A seleção de canções de Léa Freire e Bocato | Rafael Fernandes | Digestivo Cultural

busca | avançada
83662 visitas/dia
2,6 milhões/mês
Mais Recentes
>>> Sesc 24 de Maio apresenta o último episódio do Música Fora da Curva
>>> Historiador Russell-Wood mergulha no mundo Atlântico português da Idade Moderna
>>> Livro ensina a lidar com os obstáculos do Transtorno do Déficit de Atenção
>>> 24 e 25/04: últimas apresentações do projeto 48h_48min acontecem neste fim de semana
>>> João Trevisan: Corpo e Alma || Museu de Arte Sacra
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> Cem encontros ilustrados de Dirce Waltrick
>>> Poética e política no Pântano de Dolhnikoff
>>> A situação atual da poesia e seu possível futuro
>>> Um antigo romance de inverno
>>> O acerto de contas de Karl Ove Knausgård
>>> Assim como o desejo se acende com uma qualquer mão
>>> Faça você mesmo: a história de um livro
>>> Da fatalidade do desejo
>>> Cuba e O Direito de Amar (3)
>>> Isto é para quando você vier
Colunistas
Últimos Posts
>>> Hemingway by Ken Burns
>>> Cultura ou culturas brasileiras?
>>> DevOps e o método ágil, por Pedro Doria
>>> Spectreman
>>> Contardo Calligaris e Pedro Herz
>>> Keith Haring em São Paulo
>>> Kevin Rose by Jason Calacanis
>>> Queen na pandemia
>>> Introducing Baden Powell and His Guitar
>>> Elon Musk no Clubhouse
Últimos Posts
>>> Geração# terá estreia no feriado de 21 de abril
>>> Patrulheiros Campinas recebem a Geração#
>>> Curtíssimas: mostra virtual estreia sexta, 16.
>>> Estreia: Geração# terá sessões virtuais gratuitas
>>> Gota d'agua
>>> Forças idênticas para sentidos opostos
>>> Entristecer
>>> Na pele: relação Brasil e Portugal é tema de obra
>>> Single de Natasha Sahar retrata vida de jovem gay
>>> A melancolia dos dias (uma vida sem cinema)
Blogueiros
Mais Recentes
>>> Machado e a AR-15
>>> Notas confessionais de um angustiado (V)
>>> Festival de interatividades
>>> O melhor de Steve Jobs
>>> Jane Fonda em biografia definitiva
>>> Leituras, leitores e livros – Parte I
>>> Abertura de Guillaume Tell
>>> Sabemos pensar o diferente?
>>> Vianinha corpo-a-corpo
>>> O reinado estético: Luís XV e Madame de Pompadour
Mais Recentes
>>> Um Amor Alem Do Tempo de Leila R. Iannone pela Moderna (1990)
>>> O Novo Mapa do Mundo de Demétrio Magnoli pela Moderna (1999)
>>> Olhinhos de gato de Cecília Meireles pela Modernao (1983)
>>> As Maiores Historias do Superman de Jerry Siegel e Joe Shuster. Capa: Alex Ross pela Panini Comics (2008)
>>> DC Especial vol.3 - Lanterna Verde de Ben Raab, Charlie Adlard, Tatjana Wood pela Panini Comics (2004)
>>> Superman versus Exterminador do Futuro de Alan Grant (roteiro), Steve Pugh (desenhos, arte-final e capa), Mike Perkins (arte-final) e David Stewart (cores) pela Abril (2000)
>>> X-Men - Filhos do Átomo de Joe Casey, Steve Rude, Esad Ribic pela Abril (2001)
>>> Anjos e Demônios: a primeira aventura de Robert Langdon de Dan Brown pela Sextante (2004)
>>> Ponto de Impacto de Dan Brown pela Sextante (2005)
>>> Fortaleza Digital de Dan Brown pela Sextante (2005)
>>> Simbad - Uma Historia Das Mil E Uma Noites de Ludmila Zeman pela Projeto (2010)
>>> Geografia Geral e do Brasil. Espaço Geográfico e Globalização de João Carlos Moreira; Eustáquio de Sene pela Scipione (2021)
>>> Você Com Você de Marcos Leão - Calunga pela Casa dos Espíritos (2011)
>>> Conselhos para o Ceo - Como Lidar Com a Mídia de J. Holstein pela Campus (2008)
>>> Matemática. Ciência e Aplicações Ensino Medio - Volume 2 de Gelson Iezzi, Osvaldo Dolce, David Degenszajn, Roberto Périgo, Nilze de Almeida pela Atual (2010)
>>> Cem Dias Entre Céu e Mar de Amir Klink pela José Olympio (1986)
>>> Santos Dumont - Sim, Sou Eu, Alberto de Marleine Cohen pela Globo (2006)
>>> Trópico de Câncer de Henry Miller pela Biblioteca Folha (2003)
>>> A Magia das Estrelas de Chiang Sing pela Renovar (1985)
>>> Manual de Cinesiologia Estrutural de R.T Floyd pela Manole (2011)
>>> Sonho Grande de Cristiane Correa pela Primeira Pessoa (2013)
>>> O ABC da Fisioterapia Respiratória de George Jerre Vieira Sarmento pela Manole (2009)
>>> A Filha de Galileu - um Relato Biográfico de Ciência, Fé e Amor de Dava Sobel pela Companhia das Letras (2000)
>>> Religião Para Ateus de Alain de Botton pela Intrinseca (2011)
>>> Política Urbana no Brasil de Michael L. Conniff pela Relume Dumará (2006)
COLUNAS

