A seleção de canções de Léa Freire e Bocato | Rafael Fernandes | Digestivo Cultural

busca | avançada
77175 visitas/dia
2,4 milhões/mês
Mais Recentes
>>> “Sobre Viagens”: Pesquisadora lança livro sobre narrativas de viagem e seus impactos
>>> Elas Publicam chega a Recife para sua 7ª edição no dia 26 de abril
>>> Colóquio Nacional: Arte Sacra Brasileira – 'Da Colônia ao Império'
>>> 12 caminhos na Galeria Jacques Ardies
>>> Sax Bem Temperado’ abre nova temporada do projeto 'Clássicos em Cena' em Itapira
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> O nome da Roza
>>> Dinamite Pura, vinil de Bernardo Pellegrini
>>> Do lumpemproletariado ao jet set almofadinha...
>>> A Espada da Justiça, de Kleiton Ferreira
>>> Left Lovers, de Pedro Castilho: poesia-melancolia
>>> Por que não perguntei antes ao CatPt?
>>> Marcelo Mirisola e o açougue virtual do Tinder
>>> A pulsão Oblómov
>>> O Big Brother e a legião de Trumans
>>> Garganta profunda_Dusty Springfield
Colunistas
Últimos Posts
>>> O concerto para dois pianos de Poulenc
>>> Professor HOC sobre o cessar-fogo (2025)
>>> Suicide Blonde (1997)
>>> Love In An Elevator (1997)
>>> Ratamahatta (1996)
>>> Santo Agostinho para o hoje
>>> Uma história da Empiricus (2025)
>>> Professor HOC sobre Trump e Zelensky
>>> All-In com John e Patrick Collison (2025)
>>> Jakurski, Stuhlberger e Xavier (2025)
Últimos Posts
>>> Encontro em Ipanema (e outras histórias)
>>> Jurado número 2, quando a incerteza é a lei
>>> Nosferatu, a sombra que não esconde mais
>>> Teatro: Jacó Timbau no Redemunho da Terra
>>> Teatro: O Pequeno Senhor do Tempo, em Campinas
>>> PoloAC lança campanha da Visibilidade Trans
>>> O Poeta do Cordel: comédia chega a Campinas
>>> Estágios da Solidão estreia em Campinas
>>> Transforme histórias em experiências lucrativas
>>> Editora lança guia para descomplicar vida moderna
Blogueiros
Mais Recentes
>>> Uma literatura entre crimes e cães
>>> A Paixão de Cristo e Cidade de Deus
>>> A ousadia de mudar de profissão
>>> Por que as curitibanas não usam saia?
>>> Quando se está triste
>>> O difícil diálogo
>>> Felicidade (extra)conjugal
>>> A ilha do Dr Moreau, de H. G. Wells
>>> Trágico e Cômico, o debate
>>> Vá ao teatro, mas não me leve
Mais Recentes
>>> Livro Das Perguntas (capa dura) de Pablo Neruda - Isidro Ferrer - Ferreira Gullar pela Cosac & Naify (2008)
>>> Severino Faz Chover de Ana Maria Machado pela Salamandra (2010)
>>> Lendas Brasileiras (5º edição) de Câmara Cascudo - Poty pela Ediouro (2002)
>>> Lobo Negro de Antoine Guilloppé pela Melhoramentos (2013)
>>> Construindo Uma Vida: Trajetoria Profissional, Negocios E O Aprendiz de Roberto Justus pela Larousse - Lafonte (2006)
>>> Construindo Uma Vida: Trajetoria Profissional, Negocios E O Aprendiz de Roberto Justus pela Larousse - Lafonte (2006)
>>> Histórias Divertidas - Vol. 13 - Coleção Para Gostar De Ler de Vários autores pela Ática (2022)
>>> Todos Temos Um Anjo de Antonio Mateo Allende pela Vergara & Riba (2005)
>>> Todos Temos Um Anjo de Antonio Mateo Allende pela Vergara & Riba (2005)
>>> 10-10-10 Hoje, Amanha, E Depois Tome As Melhores Decisoes Considerando 10 Minutos, 10 Meses E 10 Anos de Suzy Welch pela Ediouro (2009)
>>> 10-10-10 Hoje, Amanha, E Depois Tome As Melhores Decisoes Considerando 10 Minutos, 10 Meses E 10 Anos de Suzy Welch pela Ediouro (2009)
>>> El Verdadero Poder de por Vicente Falconi Campos (Autor) pela Falconi (2015)
>>> Elfos Tomo Ii: Estrelas Dos Albos de Bernhard Hennen pela Europa (2015)
>>> A igreja no novo testamento de Gerhard kittel pela Aste (1965)
>>> Conspiração No Fim Do Mundo de Said Farhat pela Europa (2013)
>>> Conspiração No Fim Do Mundo de Said Farhat pela Europa (2013)
>>> Atualidade De Educacao Bilingue Para Surdos - V. 1 de Carlos Skliar pela Mediacao (1999)
>>> Teologia e ciencia de Rahner pela Paulinas (1971)
>>> o Segredo de Ariel - Segredos de Princesas de Disney pela Abril (2010)
>>> Curso Prático E Profissional Para Mecânicos De Automóveis de H M Chollet pela Hemus
>>> o Segredo de Ariel - Segredos de Princesas de Disney pela Abril (2010)
>>> O Segredo de Bela - Segredos de Princesa de Disney pela Abril (2010)
>>> Roteiro para Mídia Eletrônica de Robert Musburguer pela Campus (2008)
>>> O Segredo de Bela - Segredos de Princesa de Disney pela Abril (2010)
>>> Antecipação da Tutela de Luiz Guilherme Marinoni pela Rt (2008)
COLUNAS

