Era uma vez... | Rafael Fernandes | Digestivo Cultural

busca | avançada
119 mil/dia
2,0 milhão/mês
Mais Recentes
>>> DR-Discutindo a Relação, fica em cartaz até o dia 28 no Teatro Vanucci, na Gávea
>>> Ginga Tropical ganha sede no Rio de Janeiro
>>> Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania abre processo seletivo
>>> Cultura Circular: fundo do British Council investe em festivais sustentáveis e colaboração cultural
>>> Construtores com Coletivo Vertigem
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> O Big Brother e a legião de Trumans
>>> Garganta profunda_Dusty Springfield
>>> Susan Sontag em carne e osso
>>> Todas as artes: Jardel Dias Cavalcanti
>>> Soco no saco
>>> Xingando semáforos inocentes
>>> Os autômatos de Agnaldo Pinho
>>> Esporte de risco
>>> Tito Leite atravessa o deserto com poesia
>>> Sim, Thomas Bernhard
Colunistas
Últimos Posts
>>> Glenn Greenwald sobre a censura no Brasil de hoje
>>> Fernando Schüler sobre o crime de opinião
>>> Folha:'Censura promovida por Moraes tem de acabar'
>>> Pondé sobre o crime de opinião no Brasil de hoje
>>> Uma nova forma de Macarthismo?
>>> Metallica homenageando Elton John
>>> Fernando Schüler sobre a liberdade de expressão
>>> Confissões de uma jovem leitora
>>> Ray Kurzweil sobre a singularidade (2024)
>>> O robô da Figure e da OpenAI
Últimos Posts
>>> Salve Jorge
>>> AUSÊNCIA
>>> Mestres do ar, a esperança nos céus da II Guerra
>>> O Mal necessário
>>> Guerra. Estupidez e desvario.
>>> Calourada
>>> Apagão
>>> Napoleão, de Ridley de Scott: nem todo poder basta
>>> Sem noção
>>> Ícaro e Satã
Blogueiros
Mais Recentes
>>> Fatal: o livro e o filme
>>> Que tal fingir-se de céu?
>>> Publique eletronicamente ou pereça: Ken Auletta na New Yorker
>>> Cabeça de Francis
>>> Jornalistossaurus x Monkey Bloggers
>>> A alma boa de Setsuan e a bondade
>>> A alma boa de Setsuan e a bondade
>>> A alma boa de Setsuan e a bondade
>>> Primavera dos Livros do Rio 2005
>>> Processo de Eliminação
Mais Recentes
>>> Oxente! a Mulher Enterrada Viva de Toni Brandão - Carolina Cunha Ilustrações pela Sm (2006)
>>> Economia : Um modo fácil de dominar os conceitos básicos de Walter J. Wessels pela Saraiva (1998)
>>> Programas De Saúde de José Luiz Vasconcellos e Fernando Gewandsznajder pela Ática (2002)
>>> Enquanto O Amor Não Vem - Em Busca de si e do Amor que se deseja de Iyanla Vanzant pela Sextante (1999)
>>> Livro Matemàtica Financeira : Objetiva e Aplicada de Abeleardo de Lima Puccini pela Saraiva (2002)
>>> Livro Tábuas de Casas Para O Hemisfério Sul de Carlos Alberto Boton pela Pensamento (1997)
>>> O Alienista - serie bom livro, texto integral de Machado de Assis (com edição critica do INL) pela Ática (1994)
>>> Agosto - romance de Rubem Fonseca pela Companhia das Letras (1990)
>>> O Epicurismo e Da Natureza de Lucrecio (contem antologia de textos de Epicuro) coleção universidade de Bolso de Lucrecio( prefacio, notas e tradução de Agostinho Silva) pela Ediouro
>>> Os Aventureiros da Terra Encantada de Luis Antonio Aguiar( ilustrações Lielzo Azambuja) pela Terra Encantada
>>> Sidarta - Col. O globo 8 de Hermann Hesse pela O Globo (2003)
>>> Risco Calculado de Robin Cook pela Record (1996)
>>> Marcador de Robin Cook pela Record (2007)
>>> 007 O Foguete da Morte de Ian Fleming pela Civilização Brasileira
>>> Duas Semanas em Roma (capa dura) de Irwin Shaw pela Círculo do Livro
>>> Textbook Of Critical Care de Mitchell P. Fink, Edward Abraham, Jean-louis Vincent, Patrick Kochanek pela Saunders (2005)
>>> A Inquisição na Espanha de Henry Kamen pela Civilização Brasileira
>>> So O Amor E Real de Brian L. Weiss pela Salamandra (1996)
>>> Shike - O Tempo dos Dragões livro 1 de Robert Shea pela Record (1981)
>>> A Revolução Russa ( em quadrinhos) de André Diniz pela Escala (2008)
>>> O Pimpinela Escarlate do Vaticano de J. P. Gallagher pela Record
>>> Dicionário das Famílias Brasileiras - Tomo II (volumes 1 e 2) de Antônio Henrique da Cunha Bueno e Carlos Eduardo pela Do Autor (2001)
>>> Todas as Faces de Laurie de Mary Higgins Clark pela Rocco (1993)
>>> Toxina de Robin Cook pela Record (1999)
>>> O Fortim de F. Paul Wilson pela Record (1981)
COLUNAS >>> Especial 2000 Colunas