Quarta-feira, 14/6/2006
A seleção de canções de Léa Freire e Bocato
Rafael Fernandes

+ de 3000 Acessos

Léa Freire e Bocato apresentam em Antologia da Canção Brasileira - volumes 1 e 2 (selo Maritaca) - uma seleção de canções nacionais em versões instrumentais com músicos craques. Além dos "capitães" Léa (flauta-baixo) e Bocato (trombone), a escalação é de primeira: Michel Freidenson (piano), Djalma Lima (guitarra), Sizão Machado (baixo) e Edu Ribeiro (bateria), que atuam em ambos os volumes de Antologia da Canção Brasileira, dois dos mais belos discos em homenagem à nossa música lançados nos últimos tempos. Discos ao mesmo tempo com linguagem próxima ao cool jazz e tão brasileiros.

No encarte do primeiro volume, Léa Freire conta como o conceito foi surgindo de uma idéia de Bocato para "um projeto de trombone e flauta-baixo para canções brasileiras, músicas lentas, harmonias caprichadas, improvisos melódicos", e que num primeiro momento pensaram um nomear o projeto com algo como "última fronteira - baladas brasileiras". Apesar de essa intenção não ter permanecido a imagem de "balada" é muito indicativa do que são os discos, mesmo não sendo exclusivamente de baladas. Isso porque delicadeza e leveza são marcas do projeto. Ficou o conceito de gravar uma série de canções da música brasileira - farto material - para compor (inicialmente) dois CDs: um apresentado como Léa Freire e Bocato e o segundo Bocato e Léa Freire cada um evidenciando o trabalho do "primeiro nome", mas com participação marcante dos dois em ambos os discos.

Tais discos são tão bons que têm utilidade múltipla. Pedem para ser ouvidos contemplativamente, de maneira solitária, para degustar as sutilezas, surpresas, soluções harmônicas e melódicas brilhantes em sua completude. Mas também pode ser uma audição eterna e sublime para os apaixonados. E para os que estão passando por uma bela duma dor de cotovelo. Serve também como "música para colocar de fundo" (em festas, bailes e afins), mas ao invés de concessões, versões "abregalhadas", música de elevador, comercialismo barato, sofisticação apenas como verniz, há a alta qualidade e rigor musical, sem que esse rigor se torne mecanicismo - longe disso, é o rigor a favor da beleza. E pode ser extremamente útil para estudantes de música, que podem ter - com os dois volumes - "aulas" de melodia, harmonia, improviso, criatividade, inventividade, intensidade, execução, etc., etc., etc. Entre os grandes méritos do disco também está o fato de ser fácil assimilá-lo à primeira audição, é leve e fluído. Porém, o precioso não está na superfície: está no profundo, no detalhe, no sutil.

Destaques são muitos, difícil selecionar. O volume 1 - mais focado em Léa Freire - abre com "Andorinha" (de Tom Jobim, que está em seu disco Stone Flower, de 1970) com fabulosos duetos e solos de Léa e Bocato, além de intenso solo de Sizão Machado. Também se destaca a deliciosa interpretação de "Imagens" (Luiz Eça/Aloysio de Oliveira) com maravilhoso arranjo e interpretação de Léa Freire - é daquelas audições que nos fazem querer mais nada na vida. Há "Nunca", linda balada de Lupicínio Rodrigues na qual Djalma Lima demonstra elegância na guitarra. "As Rosas Não Falam", clássico inapelável de Cartola aparece em uma versão genial e é apresentada de forma arrebatadora e surpreendentemente concisa (1 minuto e 55 segundos). O arranjo - o único de Bocato no volume 1 - mostra porque ele é um dos mais geniais músicos que já pisaram na face da terra. Em "Nossos Momentos" (Haroldo Barbosa/Luiz Reis), o arranjo de Léa Freire consegue passar - sem uma palavra, obviamente - o clima que a letra transmite, porém sem seu exagero sentimental (como "Teu castelo de carinhos/ Eu nem pude terminar/ Momentos Meus/ Que foram teus/ Agora é recordar.").

