País do Carnaval II | Sergio Faria | Digestivo Cultural

busca | avançada
64082 visitas/dia
2,5 milhões/mês
Mais Recentes
>>> IA 'revive' Carlos Drummond de Andrade em campanha do Rio Memórias
>>> mulheres.gráfica.política
>>> Eudóxia de Barros
>>> 100 anos de Orlando Silveira
>>> Panorama Do Choro
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> Mario Vargas Llosa (1936-2025)
>>> A vida, a morte e a burocracia
>>> O nome da Roza
>>> Dinamite Pura, vinil de Bernardo Pellegrini
>>> Do lumpemproletariado ao jet set almofadinha...
>>> A Espada da Justiça, de Kleiton Ferreira
>>> Left Lovers, de Pedro Castilho: poesia-melancolia
>>> Por que não perguntei antes ao CatPt?
>>> Marcelo Mirisola e o açougue virtual do Tinder
>>> A pulsão Oblómov
Colunistas
Últimos Posts
>>> Pondé mostra sua biblioteca
>>> Daniel Ades sobre o fim de uma era (2025)
>>> Vargas Llosa mostra sua biblioteca
>>> El País homenageia Vargas Llosa
>>> William Waack sobre Vargas Llosa
>>> O Agent Development Kit (ADK) do Google
>>> 'Não poderia ser mais estúpido' (Galloway, Scott)
>>> Scott Galloway sobre as tarifas (2025)
>>> All-In sobre as tarifas
>>> Paul Krugman on tariffs (2025)
Últimos Posts
>>> O Drama
>>> Encontro em Ipanema (e outras histórias)
>>> Jurado número 2, quando a incerteza é a lei
>>> Nosferatu, a sombra que não esconde mais
>>> Teatro: Jacó Timbau no Redemunho da Terra
>>> Teatro: O Pequeno Senhor do Tempo, em Campinas
>>> PoloAC lança campanha da Visibilidade Trans
>>> O Poeta do Cordel: comédia chega a Campinas
>>> Estágios da Solidão estreia em Campinas
>>> Transforme histórias em experiências lucrativas
Blogueiros
Mais Recentes
>>> A mulher madura
>>> As influências imorais
>>> Duas escritoras contemporâneas
>>> Dinamite Pura, vinil de Bernardo Pellegrini
>>> BarCamp, Florianópolis - II
>>> Além do mais
>>> Pensando a retomada do cinema brasileiro
>>> Pulga na praça
>>> Arquiteto de massas sonoras
>>> Irmãos Amâncio
Mais Recentes
>>> Matematica E Realidade - 9 Ano de Gelson Iezzi E Osvaldo Dolce pela Atual (2021)
>>> Americas: The Changing Face Of Latin America And The Caribbean de Peter Winn pela Pantheon (1992)
>>> Geração Alpha Geografia 6 ano de Fernando dos santos soares pela Sm (2023)
>>> Fault Lines: The Sixties, The Culture War, And The Return Of The Divine Feminine de Gus Dizerega pela Quest Books (2013)
>>> Cambridge Preparation For The Toefl Test Student's Book de Jolene Gear, Robert Gear pela Cambridge University Press (1996)
>>> Pluralidades Portuenses: Símbolos Locais, Relações Globais de Paulo Castro Seixas, Paula Mota Santos, Henrique Gomes De Araújo pela Civilização (2003)
>>> 120 Musicas favoritas para piano 2ºvolume de Mario Mascarenhas pela Irmaos vitalle
>>> Criancas Na America Latina de Veronica Regina Muller pela Crv (2015)
>>> Novissima Gramatica Ilustrada Sacconi de Luiz Antonio Sacconi pela Tres (2008)
>>> Cristo e Cultura de H. Richard Niebuhr pela Paz E Terra (1967)
>>> L'athéisme dans le Christianisme de Ernst Bloch pela Gallimard (1968)
>>> Feira de versos poesia de cordel de João Melquiades f da silva pela Atica (2013)
>>> O Bebe Mais Feliz Do Pedaco de Harvey Karp pela Planeta Do Brasil (2025)
>>> A Maternidade E O Encontro Com A Própria Sombra de Laura Gutman pela Best Seller (2010)
>>> Gatos Alados de Ursula K. Le Guin pela Glida (2024)
>>> Antropologia em novos campos de atuação : debates e tensões de Monica Franch pela Abaré (2015)
>>> Rio De Janeiro X Sao Paulo - Um Ensaio De Geografia Política - Série Acadêmica de Hélio De Araújo pela Letra Capital (2013)
>>> Mescs manual de mediação conciliação e arbitragem de Ana paula rocha do bonfim pela Lumen juris (2008)
>>> Resistance And The City (spatial Practices, 28) de Christoph Ehland pela Brill | Rodopi
>>> Viriato, História de Uma Epopeia Lusitana de Teofilo braga pela Apeiron (2011)
>>> Land, Rights And Innovation: Improving Tenure For The Urban Poor (international Development) de Geoffrey Payne pela Itdg Publishing (2002)
>>> Cartografias da Voz de Felipe Grune Ewald pela Fundaão Araucária (2011)
>>> A Arte Da Imperfeicao de Brene Brown pela Editora Sextante (2020)
>>> Cultura Mato Grossense: Festas De Santos E Outras Tradicoes de Roberto Loureiro pela Carrion & Carracedo (2006)
>>> Psicologias - Uma Introducao Ao Estudo De Psicologia de Ana m bahia bock pela Saraiva (1997)
COLUNAS