Quarta-feira, 6/12/2006
Era uma vez...
Rafael Fernandes
+ de 3800 Acessos
+ 1 Comentário(s)

Era uma vez um garoto (eu) que procurava um site bom na Internet. Achou (o Digestivo). Não me lembro exatamente como comecei a ler o Digestivo, mas deve ter sido há uns três ou quatro anos mais ou menos. E o que me atraiu primeiro foram os Digestivos do Julio, mesmo, com a interessante mistura de nota e crítica que sai regularmente. Passei a assinar a newsletter e acompanhar com certa freqüência o site. Também fui atraído pelos convidados - gente do naipe de Sérgio Augusto, Daniel Piza, Ruy Castro, Ana Maria Bahiana, entre outros. Nesse período também tenho acompanhado outros colunistas, como a Adriana Baggio, o próprio Julio, as minhas "colegas de 4ª feira", Ana Elisa Ribeiro e Tais Laporta, o Rafael Rodrigues e o Ram. Procuro vez por outra ler um pouco dos demais, mas esses são os colunistas que acompanho com mais freqüência, ao menos com uma passada de olho - mas que quase sempre se torna uma leitura voraz. Mas, voltando um pouco, minha leitura assídua do Digestivo se deu mais por acompanhar o Eduardo Carvalho.

* * *

Acho que não comecei a ler os textos do Edu direto do site, mas sim por causa de um artigo dele que saiu no jornal da faculdade - acabei descobrindo que estudávamos no mesmo local e que ele escrevia num lugar que eu sempre admirei muito - o Digestivo. A partir daí comecei a ler assiduamente a coluna dele - foi a minha primeira experiência de acompanhar freqüentemente um autor pela Internet (os blogs não tinham "explodido" ainda aqui no Brasil). Acompanhei as "brigas" nos textos sobre duas festas (da FFLCH e da FGV); acho que li todos seus textos, concordei com algumas opiniões, discordei de muitas outras, mas sempre lendo com respeito e admiração seus textos sempre bem escritos - com grande capacidade de passar por vários assuntos diferentes e de mostrar força mesmo (ou principalmente) quando discordamos de suas opiniões. Depois, foi o Edu que encaminhou um texto meu para avaliação, e cá estou. Não me lembro se agradeci apropriadamente o Edu, mas fica aqui meu obrigado a ele e minha indicação de seu blog. (Também agradeço ao nosso amigo em comum Luiz Pereda, que me encheu a paciência para que eu escrevesse um texto).

* * *

O tal texto foi meu primeiro - sobre o segundo disco da Maria Rita. Depois de poucos meses fui convidado para ser colunista e, claro, aceitei. Isso me forçou a ser (ou ao menos tentar ser) mais disciplinado para escrever. Nunca escrevi com freqüência - apenas eventualmente no jornal da faculdade - e a necessidade de apresentar uma coluna regularmente me deixa até hoje meio desesperado (sempre acaba ficando pra última hora, como este aqui, admito). Como não tenho nem um ano de Digestivo, não creio que eu tenha como avaliar como isso tem me afetado, mas tem sido uma experiência excelente - e um prazer, mesmo quando as horas parecem passar como nunca antes.

* * *

Algumas coisas que sempre achei interessantes no Digestivo, que o diferencia de quase tudo que tem na Internet no Brasil: o fato de não necessariamente seguir a famigerada "agenda cultural" - pode ou não seguir, mas o que é mais importante é a relevância que o escritor acha em determinado assunto; também a característica de não ter cartilha editorial, há liberdade de temas, formas, etc. E o que eu acho o melhor é que o mérito de escolha dos textos é simplesmente a avaliação do editor - não há necessidade de curriculum, "costas quentes", ou sei lá o quê: se o editor gosta, acha que vale colocar, ele coloca e fim de papo. Também gosto pela variedade de formatos: apesar da maioria dos textos ser longa, há espaço para textos curtos no blog e os já famosos Digestivos.

