela, a tarefa de educar uma criança possui muito mais segredos e meandros do que os que poderiam ser transcritos em forma de um manual de instruções). É para a vida que um filho é criado. Não há, portanto, regras rígidas e pré-estabelecidas para se obter êxito na boa educação de uma criança. Da mesma maneira que fatalmente uma mulher chega a ser mãe sem ter se preparado fundamentalmente para sê-lo, as receitas também de nada serviriam para tentar moldar os descendentes de quem se encarrega desta louca e maravilhosa tarefa.

Se não há regras, no entanto, fica a cargo do instinto (ou, quem sabe, de um certo "talento natural") a educação de um filho? Bem, se não há receita, para que serve escrever (e mesmo ler) um livro cujo título se propõe à elucidação? E, por favor, não se culpe uma possível tradução oportunista: o título original do livro aparece com a mesma tentadora frase em resposta às dúvidas de qualquer pai ou mãe (Qué hay que enseñar a Los Hijos).

Victoria Camps, como boa filósofa que mostra ser, nada mais faz do que contribuir - e de maneira bem significativa - para as questões que invariavelmente se levantam nestas horas. E sua contribuição se dá de uma maneira prática e direta. Se é verdade que a abundância de conhecimentos gera mais perplexidade, a autora não se perde em rodeios ao abordar assuntos que considera de fundamental importância. Por isso, o livro é dividido em dezenove capítulos, nomeados com uma idéia ou conceito, que servem tanto para elaborar perguntas (e suscitar reflexões quanto para abordar pontos primordiais sobre o que se é considerado virtude e passível de ser ensinado aos filhos.

E são idéias e conceitos essenciais - felicidade, caráter, responsabilidade, auto-estima, respeito, gratidão, liberdade, amabilidade, etc. - que podem ser lidos como se consulta um dicionário (neste caso, buscando o significado que a autora coloca e que usa, na maioria das vezes, a partir do senso comum). Ou ainda regando-se ao prazer de estabelecer diálogo com a autora sobre determinados temas que se vinculam uns aos outros, como quem conversa com uma "mãe amiga" sobre os desafios da criação de uma criança. Afinal, é a despretensão que norteia as páginas do livro: despretensão de dar respostas definitivas, porque simplesmente não há respostas definitivas.

Começando pela "felicidade", a autora recorre a Sêneca para afirmar que "a vida feliz é a que está em conformidade com a natureza das coisas". Frase que em si já é um ótimo argumento para reforçar que ser feliz pode ser simplesmente saber aceitar. Aceitar a própria realidade: a sua e a dos filhos que não devem ser o resultado das frustrações dos pais ou dos seus desejos pessoais não realizados.

No fim das contas, vê-se nisso uma certa ingenuidade; a mesma que abriga desejos de conquista da felicidade. Vista como algo táctil, ou como um objetivo a ser alcançado, ela nada mais é do que o próprio prazer da realização de tantas pequenas e grandes coisas. Ter em vista, continuamente, esta verdade, já poderia ser um grande "atalho" para muitos pais que nada mais querem a não ser felicidade dos filhos.

No entanto, educar uma criança para felicidade, para, digamos a "não-realização" imediata e para a fuga dos modelos de oferecidos pela sociedade é a grande questão. Como levar uma criança a entender que "felicidade" não está necessariamente na conquista mais "belo", no mais "rico" e no mais "forte"? Cabe aos pais se perguntarem se não são os próprios fomentadores da disputa da satisfação a qualquer preço.

Conforme vão se apresentando os capítulos, descobre-se o quanto é difícil proporcionar a tão sonhada "boa educação". Se a necessidade de se desvencilhar de regras rígidas esbarra em uma tentativa de "educar na liberdade", quão irresponsáveis e indisciplinados não poderão ser nossos filhos? E como embutir-lhes o respeito sem produzir, ao mesmo tempo, o medo? São perguntas que se estendem por exatas 118 páginas e qie funcionam quase como um terapia de grupo de pais. Pois, longe da imposição pedagógica, dos "macetes" ou das formas "modernas" de educação, o que se tem neste livro é um material de leitura fácil e agradável.

Como não poderia deixar de aparecer em um livro desta espécie, são gastas algumas páginas para um pequeno debate acerca da televisão. É um dos poucos momentos em que seu discurso se iguala ao de todos os detratores da TV, com argumentos já vistos e revistos. Considero perda de tempo acusar, igualmente, a publicidade como "manipuladora" e dar eco a teorias antiquadas que vêem os programas televisivos como "monstros devoradores da infância": "As crianças - há estatísticas que o confirmam - passam horas demais vendo televisão, e vendo certos programas que vão da trivialidade ao mau gosto, quando não caem no decididamente desaconselhável."

São pontos, no entanto, que, de maneira alguma, ofuscam o valor da obra (e da sua conveniente contribuição em tempos onde tudo é "fácil", "rápido" e "descartável"). Livros assim servem como um lembrete de como é preciso manter-se atento às pequenas peculiaridades e aos grandes esforços durante a educação das crianças. Uma tarefa que não se reduz a pequenas receitas, e para a qual são necessários permanentes atenção e amor.

Para ir além

O que se deve ensinar aos filhos - 118 págs.
São Paulo: Martins Fontes, 2003


Victoria Camps, natural de Barcelona e catedrática de filosofia moral da Universidad Autônoma de Barcelona, é autora de diversos livros, entre os quais: Virtudes Públicas, prêmio Espasa de Ensayo 1990; Los Valores de La Educación; Manual de Civismo, escrito em colaboração com Salvador Giner; e El Siglo de Las Mujeres, sua obra mais recente.


Alessandro Garcia
Porto Alegre, 22/7/2003

Mais Alessandro Garcia
Mais Acessadas de Alessandro Garcia em 2003
01. A pobreza cultural nossa de cada dia - 17/6/2003
02. Sob o domínio do Mal - 5/8/2003
03. O mundo aos olhos de um pescador - 26/8/2003
04. A aventura de educar os filhos - 22/7/2003
05. A ranhetice da égüinha pocotó - 7/3/2003


* esta seção é livre, não refletindo necessariamente a opinião do site



Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




Guia Larouse Das Boas Maneiras: Conselhos Práticos Para A Sua Vida Social
Sabine Denuelle
Cetop
(1996)



Os Caminhos Cruzados da Comunicação
José Marques de Melo
Paulus
(2010)



Noturno Em Manhattan
Colin Harrison
Cia das Letras
(1998)



Livro de Bolso Literatura Estrangeira A Estrela do Sul Viagens Maravilhosas
Julio Verne
Francisco Alves



Livro de Bolso Filosofia Do Mundo Como Vontade e Representação Como vontade - segunda consideração
Arthur Schopenhauer
Saraiva de Bolso
(2012)



Pollyanna
Eleanor H. Porter
Companhia Nacional
(2007)



Registros
Vários Autores
Fundação Cultural De Curitiba
(2020)



Momentos Saudáveis De Super-Ação
Cesar Augusto Sant'Anna
Florianópolis: Imprensa Oficial do Estado de Santa Catarina
(2010)



Tormentos do Passado
Rosângela Maldonado
Irmãos Pongetti
(1958)



Box C. S. Lewis - 4 Livros.
C. S. Lewis
Thomas Nelson Brasil
(2017)





busca | avançada
63387 visitas/dia
2,0 milhão/mês