Quinta-feira, 27/9/2001
País do Carnaval II
Sergio Faria
+ de 7800 Acessos

Hoje vou comer uma pizza mezzo calabresa, mezzo aliche, mezzo marguerita (ah, só tem duas metades? Então dispenso o aliche, o que se pode fazer?) na Speranza, a velha e querida casa dos Tarallo, no Bixiga. Serei recebido pelo abraço afetuoso do meu amigo Gutierrez, que nunca na vida ouviu falar em blog. Conversaremos sobre a última maratona que ele correu. Pedirei um chope e um pedaço de tórtano, o generoso pão de lingüiça que só se faz naquele abençoado forno a lenha. E aguardarei pacientemente que fique vaga a minha mesa, na primeira sala, perto do forno, porque ali as noites sempre acabaram bem. E serei feliz, porque a felicidade é feita de coisas simples. E muitas vezes absolutamente previsíveis.

* * *

Rufos! Respeitável público! Hoje descobri um circo! Chama-se Internazionale Circo di Napoli. Lindo, todo iluminado, lona nova, aquele jeitão crássico de circo que possui atmosfera de circo. Deve ter serragem no chão, claro. E cheiro de circo, principalmente. Talvez tenha o incrível e extraordinário Globo da Morte! E, certamente, terá uma linda trapezista e uma tesudíssima partner de mágico! Merece aplausos! Encontra-se armado numa avenida que eu não sei o nome, mas sei ensinar: você vai pela Av. dos Bandeirantes [SP] sempre reto, reto, reto, reto, reto, como se fosse para o ABC. Daí passa dentro de um túnel e continua reto, reto, reto, reto, reto, até ver o circo à sua direita. Um baita circão dos grandes! Êêê, beleza.

* * *

Ih cacete, e agora? O cônsul honorário do Brasil em Jidá, na Arábia Saudita, é irmão de ninguém menos que o fulano Osama Sin-salabin-bin Laden. Foi nomeado no tempo do Zé Sarney presidente, porque é casado com uma maranhense. É a vocação inequívoca dos Sarney: no passado, no presente e no futuro podemos contar com eles pra fazer cagada.

* * *

Circunstâncias de trabalho, digamos, não-solucionáveis me obrigam a deixar o carro estacionado o dia todo num lugar próximo ao escritório, e tem que ser na rua. Circunstâncias. O bairro é de bacana. Depois de algumas perguntas descubro uma praça, onde a prefeita Marta ainda não meteu a Zona Azul que ela aumentou em 50%. Mas a praça tem dono. Alguém me apresenta. O cara cobra 15 real por semana de quem estaciona. Trabalha com o irmão e mais dois sócios. Negociamos, ele acaba deixando por 10 real, mas não é para eu contar a ninguém. Senão desmoraliza. Negócio fechado, mas cadê a vaga, que eu não vejo? Imediatamente ele empurra e separa dois carros estacionados, e ela surge. Ali os carros têm que ficar assim: desengatados e livres do freio de mão. Você passa e pensa que não tem lugar. Mas, para o freguês, ele aparece em segundos nessa operação. Sabe há quanto tempo o cara é o dono da praça? 11 anos, descubro depois, informado por outras pessoas. Terminada a conversa, ele me pede o cartão de visita que não tenho. E me estende o dele, que tem o nome dos 3 sócios, o telefone celular de cada um e o nome do negócio: ESTACIONAMENTO AUTÔNOMO. Eu sei que você está pensando o mesmo que eu estou pensando. Mas tem circunstâncias que a gente não escolhe, caro cara.