* * *

Não vou negar minha curiosidade em ver quantas pessoas já leram meu texto. E acho sempre meio bizzaro... Sejam 100, 200, 500 ou 1000 acessos, acho meio "absurdo" uma quantidade tão grande de pessoas que ao menos teve a curiosidade de dar uma passada de olho no que escrevi, naquilo que começou com umas idéias, umas frases. Aquilo que fiz solitariamente (muitas vezes na companhia apenas de um fone de ouvido) com a intenção apenas de expressar alguma coisa pode realmente alcançar muitas pessoas e pode até ter algum significado para elas. É, isso soou meio bobo mesmo, mas é assim que eu acho, pelo menos nesses poucos meses de Digestivo. Enfim, meu primeiro hit - ou ao menos o texto que teve uma visitação consideravelmente maior que os anteriores, num período de tempo semelhante - foi o do especial da Copa. Na minha avaliação isso ocorreu apenas pelo frisson do momento. Mas meu maior hit é o texto "10 vídeos musicais no YouTube", que tem até hoje um acesso absurdamente maior que os outros. Acho que fez tanto sucesso mais pela necessidade de "re-acessos" ao texto do que qualquer outra coisa: como são 10 vídeos acompanhados de comentários, acredito que o leitor que se interessou pelo texto não consegue finalizá-lo de uma vez, já que tem que acessar o YouTube, esperar o vídeo carregar, assistir e reler o que foi escrito pra ver se é pertinente ou se é besteira. Ou também pode ser uma tremenda besteira o que acabei de escrever. Ou o que já escrevi até hoje. Ou não. Estou indeciso nesse parágrafo. Aliás, será que o termino agora ou não? Acho melhor não. Pensando bem, vou terminar sim.

* * *

Com este, serão quinze textos meus nessa minha ainda curta carreira no Digestivo. Não sei se por preguiça, esquecimento ou qualquer outra coisa, ainda não tive o cuidado de reler todos eles para fazer uma retrospectiva pessoal. Quem sabe se eu completar um ano de Digestivo (espero que sim) faça uma reavaliação - quem sabe até com mais "propriedade" e confiança. E, afinal, a hora agora é de celebrar os 6 anos do Digestivo e desejar muitos mais com a mesma qualidade. Saúde!


Rafael Fernandes
São Paulo, 6/12/2006

Quem leu este, também leu esse(s):
01. A Escolha de Alice de Marilia Mota Silva
02. Parodiando a autoajuda de Carla Ceres
03. Natal S.A. de Luis Eduardo Matta
04. Sessão de Análise de Sergio Fuentes


Mais Rafael Fernandes
Mais Acessadas de Rafael Fernandes em 2006
01. 10 vídeos musicais no YouTube - 23/8/2006
02. Quem ainda compra música? - 2/8/2006
03. Ana Luiza e Luis Felipe Gama: bela parceria - 13/9/2006
04. Ney Matogrosso: ótimo intérprete e grande showman - 5/7/2006
05. Uma homenagem a Maysa - 25/4/2006


Mais Especial 2000 Colunas
* esta seção é livre, não refletindo necessariamente a opinião do site

ENVIAR POR E-MAIL
E-mail:
Observações:
COMENTÁRIO(S) DOS LEITORES
7/12/2006
16h59min
Obrigado pela lembrança, Rafael. Hoje sou eu que não perco uma coluna sua. ;)
[Leia outros Comentários de Eduardo Carvalho]
COMENTE ESTE TEXTO
Nome:
E-mail:
Blog/Twitter:
* o Digestivo Cultural se reserva o direito de ignorar Comentários que se utilizem de linguagem chula, difamatória ou ilegal;

** mensagens com tamanho superior a 1000 toques, sem identificação ou postadas por e-mails inválidos serão igualmente descartadas;

*** tampouco serão admitidos os 10 tipos de Comentador de Forum.




Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




Manual de Direito Penal V. 1 - Parte Geral
Julio Fabbrini Mirabete; Renato N. Fabbrini
Atlas
(2007)



Queremos Saber! - Um Guia para Curiosos e Questionadores
ALberto Consolaro
Ide
(2013)



O Grande Livro Dos Jogos E Brincadeiras Infantis
Debra Wise
Madras
(2005)



Ginecologia Endócrina 2
Hans Wolfgang Halbe
Roca
(1982)



Cargos, carreiras e remuneração
Maria Zélia de Almeida Souza, Francisco Rage Bittencourt, João Lins Pereira Filho, Marcelo Macêdo Bispo.
FGV
(2005)



Os Mortos Vivos 1 - Dias Passados
Robert Kirkman / Tony Moore
Hqm
(2006)



Livro Literatura Estrangeira Persuasão
Jane Austen
Pé da Letra
(2018)



Viva melhor com a culinária para a saúde
Viva melhor com a culinária para a saúde
Sem



Conversando Sobre o Corpo
Heloisa T Bruhns (org.) / Vários Autores
Papirus
(1994)



Livro Infanto Juvenil Contos Escolhidos
Monteiro Lobato
Brasiliense
(2002)





busca | avançada
119 mil/dia
2,0 milhão/mês