Quarta-feira, 14/6/2006
A seleção de canções de Léa Freire e Bocato
Rafael Fernandes
+ de 4000 Acessos

Léa Freire e Bocato apresentam em Antologia da Canção Brasileira - volumes 1 e 2 (selo Maritaca) - uma seleção de canções nacionais em versões instrumentais com músicos craques. Além dos "capitães" Léa (flauta-baixo) e Bocato (trombone), a escalação é de primeira: Michel Freidenson (piano), Djalma Lima (guitarra), Sizão Machado (baixo) e Edu Ribeiro (bateria), que atuam em ambos os volumes de Antologia da Canção Brasileira, dois dos mais belos discos em homenagem à nossa música lançados nos últimos tempos. Discos ao mesmo tempo com linguagem próxima ao cool jazz e tão brasileiros.

No encarte do primeiro volume, Léa Freire conta como o conceito foi surgindo de uma idéia de Bocato para "um projeto de trombone e flauta-baixo para canções brasileiras, músicas lentas, harmonias caprichadas, improvisos melódicos", e que num primeiro momento pensaram um nomear o projeto com algo como "última fronteira - baladas brasileiras". Apesar de essa intenção não ter permanecido a imagem de "balada" é muito indicativa do que são os discos, mesmo não sendo exclusivamente de baladas. Isso porque delicadeza e leveza são marcas do projeto. Ficou o conceito de gravar uma série de canções da música brasileira - farto material - para compor (inicialmente) dois CDs: um apresentado como Léa Freire e Bocato e o segundo Bocato e Léa Freire cada um evidenciando o trabalho do "primeiro nome", mas com participação marcante dos dois em ambos os discos.

Tais discos são tão bons que têm utilidade múltipla. Pedem para ser ouvidos contemplativamente, de maneira solitária, para degustar as sutilezas, surpresas, soluções harmônicas e melódicas brilhantes em sua completude. Mas também pode ser uma audição eterna e sublime para os apaixonados. E para os que estão passando por uma bela duma dor de cotovelo. Serve também como "música para colocar de fundo" (em festas, bailes e afins), mas ao invés de concessões, versões "abregalhadas", música de elevador, comercialismo barato, sofisticação apenas como verniz, há a alta qualidade e rigor musical, sem que esse rigor se torne mecanicismo - longe disso, é o rigor a favor da beleza. E pode ser extremamente útil para estudantes de música, que podem ter - com os dois volumes - "aulas" de melodia, harmonia, improviso, criatividade, inventividade, intensidade, execução, etc., etc., etc. Entre os grandes méritos do disco também está o fato de ser fácil assimilá-lo à primeira audição, é leve e fluído. Porém, o precioso não está na superfície: está no profundo, no detalhe, no sutil.

Destaques são muitos, difícil selecionar. O volume 1 - mais focado em Léa Freire - abre com "Andorinha" (de Tom Jobim, que está em seu disco Stone Flower, de 1970) com fabulosos duetos e solos de Léa e Bocato, além de intenso solo de Sizão Machado. Também se destaca a deliciosa interpretação de "Imagens" (Luiz Eça/Aloysio de Oliveira) com maravilhoso arranjo e interpretação de Léa Freire - é daquelas audições que nos fazem querer mais nada na vida. Há "Nunca", linda balada de Lupicínio Rodrigues na qual Djalma Lima demonstra elegância na guitarra. "As Rosas Não Falam", clássico inapelável de Cartola aparece em uma versão genial e é apresentada de forma arrebatadora e surpreendentemente concisa (1 minuto e 55 segundos). O arranjo - o único de Bocato no volume 1 - mostra porque ele é um dos mais geniais músicos que já pisaram na face da terra. Em "Nossos Momentos" (Haroldo Barbosa/Luiz Reis), o arranjo de Léa Freire consegue passar - sem uma palavra, obviamente - o clima que a letra transmite, porém sem seu exagero sentimental (como "Teu castelo de carinhos/ Eu nem pude terminar/ Momentos Meus/ Que foram teus/ Agora é recordar.").