O Volume 2 - mais focado em Bocato - abre sua antologia com "Feitio de Oração", clássico de Noel Rosa e Vadico em versão bossa, que mais uma vez abre espaço para a presença da ótima guitarra de Djalma Lima; destaque ainda para lindo solo de Bocato. "Pra Dizer Adeus" (Edu Lobo e Torquato Neto) é apresentada em versão cortante; a atuação dos músicos nos discos poderia ser resumida nessa música: o respeito ao espaço de cada um, mas ao mesmo tempo atuando de uma forma complementar, em sinergia incrível. "Notícia" (Nelson Cavaquinho/Guilherme Britto e Alcides Caminha) ficou uma beleza - Bocato desfila suas melodias de maneira sublime; e "Lígia" (Tom Jobim) é um convite à fossa, por sua interpretação profunda e densa. "Risque" (Ary Barroso) é outro genial arranjo de Bocato, quase "primo" de "As Rosas Não Falam", do volume 1, pelo fato de harmonia e ritmo serem conduzidos por uma "parede" de trombones. Em "Pra Machucar Meu Coração" (Ary Barroso), mais uma vez a execução realça a temática da canção. Agora, um solitário Bocato toca a melodia exaltando a dor, ilustrando brilhantemente - apenas com seu trombone - o momento do personagem da canção ("Está fazendo um ano e meio, amor/ Que o nosso lar desmoronou(...)/ E uma cruel desilusão/ Foi tudo que ficou/ Ficou/ Prá machucar meu coração"). Destaca-se também nos dois discos o baterista Edu Ribeiro, nunca menos que brilhante em todos os projetos em que atua.

Essa dupla de CDs (que talvez virem mais de dois, pelo que está explicado no encarte - torçamos para isso) é realmente sublime, um convite à reflexão, à emoção, à paixão. É a prova de que música boa pode tranquilamente unir sofisticação e simplicidade; pode atingir qualquer público com audição prazerosa sem concessões artísticas e estilísticas. É a prova também que disco bom é o que não falta - é só ter um pouco de trabalho na procura e no critério de escolha.

Para ir além
Antologia da Canção Brasileira


Rafael Fernandes
Sorocaba, 14/6/2006


Quem leu este, também leu esse(s):
01. O fim do livro didático de Marcelo Spalding
02. Orkut, ame-o ou deixe-o de Jardel Dias Cavalcanti


Mais Rafael Fernandes
Mais Acessadas de Rafael Fernandes em 2006
01. 10 vídeos musicais no YouTube - 23/8/2006
02. Quem ainda compra música? - 2/8/2006
03. Ana Luiza e Luis Felipe Gama: bela parceria - 13/9/2006
04. Ney Matogrosso: ótimo intérprete e grande showman - 5/7/2006
05. Uma homenagem a Maysa - 25/4/2006


* esta seção é livre, não refletindo necessariamente a opinião do site



Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




O Abc da Metodologia
Paulo Leandro Maia
Leud
(2007)



A Polícia por Dentro: o Humorismo É a Caricatura da Vida
Aureo Araújo
Lerfixa (rj)
(1992)



Do Direito Constitucional ao Meio Ambiente Equilibrado
Paulo Natalicio Weschenfelder
Educs
(2012)



A Controvérsia Estruturalista - as Linguagens da Crítica
Richard Macksey e Eugenio Donato
Cultrix
(1976)



Uma Delicada Transição: Adolescência, Anorexia e Escrita;
Revista Latinoamericana Psicopatologia, Nº 4
Ass Univ Pesq Em Psicopatologi
(2012)



Prazos no Direito Processual Civil
Rubens B. Minguzzi (capa Dura)
Resenha Universitária
(1976)



@praserfeliz
Lisete Frohlich
Literare Books International
(2015)



Inovaçao e Sociedade - uma Estrategia e Sociedade
Joao Paulo dos Reis Velloso
José Olympio
(1994)



Des Textes a Loeuvre Français 2de
Nicole Laguigne
Hachette
(2000)



O Oficial de Justiça na Prática - Guia de Atuação
Luis Cláudio de Jesus Silva
Forense
(2004)





busca | avançada
83662 visitas/dia
2,6 milhões/mês