* * *

Minha penúltima namorada foi uma egípcia, terapeuta corporal. Bunda grande, estilo árabe. Reprimida, estilo árabe. Carinhosa, estilo árabe. Fodosa, estilo árabe. Mão fechada, estilo árabe. Mas abria a mão para mim, em generosas massagens nas quais era especialista: tuiná, tuiuiú, reflexologia, do-in, ayurvédica, relaxamento, punheta, drenagem linfática, shiatsu, ventosa, reiki, vivencial, crânio-sacral, o escambau. Todas. [Não, seu viado, prostática não. O quequi há, cara, tá me tirando? Sou espada, vai encarar?]. Um dia me convidou para participar de uma sessão num grupo terapêutico. Como ia ser na base de 4 mulheres pra cada homem, topei. O terapeuta era viado. Todo mundo deitado no chão, o cara ligou o Kitaro, apagou as luzes e mandou relaxar. Incenso rolando. Eu ressabiado, relaxando mas não muito. O cara disse, rolem e relaxem, rolem e relaxem. Todo mundo rolava no carpete, eu também. Mandou a gente bater as pernas numas almofadas. Mais forte, Sergio, mais forte, dizia. Eu no chão, barriga pra baixo, batendo as pernas. Comecei a me sentir ridículo nadando no seco. E você sabe, jacaré no seco anda. Terminou a bateção de perna, veio o convite para respirar fundo e soltar suspirando alto. A egípcia entrou no clima e exagerou. Baixou o Tuta. Tutankamón berrando no escuro. E todo mundo imitou. O berreiro foi assustador. Perdigotos voavam. Os cachorros da vizinhança latiam. O viado aumentou a música. Catarse geral. Entrei debaixo de um almofadão para escapar da saraivada de perdigotos. Não sei como, o terapeuta enxergava no escuro e me intimou, Sergio, não pare, não pare. Achei que ele ia ejacular pra cima de mim e fugi, me arrastando até a porta. Localizei meu tênis pelo cheiro, na escuridão. Passei a mão na sacola de roupa que estava ao lado e me mandei. Na rua, peguei um táxi ainda de camiseta e calção. No dia seguinte, a egípcia ligou e inventei que estava com câncer. Falei que ia me tratar na Rodésia. Nunca mais a vi. De múmia, já basta uma sogra que eu tive. Mas essa é uma outra história. Você nem queira saber.

* * *

Jamais vou dizer o nome, mas estou trampando numa agência onde o dono dá incertas na sala, pra vigiar o que as pessoas acessam na web. Até em email aberto ele põe a cara! Tipo, "puxa, isso é um email? Como é longo!". Não parece agência. A disciplina é de quartel. E tem Sua Excelência o Filho do Dono, o chamado "capítulo à parte". A ética me impede de revelar detalhes. Pelo amor de Deus. Se você souber de uma agência de propaganda precisando de redator experiente, com prêmios internacionais, me avise. É sério, não estou brincando. Obrigado.

Para ir além
¢AtaRrO vE®De


Sergio Faria
São Paulo, 27/9/2001

Quem leu este, também leu esse(s):
01. PMDB: o retrato de um Brasil atrasado de Diogo Salles
02. Orkut, ame-o ou deixe-o de Jardel Dias Cavalcanti
03. Torço para quem eu quiser de Adriano Maesano


Mais Sergio Faria
* esta seção é livre, não refletindo necessariamente a opinião do site



Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




Maria Antonieta
Joan Haslip
Jorge Zahar
(1989)



O Milagre Da Cana
Luiz Galdino
Ed 25
(2011)



A Simulação na Luta pela Vida (corte Não Refilado)
José Ingenieros
Progressp



A outra guerra
Patti Davis
Best seller
(1986)



Historias Naturais: o Dia-a-dia dos Animais, Nossos Amigos.
Jules Renard
Landy
(2006)



Livro Cinema Como Prática Social
Graeme Turner
Summus
(1997)



Traumatismos do Sistema Musculoesqueletico - 2 Vols
Browner/jupiter/levine/trafton
Manole
(2000)



O Processo
Franz Kafka
Biblioteca Folha
(2005)



Empreenda sem Fronteiras
Bruno Pinheiro
Gente
(2016)



O Revolucionário do Tesão: a Incrível História do Psiquiatra e Escrito
Paulo José Moraes
Pasavento
(2020)





busca | avançada
64082 visitas/dia
2,5 milhões/mês