O Volume 2 - mais focado em Bocato - abre sua antologia com "Feitio de Oração", clássico de Noel Rosa e Vadico em versão bossa, que mais uma vez abre espaço para a presença da ótima guitarra de Djalma Lima; destaque ainda para lindo solo de Bocato. "Pra Dizer Adeus" (Edu Lobo e Torquato Neto) é apresentada em versão cortante; a atuação dos músicos nos discos poderia ser resumida nessa música: o respeito ao espaço de cada um, mas ao mesmo tempo atuando de uma forma complementar, em sinergia incrível. "Notícia" (Nelson Cavaquinho/Guilherme Britto e Alcides Caminha) ficou uma beleza - Bocato desfila suas melodias de maneira sublime; e "Lígia" (Tom Jobim) é um convite à fossa, por sua interpretação profunda e densa. "Risque" (Ary Barroso) é outro genial arranjo de Bocato, quase "primo" de "As Rosas Não Falam", do volume 1, pelo fato de harmonia e ritmo serem conduzidos por uma "parede" de trombones. Em "Pra Machucar Meu Coração" (Ary Barroso), mais uma vez a execução realça a temática da canção. Agora, um solitário Bocato toca a melodia exaltando a dor, ilustrando brilhantemente - apenas com seu trombone - o momento do personagem da canção ("Está fazendo um ano e meio, amor/ Que o nosso lar desmoronou(...)/ E uma cruel desilusão/ Foi tudo que ficou/ Ficou/ Prá machucar meu coração"). Destaca-se também nos dois discos o baterista Edu Ribeiro, nunca menos que brilhante em todos os projetos em que atua.

Essa dupla de CDs (que talvez virem mais de dois, pelo que está explicado no encarte - torçamos para isso) é realmente sublime, um convite à reflexão, à emoção, à paixão. É a prova de que música boa pode tranquilamente unir sofisticação e simplicidade; pode atingir qualquer público com audição prazerosa sem concessões artísticas e estilísticas. É a prova também que disco bom é o que não falta - é só ter um pouco de trabalho na procura e no critério de escolha.

Para ir além
Antologia da Canção Brasileira


Rafael Fernandes
São Paulo, 14/6/2006

Quem leu este, também leu esse(s):
01. Saudade de ser 'professor' de Filosofia de Cassionei Niches Petry
02. Melhores exposições de 2010 de Jardel Dias Cavalcanti
03. Um plano de Eduardo Mineo
04. Filmes extremos e filmes extremistas de Marcelo Miranda
05. Um tiro no sonho americano de Marcelo Miranda


Mais Rafael Fernandes
Mais Acessadas de Rafael Fernandes em 2006
01. 10 vídeos musicais no YouTube - 23/8/2006
02. Quem ainda compra música? - 2/8/2006
03. Ana Luiza e Luis Felipe Gama: bela parceria - 13/9/2006
04. Ney Matogrosso: ótimo intérprete e grande showman - 5/7/2006
05. Uma homenagem a Maysa - 25/4/2006


* esta seção é livre, não refletindo necessariamente a opinião do site



Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




Agora Estou Sozinha - Col Veredas
Pedro Bandeira
Moderna
(1994)



A Psicanálise dos Contos de Fadas-leit e Teoria Literária - 24
Bruno Bettelheim
Paz e Terra
(1979)



Concorrência Nas Telecomunicações
Jonas Antunes Couto
Singular
(2015)



Lins, Terra Querida - a Trajetoria de um Ialense
Adolfo Lemes Giglioli
Bypress Comunicação
(2008)



Entre os Bambus
Edna Bueno
Global
(2003)



Mestres e Comandantes
Andrew Roberts
Record
(2012)



Introdução ao Planejamento Democrático
John R P Friedmann
Fundação Getulio Vargas
(1959)



A Esperança Cruza os Mares
Teresinha Isabel Rihl; Rita Bromberg
Quatrilho Editorial
(2015)



O Sumiço das Letras
Renee Londner
Pj Library



A estrutura ausente
Umberto Eco
Perspectiva
(1987)





busca | avançada
77175 visitas/dia
2,4 milhões/mês